Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Duvida sobre compra de equipamentos

    Oi amigos tou fazendo uma parceria scm pro meu provedor e estou precisando dar um up nos equipamentos antes da vistoria da anatel.
    Hoje tenho uma rb 433ah + 2 engenius e 2 omnis.

    quero saber quais cartões homologado colocar e trocar essas duas omnis por 2 setoriais e no outro slot que sobra por mais um cartão para uma omni que também peço ajuda de vcs para escolher a melhor.

    emfim quero a experiencia de cada um em equipamento. cartão, antenas...

    Minha topografia é boa, nao tem muito relevo, e a distancia a atender é de +/- 2kms

    Vou comprar uma rb 450g pra fazer o controle dos clientes no lugar do pc que tenho hoje como servidor "o pc ta me dando problemas as vezes"

    [email protected]
    Última edição por Tyallysson; 21-01-2011 às 14:51.

  2. #2

    Padrão Re: Duvida sobre compra de equipamentos

    Cara, primeiro preste muita atenção nessa situação de parceria, digo isso por expreiencia própria, essas empresas que se dizem parceiras de hoje em dia só querem saber de receber as mensalidades, mas quando gera algum problema com a a anatel os caras somem. E outra coisa a anatel já não esta mais aceitando essas parcerias, mas enfim, verifique bem antes pra não se prejudicar depois. Quanto as antenas sua RB e seu CArtão são bons, porém vc peca por ser antenas omini, troque por setoriais que será mais "feliz"....T+

  3. #3

    Padrão Re: Duvida sobre compra de equipamentos

    Eu ja tive sorte com minha parceria, fui vistoriado e tudo ok. Em Hipotese alguma no caso de vsitoria e até mesmo em qualquer situação não se fala em parceria, aqui falo que sou uma empresa terceirizada prestando serviços para a detentora do SCM e a mesma aluga meus equipamentos para a prestação do serviço. Mudando de assunto acredito, posso estar errado, mas existem poucas omni homologadas no mercado e para um serviço profissional o recomendado é que se utilize painéis setoriais de marcas conhecidas como Hyperlink e OIW ambas muito cotadas aqui pelos colegas do forum, no que diz respeito a cartões, o R5h, r52h, xr2 são cartões muitos estaveis e particularmente os utilizo e são homologados.

  4. #4

    Padrão Re: Duvida sobre compra de equipamentos

    Nas minhas estruturas utilizo cartão R52H, Painel OIW de 17dBi e Omini OIW de 15dBi tenho uma estrutura semelhante.
    Minha Estrura: RB433AH, 3 Cartões R52H, 2 Paineis 17dBi OIW e 1 Omini 15dBi OIW, tenho nessa estrutura 150 Clientes funcionando perfeitamente com 256Kbps. Enquanto a parceria, para que funcione junto a Anatel é necessário que o seu POP esteja incluido no Projeto do Parceiro e os Contratos do seus clientes sejam feitos pelo Parceiro.

  5. #5

    Padrão Re: Duvida sobre compra de equipamentos

    pessoal, antena omini até que funciona, mas a partir do momento que vc quer profissionalizar o provedor vc tem que usar antenas setorias, não tem como fujir disso.

  6. #6

    Padrão Re: Duvida sobre compra de equipamentos

    Em relação ao uso da Omini; é relativo com o local em que esteja utilizando, em Fortaleza não funciona por causa da quantidade de interferência, na verdade até os paineis 2.4 ja estou tendo dificuldades em utiliza-los, mas em algumas cidades do interior tenho Omini funcionando perfeitamente.

  7. #7

    Padrão Re: Duvida sobre compra de equipamentos

    com certeza vc pode ter omini funcionando perfeitamente, mas ai é como eu disse: a partir do memento que vc quer profissionalizar o provedor as coisas mudam, vc não vê nenhum provedor grande com antenas omini, somente provedores com poucos clientes, ou seja, se vc tem poucos clieentes e uma area sem intereferencias ai tudo bem, mas se vc é um provedor grande não tem como usar antena omini, totalmente fora de cogitação....

  8. #8

    Padrão Re: Duvida sobre compra de equipamentos

    Concordo com você, inclusive os cartões Engenius, onde os tenho estou trocando por R52h, mas quando vou abrir uma nova frente em um local onde não tenho interferências e que vou começar a colocar clientes, não vejo porque fazer grandes investimentos, coloco apenas uma Omini. Com a potencialização, faço a a troca por paineis, se o local tem muita interferência utilizo painéis 5.8, quando o cliente é um Provedor ou uma empreza de grande porte utilizo PTP.

  9. #9

    Padrão Re: Duvida sobre compra de equipamentos

    mas ai é que esta a questão...antes de se montar alguma base vc tem que ver o potencial da região, pq vamos supor que vc coloque uma omini ai começa a vender mutio, logo verá a necessidade de trocar por setoriais, mas ja pensou no transtorno que vc causará para seus clientes tendo que trocar os ssid de cliente por cliente???? por isso é importante fazer um estudo e ter uma idéia da capacidade do setor que vc pretende alcançar...pq senão vc pode se queimar facilmente..pq aqui todo mundo sabe como é o cliente...a internet pode funcionar bem 300 dias por ano, mas se não funcionar 5 dias ela já não presta, entao temos que ver muito bem esse lado....

  10. #10

    Padrão Re: Duvida sobre compra de equipamentos

    Nossa conversa está ficando interessante, acredito que nosso amigo Tyallysson irá tirar grande proveito, afinal é essa a intenssão, Com certeza deve-se fazer uma analize do mercado, quando existe um grande potencial vale a pena começar com tudo quando se tem recursos, no caso de ser Grade, como sou Pequeno e entro em muitos locais bem pequenos, tenho casos de entrar em locais onde não funciona nem telefone, coloco apenas uma Omini, quando preciso ampliar monto uma estrutura paralela, em relação ao SSID o MKT me dá recursos para contornar essa situação criando redes virtuais com SSID que o cliente já utiliza, Esse Mikrotik é o Kara dá para nos tirar de qualquer sufoco, a não ser queima de equipamentos, sem falar quê com a falidade de Backup do MKT é muito rápido para fazer uma substituição.

  11. #11

    Padrão Re: Duvida sobre compra de equipamentos

    Muito obrigado a vcs, explicaram tudo em poucas palavras.. realmente sobre a questao da parceria tem que saber com quem faz, no meu caso é um vizinho de outro bairro que me ligou me oferecendo.. sobre os equipamentos vou usar a mesma estrutura do airlio, so que com os cartões xr2 se eu achar ele homologado.
    pretendo tambem trocar meu pc servidor por uma rb 450g, o que acham dela para segurar um trafego de +/- 3mb com uns 80-100 clientes PPPoE online?

  12. #12

    Padrão Re: Duvida sobre compra de equipamentos

    Tenho a 450g funcionando muito bem, mas em relação a processamento de pacotes gostei mais da 750g.

  13. #13

    Padrão Re: Duvida sobre compra de equipamentos

    Amigos estou com um poblema parecido preciso enviar 25mb a uma distancia de 10km com visada
    eu sei ke precisarei de equipamentos 5.8
    estive pensando em dois edimax Router Edimax Ew 7210APA 5.8 Ghz PRODUTOS NOVOS S/ CX - R$ 175.00 em MercadoLivre
    e duas aquarios 25dbi
    o que eu faço ???

  14. #14

    Padrão Re: Duvida sobre compra de equipamentos

    Amigo se você quer enviar 25M a um baixo custo utilize Bullet-M5 com o Edmax acho que você não vai conseguir. As antenas Aquarios 5.8Ghz não são as melhores, mas para uma distância de 10km da para usar, mas se quiser utilizar uma antena melhor compre a OIW Grade de 27dBi 5.8Ghz.

  15. #15

    Padrão Re: Duvida sobre compra de equipamentos

    nessa distancia da pra você utilizar NANOBRIDGE DE 25Dbi , http://www.ubnt.com/downloads/nb5_datasheet.pdf com certeza fecha o enlace e passa essa banda que você precisa, fiz um enlace desses com distancia de 8Km e ficou perfeito, mas isso com o airmax ativado tambem....

    Citação Postado originalmente por davigava Ver Post
    Amigos estou com um poblema parecido preciso enviar 25mb a uma distancia de 10km com visada
    eu sei ke precisarei de equipamentos 5.8
    estive pensando em dois edimax Router Edimax Ew 7210APA 5.8 Ghz PRODUTOS NOVOS S/ CX - R$ 175.00 em MercadoLivre
    e duas aquarios 25dbi
    o que eu faço ???

  16. #16

  17. #17

    Padrão Re: Duvida sobre compra de equipamentos

    Não parceiro, ai não vai....
    nessa distância e passando os 25 megas que precisa não rola não...

    Citação Postado originalmente por davigava Ver Post

  18. #18

    Padrão Re: Duvida sobre compra de equipamentos

    o adriano fante me da uma dica do que eu uso ?

  19. #19

    Padrão Re: Duvida sobre compra de equipamentos

    A dica do Adrianofante está show com NANOBRIDGE você com certeza vai alcançar o objetivo.

  20. #20

    Padrão Re: Duvida sobre compra de equipamentos

    Cara se vc tiver visada perfeita e fazer um estudo de qual a melhor altura entre os 2 pontos, aconselho voce a utilizar a nanobridge de 25Dbi mesmo http://www.ubnt.com/downloads/nb5_datasheet.pdf
    Citação Postado originalmente por davigava Ver Post
    o adriano fante me da uma dica do que eu uso ?