Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Teste de Campo - Grade 27dBi Dimensiontech

    Citação Postado originalmente por mutuka Ver Post
    Realmente é uma questão de tempo até o 5.8 saturar, com o nano loco5 a 185,00 fica 10 pila a mais que kit oiw 2.4, por exemplo, e é muito mais fácil instalar, aqui é cidade pequena já tem um mente de poluição, imagina nas grandes cidades!
    Eu quero ver o que os distribuidores vão fazer.
    A moda do 5.8 está a pleno vapor.
    Tem gente colocando 5.8 sem necessidade.
    Logicamente que se não tem outra saida que vá para 5.8.
    Mas ele não é a solução de todos os problemas.
    É mais sensível a visada, coisa que o 2.4 aceita melhor.
    E tem ainda os novos lançamentos em 2.4ghz que podem solucionar muitos casos de interferencias.
    Digo isso por experiencia própria. Coloquei 5.8 e não está com esta bola toda. A visada só privilegia alguns clientes do setor. Outros ainda vão muito melhor em 2.4. Daí que penso: para que ter dois setores para o mesmo lado, um em 5.8 e outro em 2.4?
    Aqui também está cheio se estações, mas sou o único com polarização horizontal. E se tivesse homologação da linha airmax em 2.4 eu já tinha migrado. Pois se sem airmax já vai bem, ainda mais com airmax. Logicamente que tenho clientes problemas devido a localização. Mas 5.8 não iria resolver igual.
    O que vai resolver é aumentar o número de POPs para deixar todo mundo bem pertinho.
    Posso até ser chato nesta questão da homologação, mas tenho batido em cima disso. Se mais gente reclamasse da falta de homologação para outras opções 2.4 poderia ser que os distribuidores se acordassem.
    O mesmo vale para os fabricantes de antenas.
    A EMCTest, chegou com um alarido enorme. Não duvido da qualidade, mas ficou só em alguns modelos básicos homologados. Para polarização horizontal não tem muita opção a não ser as setorias tradicionais.
    Eu tenho usado com muito sucesso a Pluton Slot. Mas só eles tem homologado.
    Com o aumento do número de pops este modelo de antena seria o ideal, já que um só cartão iria resolver o problema sem saturar canais desnecessariamente.

  2. #22
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Teste de Campo - Grade 27dBi Dimensiontech

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu quero ver o que os distribuidores vão fazer.
    A moda do 5.8 está a pleno vapor.
    Tem gente colocando 5.8 sem necessidade.
    Logicamente que se não tem outra saida que vá para 5.8.
    Mas ele não é a solução de todos os problemas.
    É mais sensível a visada, coisa que o 2.4 aceita melhor.
    E tem ainda os novos lançamentos em 2.4ghz que podem solucionar muitos casos de interferencias.
    Digo isso por experiencia própria. Coloquei 5.8 e não está com esta bola toda. A visada só privilegia alguns clientes do setor. Outros ainda vão muito melhor em 2.4. Daí que penso: para que ter dois setores para o mesmo lado, um em 5.8 e outro em 2.4?
    Aqui também está cheio se estações, mas sou o único com polarização horizontal. E se tivesse homologação da linha airmax em 2.4 eu já tinha migrado. Pois se sem airmax já vai bem, ainda mais com airmax. Logicamente que tenho clientes problemas devido a localização. Mas 5.8 não iria resolver igual.
    O que vai resolver é aumentar o número de POPs para deixar todo mundo bem pertinho.
    Posso até ser chato nesta questão da homologação, mas tenho batido em cima disso. Se mais gente reclamasse da falta de homologação para outras opções 2.4 poderia ser que os distribuidores se acordassem.
    O mesmo vale para os fabricantes de antenas.
    A EMCTest, chegou com um alarido enorme. Não duvido da qualidade, mas ficou só em alguns modelos básicos homologados. Para polarização horizontal não tem muita opção a não ser as setorias tradicionais.
    Eu tenho usado com muito sucesso a Pluton Slot. Mas só eles tem homologado.
    Com o aumento do número de pops este modelo de antena seria o ideal, já que um só cartão iria resolver o problema sem saturar canais desnecessariamente.
    Tche,Concordo!!
    Aqui em Porto Alegre e região Metropolitana, já está começando a ficar complicado enlaces em 5.8ghz!! Infelizmente por falta de projetos ou "interesse" do pessoal, tão colocando 5.8GHZ a torto e a direito por ae. 2.4GHZ virou coisa do passado.
    Bom, claro que ainda tem pessoas inteligentes que usam outras frequencias e equipamentos bacana em 2.4ghz, mas que o 5.8ghz pegou , isso é incontestável.
    Abraço.

  3. #23

    Padrão Re: Teste de Campo - Grade 27dBi Dimensiontech

    para mim só vejo uma solução.
    eu planejo bem aonde eu quero que meu sinal chegue, só isso.
    minha área de atuação é meu bairro, tem quase 300 mil pessoas, por quase uns 5km quadrados
    e alguns prédios.
    só aponto, deixo podencia baixa, e me foco em regiões.
    exemplo, já tenho uma região que já está chegando no limite seguro do cartão. eu vou ampliar. tirar a omini, botar 2 setoriais, dois cartões, e pronto, já posso ampliar um pouquinho, até onde eu vou com essa setorial? no máximo 1k e meio.
    tem rádio barato, wirelink com setoral barata e homologada. acho que dá para fazer assim.

  4. #24

    Padrão Re: Teste de Campo - Grade 27dBi Dimensiontech

    Pessoal, pegando o gancho do bate-papo, colarei na citação a resposta que enviei a um cliente hoje cedo sobre 2GHz e 5 GHz.

    Abraço,

    ZéAlves


    Bom, se a sua rede é 90% mikrotik, você está bem atendido... daí vem a pergunta:
    você realmente precisa mudar ou faz apenas por modismo?

    AirMAX é legal, mas a maioria das pessoas não utilizam todos recursos que a tecnologia oferece...

    ... Faça um estudo da sua área antes de migrar para 5GHz. Rádio de POP é 2GHz, mudar o
    POP para 5GHz é outro modismo que vai ter um preço caro num futuro próximo, porque
    vai prejudicar as saídas e chegadas de enlaces PTP nos grandes centros.

    Mudar de 2GHz para 5GHz foi uma grande sacada há 2 anos quando ninguém estava
    usando a tecnologia. hoje a única diferença que faz é que 5GHz é mais frágil e propaga
    por distância menor. Fora isso, 5GHz está tão saturada quanto 2GHz. Se bem que é
    preciso definir a palavra "SATURADO" Na Índia tem muito mais rádio por metro quadrado
    se compado ao Brasil e os indianos usam wireless, será que é o trubante que funciona
    como atenuador de ruído?

    Estou a disposição para atendê-lo, só achei válido compartilhar estes pensamentos antes
    de vender algum serviço...

    Sucesso na modernização do seu provedor e use a tecnologia com moderação

    Lembrei de uma frase que o Gilvan Enriconi disse quando participei do curso dele (antenas Geenge).
    "1000 radinhos wireless poluem o espectro tanto quanto 1000 indios fazendo xixi no Rio amazonas"

    É uma daquelas frases que não se pode omitir, por isso colei aqui hehehehehe
    Última edição por granlabor; 03-03-2011 às 09:34. Razão: Frase do Gilvan...

  5. #25

    Padrão Re: Teste de Campo - Grade 27dBi Dimensiontech

    Então, Zé Alves.

    Se você usar a proximidade que tem com o pessoal da Ubiquiti, quem sabe coloca na cabeça deles que eles tem que apertar os importadores para homologar Airmax 2.4.
    Aqui no Brasil os distribuidores decretaram a morte antecipada do 2.4. Sempre achei 5.8 uma frequencia mais 'nobre" e por isso precisa ser preservada.

  6. #26

    Padrão Re: Teste de Campo - Grade 27dBi Dimensiontech

    Caramba Zé
    vc também fez o curso do Gilvan? é bom mesmo o negócio?

    Um forte Abraço

  7. #27

    Padrão Re: Teste de Campo - Grade 27dBi Dimensiontech

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Então, Zé Alves.

    Se você usar a proximidade que tem com o pessoal da Ubiquiti, quem sabe coloca na cabeça deles que eles tem que apertar os importadores para homologar Airmax 2.4.
    Aqui no Brasil os distribuidores decretaram a morte antecipada do 2.4. Sempre achei 5.8 uma frequencia mais 'nobre" e por isso precisa ser preservada.
    Já falei com eles no "inglês bem claro" hehehehe
    disseram que estão homologando toda a linha Ubiquiti, mas até aí...

    Enquanto isso outros fabricantes exploram as falhas mercadológicas da Ubiquiti, como é o caso da homologação.


    Citação Postado originalmente por misterbogus Ver Post
    Caramba Zé
    vc também fez o curso do Gilvan? é bom mesmo o negócio?

    Um forte Abraço
    É um curso avançado que eu recomendo. Por sinal vou indicar o curso do Gilvan
    como complementação e aprofundamento do conhecimento para quem fizer
    treinamento comigo (www.granlabor.com). Quer usar melhor seu equipamento
    Ubiquiti, faça treinamento comigo. Quer entender tudo de antena, faça curso com o Gilvan Enriconi da Geenge Antenas.

    Abraço a todos,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 22-01-2013 às 07:44. Razão: editei pra evitar polêmicas...

  8. #28

    Padrão Re: Teste de Campo - Grade 27dBi Dimensiontech

    quero fechar um link com 27km, visada total, será q consigo com o bullet m5 e a antena de grade dimensiontech de 27dbi? nao preciso de mta banda, soh o suficiente pra um voip. preciso de ping baixo.o local é uma fazenda, longe da cidade.

  9. #29

    Padrão Re: Teste de Campo - Grade 27dBi Dimensiontech

    Entra no AirLINK e faz a simulação usando a AirGRID de 27 dBi nas duas pontas.
    O programa vai te dizer se o teu enlace é viável ou não. www.ubnt.com/airlink

    No que diz respeito a distância, é viável pra banda que você almeja. Tem que ver o fator instalação, visada e altura das torres.


    Abraço,

    ZéAlves

  10. #30

    Padrão Re: Teste de Campo - Grade 27dBi Dimensiontech

    Galera, preparem-se porque a china vai tomar o brasil, hehehe... brincadeira...

    bom, o legal disso tudo é que o mercado de CPE abriu de vez, inumeras marcas chegando, preço legais, porém, quero ver o RMA disso no campo, são inúmeras empresas que não fazem idéia que a CPE/roteador outdoor no brasil é usado quase que 24 horas por dia e fora as intemperes, se não for preparado, blaublau, chuva e toma queima.

    O legal mesmo é que a atheros abriu as portas de vez, baixou os preço, e agora tem os novos chipsets de alta demanda, sim, porque os antigos não passam 100mbps nem a pau, agora, os novos, passam facinho facinho...

    Ralink ja colocou na bandeja inumeros chipsets novos, mais baratos e com as mesmas funcionabilidades.

    Vejam o Intelbras que esta sendo vendido aqui no brasil usa um chipser RT3662 que é uma versão basica do RT3883 TOP, então ja sairam mais 5 chipsets novos que rodam 5.8 e são melhores que a gerão anterior.

    Sei não, mas vejo que muita coisa vai levar os provedores mais rapidamente ao outdoor AC - Tipo o AIRFIBER porém em 2.4 e 5.8GHz.