Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    tenho um ponto a ponto com 2 nano 5 um link perfeito de 4 km a mais ou menos 8 meses
    ontem deu um temporal eu estava dentro de casa com meus filhos
    tirei tudo (home theater ) da tomada desliguei as fontes poe etc...
    Só nao desliguei o cabo de rede que desce da nano para meu roteador
    Resultado a nano puxou um raio que entrou ate meu roteador que entrou no pc e que estava na ligado a minha lcd que estava por hdmi em um receiver denon que distribuiu para todos os equipamentos inclusive meu projetor de home cinema
    queimou todas as placas de hdmi dos equipamentos só entradas e saidas hdmi
    A fonte da nano torraram ate voaram a distancia


    As naos estao em um cano galvanizado a 8 metros de altura amarrados com arame galvanizado para nao ficarem balançando
    em cima do meu telhado
    aqui nao tem nada por perto é a beira mar nao tem predios etc..
    o Raio atingiu aquela tampa em baixo da nano onde liga os cabinhos a tampa se esfacelou e voou longe
    Bom como virao meu ponto a ponto é simplesimo só uso pra levar internet ate minha casa
    Existe uma maneira de proteger a nano para nao chamar raio
    como faço para proteger pois acho que ela é uma bomba chama raios
    me ajudem
    detalhe nao tenho grana pra montar sistemas de para raios caros etc.. é só um linkzinho comum pois nao tem internet em meu balneario ai eu levo do meu trabalho pra casa via nanostation

  2. #2
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    o raio pegou em seu cano e desceu pelo cabo de rede, quem atraiu o raio nao foi o nano mais sim sua haste de 8mts, tente fazer um aterramento nessa haste assim o raio vai para o aterramento e procura usar cabo blindado em seu nano, o nano tbm presisa usar aterramento na tomada, abraços

  3. #3

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    ok agradeço demais a dica entao vamos la
    eu uso sistema de aterramento em minha rede eletrica que é dedicada a sala de home theater e a tomada da nano estava ligada a essa rede eletrica com um nobreak APC 500 que tambem foi pro espaço
    entao aterramento para a fonte poe ja tenho
    vou comprar cabo blindado e conectores tambem
    a pergunta agora é
    como faço o aterramento desse cano de 8 metros preciso de um passo a passo pois eu e meu irmao iremos fazer isso
    Como faço aterramento dos cabos blindados e conectores blindados parece que ele precisam serem aterrados tambem
    fico muitissimo grato por qualquer ajuda nisso
    abraçao

  4. #4
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    se a fonte do nano estiver aterrada automaticamente os conectores blindados ja vao ter o eterramaneto e transferir ele pro cabo ate o nano no alto do cano, para fazer o aterramento de sua haste vc tera q falar com engenheiro eletrecista, ou pegar algumas dicas, pois varia de solo pra solo, ai vc ve o comprimento do cabo, das hastes de aterranmento de cobre,abraços

  5. #5

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    o solo aqui é sal puro kkk e muitissimo umido estou a 150 mtr da areia do mar
    segue a foto da casa esse cano alto colado na parede é o dito cujo com a nano5 la em cima

    http://i284.photobucket.com/albums/l...sa/casa013.jpg

  6. #6

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA


  7. #7

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    coloquei a foto para algum colega experiente me dar dica desse aterramento do cano pois vejam ele fica no centro da casa nao tenho a menor ideia de como fazer ou passar os cabos do aterramento sem tocar no telhado pela posiçao que a antena esta ai na foto
    esse é o ponto mais alto da casa pra alcançar os 8 metros pra fechar o link

  8. #8

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    Levanta outro mastro uns 3 metros afastado e ao menos 2 metros mais alto que a nano com um franklin aterrado.
    Ocorre formação de descarga atmosférica de baixo para cima (me parece é até mais comum) e seu nano simplesmente foi usado como transporte pois estava mais próximo.
    O ideal é chamar um eletricista ou um conhecido engenheiro elétrico.

  9. #9

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    http://i284.photobucket.com/albums/l...co/casa007.jpg

    esse é o fundo sera que ai da pra colocare ssa aste mais alta com o franklim esse local ta a 11 metros longe da frente onde ta a nano
    tenho 4 crianças em casa e um boxer que quaze morreu com o clarao que deu dentro de casa e o estrondo o bicho caiu emcima da casa voou tomada ate em taubate kkk

  10. #10

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    Cara bela casa !

    Segue a dicas ai do Amigo de levantar outra hast que deve resolver seu problema.

  11. #11

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    obrigadao colega mas eu preciso de um passo a passo de como fazer esse para raio com o franklim de maneira que nao prejudique ninguem e seja realmente eficiente
    tenho é medo dessa descarga se espalhar pelo solo e ate ferir alguem onde compro esse franklim quanto custa mais ou menos
    ajudem ai garotos
    abraçao

  12. #12

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    Primeiro, meus parabéns por sua moradia.

    Passo a passo não tenho. O ideal para proteger sua casa é fazer uma gaiola[1]; recomendo que procure um engenheiro elétrico.
    Sim você pode usar essa área do fundo. Se você mesmo fizer, levante uma pequena estrutura (tipo um jardim de praça) e no meio você poe o mastro ou poste de ferro que vença a altura da nano. Você conecta o captador Franklin por um cabo de cobre que desce ao lado do mastro e isolado deste até o sistema de aterramento que deve ter ao menos 3 hastes de mais de 2m de profundidade cada.
    Saiba que na ocorrência de uma descarga pode ocorrer explosão nas hastes e o sistema terá que ser revisado.

    1- mais informações no link: Para-raios e aterramentos, veja no FazFacil !

  13. #13

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    entendi vou prvidenciar esse mini torre com o franklin pois fiquei com muito medo mesmo meu sistema de home theater foi quaze todo pro espaço tudo que trabalha em hdmi ficou danificado o prejuizo foi muito grande por serem equip importados obrigadao pelas dicas estou em uma ilha no litoral de sao palu oque torna qualquer empreendimento muito mais custoso
    abs

  14. #14
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    olha sou tecnico em eletro e eletronica...
    posso te falar o seguinte :
    o cano não estava aterrado esta preso a parede !!
    não precissa colocar a nano em outro lugar ...
    simplismente é só colocar um bom para raio separado da antena ...
    e aterrar ele com uma boa condutividade ...
    e colocar um aterramento com hastes separadas no cano onde esta a nano ...

  15. #15

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    Boa noite amigo, posso indicar para vc STARTEC PARA-RAIOS e ACESS, eles tem um preço bom, se não te mandar ate ai, eu mando pra vc pelo o correio, qual litoral vc esta, eu sou de Suzano, Gde SP.

  16. #16

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    Lembrando que o pararraios não vai dar 100% de proteção. Pois quando o "mandado" atinge uma estrutura, são milhares de volts.
    A sugestão de colocar outro mastro mais alto é boa, porque daí, caso "caia"o raio, ele deverá atingir o mais alto.
    Um pararraios deve dar uma proteção de mais ou menos 3 vezes a altura do pararraios. Assim, um pararraios com 10metros deverá proteger um raio de 30m na altura do solo. Imagine um cone com o vértice no topo, lá no captor franklin. Segundo esta teoria, o telhado ainda não estaria protegido. Teria que levantar mais para proteger toda a edificação. Ou colocar mais mastros com captores franklim espalhados pelo terreno.
    Tenho comprado o captor por 35,00 e cabo de cobre por 12,00 o metro. Este é importante que seja grosso e de cobre, pois é altamente condutivo.
    No seu caso se colocasse 4 mastros, um em cada canto da contrução já daria uma proteção boa.

    Mas como voce não conhece bem a coisa, o melhor é contratar alguém que já tenha uma experiencia nisso.
    E o ideal ainda seria medir a resistencia do aterramento com um terrômetro. Eu nunca fiz, porque não tenho.

  17. #17

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    Citação Postado originalmente por lopesgvo Ver Post
    Boa noite amigo, posso indicar para vc STARTEC PARA-RAIOS e ACESS, eles tem um preço bom, se não te mandar ate ai, eu mando pra vc pelo o correio, qual litoral vc esta, eu sou de Suzano, Gde SP.
    o colega estou em ilha comprida sao paulo .voce trabalha com essa empresa

  18. #18

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    ja estou ligando para empresas que fazem esse serviço pois meu prejuizo foi de mais de 30.000,00 reais

    queimou tudo nessa sala desde o projetor hi definition ate meus denons, tv ,tudo tudo tudo meu chuveiro com controle remoto meu acendedor automatico do fogao tudo mesmo
    http://i284.photobucket.com/albums/ll7/thincoco/061.jpg

    http://i284.photobucket.com/albums/l...coco/055-2.jpg

    http://i284.photobucket.com/albums/ll7/thincoco/053.jpg

    agora fiz uma reclamaçao na empresa de energia pois o raio entrou nao só na rede de internet mas tambem na eletrica pois meu chuveiro torrou meu fogao só acende no isqueiro
    sera que consigo reseber algo da empresa de energia
    aqui só tem casas de veraneio sou o unico morador nessa regiao mas no dia tinha um visinho do lado passando uns dias na casa dele e ele registrou um protocolo na elektro reclamando de um pico de alta e baixa que começou antes do raio atingir minha casa

  19. #19

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    Em resumo: O Nano não foi o culpado, conforme voce colocou no título do tópico.
    Ele foi é vítima.

  20. #20

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    Parabéns! linda casa a proposito, mas seria prudente providenciar uma torre de 10m com para-raios para fixar sua nano e previnir futuras dores de cabeça não é tão caro o serviço e trará mais segurança ao seu lar. É prudente também verificar se na vizinhança ocorreu o mesmo para saber se veio pela rede eletrica ou caiu no cano da nano.