+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Legalizar PTP particular

    Boa tarde Pessoal.

    Então, tenho um ponto a ponto particular com repetidora, uso equipamentos da ubiquiti (rocket m5 + rocket dish 30), tudo está homologado e com o selo da anatel. Uso este ponto a ponto para troca de arquivos e sistema entre duas empresas diferentes, porem do mesmo grupo e proprietários, não compartilho internet neste enlace. Já ouvi falar em alguma parte do forum sobre este tipo de licenciamento, sei que existe uma licença especifica para isto e não é a SCM. Como proceder para legalizar isto junto a anatel?

    Desde já agradeço a todos pela colaboração.

  2. #2

    Padrão Re: Legalizar PTP particular

    Creio q vc não precise de licença não amigo!!

  3. #3

    Padrão Re: Legalizar PTP particular

    Pesquisando mais a fundo descobri que exite uma licença chamada SLP (serviço limitado privado).
    Será que se aplica neste meu caso? para que serve essa tal de SLP?
    Não quer ter o risco de ser fiscalizado e ter tudo lacrado.

  4. #4

    Padrão Re: Legalizar PTP particular

    Prezado,

    Realmente não sei se é necessário uma licença.

    Na dúvida consulte a LocalNet www.local.net.br o pessoal pode lhe dar uma ideia e acredito que se for necessário eles podem até mesmo legalizar isso pra voce junto a ANATEL.

    Boa sorte e posta ai o resultado.

  5. #5

    Padrão Re: Legalizar PTP particular

    o melhor seria ligar no 133 da anatel, o pessoal esclarece tudo numa boa, afina, estão la para isto.

  6. #6
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Legalizar PTP particular

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    o melhor seria ligar no 133 da anatel, o pessoal esclarece tudo numa boa, afina, estão la para isto.
    É isso mesmo, não tem lugar melhor que perguntar direto na anatel.

  7. #7

    Padrão Re: Legalizar PTP particular

    Amigo a alguns anos tive uma denuncia em minha torre e fui até a ANATEL para responder a denuncia.
    Quando conversei com uma atendente dentro da ANATEL responsavel pela parte de denuncias aleguei ser um PTP, assim ele me instruiu a descrever minha estrutura e disse que se realmente fosse PTP e o link estivesse em meu nome e o endereço de recepção estivesse sendo utilizado sem fins lucrativos ou pra min mesmo eu não teria problema.
    Ainda assim ele disse que com defesa ou sem eles iriam averiguar.

    Ou seja PTP não precisa licença, amanha estou indo na ANATEL para dar entrada em minha SCM vou perguntar sobre seu caso e posto aqui ok

  8. #8

    Padrão Re: Legalizar PTP particular

    Boa tarde.

    Obrigado Salvato, aguardo seu post.

    Liguei na anatel, a pessoa que me atendeu estava totalmente perdida, pediu para explicar melhor e me colocou na espera como sempre. Então quando retornou perguntou qual tipo de equipamento estava usando e para que fim utilizava, expliquei que eram equipamentos homologados e regulamentados e utilizava somente para interligação das redes de duas empresas sem internet no enlace, novamente me colocou na espera. Ao retornar novamente fez todo meu cadastro, e me disse que abriu uma solicitação de informação junto a anatel e que no prazo de 5 dias irião me contactar para a resposta. Agora estou aguardando.

    Qualquer nova informação irei postar aqui.

    Qualquer ajuda é bem vinda.

    Obrigado a todos.

  9. #9

    Padrão Re: Legalizar PTP particular

    Não é necessário, pois os fiscais vão averiguar antes de te visitar se voce esta comercializando link através do seu ptp ou não. Não achando provas vão apenas perguntar e ir embora.

  10. #10

    Padrão Re: Legalizar PTP particular

    No meu caso foram na denuncia viram apenas uma antena nem subiram tiraram fotos e nunca mais voltaram la. A unica coisa é que nao deram baixa nem satisfação até hj quando vou no site e vejo o protocoloa ele esta la parado a ultima vez que mecheram foi em 5/08 /10

  11. #11

    Padrão Re: Legalizar PTP particular

    Citação Postado originalmente por gsoares Ver Post
    Boa tarde.

    Obrigado Salvato, aguardo seu post.

    Liguei na anatel, a pessoa que me atendeu estava totalmente perdida, pediu para explicar melhor e me colocou na espera como sempre. Então quando retornou perguntou qual tipo de equipamento estava usando e para que fim utilizava, expliquei que eram equipamentos homologados e regulamentados e utilizava somente para interligação das redes de duas empresas sem internet no enlace, novamente me colocou na espera. Ao retornar novamente fez todo meu cadastro, e me disse que abriu uma solicitação de informação junto a anatel e que no prazo de 5 dias irião me contactar para a resposta. Agora estou aguardando.

    Qualquer nova informação irei postar aqui.

    Qualquer ajuda é bem vinda.

    Obrigado a todos.
    Amigo, pode ter certeza que antes dos 5 dias uteis vão te ligar e dar a resposta correta para você, minha ultima consulta foi da mesma forma,

  12. #12

    Padrão Re: Legalizar PTP particular

    Obrigado pela colaboração e experiencia de todos.

    Agora ficou uma duvida, para que serve essa licença SLP?
    Que ela existe tenho certeza que sim, pois tem no site da anatel.
    Lá no site não dá para entender muito bem.

    Alguem pode me explicar melhor?

  13. #13
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Legalizar PTP particular

    amigo não teras dores de cabeça com esses equipamentos ..
    é somente para troca de arquivos ...
    alem de ter homologaçao .....

  14. #14

    Padrão Re: Legalizar PTP particular

    Olá , meu nome é Santiago,
    no seu caso como você usa freqüência até 5.8 e faz uso particular de internet e tem equipamentos homologados, você não precisa de nenhuma licença. A ANATEL exige licença (SLP) para frequência acima de 5.8. E quanto a licença SCM, a ANATEL exige quando você transmite sinal para cliente final e cobra por isso.
    Portanto no seu caso vce não precisa de nenhuma das duas.
    MSN: [email protected]

  15. #15

    Padrão Re: Legalizar PTP particular

    Olá , meu nome é Santiago,
    no seu caso como você usa freqüência até 5.8 e faz uso particular de internet e tem equipamentos homologados, você não precisa de nenhuma licença. A ANATEL exige licença (SLP) para frequência acima de 5.8. E quanto a licença SCM, a ANATEL exige quando você transmite sinal para cliente final e cobra por isso.
    Portanto no seu caso vce não precisa de nenhuma das duas.
    MSN: [email protected]

  16. #16

    Padrão Re: Legalizar PTP particular

    Boa tarde...

    Recebi o retorno da anatel hoje, que por sinal é horrivel.
    A atendente não sabia me exlicar nada, e estava apenas lendo uma resposta, como se fosse um texto.
    Segundo a consulta na anatel é necessario a licença SLP (serviço limitado privado).
    Porem acho ainda que houve algum equívoco nesta historia toda.
    Na segunda-feira vou pessoalmente ao posto de atendimento da anatel tirar esta duvida.

    Assim que conseguir maiores informações posto aqui.

    Obrigado a todos até o momento.

  17. #17

    Padrão Re: Legalizar PTP particular

    Hoje estive na ANATEL e segundo informações o PTP não precisa de licença desde que não esteja sendo vendida a internet.
    Pode existir internet no enlace mas tanto ambas devem ser para uso do assinante.
    E os produtos devem ser homologados.