Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    muito pelo contrario o monowall por exemplo e um BSD e um sistema pronto pra hotpost da mesma forma que o mkt faiz ele faiz tambem e ainda muito mais


    Citação Postado originalmente por sputnick Ver Post
    Com certeza facilidade para quem esta iniciando no segmento provedor.. depois q pega nao larga mais... ( passo a passo é mais simples ) .. Unix´s da vida podem ter solucoes parecidas... mas nao vem de "fabrica" com tudo pronto como em um mikrotik.. fazer hotspot etc.. Levantar um hotspot em um linux da muito mais trabalho e demanda mais conhecimnto .. por exemplo.

  2. #42

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    Vou falar só uma feature que me interessa muito:
    Sem precisar treinamento, meus funcionários que mechem com a cobrança, pagamentos, e etc (Resumindo: "Que atendem o telefone"), entram nos Queues, habilitam e desabilitam quem paga ou não, aumentam ou diminuem a banda de quem faz upgrade ou downgrade nas velocidades contratadas. E se o sistema está instalado numa RB ou num PC eles sabem o que fazer, é só ir nos Queues porque no Winbox é tudo igual, é só escolher a RB por bairro ou região das salvas na listagem e conectar. Não precisei gastar mais que uns minutos pra "treina-los" pra isso, e não pago mensalidade pra software de gerenciamento disso. Pra saber se tem algum problema em link eles olham se tem trafego nos links na seção interfaces (Tem que ter trafego, senão me avisam) e nos proprios Queues eles verificam se tem trafego nos clientes ou não (Ao menos alguns tem que ter). Novamente só com poucos minutos de "treinamento" consigo ensinar isso pra telefonistas, é um monitoramento superficial mas é melhor que nada, e geralmente é o monitoramento que me avisa sobre possiveis problemas, e novamente: Não pago mensalidade pra isso. Os atendentes já estão ali parados mesmo, não custa abrir uma interface e fazer essas verificações, cada um tem suas tarefas e botar técnico com semanas e mais semanas de treinamento pra verificar se tem trafego em link ou se tem algum cliente está com pagamento atrasado é perder dinheiro.

    Com um software de gerenciamento isso se resolveria, mas teria que pagar mensalidade. Se o MK já resolve assim não vejo motivo pra troca-lo (Teria que trocar algumas RB's por PC), ou mudar a topologia nalguns locais, enfim, teria trabalho pra trocar algo que funciona por outra coisa que também funcionaria)

    O resto, config. da parte de wifi e etc não interessa se é Mk, AirOs ou o que, porque essa parte é comigo ou com outras pessoas que tem treinamento pra isso.

    Digamos que dá pra resumir as "Vantagens" como: Boto leigos pro monitoramento e manutenção superficial (Corte, upgrade, religamentos), já vem com licença gratis nas RB's, e não tem mensalidade.

    Não sei se meu cenario se repete em muitos lugares, se fosse provedor com 1 ou nenhum funcionário, ou se fosse somente provedor sem mais nada agregado (Exigindo mais funcionário de qualquer forma), com certeza optaria por algum software de gerenciamento de provedor pro usuario verificar se status com relação a pagamento e etc. Todos que conheço que usam Mikrotik tem cenario parecido, tem funcionária que fica horas a toa todo dia, não custa nada botar essa pessoa pra verificar algumas coisas, enquanto pagar por software de gerenciamento custa.
    Última edição por rubem; 12-01-2011 às 22:45.

  3. #43

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    Gente um dos melhores debates que ja li aqui no under-linux parabens a todos. a evolução do conhecimento de todos é enorme. agora um pequeno comentario meu "Conheci primeiro o linux conectiva achei o maximo em flexibilidade depois veio mandrak, debian minha paixão, e esperimentei muintas outras distros, otimas esperiencias. Comecei a trabalhar com provedor uma verdadeira evolução radinho aproute, depois veio modelos melhores e finalmente mikroik que maravilha, melhor solução impocivel. mas não fazia tanta coisa não sabia como funcionava sabia que era linux mas tava de certo modo engeçado comecei a tentar o mesmo que tinha no mk em uma distro diferente e hoje uso slackware com tudo que eu usava no mk so que bem mas flexivel e me cinto mas livre com isso tenho medo hoje de uma verdadeira pandemia de problemas que pode acarretar no mk e termos que esperar uma solução dos desenvolvedores no fonte do OS desculpe a todos por algum erro mas é minha pequena opinião que queria deixar gravada neste belicimo debate.

  4. #44

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    monowall roda nas RB`S?

  5. #45

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    sim

    Citação Postado originalmente por sputnick Ver Post
    monowall roda nas RB`S?

  6. #46

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    Não na das mikrotik so em outras como alix

  7. #47

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    é isso é verdade osmano , muitos conhecidos meus colocam esta questão. porque usar este tal de mikrotik.
    eu tenho a minha opnião em cima de que existe a facilidade de configuração pelo winbox , sim existe. porém algumas pessoas não se darao bem de primeira assim como eu tbm não me dei. utilizei e utilizo em muitos clientes o bfw e gosto da interface web para a configuração.
    mais ai vem meu professor da faculdade e me disse assim. se fosse para ter interface grafica e facilidade empresas que necessitam de uso de servidores utilizariam sempre windows.rsrsrw. porem eu acho que cabe a cada analista da propria rede saber se é necessario o protocolo bgp mpls ospf ou não. mais que são ferramentas que pra quem tem o conhecimento profundo ou muito avançado pode ser feito no debian slackware redhat.
    bem esse é meu ponto de vista.

  8. #48
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    Eu não costumo participar destes debates de sistema, pois às vezes levam a alguns conceitos, não tão precisos, como as "guerras de distro" e além do mais, bem ou mal, sou representante da Sia Mikrotikls, mesmo não sendo adepto de marcas e/ou especificidades de "soluções". Mas vamos lá; porque o Router OS é utilizado hoje, no caso do Brasil em grande parte por provedores e em outros países por pequenas empresas de TI?

    1 - Como muitos já citaram, o usuário típico do sistema veio do mundo de janelas e se sente à vontade em estudar pouco e "resolver" as coisas "rápido" (não estou generalizando e muito menos dizendo que as janelas não precisam de estudo);

    2 - Facilidade da interface, pois venhamos e convenhamos, é simples demais quando se usa Winbox. Quer fazer um terrorismo com qualquer usuário do ROS? Solicite ao mesmo que só use o CLI, o modo texto... ;

    3 - Qual sistema vocês conhecem (exceto Open Source, que irá obrigar o cidadão a estudar...hehehehe) que possui uma caixinha de 100 reais e fornece acesso a BGP, MPLS, Roteamento Dinâmico, entre outros, em uma interface extremamente amistosa?

    4 - Um PPPoE server em Linux, por exemplo, é um saco para configurar e, principalmente, para deixá-lo estável. Isso no ROS é um grande diferencial.

    5 - Me digam um usuário de TI que não adora mostrar seu "rack" com vários appliances e enumerar tudo que pode fazer com eles e o quanto domina os "bichos".

    Enfim, tudo é questão de estratégia para a maioria dos usuários, pois por um motivo ou outro qualquer, não estão dispostos a investir tempo e/ou dinheiro em soluções próprias onde a curva de aprendizado é longa ou partir para soluções prontas Open Source porque imaginam que se algo é aberto/free não conseguirão alguém para atendê-los em algum momento de desespero, o que é diferente (mesmo que não seja verdadeiro) de um sistema/solução que possui uma empresa por trás.

  9. #49
    elielst
    Visitante

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    seja mais claro.....?qual sua duvida realmente?..e ai poderemos chegar a uma conclusao...

  10. #50

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    E também tem a questão de que se você tem muitos conhecimentos em mikrotik, você pode trabalhar quase que em qualquer provedor, ja que na grande maioria usam mikrotik.
    Já se você se aprofundar em freebsd e outros, será muito mais difícil você encontrar vagas de empregos com esses conhecimentos.