+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ferramentas para monitoramento

    Bom galera gostaria de saber quais ferramentas graficas que a comunidade usa para monitorar link processamento memoria etc.. e como fazem para disponibilizar um relatorio de disponibilidade do servidor de um cliente por exemplo.
    no meu caso eu uso os seguintes programas.

    bandwidthd
    zabbix
    iptraf
    mrtg

    gostaria de saber se tem outros software que possamos usar para conseguir mais graficos e mais informações para o cliente.

  2. #2

    Padrão Re: Ferramentas para monitoramento

    Cara aqui eu uso do próprio mk, crie uma página em html mesmo e fui copiando os endereços das url dos gráficos montando um sisteminha simples, depois coloquei um javascript para um refresh de 5 em 5 minutos. Agora o que eu tenho vontade é de colocar o Nagios, ou cacti junto ao Dude para monitoramento completo através de snmp.

  3. #3

    Padrão Re: Ferramentas para monitoramento

    The Dude --> http://download.mikrotik.com/dude-install-3.6.exe
    Cacti --> Cacti: The Complete RRDTool-based Graphing Solution

    Esqueci do Munin --> Munin - Trac
    Acredito inclusive que seja a melhor opção, Munin e Dude

  4. #4

    Padrão Re: Ferramentas para monitoramento

    Faria você roda esse dois em conjunto o The dude e Munin ?

  5. #5

    Padrão Re: Ferramentas para monitoramento

    Já ouviram falar no PRTG (evolução do M...)?

    Tem uma ver. free (um pouco limitada) e a versão Professional. muito utilizada por exemplo pelo pessoal da Intelig e Telemar-RJ

    Maiores informações: PRTG Network Monitor - intuitive network monitoring software

    mtec

  6. #6

    Padrão Re: Ferramentas para monitoramento

    Aproveitando a carona, qual sistema desses que envia mensagem para o celular e email, quando algum equipamento para de pingar, que seja mais facil de aprender a configurar?

  7. #7

    Padrão Re: Ferramentas para monitoramento

    No caso esse é o antigo IPCHECK que eu fui procura quando baixei veio o PRTG.


    Citação Postado originalmente por mtec Ver Post
    Já ouviram falar no PRTG (evolução do M...)?

    Tem uma ver. free (um pouco limitada) e a versão Professional. muito utilizada por exemplo pelo pessoal da Intelig e Telemar-RJ

    Maiores informações: PRTG Network Monitor - intuitive network monitoring software

    mtec

  8. #8

    Padrão Re: Ferramentas para monitoramento

    Dude é um monitor da rede com várias outras opções,
    Ele pode te enviar um e-mail quando um dispositivo monitorado fica fora, ou mesmo retorne.
    Você pode centralizar o log de todas RBs nele.
    Gera gráficos.
    É uma ferramenta espetácular.

    Munin é uma ferramenta de fácil instalação, e principalmente de fácil administração.
    De inicio parece uma coisa simples e tal, mas os relatórios são muito detalhados,
    Monitor de Interface, CPU, Memória, Processos, Postfix, etc... etc...
    O melhor de tudo isso é que para configurar, tu vai legar uns 10 minutos, pois não tem que fazer nada, ele faz tudo por você.

    Alguns howtos:
    Server Monitoring With munin And monit | HowtoForge - Linux Howtos and Tutorials
    Monitoring your FreeBSD Machines with Munin

  9. #9

    Padrão Re: Ferramentas para monitoramento

    e isso ae pessoal esta bombando o topico hoje a tarde vou sentar e testar essas ferramentas.


    aproveitando e vou perguntar quando tem um usuario infame metendo o pe no link como vcs costumam localizar o problema rs....

    hoje o cliente me liga e fala q a rede dele ta lenta ai eu pego o iptraf e o bandwidthd pra tentar localizar o ip do kra que esta causando isso.

    como vcs agem com isso ? ou melhor com quais ferramentas vcs localizam os gastadores de link? uma dificuldade q tenho e que quando monitoro a eth0 ele tambem contabiliza o trafego que o cliente esta usando para acessar os serviços do servidor e nao apenas o uso da internet.

  10. #10

    Padrão Re: Ferramentas para monitoramento

    Cara tem essa ferramenta achei bem legal, so que para meu provedor nen rola pois não tenho ip fixo.
    Free Website Uptime Monitoring - Uptime Robot

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Aproveitando a carona, qual sistema desses que envia mensagem para o celular e email, quando algum equipamento para de pingar, que seja mais facil de aprender a configurar?

  11. #11

    Padrão Re: Ferramentas para monitoramento

    Um bem simples e eficiente para quem naum tem ip valido é o NETSTATUS.

    NET STATUS - Monitor de rede - Alerta SMS e Boot Remoto

  12. #12

    Padrão Re: Ferramentas para monitoramento

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Cara tem essa ferramenta achei bem legal, so que para meu provedor nen rola pois não tenho ip fixo.
    Free Website Uptime Monitoring - Uptime Robot
    Mesmo usando o changeip, foi assim que conseguir fazer o monitoramento atraves do uptimerobot....esse sistema, só precisar tem alguma operadora de celular que eu podesse cadastrar-lá o meu numero assim o monitoramento ficaria show.