+ Responder ao Tópico



  1. #41
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    Desculpa a ignorancia, mas trafegar 15 mil pacotes de 1kb é mais pesado do que trafegar 1000 pacotes de 15kb?

    ...

    ?
    Bom, se exemplo ficou meio exagerado, pois pacotes padrão suportado no encapsulamento ethernet são de 1518 bytes. Mais do que isso é fragmentado. Mas vamos analisar, transportar 1000 pacotes de 64bytes (tamanho mínimo padrão ethernet) = 64kbytes e 1000 pacotes de 1500bytes seriam, 1Mbyte. A carga ficou mais pesada, concorda?
    Última edição por sergio; 18-01-2011 às 15:35.

  2. #42
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Enquanto uma pessoa fica na sua insegurança e drama psicológico, milhares de pessoas continuarão felizes com os equipamentos da Ubiquiti (e de outros fabricantes).

    Lide com os problemas conforme eles se apresentam. Você tem 500 clientes hoje? então não se preocupe com os problemas de um provedor de 10.000 clientes.

    ZéAlves


    PS.: Valeu Jadir, você captou o espírito da coisa.
    Zé, eu entendi o que vc quiz dizer, nao foi um problema que deu com 10000 clientes deu agora com 500 online, e nao é por isso que vou deixar de usar os produtos da ubnt, pelo contrario, so que me desepcionei, pode ter sido potencia de mais para 2km, axo que nao, pois quanto maior as antenas melhor e nao nunca relatos de alguem ter colocado antenas de 30dbi em 1km e ter conseguido um resultado pior do que alguem a 15km, caso contrario testes em bancada com nanostationM5 teriam que ser uma porcaria e pelo contrario, sao sempre melhores que em campo, mas so quiz colocar aki no forum a experiencia que tivi, acredito muito na tecnologia da ubnt, fui um dos primeiros na regiao a usar ubnt, todo produto novo que sai to comprando pra testar, sem mesmo ter colocaçao pra ele, so pensei que o rocket dessse conta desse meu link, e nao deu, so pensei como muitos aqui no forum que o rocket aguentaria, e nao passo 10mb, pra min pessoalmente foi uma decepsao, mas bola pra frente, quem sabe daki a pouko nao vem um radinho com 1Ghz de processamento e uns 256mb de memoria .
    Última edição por AltoValeNet; 18-01-2011 às 15:53.

  3. #43

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Oi Sergio.

    Realmente eu concordo contigo. Tem que passar informação e a Ubiquiti sabe que ela precisa melhorar nesse aspecto. O que tem de documentação lá, foi feito por entusiastas.

    Eu estive quase 20 dias em contato com eles e o mais legal que vi lá foi o desejo de entregar um produto completo, que seja fácil de usar e com um preço realmente acessível.

    A empresa é formada por pessoas muito jovens, tenho 42 e me senti o vôzão da turma lá. Os caras passam o dia falando em tecnologia... Como o foco é melhorar o produto, essa parte de documentação vai ficando de lado .

    Estou contigo, eles realmente deveriam investir na organização da informação para o cliente.

    Abraço,

    ZéAlves





    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Olha só Zé Alvez, eu também sou totalmente contra "abraçar uma causa" em favor de marcas e/ou produtos, até porque na área de tecnologia as coisas mudam com bastante freqüência, mas da mesma forma que você menciona sobre os fanáticos por isso ou por aquilo, você o faz, "defendendo com unhas e dentes" o produto que você utiliza. Tente usar OSPF com Rocket para ver que luta é (e não diga que tem que usar OSPF ptp, que tem que desabilitar o multicast, broadcast, pois isso tira todo o "mérito" da praticidade e facilidade do OSPF).

    Isto do OSPF é apenas um exemplo, pois o que quero dizer é; todos tem problemas e nada é perfeito então cada um tem que se adaptar às diversas situações.

    E quanto ao post do AltoValeNet, pode ser N detalhes os problemas relatados, mas PPS, sim é um dado valioso em um bom equipamento de enlace deveria sim o fabricante apresentar todas as tabelas com os cálculos e valores suportados em cada configuração (bridge, nat, roteado) e referenciando os tamanhos de pacotes (tipo N pacotes de X tamanho por segundo, pois isso é praxe em equipamentos como Cisco, Juniper, Motorola, Alvariom, entre outros).
    Última edição por granlabor; 18-01-2011 às 15:58. Razão: 20 dias

  4. #44

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    To sumido eu sei... mas só para constar:

    enlace de 14.56 km 30 mb de banda, muito das vezes 20/10 ou 15/15, picos de 23/23 sem nenhuma perda, á meses.. sem nem piscar, usando rocketm5+dish30. Rede esta com 290 clientes, modo bridge

    tem algo errado aí, óbvio, senão não tinha postado.

    mas lembre-se, seja marca X ou Y, não tome partido negativo ou positivo, existe muito dentro dessa vida de redes e tecnologia.

    com mais tempo, volto aqui e tento ajudar.

  5. #45

    Padrão Re:

    Eu também entendi você.

    Como escrevi no post pro Sérgio, o foco dos caras é inventar coisa nova, esse é o tesão deles. Portanto não é difícil sair um radio mais parrudo num futuro próximo.

    O importante é saber o foco do produto. Se é um backbone super-concorrido é capaz que o produto ainda não esteja pronto pra atender a tua realidade, mas isso não significa que o produto é ruim para todo mundo. Eu sei que não foi isso que você escreveu, mas algumas pessoas entendem dessa forma

    Abraço,

    ZéAlves

    Citação Postado originalmente por AltoValeNet Ver Post
    Zé, eu entendi o que vc quiz dizer, nao foi um problema que deu com 10000 clientes deu agora com 500 online, e nao é por isso que vou deixar de usar os produtos da ubnt, pelo contrario, so que me desepcionei, pode ter sido potencia de mais para 2km, nao vou descordar, mas so quiz colocar aki no forum a experiencia que tivi, acredito muito na tecnologia da ubnt, fui um dos primeiros na regiao a usar ubnt, todo produto novo que sai to comprando pra testar, sem mesmo ter colocaçao pra ele, so pensei que o rocket dessse conta desse meu link, e nao deu, so pensei como muitos aqui no forum que o rocket aguentaria, e nao passo 10mb, pra min pessoalmente foi uma decepsao, mas bola pra frente, quem sabe daki a pouko nao vem um radinho com 1Ghz de processamento e uns 256mb de memoria .

  6. #46
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    To sumido eu sei... mas só para constar:

    enlace de 14.56 km 30 mb de banda, muito das vezes 20/10 ou 15/15, picos de 23/23 sem nenhuma perda, á meses.. sem nem piscar, usando rocketm5+dish30. Rede esta com 290 clientes, modo bridge

    tem algo errado aí, óbvio, senão não tinha postado.

    mas lembre-se, seja marca X ou Y, não tome partido negativo ou positivo, existe muito dentro dessa vida de redes e tecnologia.

    com mais tempo, volto aqui e tento ajudar.
    isso é relativo, pelo tipo de roteamento que vc usa, perfil de cliente, etc, esse meu link foi entre a operadora (oi) e meu provedor, pode ter sido excesso de conexoes simultaneas, pois limito para meus clientes 250, ao contrario de outros que deixao em 30 - 50, meu controle de p2p esta liberado pois axo falta de respeito bloquear algo que prejudique o cliente, cada caso é um caso, aqui na hora que tinha 400 clientes tava dando conta.

  7. #47

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Bom, se exemplo ficou meio exagerado, pois pacotes padrão suportado no encapsulamento ethernet são de 1518 bytes. Mais do que isso é fragmentado. Mas vamos analisar, transportar 1000 pacotes de 64bytes (tamanho mínimo padrão ethernet) = 64kbytes e 1000 pacotes de 1500bytes seriam, 1Mbyte. A carga ficou mais pesada, concorda?
    Vou reformular, entre:


    16000 pacotes de 64bytes = 1Mbyte

    e

    1000 pacotes de 1500bytes = 1Mbyte

    Seria a mesma coisa?

  8. #48
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    Vou reformular, entre:


    16000 pacotes de 64bytes = 1Mbyte

    e

    1000 pacotes de 1500bytes = 1Mbyte

    Seria a mesma coisa?
    Entendi agora.

    Sim, em termos de banda seria a mesma coisa, mas em termos de processamento de pacotes (aqui que entra o que o equipamento aguenta) o processamento dos 16000 pacotes seria maior e desta forma, provavelmente, comprometeria a eficiência do equipamento ou o tempo de transmissão.

  9. #49
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    Vou reformular, entre:


    16000 pacotes de 64bytes = 1Mbyte

    e

    1000 pacotes de 1500bytes = 1Mbyte

    Seria a mesma coisa?
    Deixa eu deixar meus 2 centavos:
    IPv4 dá o trabalho de fragmentar pacotes ao rádio. Com IPv6, que usa PMTUD, os hosts negociam o tamanho dos pacotes antes, assim, o equipamento não terá trabalho fragmentando eles, só repassando.
    Se isso acontece no rádio, isso toma processamento dele, certo? Ou to errado?
    Última edição por osmano807; 18-01-2011 às 19:55.

  10. #50

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Tenho um P2P com Rocket M5 e Rocketdish 30dbi, fechado com -64db à apenas 37 km... Meu MRTG ta marcando 15 mega, e não tenho percas de pacotes.
    Acho que seu problema é configuração e muita potência.

  11. #51

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por victormota Ver Post
    Tenho um P2P com Rocket M5 e Rocketdish 30dbi, fechado com -64db à apenas 37 km... Meu MRTG ta marcando 15 mega, e não tenho percas de pacotes.
    Acho que seu problema é configuração e muita potência.
    Como seu enlance fica com um trafego de 10 mil pps?

    Afinal esse é o problema...

  12. #52
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    Como seu enlance fica com um trafego de 10 mil pps?

    Afinal esse é o problema...
    tiro as palavras da minha boca.....

  13. #53

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Mas são 10 mil pacotes de quantos bytes?

    Essa parte muito técnica eu não domino porque sou um cara de campo que aprendeu a ser um pouquinho mais técnico.

    Meu raciocínio é o seguinte:
    10 mil pacotes de 1k = 10 mega bytes. é isso?
    10 mil pacotes de 1.5k = 15 mega bytes (15.000.000)

    Agora a gente tem que padronizar as medidas pra passar o resultado correto. Vou transformar os bytes em bits. Pra isso multiplico o valor por 8 (1 byte = 8 bits).
    15.000.000 x 8 bits = 120 mega bits por segundo. Tá certa a conta?

    A Ubiquiti promete mais de 150 megabits de throughput para a linha airMAX. Então a conta é o inverso:
    150 mbps / 8 bits = 18.750 bytes por segundo
    18.750 / 1500 bytes = 12.500 pacotes por segundo

    Em teoria um rádio Rocket M5 teria que processar um mínimo de 12.500 pacotes por segundo (pps) para entregar a performance prometida.

    Pelo que o Stronks afirmou (10 mil pacotes por segundo) o Rocket tem potencial de trafegar 120 megabits. Uma excelente performance para R$ 230 de custo.

    Se o Rocket processasse 15 mil pacotes por segundo (como supostamente foi dito no site da Ubiquiti) teria potencial para trafegar 180 mega bits, reafirmando a promessa de mais de 150 mbps.

    Então a gente pode concluir que o cara que tem baixa performance no seu enlace, está com o MTU desconfigurado para o restante da rede ou tem algum elemento da rede gerando pacotes muito pequenos que reduzem a capacidade de processamento do Rocket.

    Por favor me corrijam se a conta estiver furada e se eu escrevi besteira.

    Abraço,

    ZéAlves

  14. #54

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Mas são 10 mil pacotes de quantos bytes?

    Essa parte muito técnica eu não domino porque sou um cara de campo que aprendeu a ser um pouquinho mais técnico.

    Meu raciocínio é o seguinte:
    10 mil pacotes de 1k = 10 mega bytes. é isso?
    10 mil pacotes de 1.5k = 15 mega bytes (15.000.000)

    Agora a gente tem que padronizar as medidas pra passar o resultado correto. Vou transformar os bytes em bits. Pra isso multiplico o valor por 8 (1 byte = 8 bits).
    15.000.000 x 8 bits = 120 mega bits por segundo. Tá certa a conta?

    A Ubiquiti promete mais de 150 megabits de throughput para a linha airMAX. Então a conta é o inverso:
    150 mbps / 8 bits = 18.750 bytes por segundo
    18.750 / 1500 bytes = 12.500 pacotes por segundo

    Em teoria um rádio Rocket M5 teria que processar um mínimo de 12.500 pacotes por segundo (pps) para entregar a performance prometida.

    Pelo que o Stronks afirmou (10 mil pacotes por segundo) o Rocket tem potencial de trafegar 120 megabits. Uma excelente performance para R$ 230 de custo.

    Se o Rocket processasse 15 mil pacotes por segundo (como supostamente foi dito no site da Ubiquiti) teria potencial para trafegar 180 mega bits, reafirmando a promessa de mais de 150 mbps.

    Então a gente pode concluir que o cara que tem baixa performance no seu enlace, está com o MTU desconfigurado para o restante da rede ou tem algum elemento da rede gerando pacotes muito pequenos que reduzem a capacidade de processamento do Rocket.

    Por favor me corrijam se a conta estiver furada e se eu escrevi besteira.

    Abraço,

    ZéAlves
    Mas como ja foi dito a quantidade de pacotes influencia mais que o tamanho dos mesmos , sendo que é menos custoso ao radio processar poucos pacotes grandes do que muitos pacotes pequenos mesmo que em ambos os casos o trafego final seja igual...

  15. #55

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Mas o foco do post era a capacidade de processamento de pacotes por segundo. No que diz respeito a "X pps" a gente já viu que o Rocket tem capacidade suficiente para fazer o serviço prometido.

    O tamanho do pacote que é enviado para o rádio é responsabilidade do administrador da rede.


    Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    Mas como ja foi dito a quantidade de pacotes influencia mais que o tamanho dos mesmos , sendo que é menos custoso ao radio processar poucos pacotes grandes do que muitos pacotes pequenos mesmo que em ambos os casos o trafego final seja igual...

  16. #56

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Pessoal,

    O documento anexo possui a formula para conversão de pps para Mbits e vice-versa.
    Tem também o resultado de testes realizados pela Mikrotik em seus routers.

    Na minha opinião, a questão do PPS é muito importante para a avaliação de desempenho de um equipamento, inclusive, como já citado neste tópico, fabricantes de renome (cisco, juniper, etc.) utilizam este parâmetro para quantificar o desempenho de seus produtos.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tests_july_2008.pdf
Visualizações:	172
Tamanho: 	105,0 KB
ID:      	18817

    Abraços,
    Última edição por owner; 20-01-2011 às 11:45.

  17. #57

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    espero nao perguntar uma besteira, mas onde acho no meu Rocket quantos pps estao passando? Ou preciso instalar alguma ferramenta pra isso.

    Obrigado

  18. #58

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Achei, o meu esta em 1385, so nao achei um lugar para ver o processador do rocket, sera que existe?

  19. #59

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Oi Sergio.

    Só agora eu vi essa parte do seu texto:

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    ... mas da mesma forma que você menciona sobre os fanáticos por isso ou por aquilo, você o faz, "defendendo com unhas e dentes" o produto que você utiliza.
    Deixa eu te explicar uma coisa. Toda vez que eu vejo uma calúnia ou alguém que ficou frustrado por não ter conseguido atingir a performance desejada eu me manifesto sim. O mal tem mais força que o bem... Se 1 fala mal de você não adianta ter 100 falando bem.

    Me manifesto a respeito da Ubiquiti porque conheço bem a linha de produtos deles e a filosofia de trabalho da Ubiquiti.

    Em resumo:
    Eu te respeito, para mim você é um dos avatares aqui deste fórum porque aquilo que você diz tem um grande valor, mas você está com a concepção errada de mim.
    Defendo a Ubiquti da mesma forma que defenderia você se uma dia alguém dissesse que você é picareta, que você não sabe de nada, que seus cursos são fracos e um outro monte de mentiras a seu respeito.

    Nós aqui do under-linux tinhamos que achar uma forma de nos encontrarmos pessoalmente apertar mãos, dar beijinho e eliminar o sentimento de concorrência entre nós. Cada um de nós aqui tem valor e tem talento, por menor que sejam os pontos de credibilidade.

    Deste tópico ficou concluído o seguinte:
    Para algumas pessoas que precisam de muito processamento o Rocket não deu conta do serviço. Ninguém sabe se foi por deficiência de processador ou se foi fator externo ao equipamento. Para 99% das outras pessoas que compraram seus Rockets o equipamento atendeu e atende muito bem para o baixíssimo valor de aquisição.
    Aqueles que realmente precisam de muito processamento devem comprar um rádio de 10 mil reais e não um rádio de 200 reais.

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 20-01-2011 às 08:54. Razão: ortografia

  20. #60

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Bom, se exemplo ficou meio exagerado, pois pacotes padrão suportado no encapsulamento ethernet são de 1518 bytes. Mais do que isso é fragmentado.
    Olá Sérgio,

    Apenas para constar! Não necessariamente os pacotes maiores que 1518 serão fragmentados em uma rede padrão ethernet. Existem equipamentos com suporte a Jumbo Frame, os quais trafegam pacotes ethernet com tamanho de até 9000bytes sem fragmentação.

    Jumbo frame - Wikipedia, the free encyclopedia

    Abçs,
    Daniel.
    Última edição por owner; 20-01-2011 às 16:35.