Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    As outras telas e tambem como está o ping agora.



    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem6.jpg
Visualizações:	274
Tamanho: 	103,0 KB
ID:      	18475Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem7.jpg
Visualizações:	254
Tamanho: 	112,1 KB
ID:      	18474Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem5.jpg
Visualizações:	232
Tamanho: 	179,6 KB
ID:      	18473
    http://static1.under-linux.net/images/misc/pencil.png

  2. #22

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    Citação Postado originalmente por PedroMQ Ver Post
    Boa tarde,

    aproveitando o tópico.
    Fechei um PTP de 4 KM com nanobridge m5, visada limpa
    só que o ping está variando muito, maioria é 1ms mas tem momentos que vai a 120ms, alguem poderia e dar uma ajuda se estão corretas as configurações?

    Obrigado

    Anexo 18472
    Atualiza o firmware para o STABLE mais recente nos dos radios, se não me engano é o 5.2.1 e depois posta os resultados.

    Citação Postado originalmente por PedroMQ Ver Post
    As outras telas e tambem como está o ping agora.
    Se mudar o firmware não resolver o ideal é contratar alguém para te dar consultoria porque no que diz respeito a sinal teu enlace está um espetáculo.

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    ...mas coloque 20 mhz na largura de banda para ver se é interferencia ..
    tem que ficar 1 pessoa de cada lado para alinhamento caso não de para ver a olho nu ....
    14 km é uma distancia media para um nano bridge ...
    O Laurence está certo, li seu post outro dia, mas como já estavam te ajudando não quis atrapalhar... Alinhe muito direitinho e com muita paciência.

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Só um instante:
    não quis ser indiscreto com ninguém aqui. O provedor onde trabalho não usa rádio, só fibra e cabo, e esse projeto é algo particular, pra sanar a minha curiosidade. Não tem nada a ver com empresa e nem consultoria. Trabalho em escritório, não em implantação. E não tenho certificação nem cursos na área de wireless, seja mikrotik, SIAE, Ceragon ou seja lá qual for a tecnologia.
    E por eu ser gerente de redes, não me obriga a saber levantar um enlace, mas sim, montar um server linux fazendo PPP, Apache, DNS, Squid, Firewall e etc, fechar sessões bgp e exportar rotas com várias operadoras usando quagga ou cisco (bgp no mk é mole), trabalhar com cisco, datacom e juniper, trabalhar com telefonia via E1 e etc. Isso é a minha OBRIGAÇÃO, e não levantar um enlace de rádio, por isso PENSEI que pudesse contar com a ajuda de alguns e AGRADEÇO aos que pacientemente estão me ajudando. Saibam que poderão contar comigo quando precisarem.
    Desligue criptografia dos dois lados e certifque-se que o SSID não é ubnt. acerte seu ACKtimeout para 16 km é vá reduzindo. Se for o caso apele para channel width de 5 mhz e depois vá aumentando.

    No alinhamento use pequenos movimentos e aguarde 5 segundos entre uma posição e outra.

    No primeiro ajuste use potencia máxima dos dois lados e quando estabelecer o enlace reduza até encontrar o nivel de sinal ideal.

    Boa sorte,

    ZéAlves

  3. #23

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    Bom, o PTP e mesmo de 4KM? Se for, notei que voce colocou a potencia em 23, muito alto para 4km, tenho enlace aqui com 10 a 14, diminui um pouco, voce tb usou canal de 10Mhz, nao deve precisar muita banda, e atualiza o firmware,e muito importante o 5.2.1(stable), como o granlabor.

    Acho q ja vai resolver com o firmware, se nao, vai ser alinhamento mesmo.

  4. #24

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    Segui a dica do granlabor.
    Mas de uma olhada nas antenas e certifique se elas estão alinhadas corretamente, 14km com visada era para passar tranquilo. E cuidado na hora de atualizar firmware se não no lugar de solução vc vai ter é mais problemas.

  5. #25

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    Em 14 km você só vai saber se estão alinhadas corretamente se estabelecer comunicação, sem isso o máximo que você consegue determinar é que está apontado pro lado certo.

    Atualizar firmware para a versão estável mais recente é uma boa prática. O cuidado que se deve ter é evitar fazer pela interface wireless e não desligar a energia enquanto o arquivo está sendo carregado para o rádio.

    ZéAlves


    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Segui a dica do granlabor.
    Mas de uma olhada nas antenas e certifique se elas estão alinhadas corretamente, 14km com visada era para passar tranquilo. E cuidado na hora de atualizar firmware se não no lugar de solução vc vai ter é mais problemas.

  6. #26

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    Ele tem razão. So mais uma dica use um No Break, so por garantia. Caso contrario se ocorrer um pico na corrente eletrica será usuficiente para transforma-lo em Brink.
    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Em 14 km você só vai saber se estão alinhadas corretamente se estabelecer comunicação, sem isso o máximo que você consegue determinar é que está apontado pro lado certo.

    Atualizar firmware para a versão estável mais recente é uma boa prática. O cuidado que se deve ter é evitar fazer pela interface wireless e não desligar a energia enquanto o arquivo está sendo carregado para o rádio.

    ZéAlves

  7. #27

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    Desabilitei o airmax e ficou bom por um tempo, mas quando vou ver ping 47ms, 81ms.
    Ainda não troquei o Firmware, não atualizei firmware de nenhum produto Ubnt, queria tirar uma dúvida, depois que atualizo o firmware ele não vai pedir alguma licença? pois produtos da aprouter depois que atualiza o firmware pede uma nova licença, nos produtos ubnt acontece isso? se sim, como consigo a licença?
    Obrigado pela atenção de todos!

  8. #28

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    Cara, com Ubiquiti você está lidando com uma empresa justa.

    Você sempre vai poder baixar o firmware mais recente para o seu equipamento totalmente GRÁTIS. Não importa se é hoje ou daqui a dois anos. Enquanto vigorar a vida útil do equipamento você vai poder baixar o firmware mais recente e a Ubiquiti continuará atualizando as versões.

    Não existe licença que expira depois de determinada versão, não existe cobrança adicional, não existe nehum tipo de pegadinha pra tomar seu dinheiro...

    Vai lá e baixe a versão ESTÁVEL mais recente para o seu equipamento e seja feliz.

    ZéAlves


    Citação Postado originalmente por PedroMQ Ver Post
    Desabilitei o airmax e ficou bom por um tempo, mas quando vou ver ping 47ms, 81ms.
    Ainda não troquei o Firmware, não atualizei firmware de nenhum produto Ubnt, queria tirar uma dúvida, depois que atualizo o firmware ele não vai pedir alguma licença? pois produtos da aprouter depois que atualiza o firmware pede uma nova licença, nos produtos ubnt acontece isso? se sim, como consigo a licença?
    Obrigado pela atenção de todos!

  9. #29

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    Bom dia a todos,

    a baixo o ping depois de ter atualizado a versão da nanobridge para v5.3.
    Gostaria de agradecer a ajuda de todos. Obrigado!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem9.jpg
Visualizações:	218
Tamanho: 	103,4 KB
ID:      	18774

  10. #30

    Padrão Re:

    Pergunta de curioso: não deveria estar configurado como AP WDS?? Pelo que eu vi em uma das imagens tá somente AP, e fechando enlace na outra ponta configurada como Station WDS.

    Se estiver realmente assim, tá explicado o problema. Nunca consegui fazer trafegar dados e repassar os Macs se não for tudo em WDS.

    Confere isso ai mestre.

  11. #31

    Padrão Re:

    Se só uma ponta estiver em WDS, o equipamento opera em AP/STA comum. Se ele não precisar repassar os MACs sem problemas.

    Se ele faz hotspot ou precisa repassar o MAC do cliente, tem que ligar WDS nas duas pontas. Porque vaio passar o MAC do AP para o sistema de gerenciamento.

    ZéAlves

  12. #32

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    esse enlace da pra rola vejam o anexo mim ajudem urgente