+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Rocket M900

    Bom, esses tempos atraz postei aqui no forum dizendo que precisava fazer um enlace sem visada, fui informado por um usuario aqui do forum, para que eu comprace o Rocket M900, sendo assim eu comprei pelo ebay o M900, mas ai eu andei lendo pela net, que o M900 nao é homologado pela anatel, entao se eu usar ele na minha torre do provedor posso ser multado pela anatel quando eles vim fazer uma vistoria?

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket M900

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    Bom, esses tempos atraz postei aqui no forum dizendo que precisava fazer um enlace sem visada, fui informado por um usuario aqui do forum, para que eu comprace o Rocket M900, sendo assim eu comprei pelo ebay o M900, mas ai eu andei lendo pela net, que o M900 nao é homologado pela anatel, entao se eu usar ele na minha torre do provedor posso ser multado pela anatel quando eles vim fazer uma vistoria?
    Se comprou pelo ebay amigo, comprou errado. Se você é provedor, já deveria saber de suas responsabilidades com Produtos Homologados pela Anatel.
    Não coloque a culpa em ninguém pois se há uma culpa , essa se enquadra ao comprador que comprou em uma empresa que não vende produtos homologados pro Brasil.

  3. #3

    Padrão Re: Rocket M900

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    Bom, esses tempos atraz postei aqui no forum dizendo que precisava fazer um enlace sem visada, fui informado por um usuario aqui do forum, para que eu comprace o Rocket M900, sendo assim eu comprei pelo ebay o M900, mas ai eu andei lendo pela net, que o M900 nao é homologado pela anatel, entao se eu usar ele na minha torre do provedor posso ser multado pela anatel quando eles vim fazer uma vistoria?
    Vacilou feio em amigo, a primeira coisa a se fazer antes de comprar algo é ir no site da anatel e pesquisar se o equipamento é homologado. É como o amigo leandro falou, a responsabilidade é toda sua e não de quem indicou, pois grande parte do pessoal aqui usa qualquer coisa sem homologação, muitos não esquentão com isso pois não são legais perante a anatel...

  4. #4

    Padrão Re: Rocket M900

    Eita, o povo confunde na hora de se informar no Forum, vem aqui e pergunta se vai funcionar, se passa X banda, se é o melhor da tecnologia e, sim respondemos, agora se é homologado ai isso é outros 500.

  5. #5

    Padrão Re: Rocket M900

    Oi Portinari.

    Tá pintando o 7 hein? Pede uma coisa, quer outra e depois vem choramingar

    No seu post original você pediu opções de 900 MHz e você disse que era pro seu próprio uso.

    Suas exatas palavras foram:
    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    Estou querendo fazer um Enlance de 8km da cidade para o citio, mas as Torres que tenho aqui na cidade é de 19 metros e a la do citio pe de 15 metros de altura, e nao compensa eu mecher nelas para aumentar, entao tava pensando em fazer o enlance em 900mhz pois a visada nao vai ser 100% pq tem uma mata na frente e deve ter arvores mais altas do que 15 metros.
    Lembrando que a banda que quero passar nesse enlance é pouquinha apenas 2mb
    Estava pensando em fazer em 2.4 mas por causa da visada acho que nao vai ficar bom.
    Qual material vcs me indica para fazer esse enlance em 900mhz, lembrando que pode ser uma coisa mais econômica pq é apenas pro meu uso.

    Daí você perguntou se vendedor do ebay era picareta. Foi aí que eu entrei na conversa e disse que não, mas que você deveria esperar um revendedor brasileiro disponibilizar o produto COM HOMOLOGAÇÃO! Taqui meu post. https://under-linux.org/f169/enlance...tml#post516291


    Eu disse exatamente isto:
    "No seu lugar eu aguardaria os distribuidores locais disponibilizarem a linha AirMAX 900 no Brasil. A StreakWaveBrasil.com.br disse que pretende homologar a linha AirMAX 900 MHz... "
    Está ali bem claro que o equipamento não era homologado.

    Se você entrar no seu próprio perfil não há outro tópico sobre 900mhz até a data de hoje.
    Você foi alertado que o equipamento não era homologado no Brasil e mesmo que você fosse provedor não tem do que reclamar porque comprou o equipamento no exterior e não possui nota fiscal de um revendedor que tenha homologado o equipamento.

    Sabe Deus qual é o seu objetivo culpando as pessoas que humildemente dedicaram tempo para te ajudar.

    Amigos do fórum taí o exemplo de porque eu sempre digo que a gente deve ter muito cuidado ao indicar um equipamento para alguém. O cara chega pede dica gratuita e depois quer ter um responsável para culpar.

    Caso sério isso e que sirva de lição pra todos nós.

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 06-01-2011 às 15:37.

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket M900

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Oi Portinari.

    Tá pintando o 7 hein? Pede uma coisa, quer outra e depois vem choramingar

    No seu post original você pediu opções de 900 MHz e você disse que era pro seu próprio uso.

    Suas exatas palavras foram:



    Daí você perguntou se vendedor do ebay era picareta. Foi aí que eu entrei na conversa e disse que não, mas que você deveria esperar um revendedor brasileiro disponibilizar o produto COM HOMOLOGAÇÃO! Taqui meu post. https://under-linux.org/f169/enlance...tml#post516291


    Eu disse exatamente isto:
    "No seu lugar eu aguardaria os distribuidores locais disponibilizarem a linha AirMAX 900 no Brasil. A StreakWaveBrasil.com.br disse que pretende homologar a linha AirMAX 900 MHz... "
    Está ali bem claro que o equipamento não era homologado.

    Se você entrar no seu próprio perfil não há outro tópico sobre 900mhz até a data de hoje.
    Você foi alertado que o equipamento não era homologado no Brasil e mesmo que você fosse provedor não tem do que reclamar porque comprou o equipamento no exterior e não possui nota fiscal de um revendedor que tenha homologado o equipamento.

    Sabe Deus qual é o seu objetivo culpando as pessoas que humildemente dedicaram tempo para te ajudar.

    Amigos do fórum taí o exemplo de porque eu sempre digo que a gente deve ter muito cuidado ao indicar um equipamento para alguém. O cara chega pede dica gratuita e depois quer ter um responsável para culpar.

    Caso sério isso e que sirva de lição pra todos nós.

    ZéAlves
    Faço das palavras do Zé as minhas.....é lamentável essse tipo de atitude.
    estamos aqui dedicando gratuitamente nosso tempo a ajudar quem for, mas esse tipo de usuário é lamentável que exista.
    Apoiado 100% Zé.
    Abraço.

  7. #7
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Re: Rocket M900

    Calma Calma pessoal, nao estou culpando ninguem não.
    Em nenhum momento eu disse que vcs era culpado por eu ter comprado o Rocket, apenas citei que me endicarao aqui do forum que o equipamento era bom.

    Eu sei que vcs estao fazendo de mais compartilhando o conhecimento que tem, sendo que nenhum de vcs estao ganhando nada com isso.

    Vcs ja esclarecerão a minha duvida, sei que nao posso usar na minha torre pq ainda nao foi homologado.

    Como é 900mhz vou fazer um suporte que colocar em cima da casa como se fosse uma antena cliente, se der alguma coisa nao envolve o meu provedor.

    O correio entregou o equipamento hoje, paguei 400,00 só de emposto.
    Essa proxima semana vou pesquizar como configurar ele certinho para nao gerar interferencia nas operadoras de Celular.

  8. #8

    Padrão Re: Rocket M900

    Para não dar interferência no celular é 922 MHz com channel width de 5 ou 10 mhz.

    Deixe a potência no mais baixo possível.

    ZéAlves

  9. #9
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Re: Rocket M900

    Só estou com uma duvida, um rapaz de um provedor de uma cidade vizinha me disse que 900mhz passa sem visada, mas a visada precisa ser pelo menos parcial, pq se tiver um morro na frete muito grande, o sinal fica ocilando. que ele esta tendo esse problema.

  10. #10

    Padrão Re: Rocket M900

    Olha, este não é o exemplo mais apropriado, mas vai te dar uma idéia e ilustrar como a onda de rádio propaga entre ponto A e ponto B.

    Imagine um rio correndo de A pra B. Agora coloque o seu morro dentro desse rio. Se tiver pontas muito agudas o sinal perde força e talvez não chegue na outra ponta. Se for um morro grande e gordinho o rio vai tentar contornar o obstáculo pelas laterais ou por cima.

    Tudo vai depender da força da correnteza deste rio. Se for forte o suficiente vai ter condições de mudar de direção e se estabilizar. Sendo onda de rádio na faixa de microondas, a onda propaga em linha reta em com o desvio pode ser que alguma fração do sinal seja utilizável.
    O equivalente à corenteza do rio é a potência do seu rádio e o ganho da sua antena.

    Com os miniPCI XR9 você podia ter um morro ou desnível de até 40 metros entre um ponto e outro que a conexão fechava na maioria dos casos.

    A nova linha M900 é mais fraca, mas teoricamente deveria trabalhar com visada mais obstruída e lidar melhor com absorção do sinal. Mas como ainda não testei esse equipamento não posso te dar parâmetros.

    As vezes que o sinal oscilou para mim, oscilava na casa de 10dB (um absurdo de flutuação). Era causado pela ERB de celular ou Radio Canopy da Motorola. Tenta mudar de canal, mas lembra que no Brasil só sobrou o 922 Mhz.

    ZéAlves

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    Só estou com uma duvida, um rapaz de um provedor de uma cidade vizinha me disse que 900mhz passa sem visada, mas a visada precisa ser pelo menos parcial, pq se tiver um morro na frete muito grande, o sinal fica ocilando. que ele esta tendo esse problema.
    Última edição por granlabor; 08-01-2011 às 01:59.

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket M900

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    Calma Calma pessoal, nao estou culpando ninguem não.
    Em nenhum momento eu disse que vcs era culpado por eu ter comprado o Rocket, apenas citei que me endicarao aqui do forum que o equipamento era bom.

    Eu sei que vcs estao fazendo de mais compartilhando o conhecimento que tem, sendo que nenhum de vcs estao ganhando nada com isso.

    Vcs ja esclarecerão a minha duvida, sei que nao posso usar na minha torre pq ainda nao foi homologado.

    Como é 900mhz vou fazer um suporte que colocar em cima da casa como se fosse uma antena cliente, se der alguma coisa nao envolve o meu provedor.

    O correio entregou o equipamento hoje, paguei 400,00 só de emposto.
    Essa proxima semana vou pesquizar como configurar ele certinho para nao gerar interferencia nas operadoras de Celular.
    Entao, já que tens os equipamentos a mão, configura assim:
    Canal: 922mhz
    Channel with: 2ghz 10mhz
    Potencia: entre 14 e 18dbm
    Antenas pro radio recomendo a setorial da ubiquiti em 900mhz ou duas Algcom em cada radio yagi 900mhz 17dbi.uma na horizontal e outra polarizada na vertical.
    Lembra que duas yagis sao mais direcionais que uma setorial dual da ubiquiti. se precisas atravessar um morro (espero que tenha menos que 40m de diferença de elevação), ae fechas o ptp sim.
    Improtante é que nem o Zé ja falou:
    Ponto A 10m elevaçao--------------morro 35m elevaçao(terreno)------ponto B 12m elevacao
    Ae fecha tranquilo.
    Geralmente se ficar oscilando o sinal usando 10mhz , podes passar pra 2ghz 5mhz que o sinal melhora, porem baixa o troughput na rede.
    testa ae, ok.
    boa sorte.

  12. #12
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Re: Rocket M900

    Será que 2 antenas de 20dbi aquario 900mhz funciona a mesma coisa q as Yagi 900mhz na rocketm900?

  13. #13
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket M900

    Portinari,
    Nao chega nem perto a qualidade. Yagi da aquario de 20dbi funciona melhor sem o segundo estagio.

  14. #14
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Re: Rocket M900

    O Painel 900mhz da ubiquiti ta mil conto aqui no brasil, é muito caro pra pouco retorno, vou uzar essas rocket na area rural aonde nem celular pega, sendo assim vou ter menos preocupação com interferencia com telefonias, quero usar as rocket enviando e uzar Nano 900mhz para receber nos clientes

  15. #15
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket M900

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    O Painel 900mhz da ubiquiti ta mil conto aqui no brasil, é muito caro pra pouco retorno, vou uzar essas rocket na area rural aonde nem celular pega, sendo assim vou ter menos preocupação com interferencia com telefonias, quero usar as rocket enviando e uzar Nano 900mhz para receber nos clientes
    Meu amigo, não precisas usar o Painel 900, podes comprar duas antenas 14dbi yagi (algcom é homologada no Brasil) e instalar em cada rocket. assim trabalhas bem e com alta qualidade de sinal. Uma antena na H e outra na V em cada lado. te garanto que é um baita negócio. no par vais pagar uns R$400 +ou-. Sinal a ate 30km facil.
    Abraço.

  16. #16
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Re: Rocket M900

    Essas antena Yagi Algcom tem quantos Graus de abertura?