+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Iniciante - Montagem Rede Provedor

    Pessoal, preciso de ajuda para configurar a rede do meu pequeno provedor. Já está em funcionamento com clientes autenticando em PPPOE e HOTSPOT. Segue como está hoje.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar.JPG
Visualizações:	332
Tamanho: 	65,4 KB
ID:      	62502

    Estou achando esta configuração de ips muito confusa. Estou tendo alguns problemas tipo:

    1 - Não consigo acessar o groove (bridge) pelo winbox estando com meu notebook na wlan1 conectado via hotspot
    2 - Não tenho acesso ao rádio dos clientes pelo notebook. Coloquei a interface wan deles no ip 192.168.0.1 e pra acessar o radio deles tenho que logar na rede deles.
    3 - A RB é quem faz toda a autenticação. Seria melhor deixar os grooves fazerem este trabalho?

    Queria ouvir de vocês sugestões de melhorias. Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Iniciante - Montagem Rede Provedor

    Dica, não deixa IP (Esse ip na ether vira gateway) nas portas de pppoe e hotspot, se tiver algum cliente esperto e configurar ip manual na maquina/roteador ele vai navegar sem limite de ponta, o pppoe/hotspot já seta o gateway automatico.

    Sobre os groove você não colocou em qual faixa de IPs eles estão, então não tenho como dizer diretamente, pode ser que a faixa seja outra.

    O ideal nesses groove é você fechar vlan com a RB951.
    EX:
    Groove 1: vlan100
    ether2: vlan100

    Groove 2: vlan200
    ehter3: vlan200

    Em pppoe server criar em cima de cada vlan. Assim você não tem broadcast de uma rede/ether na outra.


    Citação Postado originalmente por djfcg Ver Post
    Pessoal, preciso de ajuda para configurar a rede do meu pequeno provedor. Já está em funcionamento com clientes autenticando em PPPOE e HOTSPOT. Segue como está hoje.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar.JPG
Visualizações:	332
Tamanho: 	65,4 KB
ID:      	62502

    Estou achando esta configuração de ips muito confusa. Estou tendo alguns problemas tipo:

    1 - Não consigo acessar o groove (bridge) pelo winbox estando com meu notebook na wlan1 conectado via hotspot
    2 - Não tenho acesso ao rádio dos clientes pelo notebook. Coloquei a interface wan deles no ip 192.168.0.1 e pra acessar o radio deles tenho que logar na rede deles.
    3 - A RB é quem faz toda a autenticação. Seria melhor deixar os grooves fazerem este trabalho?

    Queria ouvir de vocês sugestões de melhorias. Obrigado.

  3. #3

    Padrão Re: Iniciante - Montagem Rede Provedor

    Sim. Correto. Falei no caso de ele usar pppoe e hotspot na mesma porta.

    Porém não colocar acredito ser o mais indicado. Assim evita até consunir processamento com o uso de firewall ou regras de filtro. Pra gerência pode usar uma faixa de IP sem masquerade.