Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    Citação Postado originalmente por danilosceu Ver Post
    ligue pra 100 provedores e perguntem com que sistema eles trabalham, a maioria vai responder MIKROTIK, a outra parte nao vai saber te falar, sabe oque isso se chama propaganda, marketing bem feito, bfw pode ate ser melhor que o mikrotik por exemplo, mais nao tem propagacao, entao te digo que nao e por um ser melhor que outro e sim por marketing e moda, ate surgir a moda de kde gnome etc, vai ser mikrotik.
    Quanto à propaganda sim tem muito disso. Mas a divulgação em sí não é tudo. Se o Mikrotik me desse dores de cabeça, não me refiro à curva de aprendizado, já teria voltado ao linux ou me dedicado mais ao Free/Open/NetBSD.
    Se você ler Getting Real (Caindo na Real) você terá muitas dicas de como tornar o software um sucesso[1]. Se a equipe do BRFW postasse soluções com o mesmo aqui no fórum certamente ele seria mais comentado e usado pelos provedores. A moda influencia sim, isso não dá para ignorar; os usuários fazem a moda, mas para isso é preciso conquistá-los. Não desmereço o trabalho de quem quer que seja, porém reconheço o trabalho daqueles que alcançam o sucesso atendendo bem.

    1- sucesso não diz respeito a agradar a todos mas atender bem à necessidade à qual se destina.

  2. #22

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    É Osmano. Bem que tu disse que ia se apresentar com armadura. Em poucas horas já foram 5 páginas de post.

    Eu não sei se este é o seu objetivo, mas parece que sim. Abrir o debate para outros softwares que façam a mesma coisa.
    A muitos anos atrás, no começo da ind automobilística no Brasil, havia algumas marcas, mas quem dominava o mercado era o fusca e o dkw. Um incomodava o outro, com leve vantagem para o fusca.
    Tinha a fama de econômico, etc etc. Com o tempo o povo viu que não era tão economico assim. Enquanto era motor 1200 até que economizava, mas não andava.
    Mas todo mundo falava bem dele. Daí que consolidou-se o nome do fusquinha.
    Falo isso, porque eu pensei a mesma coisa que você e cheguei a me fazer uma pergunta semelhante quando visitei um companheiro que usa um outro programa para o provedor dele.
    Titan.
    Fiquei impressionado. E faz dois anos que está lá e nunca deu problema. O cara não quer outra coisa.
    Mikrotik para ele, é só para colocar nas torres.

    Existem outros na mesma linha, como o Myauth por ex que também dispensam o mikrotik.
    Penso que o mikrotik ganhou notariedade pelo fato de ser uma solução barata e que mexe com o ego de quem configura. Dá um prazer pessoal, cuidar da criança desde o nascimento.
    Já uma solução como o Titan, por ex, voce não precisa fazer nada. O desenvolvedor entra na sua máquina e configura tudo. Logicamente que voce fica refém do desenvolvedor. Mas por outro lado, voce fica livre para cuidar de outros aspectos de um provedor, que não só o roteamento.

  3. #23

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Manutenção simples? Não diria isso... No máximo 'fácil restaurar um backup'.
    Documentação acessível? Pergunta: qual a versão do pppd do mikrotik? Ele roda o driver do kernel ou em user mode? Mikrotik não funciona? Como saber o problema?
    Linux falta isso sim, mas como citei Unix em geral, FreeBSD Handbook
    Confiabilidade? Bem, ok, não tenho muito que comentar nisso, não sei dessa parte.
    Hardware de baixo consumo e fácil instalação: RB? Falo do RouterOS, e se referia a pc's, isso vale para várias variantes Unix.
    Mas não era para ser uma argumentação para o usuário "normal"?

    Estou longe de entender sobre todo o funcionamento do Mikrotik, mas é relativamente fácil explicar como acompanhar e corrigir alguns problemas, usando o Winbox e sem tanto conhecimento técnico.

    Isso no ponto de vista do usuário, que certamente não faria o mesmo com as tabelas do iptables, por exemplo.

    Pode contar um pontinho para o Mikrotik?

  4. #24

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Na verdade, a maioria só usa Gnome porque depende de aplicativos com GTK+, e a maioria só usa KDE porque depende de aplicativos com QT... Nada mais que preferência...
    Amanhã volto...
    O linux, enquanto sistema operacional, é fantástico. Mas tem um defeito difícil de resolver. Não foi feito pensando no usuário normal. Então é usado num nicho de gente experiente.

    Não conheço o Mac, mas a impressão que me passa é que, hoje, é um Unix like, baseado numa interface para o usuário comum. (não vamos considerar a história, evolução, etc) Mas hoje faz sucesso por ser fácil, e tem "quase" um Linux escondido fazendo a parte dele. Só não faz mais sucesso por causa do preço e as políticas da Apple.

    Troll

    Voltando ao Mk, alguma coisa foi feita pensando na facilidade que todo usuário conhece, Winbox e o Windows. Esqueçam que adoram o Linux, pense no pobre coitado, que não é burro, mas não usa Linux e nem tem tempo de aprender.

    Assim o MK tem algumas características: Proprientário e mais fácil que a maioria. Eu não me arrisco fazer no Linux, ou num Cisco, o que faço no Mikrotik consultando apenas forum e tutoriais na net.

    E ai?

  5. #25

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    Citação Postado originalmente por danilosceu Ver Post
    ligue pra 100 provedores e perguntem com que sistema eles trabalham, a maioria vai responder MIKROTIK, a outra parte nao vai saber te falar, sabe oque isso se chama propaganda, marketing bem feito, bfw pode ate ser melhor que o mikrotik por exemplo, mais nao tem propagacao, entao te digo que nao e por um ser melhor que outro e sim por marketing e moda, ate surgir a moda de kde gnome etc, vai ser mikrotik.
    E olha que o marketing que conheço aí é o formiguinha, boca a boca. Ou alguém já viu um anuncio em jornal ou revista de grande circulação?

  6. #26

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    Eu concordo com o 1929, você sabendo se virar com o mikrotik você não fica refém de ninguem. Já usando titan, myauth entre outros que tem no mercado você fica refém pois os código é criptografados e não tem muita flexibilidade. Fora o preço que queira ou não é um otimo preço e requer pouco hardware para um bom funcionamento.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    É Osmano. Bem que tu disse que ia se apresentar com armadura. Em poucas horas já foram 5 páginas de post.

    Eu não sei se este é o seu objetivo, mas parece que sim. Abrir o debate para outros softwares que façam a mesma coisa.
    A muitos anos atrás, no começo da ind automobilística no Brasil, havia algumas marcas, mas quem dominava o mercado era o fusca e o dkw. Um incomodava o outro, com leve vantagem para o fusca.
    Tinha a fama de econômico, etc etc. Com o tempo o povo viu que não era tão economico assim. Enquanto era motor 1200 até que economizava, mas não andava.
    Mas todo mundo falava bem dele. Daí que consolidou-se o nome do fusquinha.
    Falo isso, porque eu pensei a mesma coisa que você e cheguei a me fazer uma pergunta semelhante quando visitei um companheiro que usa um outro programa para o provedor dele.
    Titan.
    Fiquei impressionado. E faz dois anos que está lá e nunca deu problema. O cara não quer outra coisa.
    Mikrotik para ele, é só para colocar nas torres.

    Existem outros na mesma linha, como o Myauth por ex que também dispensam o mikrotik.
    Penso que o mikrotik ganhou notariedade pelo fato de ser uma solução barata e que mexe com o ego de quem configura. Dá um prazer pessoal, cuidar da criança desde o nascimento.
    Já uma solução como o Titan, por ex, voce não precisa fazer nada. O desenvolvedor entra na sua máquina e configura tudo. Logicamente que voce fica refém do desenvolvedor. Mas por outro lado, voce fica livre para cuidar de outros aspectos de um provedor, que não só o roteamento.

  7. #27

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    Gente o que o mano que dizer e o seguinte:
    Se usam mikrotik no PC, porque nao usar o linux? ja que da pra fazer a mesma coisa. Porque nao desenvolvem o linux para fazer ate melhor o que o mikrotik nao faz!!! E isso que ele quer dizer....

    EU ACHO... Oo

  8. #28

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    Concordo com ele em releção a um PC, mais embarcado em cima de uma torre rodando ospf com outros ja é complicado.

  9. #29

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    Olha camarada, eu acho que isso é como time de futebol cada um tem o seu!

    E pelo visto esta questão ai é uma eterna queda de braço de quem usa Linux...porque usar windows se linux faz a mesma coisa.... mas faz com trezentas voltas, com uma tremenda mão de obra.

    E no provedor você tem que gerenciar ele, captar clientes, batalhar com a operadora, batalhar com o governo e não são muitas as empresas que podem se dar ao luxo de ter tecnico de alto nível para escobar bits atrás de problemas.

    Então quer melhor alternativa que o mikrotik, simples e repleto de soluções para as atividades da internet.

    Eu usei durante muito tempo uma solução que era script que enchia o iptables, depois uma solução embarcada que era o myauth, mas sempre soluções de terceiros.

    Você não imagina o meu prazer quando Eu "Eu", configurei o meu primeiro mikrotik, autenticando os meus clientes com hotpost, tele personalizada por mim mesmo, e digo mais quando começei a usar o radius integrado a ele.

    Nossa sem explicação.

    Agora por ultimo passei a usar ospf + mpls, criando tuneis vpls para segmentar a rede e distribuir os meus ips validos direto para os clientes. E tudo Eu configurei, lendo uma mensagem aqui, outra ali, perguntando para um para outro, mas sempre por conta.

    Então informação existe aos montes ai na internet, é procurar.

    E nem vou falar do BGP, que é uma barbada de implementar com MK.

    Um abraço que tá ficando longa a mensagem, e o telefone tá tocando deve ser o gerente do banco querendo renegociar as taxas dos boletos...

  10. #30

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    bom vou deixa aqui minha Experiência

    por que usar mkt hj
    um dos pontos que eu acho e tipo nao tem nenhum software bom hj na net de questao de gerenciamento de clientes que funcione com outro OS (acho um ponto negativo isso )
    esse e que eu acho um ponto positivo somente isso .

    agora o bixano pra deixa a gente sem dormi esse mkt da vida dio o santo .
    estou pensando em voltar como antigamente que nao avia o mkt eh usar o Freebsd nas torres era coisa que a gente configurava uma veiz soh eh nao mexia mais , o mkt nunca vi funciona lah durante 1 2 meses direto sem problema ai quando menos v tah encomodando perdendo pacote aquelas coisa toda , aqui jah ate sei quando isso acontece eh soh ir lah e dar um reboot na RB eh pronto nao encomoda mais nao .
    outra coisa tem gente que fala a mkt tem o hotspot tah e dai ? pra quem nao sabe existe o monowall ele faiz a mesma coisa que o MKT na questao hotspot e digo melhor , usei por muitos anos o mesmo eh nunca encomodo .
    outro a mkt tem cache faiz de configurar :S da ate medo de pensar nele o coisinha pra nao funfar direto.

    abarço

  11. #31

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    Tá aí. Exatamente o que eu queria dizer. O dono precisa tempo para se envolver com outros aspectos da administração. Não é só mikrotik. Tem banco, tem papelada, etc etc.
    Tem o forum para conversar com os amigos, porque afinal ninguém é de ferro.

    Tem situações que é melhor ficar refém de um desenvolvedor.

    Como eu disse, para muitos ter o prazer de fazer a criança nascer e criar ela, ou seja começar do zero com o servidor, representa muito. Satisfação pessoal, a sensação de ter todo o controle nas mãos, etc etc.

    Já para outros, que não tem tempo ou mesmo conhecimento, ficar refém de uma solução pronta pode ser a saída.
    O exemplo que citei do Titan, me chamou a atenção. O companheiro lá não esquenta a cabeça com servidor.
    Não paga nem mensalidade. Apesar de que tem opção para isso. Mas como ele me disse. Em dois anos nunca precisou de nada. A prefeitura colocou internet grátis. Ele no início perdeu alguns clientes, mas já voltaram pois o serviço é muito ruim.
    O dele está impecável. O que aconteceu? Com a idéia da internet grátis, muita gente se aventurou e comprou um computador. Como não andou, foram tudo para o colo dele.

    Acho que é por aí que o Osmano levantou a questão. Existem sim outras soluções que não seja o mikrotik.

    Não tem solução melhor ou pior. Vai depender da necessidade e das condições técnicas locais.
    Antes que alguém me critique, eu uso mikrotik e está rodando muito bem. Entendo pouco mas tenho gente de casa que faz o suporte.
    Vou dar um exemplo.
    Conheço uma pessoa que é muito boa em mikrotik. Servidor bem configuradinho, cheio de regras para tudo. Mas o provedor dele é uma m..... O cara entende muito de redes e roteamento. Mas não entende nada de RF.
    O mikrotik não resolve todos os problemas. Pode estar redondinho, mas lá fora a coisa não está bem e não anda.
    Logicamente que tem soluções prontas que não atendem. Daí vai de cada um pesquisar e decidir.

  12. #32
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Eu concordo com o 1929, você sabendo se virar com o mikrotik você não fica refém de ninguem. Já usando titan, myauth entre outros que tem no mercado você fica refém pois os código é criptografados e não tem muita flexibilidade. Fora o preço que queira ou não é um otimo preço e requer pouco hardware para um bom funcionamento.
    Estamos falando somente destes ou do Mikrotik também? Pelo que eu sei um sistema todo compilado e ainda com uClibc não é nenhuma tentativa de ter tudo 'criptografado' e não ter flexibilidade... né?

  13. #33
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    Citação Postado originalmente por danilosceu Ver Post
    ligue pra 100 provedores e perguntem com que sistema eles trabalham, a maioria vai responder MIKROTIK, a outra parte nao vai saber te falar, sabe oque isso se chama propaganda, marketing bem feito, bfw pode ate ser melhor que o mikrotik por exemplo, mais nao tem propagacao, entao te digo que nao e por um ser melhor que outro e sim por marketing e moda, ate surgir a moda de kde gnome etc, vai ser mikrotik.
    Ter algo só porque todo mundo tem não me parece lógico...
    Quero solução, e não ser igual a maioria.

  14. #34
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tá aí. Exatamente o que eu queria dizer. O dono precisa tempo para se envolver com outros aspectos da administração. Não é só mikrotik. Tem banco, tem papelada, etc etc.
    Tem o forum para conversar com os amigos, porque afinal ninguém é de ferro.

    Tem situações que é melhor ficar refém de um desenvolvedor.

    Como eu disse, para muitos ter o prazer de fazer a criança nascer e criar ela, ou seja começar do zero com o servidor, representa muito. Satisfação pessoal, a sensação de ter todo o controle nas mãos, etc etc.

    Já para outros, que não tem tempo ou mesmo conhecimento, ficar refém de uma solução pronta pode ser a saída.
    O exemplo que citei do Titan, me chamou a atenção. O companheiro lá não esquenta a cabeça com servidor.
    Não paga nem mensalidade. Apesar de que tem opção para isso. Mas como ele me disse. Em dois anos nunca precisou de nada. A prefeitura colocou internet grátis. Ele no início perdeu alguns clientes, mas já voltaram pois o serviço é muito ruim.
    O dele está impecável. O que aconteceu? Com a idéia da internet grátis, muita gente se aventurou e comprou um computador. Como não andou, foram tudo para o colo dele.

    Acho que é por aí que o Osmano levantou a questão. Existem sim outras soluções que não seja o mikrotik.

    Não tem solução melhor ou pior. Vai depender da necessidade e das condições técnicas locais.
    Antes que alguém me critique, eu uso mikrotik e está rodando muito bem. Entendo pouco mas tenho gente de casa que faz o suporte.
    Vou dar um exemplo.
    Conheço uma pessoa que é muito boa em mikrotik. Servidor bem configuradinho, cheio de regras para tudo. Mas o provedor dele é uma m..... O cara entende muito de redes e roteamento. Mas não entende nada de RF.
    O mikrotik não resolve todos os problemas. Pode estar redondinho, mas lá fora a coisa não está bem e não anda.
    Logicamente que tem soluções prontas que não atendem. Daí vai de cada um pesquisar e decidir.
    Humm, bom bom. É, admito, a questão do tempo é muito importante, mas isso não é garantia que no mikrotik seja rápido, só para a maioria (tem que ser do contra né?)

    Tem sempre que se analisar o caso, e não tacar o Mikrotik como Solução Final (afinal não somos preconceituosos e não acreditamos em programa superior)
    Última edição por osmano807; 12-01-2011 às 11:37.

  15. #35
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    É, estão começando a me convencer.
    Bater na mesma tecla da facilidade não é o caminho... Facilidade é relativa.
    Poupar tempo do provedor? Sim, poupa. É fácil? Deve ser, não vi diferença com outras soluções. Não dá problema porque é tudo embarcado? Releiam...

    Citação Postado originalmente por Pupa Ver Post
    bom vou deixa aqui minha Experiência

    por que usar mkt hj
    um dos pontos que eu acho e tipo nao tem nenhum software bom hj na net de questao de gerenciamento de clientes que funcione com outro OS (acho um ponto negativo isso )
    esse e que eu acho um ponto positivo somente isso .

    agora o bixano pra deixa a gente sem dormi esse mkt da vida dio o santo .
    estou pensando em voltar como antigamente que nao avia o mkt eh usar o Freebsd nas torres era coisa que a gente configurava uma veiz soh eh nao mexia mais , o mkt nunca vi funciona lah durante 1 2 meses direto sem problema ai quando menos v tah encomodando perdendo pacote aquelas coisa toda , aqui jah ate sei quando isso acontece eh soh ir lah e dar um reboot na RB eh pronto nao encomoda mais nao .
    outra coisa tem gente que fala a mkt tem o hotspot tah e dai ? pra quem nao sabe existe o monowall ele faiz a mesma coisa que o MKT na questao hotspot e digo melhor , usei por muitos anos o mesmo eh nunca encomodo .
    outro a mkt tem cache faiz de configurar :S da ate medo de pensar nele o coisinha pra nao funfar direto.

    abarço

  16. #36

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Estamos falando somente destes ou do Mikrotik também? Pelo que eu sei um sistema todo compilado e ainda com uClibc não é nenhuma tentativa de ter tudo 'criptografado' e não ter flexibilidade... né?
    Com certeza. Existem N soluções. Por isso achei muito apropriado a questão que voce levantou.

    Mas só pensei no usuário que não tem tempo ou conhecimento para ficar na frente do servidor e talvêz não tenha como contratar uma pessoa para ficar ali disponível.

  17. #37
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    Bom não vou me alongar mas defino Mikrotik como um sistema pronto (fechado onde usúario não pode causar problemas fuçando) e de fácil utilização para qualquer usuário leigo ou não.
    Claro que conforme se precisa avançar em configurações o mesmo e necessário em conhecimento.
    Temos de ser justos se o pessoal em geral não da conta nem de instalar o linux com ssh.
    É muito mais fácil por um PPPoe ou Hotspot com Controle de Banda no Mikrotik do que direto no linux.

    Então defino como maior peso o item facilidade.

  18. #38

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    Com certeza facilidade para quem esta iniciando no segmento provedor.. depois q pega nao larga mais... ( passo a passo é mais simples ) .. Unix´s da vida podem ter solucoes parecidas... mas nao vem de "fabrica" com tudo pronto como em um mikrotik.. fazer hotspot etc.. Levantar um hotspot em um linux da muito mais trabalho e demanda mais conhecimnto .. por exemplo.

  19. #39

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    muita gente usa mikrotik por ser mais facil de aprender e mexer em relaçao aos outros... mas a maioria eu acredito q tbm queria ter um conhecimento fodastico para fazer seu proprio servidor da forma q deseja... as vezes nem tem muito tempo pra isso... logo, se agarra no mikrotik. naum duvido q muita gente saiba q tem coisa melhor ou igual... cada um q use oq quizer...

  20. #40

    Padrão Re: Porque usar Mikrotik RouterOS?

    O quesito facilidade conta bastante, Gerenciamento de alto nivel na parte wireless conta bastante em relação ao que temos no mercado hoje e antes.
    Investimento não em Marketing mas em Training. Como fazem as gigantes (Cisco).