+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Amigo, não entendo como a roldana possa ajudar neste caso.
    Veja que a roldana precisa de um ponto de apoio mais alto para poder subir o módulo.
    Caso eu esteja enganado vê se consegue colocar isso num desenho para que possamos ver melhor.
    Se voce tivesse um andaime com 24m de altura em torno do mastro e com a roldana presa lá em cima, até que daria para ir puxando.
    O modelo da roldana está no link em pdf que postei. Veja o PDF acima!

Deixa eu ver se consigo explicar de maneira mais simples...

Se tenho 4 tubos de 6 metros então terei três tubos internos ao mastro da base. No mastro da base colocarei na ponta 3 roldanas e em baixo colocarei mais 3 roldanas, mas essas roldanas inferiores com uma manivela.

Abaixo de cada roldana soldada faço um corte pequeno para que o cabo de aço passe de fora por dentro do tubo até a base onde está o tubo menor. Então cada roldana terá seu cabo de aço preso a base do tubo interno. Se são 3 tubos internos, então preciso de 3 roldanas, uma para cada tubo.

Subo pela roldana 1 o tubo mais fino até a ponta do tubo da base e parafuso...
    Subo pela roldana 2 o segundo tubo mais fino até a ponta do tubo da base e parafuso...
    Subo pela roldana 3 o terceiro e último tubo até a ponta da base e parafuso...

A única coisa realmente importante nesse projeto é não errar o tamanho de cada cabo.

Será que deu para entender?

No pdf tem o exemplo de subir apenas um mastro interno, mas o conceito se aplica a quantos mastros forem necessários.
    Última edição por kellyton; 06-01-2011 às 22:28.

2. Mas entre ter 3 tubos de 3m dentro, e ter 4 tubos de 6m, o peso muda muito.

Aqui no interior nas fazendas precisa muita torre pra celular, quase todos tem, geralmente 10 ou 12m resolve, mas tem que ser do lado de casa pra não ter fio longo (Sim, aumentam a altura da torre e aumentam junto o tamanho do fio RG58 (Poucas vezes RGC213), aí pega mal e reclamam...), já ví local com traquitana parecida mas não cuidei os detalhes, não parecia ter mais de 8m como no PDF.

Uma solução bem usada aqui pra quem precisa chegar perto dos 10m é usar barra de ferro. Como é região agricula os ferro-velhos tem muita ferragem de colhedeira e maquinario agricola, umas barra do caracol de algumas colhedeiras de 4m custa uns R$ 100 (É um cano, redondo e inteiriço (Não oco) de umas 2", ferro), soldam duas ou 3 dessa, sobem já com antena yagi na ponta, puxando com trator carro depois de certa altura (Passam um arame liso pra 2 pessoas irem segurando pra "guiar" a subida), fincam no chão um metro, amarram numa estaca de madeira fincada uns 2m no chão, e não põe nada de estaio. Minha irmã tem 9m assim, o ferro amarrado num palanque de madeira, 2m dentro do chão e 1,5 pra fora. Chocoalha mas não cai. Se estaiasse ia ficar perfeito. Yagi de 21dB, que pesa uns 5Kg. Outro modo usado é 'empurar' o ferro com a lamina dos tratores, aquele acessorio dianteiro, alguns erguem a até 3m, é possível amarrar com cabo de aço o ferro na fonte e ir subindo, desde que o ferro já esteja preso a algo no chão, as caixas d'agua tipo taça são erguidas mais ou menos assim também, até certa altura um trator ergue, depois outro passa a puxar.

Similar a isso são os postes redondos e ocos. Eu arrisco tranquilamente a subir num poste de 9m, balança mas quebrar não quebra, depois de trincar ainda leva muuuuuuuito tempo (Mesmo com peso) até envergar o suficiente pra quebrar. Como o poste é inteiriço, sem estaios, dá pra colocar cinto rígido e subir com ele, sem risco de cair pra tras (Quanto mais alto mais as mãos apertam e cansam). Um poste de 12m, sendo que só cerca de 9,5m ficariam fora da terra, custa uns R$ 900 se não me engano (Aqui o que fica 7,5m fora da terra custa R$ 600, pra ter noção dos custos), uma "escada" pra eles não é difícil nem cara de fazer, desde que você mesmo compre soldador e os perfis.

(Tenho um cliente que trabalha com postes, em 2 casas que ele morou colocou um poste pra colocar antena, no primeiro entreguei pra ele a antena num tubo 1" de 4m e ele sem saber direito o que fazer nem me esperou e colocou o tubo no alto dum poste de 8m.... ficou uns 3m pra cima do poste, antena de grade pesa e chacoalha mas nunca dobrou o tubo, ficou uns 5 meses assim, na outra casa fixamos a antena direto no poste (Ter um caminhão com munk de 9m ajuda nessa hora), não chacoalha com vento.
    Última edição por rubem; 06-01-2011 às 23:39.

3. Desculpe Kellyton, não tinha me apercebido do pdf.

Vejo que voce é dos que gostam de googlar. Eu já tinha visto este projeto e na época deixei meu serralheiro quase louco. Ele não conseguia entender este projeto.
    Este projeto funciona sim, mas somente para um módulo adicional a levantar.
    Baseado neste é que planejanos na época um outro onde montaríamos toda a torre no chão, com a base já chumbada e articulada com o mastro. Assim daria para deitar ele se preciso fosse no futuro, pois na base, em um dos lados teria um sistema de dobradiça.
    Para levantar seria usado um sistema de catracas com 3 ou mais cabos fixados a determinadas alturas dos canos. Cada catraca comandaria um cabo.
    Veja que não daria para puxar com um só cabo na ponta do mastro pois este envergaria com o próprio peso.
    Então precisaria mais um ou dois cabos no meio do mastro para mante-lo reto sem envergar.
    E um sistema de guia para evitar que o mastro caisse para qualquer um dos lados.
    Então o sistema todo seria montado na horizontal e depois de tudo pronto seria içado o conjunto.
    Tudo comandado por uma só pessoa.
    Mas depois analisando tudo, achamos que não compensaria o investimento e o projeto ficou no esquecimento.

Uma torre de 24m triangular fica mais barato a contrução.
    Compra um bom cinto de segurança com no mínimo dois talabartes auxiliares que não terá problemas em subir.
    Eu não subo, pelo meu peso e idade. Mas um jóvem sobe sem problemas.
    Se você quiser ver outra solução veja este tópico: https://under-linux.org/f170/nao-sub...-torre-103475/

4. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Desculpe Kellyton, não tinha me apercebido do pdf.

Vejo que voce é dos que gostam de googlar. Eu já tinha visto este projeto e na época deixei meu serralheiro quase louco. Ele não conseguia entender este projeto.
    Este projeto funciona sim, mas somente para um módulo adicional a levantar.
    Baseado neste é que planejanos na época um outro onde montaríamos toda a torre no chão, com a base já chumbada e articulada com o mastro. Assim daria para deitar ele se preciso fosse no futuro, pois na base, em um dos lados teria um sistema de dobradiça.
    Para levantar seria usado um sistema de catracas com 3 ou mais cabos fixados a determinadas alturas dos canos. Cada catraca comandaria um cabo.
    Veja que não daria para puxar com um só cabo na ponta do mastro pois este envergaria com o próprio peso.
    Então precisaria mais um ou dois cabos no meio do mastro para mante-lo reto sem envergar.
    E um sistema de guia para evitar que o mastro caisse para qualquer um dos lados.
    Então o sistema todo seria montado na horizontal e depois de tudo pronto seria içado o conjunto.
    Tudo comandado por uma só pessoa.
    Mas depois analisando tudo, achamos que não compensaria o investimento e o projeto ficou no esquecimento.

Uma torre de 24m triangular fica mais barato a contrução.
    Compra um bom cinto de segurança com no mínimo dois talabartes auxiliares que não terá problemas em subir.
    Eu não subo, pelo meu peso e idade. Mas um jóvem sobe sem problemas.
    Se você quiser ver outra solução veja este tópico: https://under-linux.org/f170/nao-sub...-torre-103475/
    Eu tenho um mastro galvanizado de 6 metros de 3/4 aqui em casa com uma omni e ele balança, mas muito pouco porque o ferro é bem grosso, é oco, mas bem espesso. Eu vi que ele aguentou até ventania e não partiu e não tem nem estaio. Analisando tudo isso eu vendo o orçamento esse mastro de 24 metros ficaria menos de 700 reais. Uma torre estaiada desse tamanho deve sair por uns 2.500 reais .

O problema aqui em Rio Branco é qualificação, as torres aqui são montadas por empresas que cobram os orgãos internos de um cidadão como eu! Achar um bom serralheiro também é dificil. Até para fazer um portão a gente tem dificuldade pois o cabeção não consegue entender direito e o portão nunca sai como queremos.

Os ferros todos não chegam nem a 400 reais, eu aumentaria a bitola para garantir que eles não quebrassem nem mesmo sem os estaios.

Tubo 3.1/2 / 6 mts / chapa 10
    Tubo 3.0 / 6 mts / chapa 10
    Tubo 2.1/2 / 6 mts / chapa 10
    Tubo 2.0 / 6mts / chapa 10

Dava uma torre de uns 120 Kg, mas não cai nem escalando ela, nem dobra com o vento, balança, mas não cai. Para um sistema de cabo de aço acredito que dê para levantar tranquilo sem perigo de partir pois saindo do primeiro tubo que é a base o resto não ficaria nem com 80 kg e um cabo de aço levanta isso tranquilo pois na academia vejo o cabo levantar até mais de 150kg na máquina sem nem desfiar, muito menos romper...

Bem, vou rodar pela cidade atrás de um serralheiro para ver o orçamento que ele faz de uma torre estaiada e de uma torre autoportante. Sendo uma torre eu prefiro uma autoportante, afinal ou bunda de fora ou calça de veludo!

eu fico aqui gastando os neorônios pois tenho uma chácara a 4 km e uma galera a 3 km que quer fazer parte dessa rede que to querendo montar e a torre tem que ser mais alta que as árvores e prédios que estão no caminho e pelo que vi, tem que ser de 24mts para cima.

O ideal sem dúvida seria uma daquelas maravilhas de 30 ou 40 metros autoportante, mas esse sonho não condiz com minha condição econômica.

Será que se eu entrar na loucura de construir uma torre dessas autoportante eu consigo tirar a grana que investi nela alugando espaço na torre?
    Última edição por kellyton; 07-01-2011 às 01:40.

5. Se não tem quem faça ai, encomenda uma da www.icasol.org

Eles tem preço bom.

Tópicos Similares

1. Respostas: 0
    Último Post: 30-12-2014, 05:41
  2. Construção de Torre
    Por valterBR no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 26-10-2013, 19:38
  3. Respostas: 4
    Último Post: 31-01-2013, 23:49
  4. Torre autoportante de 3 a 30 metros a pronta entrega!!!
    Por American Explorer no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 07-12-2012, 10:55
  5. Respostas: 5
    Último Post: 03-04-2008, 04:30

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L