Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    Eu queria muito saber o comportamento com esses escudos...

    Onde comprar, direto com a RFarmor.com - 99 dolares + frete (Kit com 4). Ja comprei um shield de rocket com eles uma vez...

  2. #22

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Na situação atual, com 4 até vai, pois os Nanos são danados no respeito aos 60º do datasheet. Eles emitem para todo lado. Logicamente que para a retaguarda é menor a irradiação, mas existe. Assim, para clientes próximos é quase como que fosse uma omni.
    Se a proposta destes escudos for para isolar os lóbulos posteriores e dar mais direcionalidade , então na prática, 4 já não dará a cobertura desejada. Vai precisar ter mais Nanos para fechar os 360º
    Está faltando mais informações sobre diagrama após a aplicação do escudo.

    Filzek, os primeiros Nano que comprei foi contigo, no tempo da UsaImport. E já naquela época conversamos sobre um refletor para Nano justamente para evitar estes lóbulos indesejados. Mas me lembro que o teu projeto esbarrou em custos. O que hoje pode ser considerado barato, naquela época, quando um Nano custava o olho da cara, acrescentar mais um escudo encareceu e isso fêz que tu desistisse do projeto.
    A maioria dos provedores não teria demonstrado interesse e por isso os custos de produção não compensariam.

    Outra informação que está faltando para o companheiro poder decidir sobre este escudo proposto, é o preço e onde estão disponíveis.
    La no forum da ubnt tão dizendo que o shield da RFArmor não altera as caracteristicas originais da antena... Eu pessoalmente acho que altera sim, no sentido de pelo menos manter os 50 ou 60 graus originais, ai acaba que vou ter que usar mais nanos. Eu to pensando em fazer o seguinte, utilizar um num tubo, 6 ou 7 nanostations, cada uma com shield e em teoria cobrindo 50 graus, cada nano em uma posição, altura, diferente no tubo, afastada uma pouco uma da outra. Meu medo é ter esse gasto todo, ainda tem o gasto do Switch POE pq não quero descer tantos cabos, quero descer só um cabo... Um Tough switch de 8 portas ta 700 pila!! Num sei se vale a pena tanto gasto para manter em 2.4GHz. Se eu mudar pra 5GHz, vou ter que mudar clientes e alguns com visada comprometida não vao ter acesso.

  3. #23

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Em 2.4Ghz já montei um com 6 peças e foi descepcionante, porém em 5.8GHz não sei dizer porque nunca fiz mas acredito que é montar uma usina nuclear de interferencia, assim que removemos e colocamos paineis hyperlink e routerboard, tudo funcionou 100%. O que poderia tentar é usar os paineis normalmente com bullet para facilitar a manutenção e ficar uma instalação mais limpa. Aqui temos alguns paineis de 5.8Ghz com bulletM5 e funcionam que é uma beleza.

    Quantos clientes simultaneos vc consegue em cada bullet em 5,8 e qual antena setorial vc utiliza?

  4. #24

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    Amigo pode colocar o cluster com Nanostation M5 que irá funcionar muito bem, temos aqui 4 Nanostation M5 em uma torre trabalhando a mais de 2 anos e nunca tivemos problemas qualidade 100%, o cliente mais distante que temos instalado tem 1.4KM de distancia com sinal -62 usando Nanostation Loco M5, e vamos colocar mais uma Nanostation M5 pra desafogar um Nanostation M5 que está chegando a 75 clientes conectados isso é muita coisa pra um ap desse porte segurar, mas está dando conta do recado eu cheguei a fazer um teste de velocidade com minha banda em casa liberada e eu estou conectado a esse AP com os 75 cliente conectados e chegou a passar em horário de pico 32Megas a 42Megas que pena que perdi a screen desse teste. mas não vamos abusar dele e estaremos colocando mas um Nanostation M5 pra dividir um pouco esses clientes.

    Aqui vai a screen de um teste que fiz no mesmo dia mas esse teste foi depois de meia noite tinha uns 40 clientes conectados na lista do ap mas nem todos estavam utilizando a internet no momento, se alguém gostou do desempenho de um ap como a Nanostation M5 é só comentar.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste mk.jpg
Visualizações:	359
Tamanho: 	122,6 KB
ID:      	50362Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste.jpg
Visualizações:	378
Tamanho: 	71,9 KB
ID:      	50363

  5. #25

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    Deixa eu fazer algumas perguntas...

    O local onde está esse POP tem poucas redes em 5 giga, né? Creio que sua auto-interferência não seja suficiente pra prejudica-lo devido esse fator, mas só to chutando aqui. O Throughput está muito bom, você usa os canais em 20MHz, certo? Quais canais você tá usando? Quantas redes de concorrentes seus nanos captam? Qual a distância cada nano está um do outro? Você usa algum tipo de shield neles? Pq eles jogam sinal pra todo lado por uma boa distância...Estou perguntando por mera curiosidade.

    Valeu!

  6. #26

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    Deixa eu fazer algumas perguntas...

    O local onde está esse POP tem poucas redes em 5 giga, né? Creio que sua auto-interferência não seja suficiente pra prejudica-lo devido esse fator, mas só to chutando aqui. O Throughput está muito bom, você usa os canais em 20MHz, certo? Quais canais você tá usando? Quantas redes de concorrentes seus nanos captam? Qual a distância cada nano está um do outro? Você usa algum tipo de shield neles? Pq eles jogam sinal pra todo lado por uma boa distância...Estou perguntando por mera curiosidade.
    Amigo no local a onde atendemos não temos concorrência em 5.8Ghz só tem um ponto de repetição em 5.8Ghz de um provedor do centro só pra atender uma escola esquema de politica, aqui usamos os canais mais alto 5825, 5785, 5765, 5745 e temos na mesma torre saindo 2 ponto-a-ponto com Nanobridge M5 WDS com canal 5800 e 5790, usamos canais em 20Mhz a distancia de cada AP estão todas fixadas direto na torre sem muita distancia mas nunca nos causou problemas, talvez em breve iremos distanciar elas um pouco, não usamos nenhum tipo de proteção nas costa das Nanostation M5 não, temos cliente com distancia de 1.4KM com sinal -62 usando Nanosation Loco M5.

  7. #27

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    Notei logo q a concorrência era pouca ou nula. Tomara, pra você, que enquanto vc tiver aí, seja sempre assim! Quando começarem a usar canais que você usa e quanto mais fizerem isso, a coisa começa a ficar pior e o throughput nunca é mais o mesmo. Como eu queria trabalhar assim, com uma frequência só minha! Assim é só o ouro!
    Obrigado pela resposta!