Página 6 de 6 PrimeiroPrimeiro ... 23456
+ Responder ao Tópico



  1. #101

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Colocar os nano direto na bateria que é usada para ter autonomia de energia ajuda nas descargas eletrica ou não pois antes da descarga eletrica chegar na bateria teria que entrar no carregador da bateria, isso procede?
    quanto a mudar a porta lan eles deveriam ver se e possivel pois e dificil vc fazer cada cliente aterrar a sua casa.e so uma opnião pois eu gosto dos nanos mais as portas lan queimar facil e o unico defeito significativo nos ubiquiti.
    Última edição por wala; 21-02-2011 às 07:38.

  2. #102

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Colocar os nano direto na bateria que é usada para ter autonomia de energia ajuda nas descargas eletrica ou não pois antes da descarga eletrica chegar na bateria teria que entrar no carregador da bateria, isso procede?
    quanto a mudar a porta lan eles deveriam ver se e possivel pois e dificil vc fazer cada cliente aterrar a sua casa.e so uma opnião pois eu gosto dos nanos mais as portas lan queimar facil e o unico defeito significativo nos ubiquiti.
    Bom, na maioria das vezes a descarga de um raio é tão grande que "salta" mesmo com a utilização de protetores de surto a gaz (entre os mais rapidos do mercado), então uma fonte a mais ou a menos não deve fazer tanta diferença na proteção do circuito, mas em todo caso, uma boa fonte com fusivel é uma proteção a mais, se não fizer bem, mau também não faz, mas o que realmente protege um sistema de surtos elétricos naturais é o devido aterramento do sistema com a utilização de para-raios completamente isolado seguindo todas as normas tecnicas cabiveis.

    Mas na questão especifica da queima das portas dos equipamentos da UBNT, pra mim ainda não está claro qual a origem da variação elétrica que causa a pane. Ainda não sei se o problema é fruto exclusivamente de descargas atmosféricas, que neste caso seria a corrente sendo gerada na CPE e descendo para a terra (ou subindo).
    Outro fator a se estudar é se a descarga é oriunda da rede elétrica (um raio nos postes da vizinhaça), que venha causando os problemas.

    Mas na minha experiencia, tendo a crer que o problema seja de fabricação e antes das criticas eu explico porque:
    Tenho bairros onde atendo 10 a 15 casas uma ao lado da outra, todas sem tomadas com aterramento, e acontece de no meio delas um equipamento simplesmente parar de funcionar em dia de céu claro sem sinal de raios. Ainda assim acreditando que fosse um raio em um sistema não aterrado, pelo que meus anos de experiencia me ensinaram, o raio com toda certeza deixaria sinais de sua passagem.
    Um raio dissipa parte de sua energia em calor, e quem já viu um cabo LMR1000 quase da largura de um braço se contorcer e fundir sua malha em torres de celular como eu já vi, sabe do que estou falando.
    Mesmo que fosse uma descarga muito baixa, e ainda assim o fino cabo de rede apresentaria alguma deformação, ou o POE deveria parar de funcionar após o surto, ou outros equipamentos deveria queimar no mesmo instante (pois se a descarga desceu pelo cabo e não queimou nem o POE nem o estabilizador do cliente, com toda certeza ela OBRIGATÓRIAMENTE tem que ter entrado na grade elétrica).

    Por outro lado, se a descarga fosse fruto da rede elétrica externa, com TODA CERTEZA ela deveria ter queimado os outros UBNT da vizinhança que estão na mesma rede elétrica, e isso não acontece.

    Pra mim (pessoalmente e sem querer despertar a ira de ninguém), todas as essa panes tem relação com descargas causadas por simples cargas estáticas (do proprio atrito do vento com o equipamento), mas uma variação estática deveria ser facilmente suportada por uma porta ETH, fato comprovado simplesmente pela quantidade de antenas de grade muito maiores (com mais area de arrasto) e sem maiores problemas por praticamente todos os provedores do Brasil.

    Enfim, mesmo que as instalações brasileiras tenham alguma parcela de culpa, a UBNT também tem uma grande responsabilidade sobre tantas panes, e provas disso são que existem muitos casos e relatos de queimas também no exterior, e o fato da propria UBNT aceitar RMA desses problemas independente dos resallers de qualquer lugar do mundo.

  3. #103

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Boa tarde,

    A Flytec possui dois componentes para reposição, o M-tek e o Kendin. Analisando o datasheet, verifiquei que os componentes exercem funções totalmente distintas. Um deles é o PHY (KS8721B/BT) o qual codifica/decodifica o sinal digital através de sua interface MII para Manchester ou 4B/5B, e o outro é apenas um Trafo Ethernet(h16125mcg). Como ainda não possuo um equipamento deste com problemas para fazer uma análise mais aprofundada do hardware e verificar o que realmente está queimando (PHY ou TRAFO?), então peço ajuda aos colegas aqui do forum para saber qual dos chips está dando problemas ou se é ambos.

    []'s
    Daniel
    Última edição por owner; 21-02-2011 às 13:35. Razão: Ortografia

  4. #104

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Esses componentes (kendim e Mtek) não são contantes em todos os modelos.
    Se não me falha a memória, o NS2 tem ambos, Bullets 2 e Airgrids M5 tem apenas o Mtek, já o Loco M5 não tem nenhum dos dois, outros modelos ainda não abri.

    Depois de aberto, pra trocar é preciso ter uma estação de rebaling para fazer o serviço, pois as soldas são muito pequenas, e com a estação o Mtek é até facil de trocar, já o Kendim o cara tem que ter talento, porque a solda é minuscula (eu não consegui).

    Dos 03 bullets2 e 02 airgrids M5 que troquei o Mtek, apenas um bullet e uma airgrid "voltou a vida", os outros continuaram do mesmo jeito.

  5. #105

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por rjunior543 Ver Post
    Esses componentes (kendim e Mtek) não são contantes em todos os modelos.
    Se não me falha a memória, o NS2 tem ambos, Bullets 2 e Airgrids M5 tem apenas o Mtek, já o Loco M5 não tem nenhum dos dois, outros modelos ainda não abri.

    Depois de aberto, pra trocar é preciso ter uma estação de rebaling para fazer o serviço, pois as soldas são muito pequenas, e com a estação o Mtek é até facil de trocar, já o Kendim o cara tem que ter talento, porque a solda é minuscula (eu não consegui).

    Dos 03 bullets2 e 02 airgrids M5 que troquei o Mtek, apenas um bullet e uma airgrid "voltou a vida", os outros continuaram do mesmo jeito.
    Gostaria de fazer uma engenharia reversa em um destes equipamentos da ubiquiti, de preferência nos modelos da série M.
    Se você estiver disposto a vender um destes equipamentos com defeito ou até mesmo cede-los para que eu possa estuda-los e posteriormente postar minhas conclusões sobre o estudo neste forum, ficaria agradecido.

    []'s
    Daniel

  6. #106

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Rapaz, os que eu não consegui consertar, um eu mandei pra UBNT trocar e estou esperando voltar, os outros joguei fora. Se algum outro der pane eu te dou ele e você paga só o frete (mas tomara que demore. hehehehehe).

  7. #107

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    o meu Skype, MSN e e-mail não param de fazer "flóp", "Pan-nan-nan" e "bilummm"... Daí, eu também sou um apaixonado/cabeçudo e dá no que deu nesse post

    Abraço,

    ZéAlves
    Hehehehe, entendo sua posição.
    É difícil ser honesto e ter 100% de aprovação, mas as melhores pessoas são assim mesmo! Agradam uns e desagradam muitos outros.
    E vamos pra luta.
    Parabéns Zé Alves, aprendo muito com seus tópicos.
    Última edição por armc_2003; 24-02-2011 às 19:06. Razão: Erro grosseiro de português.

  8. #108

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Beleza, é uma satisfação poder ajudar.

    Abraço.

  9. #109

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    realmente concordo com o pesaoal , tenho mais de 900 aps realtek, e se troquei 5 em 4 anos por problemas de lan, foi muito, agora das 300 ubiquiti, * nano, e principalmente bullet* em memos de um anao ja troquei mais de 30, lan que nao funciona, nao da boot, fica reiniciando, ect, desmonto e conserto os que da , acho quem tem que rever isso e a ubnt e nao nos, e aqui uso cabo blindado, tudo furokawa e cabo cat5 nao faz diferenca, queima com qualquer um deles. e as airgrid de poe usb foi uma brincadeira da ubnt, tanto que retiraram do mercado, acho que teriam que rever o projeto das lan, e aqui tb acontece das rocket ficarem pasndo trafego de 10Mbs e mostra cone3ctada a100Mbps. Fora isso estou trocando quase tudo pra airgrid M5 , sao exelentes fora ese problema.

  10. #110

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Gente, acho que mudou totalmente o foco do assunto, se da problema se queima, acho que o foco aqui seria ajudar o colega a conseguir transmitir o trafico necessario, bom, sera que no caso dele, vamos supor, se utilizar dois RocketM5 de um lado e mais dois do outro, a interferencia seria muita alta, ou simplesmente almentaria o trafico, pois acho que sairia mais barato que fibra, e que equipamentos de alto custo, alguem pode responder quero aproveitar o topico para futuro PTP de alto trafico vlw gente e matenha o foco!!!
    (editei meu comentario olha so cabei de le, ahieuhauie, pessoal aqui no under e FERA)
    https://under-linux.org/blogs/geeek/...2230/#comments
    Última edição por pafcok; 26-05-2011 às 06:15.

  11. #111

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    está certo.

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Deixa eu deixar meus 2 centavos:
    IPv4 dá o trabalho de fragmentar pacotes ao rádio. Com IPv6, que usa PMTUD, os hosts negociam o tamanho dos pacotes antes, assim, o equipamento não terá trabalho fragmentando eles, só repassando.
    Se isso acontece no rádio, isso toma processamento dele, certo? Ou to errado?

  12. #112
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por eliask Ver Post
    está certo.
    62 posts depois. Por isso que ainda acredito nesse forum.
    Então, de fragmentação, com IPv6, já te livra um pouco de cpu no rocket.

  13. #113

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Posso estar errado, mas querer enfiar São Paulo dentro de Itu não tem como mesmo... E outra, pra quem tem 500 clientes e uma pá de serviços a manter, não tá na hora de investir em soluções de maior escalabilidade? Dinheiro há, creio eu.

    Imagino que para esse caso o mínimo seria um rádio digital, ou então fibra, que já tá em projeto. Agora, culpar um equipamento BOM porque não correspondeu por algo que ele NÃO foi projetado não tá certo.
    Olha amigo, sou de Itu e concordo que realmente não é possivel colocar SP aqui dentro mesmo, mas por aqui já substituimos microondas (ASGA) por MK MIMO 2x2 + Nv2 com taxa até 100 mega half e 12.000 pps full. Fizemos outro enlace com RB800 e chegamos próximo aos 200 mega full. Agora vamos comprar outro ASGA de redundancia.

    Abraços

  14. #114
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    bom vou postar algumas experiencia com produtos da ubiquit
    tenho um ponto a ponto de 15km com 2 nanobridge com -66 de sinal com uma banda de 120mb half ou seja 60mb full
    outro ptp é de 2km sinal -44 com 8 dbm de potencia esta passando exatamente 99mb full

    este ptp de 2km era com 2 rocketM e era muito sinal pra pouca distancia usava 2 dbm e o sinal era de -32 e passava 100mb full

  15. #115

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    bom vou postar algumas experiencia com produtos da ubiquit
    tenho um ponto a ponto de 15km com 2 nanobridge com -66 de sinal com uma banda de 120mb half ou seja 60mb full
    outro ptp é de 2km sinal -44 com 8 dbm de potencia esta passando exatamente 99mb full

    este ptp de 2km era com 2 rocketM e era muito sinal pra pouca distancia usava 2 dbm e o sinal era de -32 e passava 100mb full
    Benato, acho importante esclarecer uma confusão muito comum entre usuarios aqui do forum e inclusive sua e até de pessoas já com experiencia em nosso ramo:

    NÃO EXISTE CORRELAÇÃO ENTRE 120MB HALF E 60MB FULL. A principio, nenhum produto da UBNT trabalha realmente em regimes full duplex. Full duplex quer dizer que você é capaz de trafegar por exemplo 60mbps tanto em upload quanto em download SIMULTANEAMENTE, enquanto que Half Duplex, significa que é possivel trafegar os 60mbps em cada sentido, um de cada vez. É um conceito bastante relevante a nosso meio, e que vale muito a pena ser compreendido.