+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Substituir enlace de 7 km em 802.11b por 802.11n.

    Bom dia pessoal,
    Tenho um link de 7 km com visada comprometida (morro com mata entre pontos, na seca a visada é boa, mas no verão as folhas da mata prejudicam a visada) funcionando em 802.11b. Agora preciso aumentar meu link, ja testei 5.8ghz sem sucesso e agora estou pretendendo implantar 802.11n em 2.4ghz com 2 ou 3 antenas.
    Dúvidas:
    - Alguem já montou um enlace com essas caracteristicas nessa tecnologia?
    - 802.11n com visada comprometida funciona 100%?
    - Qual equipamento é recomendado?
    - O ganho de velocidade realmente é vantajoso?
    - Caso este modelo de enlace não for possível em 802.11n, que tipo de equipamento devo usar?

    Agradeço desde já.

  2. #2

    Padrão Re: Substituir enlace de 7 km em 802.11b por 802.11n.

    Amigo como você mesmo disse se a visada tiver obstruida 5.8 não irá passar mesmo. Se quiser usar 5.8 tenta levantar ambos os pontos para passar da zona da mata. A segunda opção seria você pesquisar muito sobre 900mhz.

  3. #3

    Padrão Re: Substituir enlace de 7 km em 802.11b por 802.11n.

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Amigo como você mesmo disse se a visada tiver obstruida 5.8 não irá passar mesmo. Se quiser usar 5.8 tenta levantar ambos os pontos para passar da zona da mata. A segunda opção seria você pesquisar muito sobre 900mhz.
    Obrigado pela dica... o link de 5.8 eu tive a infelicidade de descobrir que não funciona testando pessoalmente com antenas off set da zirok. Agora quero saber se em 802.11n 2.4ghz pode funcionar e se ele me dará um bom ganho de velocidade no link.
    Qual a velocidade em 900mhz?

    Obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: Substituir enlace de 7 km em 802.11b por 802.11n.

    Citação Postado originalmente por marciotoshio Ver Post
    Obrigado pela dica... o link de 5.8 eu tive a infelicidade de descobrir que não funciona testando pessoalmente com antenas off set da zirok. Agora quero saber se em 802.11n 2.4ghz pode funcionar e se ele me dará um bom ganho de velocidade no link.
    Qual a velocidade em 900mhz?

    Obrigado.
    eu qd precisei fazer um enlace para trazer internet para minha chacara, eu naum tinha na ocasiao como puxar de um lugar sem obstaculos... ventilei e pesquisei a ideia dos 900... devidos aos custos e tb a incerteza de obter uma resposta exata sobre os resultados dos 900 sem visada acabei tendo q me virar e achar outra solucao...

    eu sugiro vc realmente buske um ou mais enlaces com visada. mesmo pq um enlace hj com uma NB5 22 por ex... eh mt baixo custo por uma excelente qualidade

    pensa um enlace com 7 km com... vai lah... uns 550 reais de equipamento por um par de nanobrige... mesmo q .. sei lah... q vc tenha q subir outra torre no caminho e mais um par para retransmitir...
    o fato eh q vc vai ter certeza absoluta.

    pessoas q jah usaram 900 foram categoricas... depende mt de local para local...

    se fosse barato... td bem...mas naum eh... e ainda por cima ser duvidoso...

  5. #5

    Padrão Re: Substituir enlace de 7 km em 802.11b por 802.11n.

    Marcio.

    O pessoal confunde multipath com sem visada. Uma coisa é você ter fios de alta tensão gerando interferência no caminho e outra coisa bem diferente é você ter uma copa de árvove gigantesca obstruindo mais de 40% da zona de fresnel.

    Se você já tentou em 5 GHz e não deu, é quase certeza que 5GHz M não trará resultados diferentes do que você já obteve.

    Vamos voltar para 2GHz que foi o foco inicial do seu post. Se eu não soubesse que você já tem um link operacional no local, eu recomendaria que você utilizasse 900MHz. Mas como eu já sei que você tem um link operacional com visada parcialmente obstruída, posso dizer o seguinte:

    A mudança para MIMO (AirMAX) pode trazer alguma melhoria (nada substancial) por conta da correção de erros que é melhor devido ao multipath do AirMAX (MIMO).

    Falta verificar se esta pequena melhoria vai justificar o investimento (possivelmente não) .

    Abraço,

    ZéAlves

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Substituir enlace de 7 km em 802.11b por 802.11n.

    Citação Postado originalmente por marciotoshio Ver Post
    Obrigado pela dica... o link de 5.8 eu tive a infelicidade de descobrir que não funciona testando pessoalmente com antenas off set da zirok. Agora quero saber se em 802.11n 2.4ghz pode funcionar e se ele me dará um bom ganho de velocidade no link.
    Qual a velocidade em 900mhz?



    Obrigado.
    Amigo, usou a antena errada pra situação.
    Antenas pra essa situação devem ter dupla polaridade, te digo por experiencia em cliente com essa mesma "dificuldade" sua.
    Claro que deve ser analisado o local bem antes de qualquer compra de material (antenas e radios).
    Primeiro se faz um estudo topografico da regiao , para somente depois, instalar qualquer tipo de equipamento.
    900MHZ é uma idéia ótima, se for instalado corretamente. digo isso pois não basta colocar uma antena com amplificador , tem-se que analisar cada caso em particular.
    900mhz com as tecnologias atuais, voce conseguirá no máximo, sem visada, uns 20mbps (isso usando equipamentos de ponta, ubiquiti, motorola, parks, etc).
    faço projetos nessa área, então posso falar pra você que essa seria sua ultima opção se pensas em aumentar a banda.
    Conforme já foi dito, avalie a possibilidade de repetir o seu sinal em algum ponto alto e fazer sua rede em 5.8ghz com equipamentos que passam até 80mb ou mais.
    Precisando de projeto é só entrar em contato por e-mail.
    Abraço.

  7. #7

    Padrão Re: Substituir enlace de 7 km em 802.11b por 802.11n.

    900mhz voce tem apenas um canal para uso (922mhz) e com espaço de 5mhz !! não vai passar grandes velocidades ...

    qualquer outro canal voce estará fora da legislação..

    a melhor alternativa, na minha opinião, seria repetir este sinal em um terceiro ponto..

  8. #8
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Substituir enlace de 7 km em 802.11b por 802.11n.

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    900mhz voce tem apenas um canal para uso (922mhz) e com espaço de 5mhz !! não vai passar grandes velocidades ...

    qualquer outro canal voce estará fora da legislação..

    a melhor alternativa, na minha opinião, seria repetir este sinal em um terceiro ponto..
    Concordo com o Zé alves .
    Quer investir? Investe em torre estaida pelo menos pra um lado do enlace. assim tua rede fica boa com os equipamentos em 2.4ghz que tens.