+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida no Gerenciamento

    Olá Colegas,

    Gostaria da opnião dos colegas aqui presentes para podermos alterar nosso gerenciamento, atualmente temos cerca de 8 pops com RB 433AH e cartoes R52 em todos os pops com media de 300 - 400 clientes online, esses clientes estao distribuidos em dois servidores RB1100 e fazem toda as autenticação via RADIUS atraves do sistema VIGO toda essa rede esta em BRIDGE e estamos pensando em alterar esse senario.
    Estamos pensando em rotear a rede e deixar como servidor cada rb433ah em cada pop, dessa forma as rb1100 não seria mais o nosso gateway e ficaria apenas o servidor radius (vigo) em conjunto com cada pop, gostaria da opinião de voces lados positivos e negativos, pois o trabalho é grande e temos que planejar bem para não fazer errado

    Desde já agradeço

  2. #2

    Padrão Re: Duvida no Gerenciamento

    Ninguem para dar uma nobre opinião....

  3. #3

    Padrão Re: Duvida no Gerenciamento

    Amigo, tenho aqui esta topologia que vc está falando uso PPPoE, todos os meus POP's tem MKT lah eu faço tudo, autenticação, firewall, NAT (hoje não eh meu caso, pois agora tenho ASN) e os meus WDS estão ligados direto na rede válida.

  4. #4

    Padrão Re: Duvida no Gerenciamento

    utlizo essa topologia a algum tempo sem problema.
    uso roteamento diretamente no pop, com hotspot e autenticação via radius.
    uso também o protocolo de roteamento ospf para a troca dinâmica das rotas.
    recomendo a utilização dessa topologia sempre...

  5. #5

    Padrão Re: Duvida no Gerenciamento

    Citação Postado originalmente por geovane Ver Post
    Amigo, tenho aqui esta topologia que vc está falando uso PPPoE, todos os meus POP's tem MKT lah eu faço tudo, autenticação, firewall, NAT (hoje não eh meu caso, pois agora tenho ASN) e os meus WDS estão ligados direto na rede válida.
    Obrigado Geovane,

    Mais vc enfrentou algum problema, o meu maior medo é quando a rede crescer mais e mais e derepente ter que gerenciar 20 ou 30 rbs(gateway) na rede é o que mais me preocupa...

    Mais uma vez obrigado...

  6. #6

    Padrão Re: Duvida no Gerenciamento

    Citação Postado originalmente por iverton Ver Post
    utlizo essa topologia a algum tempo sem problema.
    uso roteamento diretamente no pop, com hotspot e autenticação via radius.
    uso também o protocolo de roteamento ospf para a troca dinâmica das rotas.
    recomendo a utilização dessa topologia sempre...
    Obrigado Iverton,

    Colega eu estou quase convencido... tenho medo do gerenciamento, pois montei um plano de expansao para o meu provedor e ate o meio do ano pretendo chegar a mais 6 cidades e me preocupo com a quantidades de gateways (RBs) que terei... vc sente dificuldades no gerenciamento já que o mesmo não é centralizado diretamente...

    Mais uma vez obrigado!!!!

  7. #7

    Padrão Re: Duvida no Gerenciamento

    Olha!!!
    Tenho mais de 30 pop's assim e não tem problema, faço backup de tudo todos os dias automaticamente, preferi assim pq deste jeito não tenho que colocar uma RB1000 ou um Computador para fazer a autenticação, do jeito que está fica tudo descentralizado.
    Me adiciona no msn geovane arroba sdnet com br

  8. #8

    Padrão Re: Duvida no Gerenciamento

    não sinto deficuldade nenhuma amigo, acho que isso decomplica a rede um monte.
    terá várias redes onde com um monitoramento snmp, como o cacti, terá na hora todas as caracteristicas dessa rede e poderá saber exatamente o que se passa no local, assim como se tiver algum problema em um ponto de acesso ele será apenas neste local, pois ja tive problemas e, rede bridge, onde um cliente com o radio zicado derrubava toda a rede, mas toda a rede mesmo, até conseguirmos achar o infeliz foi um pois ficavamos até sem acesso aos pops, uma loucura. sem mais delongar acho que com um bom monitoramento terás uma topologia onde teu unico emcomodo será monitoramento dela.