Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    cara o manual esta ai a cima, no site da ubnt sempre esta mais atualizado.

  2. #22

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    Acompanhando.

  3. #23

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    Eu acredito que o AirOs ainda é um sistema amador em comparação ao Roteros, comprei uma rocket M2, fiz um péssimo negócio o Airos 5.3 é muito fraco só o fato do sistema reiniciar ao cadastrar um cliente derrubando dowloads de outros é o cúmulo ridiculo. Acredito que o Airos só presta para ser usado em PTP.

  4. #24

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    com certeza esse lance do cadastro de MAC eh um grande problema msm ele ter que reiniciar a rocket para poder cadastrar o MAC.
    porem foi a unica coisa que encontrei de ruim, tirando o virus worm!! que ja foi solucionado em firmwares recentes! de resto nao tenho a reclamar!

    a grande bola da vez nos produtos da ubiquiti é o seu hardware msm e seu troughput e outra muito boa qualidade e durabilidade das antenas e rockets, trabalho com ela a 1 ano +- to com mais de 200 airgrids e perdi apenas 10 airgrid nem chega a isso! Ainda troquei todas msm comprando na flytec.

    em relacao aos MAC com certeza mais para frente saira um firmware melhorado!! acredito eu!

    Eu continuo usando o routeros aqui, se vc casar os dois como fiz, acho uma excelente vantagem!

  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    Bom agora a opção ADVANCED:

    Anexo 18802
    Aqui em Advanced eu retrato com mais detalhes as opções RTS Threshold e Fragmentation Threshold e o Multcast Data, logo abaixo.
    Bom em AirMax Settings:

    Anexo 18803
    AirMax: AirMax Ubiquiti é proprietária de votação da tecnologia TDMA (Aplicável somente para o AP ou WDS Modo AP). Se AirMax é ativado, o dispositivo só aceita estações AirMax. (Disable AirMax para compatibilidade com o legado 802.11abg dispositivos). AirMax também apresenta algumas configurações avançadas autodetecção QOS.
    Obs.: Este guia, foi realizado no modo Access Point, por isso não falarei sobre No ACK Mode fot PtP, pois é uma utilização mais exclusiva a PtP.
    Em Advanced Wireless Sittings:

    Anexo 18804
    Fragmentation Threshold (Fragmentation Length): Esta opção determina o tamanho máximo de frame que será transmitido pelo ponto de acesso. Qualquer pacote maior do que o valor definido será fragmentado e enviado em frames separados. O valor default dessa opção é 2346 bytes (o que desativa a fragmentação de pacotes, reduzindo o overhead e garantindo a melhor taxa de transmissão possível), mas é possível reduzir o valor para até 256 bytes. O problema é que frames maiores resultam em mais erros de transmissão quando há interferência, ou quando o sinal está fraco. Nessas situações, reduzir o threshold para 1024 ou mesmo 512 bytes torna a transmissão mais estável (já que reduz o volume de frames corrompidos e torna as retransmissões mais rápidas), mas, em compensação, reduz a taxa máxima de transmissão da rede.
    RTS Threshold: Por utilizarem um meio de transmissão compartilhado, as redes wireless são susceptíveis a colisões, da mesma forma que as antigas redes com cabo coaxial. As colisões fazem com que os frames transmitidos simultaneamente sejam perdidos e as estações precisem esperar um tempo determinado antes de poderem recomeçar as transmissões.
    Para reduzir o problema, o padrão 802.11 implementa um segundo sistema de controle de colisões, o RTS/CTS, que consiste em um processo de verificação, onde o cliente envia um frame RTS (Request to Send), e aguarda o recebimento de um frame CTS (Clear to Send) antes de começar a transmitir.
    O uso do RTS/CTS praticamente elimina o problema de colisões, mas, em compensação, reduz a taxa de transferência da rede, já que passa a ser necessário transmitir dois frames adicionais para cada frame de dados.
    Por default, o tamanho máximo de frame (definido na opção Fragmentation Threshold) é de 2346 bytes e o RTS Threshold é de 2347 bytes. Esta é uma forma polida de desativar o recurso, já que se o RTS Threshold é maior do que o tamanho máximo dos frames, significa que a regra nunca será aplicada.
    Para ativar o RTS/CTS, você deve alterar a configuração, usando um valor mais baixo na opção RTS Threshold do que na opção Fragmentation Threshold.
    Em redes com muitos clientes, sobretudo em ambientes espaçosos, onde os clientes ficam distantes entre si, o uso de um RTS Threshold de 512 bytes pode aumentar a taxa de transferência da rede (além de tornar a transmissão mais estável), já que o ganho pela redução no número de colisões costuma ser maior do que a perda introduzida pelo processo de autorização.
    A pegadinha é que ativar o RTS/CTS no ponto de acesso não resolve o problema, pois faz com que ele (ponto de acesso) passe a pedir autorização antes de transmitir, em vez do contrário. Para que o TRS/CTS seja efetivo, você precisa ajustar o parâmetro na configuração das estações e não do ponto de acesso.
    Para saberem mais sobre RTS Threshold, aessem o link abaixo, foi de lá que eu tirei toda essa informação:
    Opções avançadas - Redes Wireless, parte 3: Configurando o ponto de acesso

    Em ACK
    :
    Anexo 18805

    ACK Timeout: especificar o tempo de espera ACK. Toda vez que a estação recebe o frame de dados que envia um quadro de ACK para o AP (se erros de transmissão estão ausentes). Se a estação não recebe ACK do AP no set timeout ele re-envia o quadro. O desempenho cai por causa dos muitos quadros de dados também são re-enviar, assim, se o tempo de espera for muito curto ou muito longo, o resultado será má conexão e desempenho de transferência.
    Alterar o ACK Timeout valor''vai mudar a Distância para a distância valor apropriado para o ACK Timeout.
    Ajuste automático de controle permitirão à ACK Timeout recurso de auto-configuração. Se ativado, ACK Timeout valor será obtida dinamicamente usando um algoritmo semelhante ao índice conservador Algorithm (usado em airos v3.4). É muito recomendado o uso de Auto Ajuste opção para 802.11n.

    Em Aggregation:
    Anexo 18806

    Agregação: Uma parte do padrão 802.11n (ou padrão de rascunho). Ele permite o envio de vários quadros por acesso único para o meio através da combinação de quadros juntos em um quadro maior. Ele cria o quadro maior pela combinação de quadros menores com a mesma fonte física e pontos de extremidade de destino e classe de tráfego (QoS, por exemplo) em um quadro grande com um cabeçalho MAC comum.

    Multcast:

    Anexo 18807
    Multicast:Em redes de computadores (LAN), multcast é a entrega de uma mensagem a um GRUPO de comutadores distintas, simultaneamente em uma unica transmicao.
    Multcast é frequentemente empregado em IP, em aplicações de streaming de midia e televisao pela internet.
    Ou seja, como um programa de televisao on-line ou sistema de cameras, onde a msm imagem da camera, sera visto por varios outros pontos da rede, simultaneamente.
    Entao no meu ponto de vista, se vc nao for utilizar o nano para cameras de circuito interno de tv, ou algum outro tipo streaming na sua rede, como tv on-line, vc nao fara u uso dessa opcao, entao o recomendado é deixar desativado.
    Eu peguei essas informações no wikipedia, o mais engraçado é que apareceu logo em cima essa frase:
    "Multicast" às vezes é usado incorretamente para referir a um multiplexed broadcast.”
    Entendendo mais sobre esse “multiplexed broadcast”:
    Multiplexed -> Multiplexação:
    É um processo em que varios dados trafegados analogico ou digital, sao combinados em um unico sinal. Como por exemplo, na telefonia, varios telefonemas poder transferidos atraves de um fio.
    Ou seja, em um Access Point Radio Base, cada radio trafega apenas em um canal, nesse canal passa dados de todos os usuarios on-line simultaneo, indiferente do seu uso, se um eh msn, outro é video... etc
    Broadcast -> Transmitir ou radiodifusao é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informacao. Em Redes de computadores, um endereco broadcast é um endereco IP, que permite que a informacao seja enviada para todas as maquinas de uma LAN.
    Em relação a primeira frase já explica tudo, Multacast: “as vezes é usado incorretamente para referir a Dados Transmitidos por IP (usuário) para todas as maquinas de uma rede LAN, WAN.

    Reporting
    Anexo 18808

    Habilitar Extra Reportagem: O recurso irá relatar informações adicionais (nome do host, por exemplo) nos quadros 802.11 gestão. Esta informação é comumente usado para identificação de sistema e relatórios de status na descoberta utilitários e sistemas operacionais Router.

    DFS:
    Anexo 18809
    Enable DFS: isso eh bom ter ativo, ele escuta frequencia .. e muda automaticamente para uma frequencia que estiver melhor.. se esta estiver ruim ele altera para outra... no brasil se for utilizar algumas faixas de frequencia 5.1 .. 5.7 .. é obrigatorio o uso do DFS

    Isolation
    :
    Anexo 18810
    Ativar Client Isolation: Esta opção permite que os pacotes só para ser enviado a partir da rede externa e vice-verso CPE (aplicável para AP / WDS AP apenas). Se o isolamento do cliente está habilitado estações sem fio conectado ao AP mesmo não será capaz de interligar em ambos os dois (MAC) e camada 3 (IP) nível de camada. Isto é eficaz para as estações de associados e colegas WDS também.

    Bom termina aqui a minha experiencia agora conto com a opnioes e experiencia de voces.
    Amigo, parabéns pela iniciativa! Mesmo o tópico sendo antigo já ajudou tirando algumas duvidas.
    Gostaria de perguntar sobre o Client Isolation: é interessante ativar a opção no rocket AP ? E também é necessário ativar nos rádios usados p/ ptp ?

    Abraço.

  6. #26

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    @FabianoMartins2

    Client Isolation, eh apenas para modo AP, ele evita que o cliente faca uma rede (compartilhe arquivos) entre ele e outro cliente conectado no mesmo AP, sem passar pelo roteador.
    Importantíssimo estar ativo!

    Para ponto a ponto nao, pois vc soh tera 1 unico ponto, nao vai ter o risco de compartilhar rede com ninguem!

    []´s

  7. #27

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    @Nks obrigado por responder. Como o tópico já tem um bom tempo eu achei que nem teria mais respostas kkkk.

    Falando no tempo, o RTS nas versões mais novas do airOS, aparece somente uma opção que é a RTS, o CTS não tem, e por padrão vem c/ valor de 2346 porém desativado.
    Você tem usado essa opção habilitada, teve alguma mudança considerável ?

    E com relação a Multicast Data, Multicast Enhancement, ouve mudanças também ?

    Abraço.

  8. #28

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    @FabianoMartins2 Com as versoes novas mudou muita coisa no algoritimo em relacao a esse topico, esse topico era das versoes 5 do AirOS, fiz ele quando comecei a usar ubiquiti.

    Multicast eh mais recomendado para rede CFTV, mais assim em relacao ao RTS recomendo vc deixar tudo automatico ou deixa default, ativa somente o isolation que eh interessante para todos os AP, independente do fabricante!

    Minhas recomendações, boas praticas!!

    - Trabalhe com o AirMax ativo, para usufruir do TDMA muito importante para AP.
    - Deixe todos seus clientes com sinal bom!!
    - Utilize o AirControl2 para monitorar o sinal de seus clientes e setoriais, assim vc tera uma infra estrutura muito boa!
    - Se for ambiente ruidoso e sua setorial for de 90 ou 120 graus, trabalhe com velocidades de 1 a 5Mb e deixe a largura de banda em 10Mhz
    dica: se for trabalhar com largura de banda alta, 20 ou 40 mhz, use setorial de menor grau de abertura!

    []´s

  9. #29

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    @FabianoMartins2 Com as versoes novas mudou muita coisa no algoritimo em relacao a esse topico, esse topico era das versoes 5 do AirOS, fiz ele quando comecei a usar ubiquiti.

    Multicast eh mais recomendado para rede CFTV, mais assim em relacao ao RTS recomendo vc deixar tudo automatico ou deixa default, ativa somente o isolation que eh interessante para todos os AP, independente do fabricante!

    Minhas recomendações, boas praticas!!

    - Trabalhe com o AirMax ativo, para usufruir do TDMA muito importante para AP.
    - Deixe todos seus clientes com sinal bom!!
    - Utilize o AirControl2 para monitorar o sinal de seus clientes e setoriais, assim vc tera uma infra estrutura muito boa!
    - Se for ambiente ruidoso e sua setorial for de 90 ou 120 graus, trabalhe com velocidades de 1 a 5Mb e deixe a largura de banda em 10Mhz
    dica: se for trabalhar com largura de banda alta, 20 ou 40 mhz, use setorial de menor grau de abertura!

    []´s
    Boa noite, agradeço pelas dicas!
    Aqui sempre usei TDMA (AirMax ativo nos Ubnt, e NV2 nos Mikrotik). AirControl não consegui implantar, na época eu tentei adaptar um tutorial da net mas não funcionou.

    Fiquei curioso sobre usar 10Mhz. c/ Mikrotik eu tenho uma boa experiência e posso diz c/ 100% de certeza que funciona muito bem. Uso 10Mhz em todos os meus ptp Mikrotik c/ exceção do ptp principal que está operando em 20/40Mhz.

    Consigo facil facil 30M usando 10Mhz, isso é fato e acho que dá p/ tirar até mais banda!

    Você usa ou já usou setorial em 10Mhz ? Consegue quanto de banda e o numero de clientes ?

    Aqui uso 5G17+rocket, setorial titanium+rocket e algcom standard+rocket. Tem funcionado bem mas tenho um serio problema c/ interferências.

    Abraço.

  10. #30

    Padrão

    @Nks verificando aqui c/ mais calma, na verdade não ocorre somente a queda do pppoe dos clientes, mas também acontece a desconexão do AP. Veja no print!
    Selecionei alguns clientes apenas (p/ ficar mais fácil de entender, tenho 40 simultâneos nesse setor). Veja que a maioria está c/ tempo de conexão no AP à + ou - 3min, já os últimos estão c/ + ou - 44min.

    Acessei todos do print e todos estão c/ uptime bem maior, tipo 1 dia, 3 dias e até mais. Porém no AP estão conectados a bem pouco tempo conforme a imagem.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Clientes R..JPG
Visualizações:	179
Tamanho: 	85,9 KB
ID:      	66396

  11. #31

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    @FabianoMartins2

    Bom em relacao a largura de banda, 10mhz, eu uso no Access Point, em moto PMtP para atender cliente final!

    Em ponto a ponto, eu nao recomendo 10mhz, recomendo usar 20mhz no minimo talvez ate 40mhz, pois em um ponto a ponto o trafego eh maior, e por isso necessita de uma largura de banda maior!!

    Aqui no AP em 10mhz, usando ubiquiti 1x1, ou seja AirGrid apenas, tenho uma media de 40 a 50 simultaneos e consigo um troughput geral do AP com media de 17Mb a 20Mb com ping bom, logico todos os clientes com sinal bom, o pior eh -70dbm e eh um ou outro com esse sinal!

    Tenho outro AP que soh uso 2x2, nano loco e nano station, todos M5, nessa setorial eu uso 20mhz, e consigo troughput geral de 25Mb a 35Mb.

    Ponto a ponto eu costumo fazer em 40mhz para passar 100MB de banda, soh quando eh muito distante, acima de 15km ai nao uso 40mhz!

    Ja vi problemas de quedas como esse seu e era canal, da uma analisada no spectro a ubiquiti tem um otimo analisador o AirView que na linha AC ele eh dedicado, vc roda ele sem para o trafego!!!
    Eh uma dica, fica dificil falar o que eh apenas com essas informacoes!

    []´s

  12. #32

    Padrão

    @Nks

    Bom dia. Então aqui também tenho um setor 1x1 (só airgrids). Nesse setor uso setorial+rocket porém deixo a modulação do rocket em MCS7, e nos clientes deixo todos c/ MCS2, tudo sinal de -67 pra melhor.

    Agora sobre usar 10Mhz em PTMP eu nunca usei! Aqui todos meus PTMP são em 20Mhz, juntamente c/ meus PTP também em 20Mhz.

    Qual setorial você usa no AP em 10Mhz ?

    Sempre uso o AirView p/ analisar o espectro porém tem uns espertinhos aqui (concorrentes) que, quando eu altero um canal passa um pouco já aparece alguém no mesmo canal, ai de novo tenho que analisar e alterar, e assim vai, parece que o cara acha que só porque eu estou usando determinado canal ele pode usar também que deve ser bom.

    Nesse caso das quedas, canal eu já havia testado vários e continuava caindo. Aí ontem eu resolvi mexer na modulação pois pesquisando na net achei um tópico em inglês onde o cara fala que usar modulação baixa em uma célula mista (SISO e MIMO misturado), pode ocasionar quedas pois o AP fica sobrecarregado e derruba os mais baixos p/ poder trafegar, + ou - isso que traduzi.

    Valeu pela força, abraço.