+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cartao R52N , 2 antenas.

    começo o topito para tirarmos algumas duvidas sobre este cartao

    r52 n

    os dizerem informa -se que vc usa 2 antenas ate ai tudo bem

    e quanto a potencia e dividida entre ambas.

    a duvida esta ai.

  2. #2

    Padrão Re: Cartao R52N , 2 antenas.

    Potencia? vai depender de cada cenario.

  3. #3

    Padrão Re: Cartao R52N , 2 antenas.

    Se usar divisor em T a potencia efetiva cai porque a resistencia das antenas em paralelo atenua o sinal. Isso depende da antena e do divisor usado, mas nas antenas típicas é isso.

    Já se usar uma antena no "main" e outra no "aux" não há perda de potencia, o que há é mais dados pro cartão e processador trabalharem, dependendo do numero de clientes simultaneos não há perda nenhuma de alcance usando assim.

    Eu evito isso porque a alta sensibilidade desses cartões N (Quando usado o modo B) faz eles se comportarem mal com omni ou com 2 setoriais apontadas pra locais diferentes. Já se usar setoriais de 12 ou 14dB acho que o problema é menor, mas com paineis de 19dB achei o desempenho muito aquem (com 2 paineis versus 1 só), usando o R52HN na verdade, era plugar a segunda antena no 'aux', a 120º da primeira antena, deixar 2 usuarios conectar, que o ping subia, e o CCQ baixava.

  4. #4

    Padrão Re: Cartao R52N , 2 antenas.

    Bom dia,

    caso use dois painéis setoriais terá de apontá-los para a mesma direção, pois trata-se do mesmo sinal (múltiplo). Consequentemente, no cliente terá de ter uma antena N ou duas antenas do padrão B, G ou A apontadas para a torre.

    Já existem no mercado antenas para o padrão N, geralmente uma entrada para transmissão horizontal e outra para transmissão vertical. No cliente ou na outra ponta do enlace terá de montar uma outra antena de dupla polarização, senão NÃO receberá o sinal em sua forma integral (tanto na largura de banda quanto na intensidade do sinal).

  5. #5

    Cool Re: Cartao R52N , 2 antenas.

    Boa tarde pessoal.
    Bom achei este tópico muito interessante e importante ao mesmo tempo, pois implantamos o padrão N aqui mas estamos cheios de perguntas e alguns problemas.
    Bom estamos com uma RB433AH com 2 cartões R52N e com setoriais de 120° 17dbi da ubiquiti, esta já é para o padrão N tendo duas entradas uma para H e outra para V. Muito bem até ai blz. Andei vendo em alguns fóruns e vídeos onde recomento que vcs vejam um vídeo só sobre N no site Tiktube , neste site eles dizem que o padrão N ou os cartões para trabalharem em N tem uma série de outras configurações que não se aplicam aos padrões A,B,G.. Resumindo ele teria uma conf especial pois tem outros parâmetros à serem ajustados. Aqui não conseguimos até agora funciona o N, estamos beirando apenas os 1500m sem qualidade. Pelo que entendi isto é porque os parametros nao estãio setados corretamente nos cartões. Ontem mesmo fiz um ponto a ponto de 4Km sem visada direta, pois estava pegando a ponta de um pequeno morro, pois bem tive a surpresa de 86% de sinal e os incriveis 50Mb de troughput. Ponto a ponto com os radios firemax 5.8 que estamos usando nos clientes. Mas estem mesmo rádio com setorial não esta dando certo como cliente, mas isto provavelmente é só conf.
    Alguém ai tem conhecimento para compartinhar?? http://static1.under-linux.net/images/icons/icon10.png

  6. #6

    Padrão Re: Cartao R52N , 2 antenas.

    bom como o marcelo falou esses cartoes não sao feitos para trabalhar com antenas enviando sinais diferente e sim enviando o sinal para o mesmo ponto e aumentando a largura de banda e o througput.
    fazendo dessa forma provavelmente vai almentar o processamento e diminuir a sensibilidade do cartao, o que causa perda no desempenho.

  7. #7

    Padrão Re: Cartao R52N , 2 antenas.

    Como assim? pode explicar? As setoriais são para o padrao N e para serem usadas em multiponto..

  8. #8

    Padrão Re: Cartao R52N , 2 antenas.

    Olha so pessoal. vamos ser claros e objetivo tem muita gente na duvida.

    r52n Vc usacom 2 antenas ou com 1 ?
    Meus testes tanto uma com 2 funcionol!
    melhor sinal com 2 antenas na mesma direçao perfeito !

    testei usando alimentaçao POE nao recomendo. perda no sinal e lentidao nas interface consideravel. use alimentaçao direta com estes cartoes nas rb v4,

    outro detalhe. para uso em AP briged. para transmisao de ponto de acesso. frequencia 2ghz/n a/b/g
    WDS briged e statico..ficou perfeito consegui conexoes excelentes. e detalhe.. as configuraçoes em HIT ja vem prontas.

    como disse vamos ser objetivos. e compartilha experiencias ..

  9. #9

    Padrão Re: Cartao R52N , 2 antenas.

    Ok. aqui estou trabalhando com a setorial da ubiquiti de dupla polarização.
    O problema que esta acontecendo (suponho eu) que é na parte de conf dos cartões dentro do mikrotik. Pois na setorial tem duas saídas uma vertical e outra horizontal. estou ligando cada saída da antena na saída dos cartões (principal e aux). Preciso saber como são as configurações dentro do mikrotik. Que dizem que são diferentes pois abrem as guias HT e outra que não lembro. Se alguém sabe fazer estas conf porfavor postem ai!!!

  10. #10

    Padrão Re: Cartao R52N , 2 antenas.

    Citação Postado originalmente por alexebrom Ver Post
    Olha so pessoal. vamos ser claros e objetivo tem muita gente na duvida.

    r52n Vc usacom 2 antenas ou com 1 ?
    Meus testes tanto uma com 2 funcionol!
    melhor sinal com 2 antenas na mesma direçao perfeito !

    testei usando alimentaçao POE nao recomendo. perda no sinal e lentidao nas interface consideravel. use alimentaçao direta com estes cartoes nas rb v4,

    outro detalhe. para uso em AP briged. para transmisao de ponto de acesso. frequencia 2ghz/n a/b/g
    WDS briged e statico..ficou perfeito consegui conexoes excelentes. e detalhe.. as configuraçoes em HIT ja vem prontas.

    como disse vamos ser objetivos. e compartilha experiencias ..
    eu fui bem claro na minha resposta.

    os Cartoes N são feitos para ser usado com uma antena de dupla polarização, pode ser usado com duas antenas com polaridades diferentes apontando para o mesmo local, mas não deixa de ser uma gambiarra para emular uma antena de dupla polaridade.
    essa é a finalidade desses cartoes usando duas antenas, qualquer uso diferente disso esta fora das especificações do equipamento e não pode ser usado como base para avaliar a qualidade do equipamento.

  11. #11

    Padrão Re: Cartao R52N , 2 antenas.

    Mais qual finalidade de duas antenas na mesma direção , pois esta usando o mesmo cartão entao teoricamente o mesmo numero maximo de clientes conectados , fiquei confuso ahsudhauduasdhhads .

    Esperando mais relatos.

  12. #12

    Padrão Re: Cartao R52N , 2 antenas.

    Citação Postado originalmente por jmathayde Ver Post
    Mais qual finalidade de duas antenas na mesma direção , pois esta usando o mesmo cartão entao teoricamente o mesmo numero maximo de clientes conectados , fiquei confuso ahsudhauduasdhhads .

    Esperando mais relatos.
    O padrão 802.11N permite Mimo, "entrada-multipla,saída-multipla", na verdade poderiam ser 4 antenas já que tem mimo de 4 vias nesse padrão.

    A intenção não é necessariamente aumentar a velocidade final, assim como o modo 802.11G tem potencia e sensibilidade relativamente similar ao modo 802.11B no mesmo hardware e mesma velocidade, no modo 802.11N se você fizer mimo limitado nos 30Mbps terá, na maioria dos hardwares, o mesmo alcance (Devido a potencia e sensibilidade geralmente aumentar quando se diminui a velocidade) que 11Mbps em 802.11B ou 12Mbps em 802.11G, mas aparentemente tem mais estabilidade (Menos perda de pacotes, CCQ aumenta, etc) e tem mais velocidade (Acesso a cache e dns locais).


    ============
    Edit:
    Mas acho que tem quem faça conexão fixada a 150Mbps, e se satisfaça com CCQ de 20%. Isso serve pra premiar quem tem boa conexão (bidirecional) devido a falta de obstaculos ou ruídos.
    Última edição por rubem; 20-02-2011 às 20:11.

  13. #13

    Padrão Re: Cartao R52N , 2 antenas.

    Saindo do ptp , como fica nos clientes , fazer uma rede em mimo , como fica ? viavel , pois se realmente impresiona a taxa de tranmisão dele .

  14. #14

    Padrão Re: Cartao R52N , 2 antenas.

    Se usar no cliente apenas uma antena terá uma ligação 2x1, 2 na base e 1 no cliente. Pra ptp dá pra usar 2x2, 3x3, 2x3, etc.
    Numa situação 2x1 a velocidade de saída do cliente será de no maximo os 74Mbps do modo mono, mas como a saída da base terá o dobro disso, o througput real será um numero intermediário mas ainda assim bem interessante. Limitando a velocidade teorica abaixo dos 74Mbps terá uma conexão mais eficiente ao menos numa das vias.

    Se ver até mesmo na wikipedia um comparativo das caracteristicas de B, G e N, tipo tempos de espera e subportadoras, dá pra ver a melhora de banda efetiva mesmo usando a mesma banda teorica limitada.

    Dizem que a qualidade pra quem tem visada parcial é melhor, tipo atraves de arvores e tal, não consegui testar isso ainda mas pretendo.

  15. #15

    Padrão Re: Cartao R52N , 2 antenas.

    Desculpe deve serpor ser domingo , mais esta parte aqiu nao deu pra entender

    Se usar no cliente apenas uma antena terá uma ligação 2x1



    Teria como esclarecer na pratica esta forma de transmitir em n ,

  16. #16

    Padrão Re: Cartao R52N , 2 antenas.

    No modo 2x1 na verdade não seria Mimo, e sim miso ou simo. Já que são uma parte seria Multipla, a outra seria Single (Unica).

    O modo OFDM, já usado em 802.11G e A, é a divisão ortogonal (2 planos com um ponto em comum) que permite o uso de duzias de subportadoras, cada subportadora tem acho que 500KHz ou metade disso. ADSL funciona exatamente assim, com "canais" de tons diferentes, imagine um pianista executando uma fuga rápida, usa varias oitavas (6 ou 7), equivalente a boa parte do "range" de sons que nosso ouvido escuta. Num modo com multiplas saídas teria algumas notas num piano e outras notas em outro, só isso. Para "ouvir" as 2 antenas somam os sinais, fazem um atraso caso não estejam no mesmo tempo (10 pico-segundos que seja), e somam eles. Como são sinais digitais é facil fazer esse casamento de tempos. Devido a isso em 802.11N você consegue a banda maxima do sistema (74Mbps) com SNR tão baixo quanto 27dB (Em modo G ou B você precisa o dobro de relação sinal-ruído).

    Te aconselho umas lidas sobre a multiplexidade e diversidade espaciais, que podem usar um modo de beamform. Tem mais implementações que eu teria que dar ctrlc+c ctrl+v de algum lugar (Wikipedia?), mas o resumo das vantagens pra provedor acho que é essa melhoria com SNR ruim, visada parcial, menores tempos de resposta e banda maior, mesmo num modo 2x1 (Simo/Miso).

    Pra PTP sei que tem quem nem pense em usar isso, preferem poluir os 5.8GHz com canais de 40MHz e 800mW com antena de 60º... também chamado de 'produtos ubiquiti e similares'.

  17. #17

    Padrão Re: Cartao R52N , 2 antenas.

    Blz amigo muito obrigado por ter compartilhado esta informação com certesa irei atras de mais sobre o asunto ,muito bom mesmo