+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik RB433AH com cartao Atheros 5413 e Omni Aquario 15dbi, caiu a potencia.

    Boa noite!

    No mês passado andei tendo muitos problemas com minha rede, tenho um pequeno provedor com 27 usuários chegando o máximo de conexões simultâneas a 15 pessoas conectadas, tenho uma velox aberta a 11mb pra transmitir o meu sinal aos usuários, usei radios greatek, aquario e fullnet e nada melhorava minha rede, pois estavam travando devido a quantidade de clientes, então no mês de dezembro adquiri um Mikrotik RB433AH e mini card Atheros 5413, quando instalei nos primeiros dias tava o sinal lá em cima e então teve uma queda da internet, passou varios dias fora, então desliguei o rádio e apos alguns dias qdo a net voltou o sinal caiu pela metade, e nada foi modificado nas minhas configurações. Andei lendo muitos topicos aqui no forum e testando mais de nada adiantou o sinal continua a metade do que era quando liguei ele. Ele funciona como AP os clientes sao cadastrados por MAC pra que todos nao consigam se conectar e deixar meu RB lento, e tb por hotspot, ja tentei de tudo e em nada melhora, queria saber o q poderia fazer pra solucionar esse problema, como seria o aterramento desse rádio?

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik RB433AH com cartao Atheros 5413 e Omni Aquario 15dbi, caiu a potencia.

    Problemas, ACK e Instalação porca.

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik RB433AH com cartao Atheros 5413 e Omni Aquario 15dbi, caiu a potencia.

    Houve chuva nessa época ai??? verificou a antena?

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik RB433AH com cartao Atheros 5413 e Omni Aquario 15dbi, caiu a potencia.

    Houve chuva nesse periodo sim, mas não testei a antena nem os conectores ainda. Estou suspeitando de chuva e também de falta de aterramento adequado. E penso tambem na interferencia, meu cartao esta trabalhando em default e na cidade há uma omni bem proxima a minha raio de 350m, mais o meu canal est´s sendo o 1, essa omni proxima esta no 3, ha redes na cidade no 6, 9 e 11 (mikrotik também).

    O que seria o ACK que o Geeek mencionou acima?

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik RB433AH com cartao Atheros 5413 e Omni Aquario 15dbi, caiu a potencia.

    O ACK você verifica clicando no cliente na aba wireless, se estiver em B fica em 30 em G 56. Verifique todo seu equipamento antes de qq coisa, cabo, pig ... Se nada resolver troque o cartão.

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik RB433AH com cartao Atheros 5413 e Omni Aquario 15dbi, caiu a potencia.

    é cabo RG58 ou 213 ?? passou fita de auto-fusão ?? atheros 5413 num tudo mesma coisa não.... pegunta para qualquer um entre um engenius 8602 e um XR2....seja mais especifico...Honda Civic é um , New Civic é outro....tudo é honda..mas tem diferença....eu usei omini muito tempo ..ainda uso um homologada pelo mercado livre...(huauahua). tem q monitorar tudo..ack streng sinal...tem q ter controle de banda....um engenius ponto a ponto passa um 10 a 15 megas..mas em multiponto no maixmo 3....e quando chega a 3 o ping vai la em cima....num é so colocar um cartão numa rb...tem q fazer levantamenots....

  7. #7
    Avatar de wirlei
    Ingresso
    Dec 2010
    Localização
    Aparecida de Goiânia, Goias
    Posts
    8

    Padrão Re: Mikrotik RB433AH com cartao Atheros 5413 e Omni Aquario 15dbi, caiu a potencia.

    Cara primeiramente vc verifica a sua configuração toda e sempre faça backup, depois vc verificar os conectores se estão bem isolados com fita auto-fusão e fita isolante, Testa a antena se não aconteceu nada com ela e não deixa de testar o cartão tambem, pois ja confiei nos cartões e mudei muita configuração e no fim das contas o meu cartão estava com problemas.
    Abraços.

  8. #8
    Avatar de wirlei
    Ingresso
    Dec 2010
    Localização
    Aparecida de Goiânia, Goias
    Posts
    8

    Padrão Re: Mikrotik RB433AH com cartao Atheros 5413 e Omni Aquario 15dbi, caiu a potencia.

    Outra coisa tambem...
    Se vc tiver ligado sua rb com o cartão sem antena, 80% de chance de ter estragado o cartão. Então se vc tiver feito isso coloca outro cartão e testa.

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik RB433AH com cartao Atheros 5413 e Omni Aquario 15dbi, caiu a potencia.

    Estou usando cabo RG213...

    Ontem subi na torre desliguei todos os cabos, retirei o pigtail, verifiquei a presença de agua, não havia, verifiquei a antena, normal, tirei o cartão, limpei slots e recoloquei, aproveitei q ia subir, fixei barra de cobre ao chao e subi o fio e tirei um dos parafusos da base do RB e fixei o fio, reconectei tudo e passei cuidadosamente fita de alta fusão, onde tinha sinal de 42% passou a 57 qdo liguei o rádio e posteriormente voltou aos 42, não sei mais o que fazer em relação ao sinal. Vo verificar a antena de todos os meus cliente e o sinal, to achando que alguem na minha rede esta fazendo com que o rádio fique lento e a força do sinal caia assim.

    Qual seria o Sinal Strength ideal para os meus clientes? seria melhor eu colocar meu cartão apenas em B e fixar o Data Rates em 11mb pra b e deixar o resto em desmarcado?

  10. #10
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mikrotik RB433AH com cartao Atheros 5413 e Omni Aquario 15dbi, caiu a potencia.

    Citação Postado originalmente por salomaojrpi Ver Post
    Estou usando cabo RG213...

    Ontem subi na torre desliguei todos os cabos, retirei o pigtail, verifiquei a presença de agua, não havia, verifiquei a antena, normal, tirei o cartão, limpei slots e recoloquei, aproveitei q ia subir, fixei barra de cobre ao chao e subi o fio e tirei um dos parafusos da base do RB e fixei o fio, reconectei tudo e passei cuidadosamente fita de alta fusão, onde tinha sinal de 42% passou a 57 qdo liguei o rádio e posteriormente voltou aos 42, não sei mais o que fazer em relação ao sinal. Vo verificar a antena de todos os meus cliente e o sinal, to achando que alguem na minha rede esta fazendo com que o rádio fique lento e a força do sinal caia assim.

    Qual seria o Sinal Strength ideal para os meus clientes? seria melhor eu colocar meu cartão apenas em B e fixar o Data Rates em 11mb pra b e deixar o resto em desmarcado?
    Tá parecendo ser aquecimento do cartão mesmo.
    Terias que testar com outro cartão amigo. se vc liga e funciona bem por um tempo e depois volta a piorar, ou é interferencia ou é aquecimento da RB ou cartao.
    a caixa hermetica é ventilada????
    se nao for, grandes chances de ser problema de aquecimento.

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik RB433AH com cartao Atheros 5413 e Omni Aquario 15dbi, caiu a potencia.

    Vou adquirir um novo cartão para realizar os teste. O nivel do sinal está deixando clientes com ACK Timeout em até 109 us, fazendo com que o meu rádio fique muito lento, estarei verificando as antenas dos clientes com maior ack ainda hj. Obg

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik RB433AH com cartao Atheros 5413 e Omni Aquario 15dbi, caiu a potencia.

    a fonte pode diminuir o desempenho do cartão, deixar a rb com sinal mais baixo?

    uso um RB433 e um cartão Atheros 5413 de 600mw, tenho 30 clientes e a fonte que alimenta minha rb é de 15v e 0.5 A, andei lendo aqui no forum sobre isso e muitos relatam problemas com a amperagem, é possivel que minha diminuição de potencia seja provindo da pouca alimentação?

  13. #13

    Padrão Re: Mikrotik RB433AH com cartao Atheros 5413 e Omni Aquario 15dbi, caiu a potencia.

    Citação Postado originalmente por wirlei Ver Post
    Outra coisa tambem...
    Se vc tiver ligado sua rb com o cartão sem antena, 80% de chance de ter estragado o cartão. Então se vc tiver feito isso coloca outro cartão e testa.
    acho de isso de ligar o cartão sem antena é meio mito...se não era para os meus 6 XR2 não funcionarem, pois fiz a configuração na bancada e depois coloquei no ar.

  14. #14

    Padrão Re: Mikrotik RB433AH com cartao Atheros 5413 e Omni Aquario 15dbi, caiu a potencia.

    Citação Postado originalmente por salomaojrpi Ver Post
    Estou usando cabo RG213...

    Ontem subi na torre desliguei todos os cabos, retirei o pigtail, verifiquei a presença de agua, não havia, verifiquei a antena, normal, tirei o cartão, limpei slots e recoloquei, aproveitei q ia subir, fixei barra de cobre ao chao e subi o fio e tirei um dos parafusos da base do RB e fixei o fio, reconectei tudo e passei cuidadosamente fita de alta fusão, onde tinha sinal de 42% passou a 57 qdo liguei o rádio e posteriormente voltou aos 42, não sei mais o que fazer em relação ao sinal. Vo verificar a antena de todos os meus cliente e o sinal, to achando que alguem na minha rede esta fazendo com que o rádio fique lento e a força do sinal caia assim.

    Qual seria o Sinal Strength ideal para os meus clientes? seria melhor eu colocar meu cartão apenas em B e fixar o Data Rates em 11mb pra b e deixar o resto em desmarcado?
    Deixar em modo B é obvio...deixa tbm no data Rates a 11 e Preamble mode "long". o Strength Sinal se for uma Radio tem q dar acima de 4 MB..aki os meus dão 6100.....

  15. #15

    Padrão Re: Mikrotik RB433AH com cartao Atheros 5413 e Omni Aquario 15dbi, caiu a potencia.

    Citação Postado originalmente por salomaojrpi Ver Post
    a fonte pode diminuir o desempenho do cartão, deixar a rb com sinal mais baixo?

    uso um RB433 e um cartão Atheros 5413 de 600mw, tenho 30 clientes e a fonte que alimenta minha rb é de 15v e 0.5 A, andei lendo aqui no forum sobre isso e muitos relatam problemas com a amperagem, é possivel que minha diminuição de potencia seja provindo da pouca alimentação?
    0.5 A, é muito pouco....eu uso fonte ATX chaveada. com 12 V e mais de 15 A....bem melhor.

  16. #16
    Avatar de wirlei
    Ingresso
    Dec 2010
    Localização
    Aparecida de Goiânia, Goias
    Posts
    8

    Padrão Re: Mikrotik RB433AH com cartao Atheros 5413 e Omni Aquario 15dbi, caiu a potencia.

    "Postado originalmente por muriloc4"

    acho de isso de ligar o cartão sem antena é meio mito...se não era para os meus 6 XR2 não funcionarem, pois fiz a configuração na bancada e depois coloquei no ar.
    Olha estou só dando uma dicas para os colegas, pois já aconteceu comigo e procurei me informar e o pessoal confirmou. E quando fiz o curso de mikrotik o ministrador do curso nos passou essa informação tambem.
    Então vou explicar melhor como acontece isso com esse tuto que nosso amigo filzek postou.

    RÁDIO ALGUM SEM ANTENA.

    Simplesmente porque o rádio tem que ter a energia dissipada na irradiação.

    Isso é carga resistiva, que precisa ser irradiada, usando o pigtal apenas irá amenizar 1db~2db (pigtail não é antena, se fosse antena seria igual bombril, hehehe) referente a perca dele.

    Voces devem obrigatoriamente ter um pigtail e uma antena de pelo menos 3db para irradiar, mesmo que a antena seja de 2.4ghz ela vai funcionar para 5.8ghz, porque vai irradiar porem o que vai acontecer é que ficara a estacionaria alta, mas, essa estacionária não irá queimar o transmissor.

    Mas, nao pode colocar toda a potencia numa antena de 3db, o que recomendo de fato é comprar antena de 9db 2.4ghz (aqui conosco custa R$ 12,00), comprar pigtails UFL/MMCX para RP-SMA-FEMEA e sempre plugar no transmissor.

    Seja cartão minipci ou rádinho/pcba nunca ligue sem antena.

    É isso ai pessoal, nunca mais queimei ou danifique seu cartão/roteador/pcba, nem aceite ser enganado por ninguém, dispositivos de rádio não dever ser ligados sem antena (isso tb serve para remover antena com radio ligado).

    Espero ajudar.

  17. #17

    Padrão Re: Mikrotik RB433AH com cartao Atheros 5413 e Omni Aquario 15dbi, caiu a potencia.

    Citação Postado originalmente por muriloc4 Ver Post
    acho de isso de ligar o cartão sem antena é meio mito...se não era para os meus 6 XR2 não funcionarem, pois fiz a configuração na bancada e depois coloquei no ar.
    Blasfêmia, Não é mito.
    Citação Postado originalmente por wirlei Ver Post
    Olha estou só dando uma dicas para os colegas, pois já aconteceu comigo e procurei me informar e o pessoal confirmou. E quando fiz o curso de mikrotik o ministrador do curso nos passou essa informação tambem.
    Então vou explicar melhor como acontece isso com esse tuto que nosso amigo filzek postou.

    RÁDIO ALGUM SEM ANTENA.

    Simplesmente porque o rádio tem que ter a energia dissipada na irradiação.

    Isso é carga resistiva, que precisa ser irradiada, usando o pigtal apenas irá amenizar 1db~2db (pigtail não é antena, se fosse antena seria igual bombril, hehehe) referente a perca dele.

    Voces devem obrigatoriamente ter um pigtail e uma antena de pelo menos 3db para irradiar, mesmo que a antena seja de 2.4ghz ela vai funcionar para 5.8ghz, porque vai irradiar porem o que vai acontecer é que ficara a estacionaria alta, mas, essa estacionária não irá queimar o transmissor.

    Mas, nao pode colocar toda a potencia numa antena de 3db, o que recomendo de fato é comprar antena de 9db 2.4ghz (aqui conosco custa R$ 12,00), comprar pigtails UFL/MMCX para RP-SMA-FEMEA e sempre plugar no transmissor.

    Seja cartão minipci ou rádinho/pcba nunca ligue sem antena.

    É isso ai pessoal, nunca mais queimei ou danifique seu cartão/roteador/pcba, nem aceite ser enganado por ninguém, dispositivos de rádio não dever ser ligados sem antena (isso tb serve para remover antena com radio ligado).

    Espero ajudar.
    Assino Embaixo!

  18. #18
    cicerocipriano
    Visitante

    Padrão Re: Mikrotik RB433AH com cartao Atheros 5413 e Omni Aquario 15dbi, caiu a potencia.

    Citação Postado originalmente por Geeek Ver Post
    Blasfêmia, Não é mito.

    Assino Embaixo!
    boa noite!

    eu estou pra fica louco, comprei uma rb433ah e um cartao ubiquiti xr2 600w.
    estou usando uma antena da oiwtech 13.5 dbi.
    e nao sem que esta errada a configuracao, mais pegei aqui mesmo no forum e no youtube.
    e quando chega a 10 ou 12 clientes o ping fica alto e os clientes começa ai desconecta só do nada.
    e nao está passando de 15 clientes no maximo mesmo.
    por favor se podem mi ajuda mi passa um video ou um manual ou um tutorial, porque eu ja to a 3 semanas sem domir tentando descobri qual o problemas!

    sim a rb433ah ta em bridg

    [email protected]

  19. #19
    cicerocipriano
    Visitante

    Unhappy Re: Mikrotik RB433AH com cartao Atheros 5413 e Omni Aquario 15dbi, caiu a potencia.

    sim ja testei varios canais.
    mi fala uma coisa, a rb quando chegou com o cartao eu botei o cartao na rb e ligei um cabo que vem no cartao a rb tipo um terra isso ta certo, sera que vai ser isso que ta desconectado os clientes!