+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PtP AirGrid M5 23dB

    Buenas unders.

    Recentemente um amigo precisou fazer um PtP da casa dele até a sua loja, ele precisava com muita pressa e os unicos equipamentos que eu tinha para fazer esse PtP eram as ditas AirGrids (as diabólicas com PoE de 5v ainda, esqueci de especificar para o vendedor que eu queria as de 24v). Bom, o problema do PoE é facil de resolver - é irritante, mas é facil - somente colocando um cabo de rede da antena até um ponto de eletricidade próximo e levar do PoE até o computador o resto do caminho. Os cabos do PoE até as AirGrids ficaram com menos de 5 metros. Cheguei a tentar com um cabo direto até onde fica o estabilizador dele, mais ou menos 20 metros de cabo, mas assim o AirGrid só respondia quando achava que devia, impossivel de usar.

    Da casa dele até a loja, é uma distancia de mais ou menos 600 metros, porém, não tinha visada nenhuma. Nem 1 cm da zona de fresnel livre, porém, como tentamos assim mesmo. Instalamos uma antena em 1 dia, no outro dia instalamos a outra. Usamos o dia inteiro fazendo ajuste fino nas duas pontas, com esticadores os estaios para facilitar o serviço.

    A obstrução eram por árvores no meio do caminho, acho que uns 10m de arvoredos. Moral da história, melhos sinal que conseguimos, -78 dB. Como ele queria passar nesse link somente 1mb, pra ele ficou "usável". O sinal não mudou em nada durante a chuva. Achei que com as árvores retendo agua nas folhas iria prejudicar ainda mais o sinal, mas isso pelo menos não aconteceu.

    Eu não tinha feito nenhum PtP 5.8 sem visada até hoje, esse foi o primeiro e, conclusão pessoal, não vale a pena. Pois para uma distancia de 600 metros uma AirGrid de 23 dB, em uma situação normal com visada será muito mais do que o suficiente.

    Bom, era isso, só queria dividir essa experiencia singular que tive com as AirGrids.

  2. #2

    Padrão Re: PtP AirGrid M5 23dB

    Bom dia, inquiery...
    Amanhã estarei trocando um link que tenho aqui RB11+R52H por essas AirGrid. Já configurei e testei em bancada e achei legal... Vou fazer isso porque vou utilizar esse material mikrotik em outro link e porque esse link que vou montar com airgrid já atende 3 regiões grandes. Só decidi isso depois de muita pesquisa, principalmente leitura aqui no fórum. Ou seja, ainda não testei elas, mas tenho boas recomendações. Aqui mesmo no forum tem um caso de um colega que fechou um link de 17,8km com essas antenas, mesmo com visada comprometida. Mas aí depende muito de que distância está o obstáculo do ponto das antenas. Te aconselho antes de fazer esse tipo de consideração, sobre qualquer produto, sem ter conhecimento da matéria, que pesquise muito, pois sabemos que link 2,4 ou 5,8 é garatido somente com visada (zona de fresnel livre).

  3. #3
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PtP AirGrid M5 23dB

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    Buenas unders.

    Recentemente um amigo precisou fazer um PtP da casa dele até a sua loja, ele precisava com muita pressa e os unicos equipamentos que eu tinha para fazer esse PtP eram as ditas AirGrids (as diabólicas com PoE de 5v ainda, esqueci de especificar para o vendedor que eu queria as de 24v). Bom, o problema do PoE é facil de resolver - é irritante, mas é facil - somente colocando um cabo de rede da antena até um ponto de eletricidade próximo e levar do PoE até o computador o resto do caminho. Os cabos do PoE até as AirGrids ficaram com menos de 5 metros. Cheguei a tentar com um cabo direto até onde fica o estabilizador dele, mais ou menos 20 metros de cabo, mas assim o AirGrid só respondia quando achava que devia, impossivel de usar.

    Da casa dele até a loja, é uma distancia de mais ou menos 600 metros, porém, não tinha visada nenhuma. Nem 1 cm da zona de fresnel livre, porém, como tentamos assim mesmo. Instalamos uma antena em 1 dia, no outro dia instalamos a outra. Usamos o dia inteiro fazendo ajuste fino nas duas pontas, com esticadores os estaios para facilitar o serviço.

    A obstrução eram por árvores no meio do caminho, acho que uns 10m de arvoredos. Moral da história, melhos sinal que conseguimos, -78 dB. Como ele queria passar nesse link somente 1mb, pra ele ficou "usável". O sinal não mudou em nada durante a chuva. Achei que com as árvores retendo agua nas folhas iria prejudicar ainda mais o sinal, mas isso pelo menos não aconteceu.

    Eu não tinha feito nenhum PtP 5.8 sem visada até hoje, esse foi o primeiro e, conclusão pessoal, não vale a pena. Pois para uma distancia de 600 metros uma AirGrid de 23 dB, em uma situação normal com visada será muito mais do que o suficiente.

    Bom, era isso, só queria dividir essa experiencia singular que tive com as AirGrids.
    Valeu por postar a sua experiencia. temos tido bons resultados em enlaces curtos em 5.8ghz com a linha ubiquiti. mesmo sem visada ou com visada parcialmente obstruida os equipamentos tem demonstrado valor, e conectado mesmo assim. valeu pelo post. mais um exemplo de que os equipamentos vieram pra ficar.
    Abraço.

  4. #4

    Padrão Re: PtP AirGrid M5 23dB

    Pessoal. Vocês estão tirando leite de pedra

    A AirGRID é equipamento cliente, para interconectar o cliente com o POP.

    Fiquei impressionado que o inquiery tenha conseguido fechar o enlace. Tinha tudo pra não dar certo, absorção do sinal, refração, etc...

    Isso não tem nada haver com o equipamento ser bom, foi apenas sorte. Só não vale meter o pau na Ubiquiti quando o enlace deixar de funcionar, ok?

    Abração,

    ZéAlves

  5. #5

    Padrão Re: PtP AirGrid M5 23dB

    Citação Postado originalmente por jorgeprg Ver Post
    Bom dia, inquiery...
    Amanhã estarei trocando um link que tenho aqui RB11+R52H por essas AirGrid. Já configurei e testei em bancada e achei legal... Vou fazer isso porque vou utilizar esse material mikrotik em outro link e porque esse link que vou montar com airgrid já atende 3 regiões grandes. Só decidi isso depois de muita pesquisa, principalmente leitura aqui no fórum. Ou seja, ainda não testei elas, mas tenho boas recomendações. Aqui mesmo no forum tem um caso de um colega que fechou um link de 17,8km com essas antenas, mesmo com visada comprometida. Mas aí depende muito de que distância está o obstáculo do ponto das antenas. Te aconselho antes de fazer esse tipo de consideração, sobre qualquer produto, sem ter conhecimento da matéria, que pesquise muito, pois sabemos que link 2,4 ou 5,8 é garatido somente com visada (zona de fresnel livre).
    Ola jorgeprg.

    Não to dizendo que o equipamento é ruim, alias, eu acho que o equipamento é excelente. Como eu disse antes, eu nunca havia feito um PtP 5.8 "sem visada". Eu, pra mim, nunca faria. Quando foi solicitado para mim fazer esse PtP primeira coisa: fui ver se tinha visada; percebi que a visada era TOTALMENTE obstruia, e a obstrução não é omente 1 arvore ou 1 prédio, mas sim um seguimento de arvores. Quando percebi isso ja falei que precisariamos de uma repetição em algum local, mas ele insistiu que tentassemos pois não queria gastar para fazer uma repetição. Como eu tinha tempo resolvi tentar, mesmo com aquela "puta" obstrução (desculpa o linguajar, mas assim é mais engraçado).

    O link fechou com latencia baixa, por volta dos 3ms, e com perda desconsiderável. Conclusão, o equipamento é bom, pois fechou um link que eu ja tinha descartado, apesar de fechar com sinal baixo, mas no speed test do próprio airos dava em torno de 13mb de throughtput half. Noise-floor em -94db, o que permitiu o link fechar memo quando o sinal estava em -91 (antes do ajuste fino), passando ainda assim os 1mb que ele queria.

    Quando disse que não valia a pena, estava falando isso considerando que não vale a pena para nós, provedores, pois um link com pouco throughput e com pouca confiabilidade realmente não vale a pena. Melhor uma repetição, mesmo com maio custo.

    O maior PtP que tenho é de 15km, e fechei ele com antenas de disco de 45cm e Bullet 5. E mesmo sem ajuste fino (foi apontado a olho cada ponta, sem reajuste depois da instalação) ficou muito melhor que esse de 600 metros sem visada.

  6. #6

    Padrão Re: PtP AirGrid M5 23dB

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Pessoal. Vocês estão tirando leite de pedra

    A AirGRID é equipamento cliente, para interconectar o cliente com o POP.

    Fiquei impressionado que o inquiery tenha conseguido fechar o enlace. Tinha tudo pra não dar certo, absorção do sinal, refração, etc...

    Isso não tem nada haver com o equipamento ser bom, foi apenas sorte. Só não vale meter o pau na Ubiquiti quando o enlace deixar de funcionar, ok?

    Abração,

    ZéAlves
    Ola ZéAlves,

    Eu confesso que também não acreditava que o link fosse prestar. E no dia seguinte, quando deu uma chuva forte, pensei que o sinal ia cair mto, talvez a ponto de não fechar mais, mas demos uma olhada no sinal, e ele permanecia inalterado, isso me deixou tranquilizado referente a estabilidade.

    Se parar de funcionar, não vou culpar a Ubiquiti. Tenho uma POP com BaseStation e uso NanoBridge nos clientes, é excelente, POP em cima de um morro com clientes a 7km de distancia funcionando muito bem.

    Os Equips são bons, o que não era bom era o "caso" para o PtP mesmo.
    Última edição por inquiery; 17-01-2011 às 20:58.

  7. #7

    Padrão Re: PtP AirGrid M5 23dB

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    Se parar de funcionar, não vou cultar a Ubiquiti. Tenho uma POP com BaseStation e uso NanoBridge nos clientes, é excelente, POP em cima de um morro com clientes a 7km de distancia funcionando muito bem.
    Inquiery, qual base station vc tá usando nesse pop? Tô querendo instalar um Rocket M5 para PMTP onde os clientes estão entre 8 a 10km da torre, e tô preocupado com o alcance.

  8. #8

    Padrão Re: PtP AirGrid M5 23dB

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Inquiery, qual base station vc tá usando nesse pop? Tô querendo instalar um Rocket M5 para PMTP onde os clientes estão entre 8 a 10km da torre, e tô preocupado com o alcance.
    Buenas katraka.

    Eu uso uma BaseStation 5G-20-90, com um Rocket M5. Ele não ta bem alinhado, coloquei lá no morro "nas coxa". Os clientes não pegam um sinal que eu consideraria bom. Um cliente a 5km por exemplo o sinal ficou em torno de -70db, mas acredito eu que isso por falta de alinhamento da BaseStation. Em um outro ponto a 14km de distancia uma Zyrok de 60cm na orla dos 90º do BaseStation estava pegando -88db de sinal (essa Zyrok eu uso com um PtP, ela não ta conectada ao BaseStation, só para informação mesmo). Eu acredito que quando eu alinhar bem o BaseStation lá vou conseguir atender clientes a 10km de ditancia tranquilo, visto que com -70db de sinal ja consigo um thoughput mto alto, e com latencia abaixo de 5ms e com perda desconsideravel (menor que 1%).

  9. #9

    Padrão Re: PtP AirGrid M5 23dB

    Valeu pela info, é bom saber como tá funcionando por aí. Tenho aqui uma base station 16-120° acho que não vai dar pro gasto. Vou testar, se não ficar bom vou pegar uma 20-90° (os clientes estão todos na mesma direção).