+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Economizando IP fixo nas entregas.

    Essa é pra quem entrega ip valido no cliente final.

    Existem alguns casos onde queremos repassar pro cliente ip e usando /30 perdemos no bloco 2 ip a cada entrega.

    Numa rede /30 o exemplo seria

    10.20.20.12 (network) <- perdi 1 ip
    10.20.20.13 (usavel)
    10.20.20.14 (usavel)
    10.20.20.15 (broadcast) <- perdi outro ips

    Podemos dividir em 2 redes /31 usando um edereço para o local e outro para o remoto.
    Não vou entrar em detalhes técnicos.

    R1

    /ip address
    add address=10.20.20.12/31 interface=ether1 network=10.20.20.13 broadcast=10.20.20.12

    R2

    /ip address
    add address=10.20.20.13/31 interface=ether1 network=10.20.20.12 broadcast=10.20.20.13

    O endereço de rede deve ser o ip do outro lado.

    PS: Testes executados usando mk nas duas pontas.

    Se ajudou, clique na estrelinha
    Última edição por int21; 07-01-2011 às 09:37.

  2. #2

    Padrão Re: Economizando IP fixo nas entregas.

    Cara...

    Melhor ainda eh entregar /32 usando OSPF.

    Alteração:
    Talvez eu tenha sido rápido na resposta e não notei que não era PPPoE... Mesmo assim, com algum estudo eu acho que é possível sim entregar /32 com OSPF mesmo em uma rede roteada sem PPPoE.
    Última edição por mtrojahn; 07-01-2011 às 10:07.

  3. #3

    Padrão Re: Economizando IP fixo nas entregas.

    A camada de transporte pode utilizar ips privados e na ponta do cliente vc envia o ip publico único e na classe que desejar.

    Abraço meu amigo.

  4. #4

    Padrão Re: Economizando IP fixo nas entregas.

    Isto, exatamente...

    E o OSPF facilita ainda mais a configuração e administração destas rotas já que você só tem 1 trabalho de configurar a rota "na mão" no roteador que atende estes clientes e depois disso fica propagado na área OSPF...

    Ou seja, se você tiver mais algum servidor que estes clientes tem acesso, como um servidor de email, por exemplo, ele receberá estas rotas por OSPF sem necessidade de configuração local.

    Com PPPoE + OSPF então isto é tudo transparente.

  5. #5

    Padrão Re: Economizando IP fixo nas entregas.

    Citação Postado originalmente por mtrojahn Ver Post
    Isto, exatamente...

    E o OSPF facilita ainda mais a configuração e administração destas rotas já que você só tem 1 trabalho de configurar a rota "na mão" no roteador que atende estes clientes e depois disso fica propagado na área OSPF...

    Ou seja, se você tiver mais algum servidor que estes clientes tem acesso, como um servidor de email, por exemplo, ele receberá estas rotas por OSPF sem necessidade de configuração local.

    Com PPPoE + OSPF então isto é tudo transparente.
    Beleza MTrojan

    Man eu uso OSPF, MPLS etc a tempos, sei dos beneficios e facilidades, mas a ideia aqui é ajudar aos que estam engatinhando ( a maioria compartilhadores de adsl, sem ofender ninguem em absoluto).

    Se fosse pra usar OSPF eu tinha colocado feito outro tópico, e, a bem da verdade OSPF é pra poucos, a maoiria aqui usa o bom e velho ADSL compartilhado atraz de uma NAT e "se vira nos 30" pra se manter.

  6. #6

    Padrão Re: Economizando IP fixo nas entregas.

    Massa.. ótima dica e de grande ajuda. Valew Celso.. grande conterrâneo (rsrs).
    Última edição por Squire; 08-01-2011 às 13:37. Razão: Ortografia

  7. #7

    Padrão Re: Economizando IP fixo nas entregas.

    Citação Postado originalmente por int21 Ver Post
    Beleza MTrojan

    Man eu uso OSPF, MPLS etc a tempos, sei dos beneficios e facilidades, mas a ideia aqui é ajudar aos que estam engatinhando ( a maioria compartilhadores de adsl, sem ofender ninguem em absoluto).

    Se fosse pra usar OSPF eu tinha colocado feito outro tópico, e, a bem da verdade OSPF é pra poucos, a maoiria aqui usa o bom e velho ADSL compartilhado atraz de uma NAT e "se vira nos 30" pra se manter.
    Acho que nao entendi ...
    se o exemplo seria pra quem usa ADSL , pelo menos ate onde eu sei , conexoes adsl recebem apenas um ip valido, como alguem vai entragar "ips validos aos clientes".?

  8. #8

    Padrão Re: Economizando IP fixo nas entregas.

    Nem todo mundo tem AS cara, muitos tem 30 ips dados pela operadora, outros apenas 4 e assim caminha a humanidade.

  9. #9

    Padrão Re: Economizando IP fixo nas entregas.

    Citação Postado originalmente por int21 Ver Post
    Beleza MTrojan

    Man eu uso OSPF, MPLS etc a tempos, sei dos beneficios e facilidades, mas a ideia aqui é ajudar aos que estam engatinhando ( a maioria compartilhadores de adsl, sem ofender ninguem em absoluto).

    Se fosse pra usar OSPF eu tinha colocado feito outro tópico, e, a bem da verdade OSPF é pra poucos, a maoiria aqui usa o bom e velho ADSL compartilhado atraz de uma NAT e "se vira nos 30" pra se manter.
    Eu já sou da política que só porque se é pequeno não significa que se tem que reinventar a roda para tudo... Já fiz muito disso antigamente e agora eu sei como isto é um baita tiro no pé na hora que você tem que se adaptar ao crescimento.

    De qualquer forma, fica a minha opinião... Afinal de contas estamos em um fórum e, se alguém quiser postar alguma coisa e não ter opiniões contrárias sobre isto, é melhor fazê-lo em um blog pessoal que não permita comentários... Fórum para mim é sinônimo de discussão, de preferência, construtiva...