+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Xen 4 Debian Squeeze

    Alguém aqui já instalou o xen 4? instalei no debian sem erros abaixo o kernel levantado no boot:

    Linux xen 2.6.32-5-xen-amd64 #1 SMP Fri Oct 15 03:02:43 UTC 2010 x86_64 GNU/Linux

    crio a parte da máquina virtual no /dev/sd3 mas na hora de levantar para dar o boot aparece o erro:

    root@xen:/home/novaf# xm create windows
    WARNING! Can't find hypervisor information in sysfs!
    Using config file "/etc/xen/windows".
    Error: Errors were found at line 2 while processing /etc/xen/windows:
    kernel = "/usr/lib/xen-4.0/boot/hvmloader"



    segue o meu /etc/xen/windows:


    kernel = "/usr/lib/xen-4.0/boot/hvmloader"
    builder='hvm'
    memory = 512
    shadow_memory = 16
    name = "windows"
    vif = [ 'type=ioemu, mac=00:16:3e:00:00:01, bridge=br-xen, vifname=windows' ]
    disk = [ 'phy:/dev/vm/windows,hda,w', 'file:/home/novaf/win2003.iso,hdb:cdrom,r' ]
    on_poweroff = 'destroy'
    on_reboot = 'restart'
    on_crash = 'restart'
    device_model = '/usr/lib/xen/bin/qemu-dm'
    boot="d"
    sdl=0
    vnc=1
    vcpus=1
    apic=1
    acpi=1
    vncpasswd='123'
    vncisten="0.0.0.0"
    vncdisplay=5
    vncconsole=0

    o que está errado?

  2. #2

    Padrão Re: Xen 4 Debian Squeeze

    o seu processador tem suporte para hypervisor? como o Intel-V ou AMD-V
    se tem esta ativado no setup da bios?

  3. #3

    Padrão Re: Xen 4 Debian Squeeze

    sim.tem e está ativado:


    [root@samba ~]# cat /proc/cpuinfo | grep vmx
    flags : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm syscall nx lm constant_tsc pni monitor ds_cpl vmx est tm2 ssse3 cx16 xtpr lahf_lm
    flags : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm syscall nx lm constant_tsc pni monitor ds_cpl vmx est tm2 ssse3 cx16 xtpr lahf_lm

    o que pode ser então?me parece que nessa versão 4 mudou as configurações vc já instalou ela?
    Última edição por lfernandosg; 26-10-2010 às 08:32.

  4. #4

    Padrão Re: Xen 4 Debian Squeeze

    não, não cheguei a usar a versão 4 não.
    eu usava uma versao anterior, não me lmbro qual, mas migrei para o citrix que é mais pratico e mais completo em ambiente corporativo.

  5. #5

    Padrão Re: Xen 4 Debian Squeeze

    não conheço o citrix..ele é de baixo nível pegando o máximo do hardware como o xen? porque o xen faz paravirtualização usando praticamente o hardware fisico.

    tem algum material sobre o citrix para indicar?

  6. #6

    Padrão Re: Xen 4 Debian Squeeze

    sim ele é paravirtualizado e usa o hypervisor Xen tambem, só que a diferença que ele é um sistema operacional já adaptado com o xen imbutido, se não me ingano ele roda em cima de uma distro CentOS.

    no próprio site ve arranja muitas informações, ele é tão simples de instalar quanto o ubuntu e voce cria a VM por uma interface grafica no windows.
    muito funcional e pratico.
    Citrix - Sobre a Citrix

  7. #7

    Padrão Re: Xen 4 Debian Squeeze

    vc tem algum tutorial? qual versão eu baixo? pergunto só vejo no google:

    Instalando o citrix no ubuntu, debian e como vc disse que é um sistema próprio provavelmente com centos por baixo.

    Outra coisa ele é free? em um site anucia ele assim:


    Preço e Disponibilidade
    O XenServer 5.5 está disponível para download em http://www.citrix.com/freexenserver, como em milhares de outros sites mundiais. O Citrix Essentials 5.5 para XenServer e Citrix Essentials para Hyper-V está também disponível para compra ou numa versão experimental de 30 dias em http://www.citrix.com/essentials.
    Última edição por lfernandosg; 04-11-2010 às 17:56.

  8. #8

    Padrão Re: Xen 4 Debian Squeeze

    o citrix xen server é gratis, mas existe o pacote essentials que adiciona mais opções e a principal delas é a alta disponibilidade.

    voce pode baixar a iso no proprio site da citrix, é nessessario fazer um cadastro gratuito e depois de instalar voce tem que ativar que tambem é gratuito.

  9. #9

    Padrão Re: Xen 4 Debian Squeeze

    como faço backups e restore automaticamente? como tenho acesso via ssh posso usar um script e jogar para outro servidor mas preciso saber como parar via comando a VM e o que é preciso copiar para o outro servidor e o que é preciso fazer para restaurar as pastas em outro servidor e ele reconhecer normalmente.