Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Projeto de rede wireless Mimo 2x2

    Olá amigos do under, estou com um projeto de iniciar um provedor já com rede mimo 2x2 da Ubiquiti, nas torres colocar o Rocket M5 MIMO AirMax TDMA +
    Antena setorial BaseStation Ubiquiti AirMax 5 GHz 20 dBi 90º td Homologado. E nos clientes colocar as AirGrid M 5 GHz AirMax AP/CPE com antena 23 dBi, ai é que vem a dúvida, elas não estão homologadas ainda, teria problema de colocar equipamento não homologad em clientes????
    Desde já agradeço a todos.

  2. #2

    Padrão Re: Projeto de rede wireless Mimo 2x2

    Posso ta falando besteira mais o airgrid é 1x1 nanobrigde é 2x2.

  3. #3

    Padrão Re: Projeto de rede wireless Mimo 2x2

    Dá uma olhada ai, American Sat

  4. #4

    Padrão Re: Projeto de rede wireless Mimo 2x2

    Pelo que vi as duas são praticamente a mesma coisa, só é diferente no throughput, a
    AirGrid M 5 GHz AirMax AP/CPE com antena 23 dBi chega a 100MB e a NanoBridge M5 chega a 150MB. abçs.

  5. #5

    Padrão Re: Projeto de rede wireless Mimo 2x2

    Teoricamente, se a anatel for em um cliente seu e constatar que o equipamento não é homologado, vc pode ter problemas sim, será a mesma coisa de usar um equipamento não homologado na sua torre.
    Agora eu não usaria airgrid e sim nano m5 ou Bridge M5, pra evitar interferencias!!

  6. #6

    Padrão Re: Projeto de rede wireless Mimo 2x2

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Posso ta falando besteira mais o airgrid é 1x1 nanobrigde é 2x2.
    Infelizmente é isso mesmo, não sei porque não fizeram 2x2.

  7. #7

    Padrão Re: Projeto de rede wireless Mimo 2x2

    vlw katraka vo ate anotar para não esquecer...hehehe

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Infelizmente é isso mesmo, não sei porque não fizeram 2x2.

  8. #8

    Padrão Re: Projeto de rede wireless Mimo 2x2

    Eu tenho a impressão que os modelos que trabalham Airmax 1x1 sejam os indicados para uso cliente.
    Assim se mantem a compatibilidade do airmax sem necessariamente precisar 2x2.
    Uma pergunta: quem , como cliente precisaria de 2x2?
    Na base sim.

    Sseria isso Zé Alves?

    Um dia desses alguém postou uma planilha que foi tirada do site da Ubiquiti com um comparativo de throughput com as diversas combinações de equipamentos Airmax e os resultados máximos que podem ser obtidos.
    Dei agora uma procurada no site da ubiquiti mas não encontrei. E como formatei minha máquina, não sei onde está agora minha cópia que havia feito. (maldito windows)

  9. #9
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto de rede wireless Mimo 2x2

    aqui usamos painel de 20 dbi com rockt m5 nas estaçoes ...
    e nos clientes usamos airgrid m5 95% da rede ..alguns usamos nano bridge tipo: empresas,advocacias,lanhouse,etc..

  10. #10

    Padrão Re: Projeto de rede wireless Mimo 2x2

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    aqui usamos painel de 20 dbi com rockt m5 nas estaçoes ...
    e nos clientes usamos airgrid m5 95% da rede ..alguns usamos nano bridge tipo: empresas,advocacias,lanhouse,etc..
    E neste caso, voce não estaria perdendo o beneficio do Airmax? Já que o rocketM precisa de um sistema de antenas de dupla polarização?
    Talvêz como está com 95 dos clientes com Airgrid, seria de pensar nestes 5% e passar tudo de vêz para Airmax?

  11. #11

    Padrão Re: Projeto de rede wireless Mimo 2x2

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    E neste caso, voce não estaria perdendo o beneficio do Airmax? Já que o rocketM precisa de um sistema de antenas de dupla polarização?
    Talvêz como está com 95 dos clientes com Airgrid, seria de pensar nestes 5% e passar tudo de vêz para Airmax?
    Você não está fazendo confusão? Tanto Airgrid como Nano Bridge são Airmax. A rede dele é toda airmax.

    Seria esse link comparativo que vc estaria procurando?

    http://www.ubnt.com/downloads/airmax_comparison.pdf

  12. #12

    Padrão Re: Projeto de rede wireless Mimo 2x2

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Você não está fazendo confusão? Tanto Airgrid como Nano Bridge são Airmax. A rede dele é toda airmax.

    Seria esse link comparativo que vc estaria procurando?

    http://www.ubnt.com/downloads/airmax_comparison.pdf
    Exatamente este. Vou já guardar comigo este pdf.

    Ele disse que 95% da rede dele era airmax. E usa hyperlink com o rocket e não a antena da Ubiquiti.
    Para usar o Airmax com eficiencia ele precisaria de uma antena dual.
    Entendi que então ele não estaria usando os equipos em airmax por causa da incompatibilidade. Por isso citei que vale a pena investir nestes 5% e passar tudo para airmax.

  13. #13

    Padrão Re: Projeto de rede wireless Mimo 2x2

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Exatamente este. Vou já guardar comigo este pdf.

    Ele disse que 95% da rede dele era airmax. E usa hyperlink com o rocket e não a antena da Ubiquiti.
    Para usar o Airmax com eficiencia ele precisaria de uma antena dual.
    Entendi que então ele não estaria usando os equipos em airmax por causa da incompatibilidade. Por isso citei que vale a pena investir nestes 5% e passar tudo para airmax.
    Não, não!!! Ele disse que 95% era airgrid e o resto nano bridge, rede 100% airmax, rsrsrsrs.

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    aqui usamos painel de 20 dbi com rockt m5 nas estaçoes ...
    e nos clientes usamos airgrid m5 95% da rede ..alguns usamos nano bridge tipo: empresas,advocacias,lanhouse,etc..

  14. #14

    Padrão Re: Projeto de rede wireless Mimo 2x2

    Tchê, tem razão. Eu não sei de onde li que era uma setorial Hyperlink. Daí sim com o rocket não daria para usar AirMax.
    Por isso entendi que 95% da rede era airmax. Refiz mentalmente a pontuação do texto e agora entendi que 95% são com airgrid e o restante com nanobridge

  15. #15
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto de rede wireless Mimo 2x2

    sim ambos são airmax ..
    porem as airgrid são 1x1 e as nano bridge é 2x2 ...

  16. #16

    Padrão Re: Projeto de rede wireless Mimo 2x2

    Katraca, agora no silêncio da noite fui rever o arquivo que voce postou de comparação. Não era aquele não.
    Mas procurando achei.
    É este aqui.
    Tem todas as combinações possíveis entre os diversos modelos, o que é possível passar entre eles e o número de usuários.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos UBNT-inter-ops-5g_2.pdf  

  17. #17

    Padrão Re: Projeto de rede wireless Mimo 2x2

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Katraca, agora no silêncio da noite fui rever o arquivo que voce postou de comparação. Não era aquele não.
    Mas procurando achei.
    É este aqui.
    Tem todas as combinações possíveis entre os diversos modelos, o que é possível passar entre eles e o número de usuários.
    Esse eu não tinha visto, vou salvar também.

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    sim ambos são airmax ..
    porem as airgrid são 1x1 e as nano bridge é 2x2 ...
    E vc percebe alguma diferença na navegação, no sinal, etc?
    Última edição por katraka; 21-01-2011 às 16:31.

  18. #18

    Padrão Re: Projeto de rede wireless Mimo 2x2

    acompanhado...

  19. #19

    Padrão Re: Projeto de rede wireless Mimo 2x2

    Amigo evite dizer acompanhando, leia o FAQ.

    Para acompanhar o tópico só ir em ferramentas do tópico -- Acompanhar tópico.

    Citação Postado originalmente por pardall11 Ver Post
    acompanhado...

  20. #20

    Padrão Re: Projeto de rede wireless Mimo 2x2

    Então meu caro Laurence, a melhor aposta seria mesmo na nanobridge que é Mimo 2x2, já aproveitando o embalo a pergunta, quantos clientes com uns 300k cada o Rocket M5 suportaria, no caso todos os clientes com as nanobridge m5, no arquivo que o 1929 postou diz que conseguiria uns 60 clientes, agora não sei se isso é cadastrados ou usuarios sumultaneamente por Rocket M5 e também tem o caso da banda. Abçs.