+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link ponto-a-ponto > sem bridge dá?

    Boa Tarde!

    Pessoal, hoje eu descobri que no fórum do under-linux havia esta sessão especifica para MK! Muito legal mesmo. Ai ja resolvi aproveitar para tirar uma duvida.

    Eu tenho um link ponto-a-ponto interligando 2 predios (Matriz-Filial), entre esses links, eu tenho mais 2 MK's (Todas RB's), ou seja, Tenho 1 antena na matriz visando o predio 1, no predio 1 tenho uma antena para a Matriz e outra antena visando o predio 2, no predio 2 tenho uma antena visando o predio 1 e outra visandoa filial, onde eu tenho outra antena. Atualmente nós trabalhamos em modo Bridge, mas desta maneira todo o broadcast passa de um lado ao outro. Ja trabalho com 2 ranges de rede diferentes (1 para Matriz, outro p/ filial).

    Ja tentei colocar regras de filtragem, mas não estavam funcionando como deveriam...enfim. Existe alguma maneira dos MK's trabalharem em modo routed? Desta maneira ja eliminaria a transmissão de broadcast.

    Eu estou com um ambiente teste montado na minha mesa com outras 2 RB's que tenho para backup. Configurei uma bridge teste e as RB's comunicaram bem, mas nao consegui fazer com que elas se enxerguem, sem a bridge.

    Agradeço a ajuda.

  2. #2

    Padrão Re: Link ponto-a-ponto > sem bridge dá?

    Então vc terá de rotear, so da uma vasculhada na sessão do mikrotik que vc achará muita coisa sobre isso, mais eu mesmo prefiro pagar alguem pra fazer, pois não entendi nada!!

    https://under-linux.org/f143/concent...oteada-138593/

  3. #3

    Padrão Re: Link ponto-a-ponto > sem bridge dá?

    Então, eu quero usar a rede roteada mesmo. Eu liguei no ambiente de teste 2 RB's, e coloquei IP em cada uma das interfaces wlan (mesma rede). Na RB1 a ether02 tem um range 10.0.0.x/24 e na wlan 10.10.10.x/24 na RB2, eu tenho ether02 com 192.168.0.x/24 e na wlan 10.10.10.x. Conectei um host na rede 192.168.0.x e conectei na RB1. De dentro da RB1 eu pingo a wlan da RB2, mas nao pingo a ether03 da RB2, ou seja, nao alcanço a rede de la. Por enquanto estou trabalhando com rotas estaticas, pq é só teste, mas tenho rotas para todas as redes em ambas RB's.

    Eu acho estranho eu nao conseguir pingar a interface ether02 da RB2 a partir do host conectado à RB1. Isso é normal?

  4. #4

    Padrão Re: Link ponto-a-ponto > sem bridge dá?

    Assim: Ex.
    RB1:
    Wlan: 10.10.10.1/24
    Ether: 10.0.0.1/24
    -------
    RB2:
    Wlan: 10.10.10.2/24
    Ether: 192.168.0.1

    Na rb1, voce adiciona uma rota.
    Dst Addres: 192.168.0.0/24
    Gateway: 10.10.10.2

    Na rb2, voce adiciona uma rota.
    Dst Addres: 10.0.0.0/24
    Gateway: 10.10.10.1

    Pronto, assim da rede 10.0.0.0/24 voce cosegue acessar os host da 192.168.0.0/24.

  5. #5

    Padrão Re: Link ponto-a-ponto > sem bridge dá?

    Opa! wppotp!

    Eu fiz exatamente isso, e não pinga nem a pau. Qual o modo que devo trabalhar com as placas wireless?

    Ex: Station, ou WDS e etc..

    Tem modo que eu pingo de um lado a outro e tem modo que nao...

  6. #6

    Padrão Re: Link ponto-a-ponto > sem bridge dá?

    assim deveria funcionar, um lado e ap bridge, e o ou e staion, e pode habilitar o WDS. vou testar aqui, e despois posto se funciona.

    Mas minha rede, para cada painel e roteada assim, para evitar o broadcast

  7. #7

    Padrão Re: Link ponto-a-ponto > sem bridge dá?

    wppitp, consegui!

    Eu devo ter colocado as rotas erradas. Apaguei tudo e fiz de novo e funcionou de boa!

    Só mais uma pergunta. Se meu link de internet vem de um router, passa pelo MK, eu preciso fazer regra de mascaramento?

    Ou a RB irá rotear os pacotes independente disso?

  8. #8

    Padrão Re: Link ponto-a-ponto > sem bridge dá?

    Se voce fizer nat no MK, vc nao vai conseguir acessar as maquinas atras no mascaramento, e com roteamento vc consegue.

    Se for modem adsl, ele ja faz nat, se for link dedicado sem roteador, vc precisar fazer o nat, onde o link esta entrando.

  9. #9

    Padrão Re: Link ponto-a-ponto > sem bridge dá?

    Amigos,

    Segui o mesmo cenário do amigowppitp mais não consigo acesso a internet no host seguinte...

    ADSL(NAT) IP - 10.1.10.129
    HOST IP - 192.168.0.2
    GW - 192.168.0.1

    Então na ether da rb1 coloquei o range do meu modem na rb tenho acesso a internet e consigo pinga o host 192.168.0.2, e do meu host consigo pingar o 10.1.10.132 que é o ip da ether da rb1.
    Como rotear internet até o host?

  10. #10

    Padrão Re: Link ponto-a-ponto > sem bridge dá?

    Bom, pelo que eu vi, só falta uma rota para a internet. Coloque uma rota estatica 0.0.0.0/0 gateway 10.1.10.129 (IP do modem ADSL - ou o IP que tiver seu roteador após a RB) que qualquer host conectado à RB deverá navegar.

    Obs: Não esqueça de setar os DNS's.