Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Atualizando os resultados:

    Com a sugestão dos amigos, de ter dois pools de ip deixando um para o estático e um pool pequeno para os notebooks e marcando por precaução a opção Scr Mac. está rodando perfeito.
    O que estava acontecendo não era com os clientes que já estão com o IP definido. Estes sempre grava certinho na leases. O problema eram alguns com notebook que estava automático e o mk se perdia e dava o ip que já estava no leases para o notebook. Daí o vivente com ip fixo quando chegava não conseguia navegar pois a "vaga" dele estava ocupada.
    O Mk não deveria dar um ip já cadastrado, mas por algum motivo ele estava fazendo isso.
    Agora estes notebook estão indo para o outro pool criado e não atrapalham mais.
    Assim como voces sugeriram está perfeito.

  2. #42

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    1929, pelo que entendi seu mk atribui o IP no qual ja esta em uso statico para outro usuario certo? consequentemente isso gera o conflito de IP e um nao vai navegar.

    O que voce deve testar eh a configuracao do seu DHCP server...veja aqui no manual da mikrotik as dicas de configuracao de requisicao cliente servidor...talvez com alguns testes voce resolva.

    Manual:IP/DHCP Server - MikroTik Wiki

  3. #43

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Obrigado Gustavinho.
    Parece que já resolvi, seguindo a sugestão de criar dois pools e marcando Scr Mac em cada cliente no leases.
    Já estava usando esta configuração faz 2 anos.
    Nunca deu problemas, pois além de serem poucos usuários, ninguém usava notebook.

    Mas hoje a coisa mudou. Felizmente estamos crescendo, não a passos largos, mas lentamente.
    Isso acho positivo pois dá tempo para que possamos ir corrigindo situações que não estavam previstas, pela nossa falta de experiência. Se o crescimento for muito rápido há o perigo de atropelar tudo e perder o rumo.
    Estou vendo os notebooks invadirem os lares, e quem tem notebook quer mobilidade .
    Para contornar isso estamos sugerindo colocar mais um roteador wireless para criar uma rede interna para o assinante. Nestes casos também não está ocorrendo o conflito.
    Mas temos alguns que tem sinal bom direto no wireless do note, e então nestes casos é que estes clientes estavam dando problemas. Mas não estão dando mais.

  4. #44

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Que bom que deu certo então.......você esta totalmente certo, se tudo cresce rápido acaba atropelando mesmo.

    Mais se eu fosse você pegava firme em sugerir a compra de um router interno para o assinante, pois assim ele fica vinculado a rede interna dele na qual é uma responsabilidade a menos pra você ter com ele.
    Aqui eu sugiro a compra de um roteador e por outras questoes nem me arrisco a vender também.
    Mais é isso ae...abração

  5. #45

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Somos 2, eu nunca instalo o cliente diretamente (AP torre - Notebook ou pc cliente).
    sempre coloco um Radio cliente, por mais perto que esteja... nele configuro em modo ISP Cliente.
    Se o cliente quer mobilidade dentro de casa, surgiro a compra de roteador wireless.

    alem de evitar virus, de dificultar o scan da minha rede...
    ainda separo as redes (a minha da dele)
    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Que bom que deu certo então.......você esta totalmente certo, se tudo cresce rápido acaba atropelando mesmo.

    Mais se eu fosse você pegava firme em sugerir a compra de um router interno para o assinante, pois assim ele fica vinculado a rede interna dele na qual é uma responsabilidade a menos pra você ter com ele.
    Aqui eu sugiro a compra de um roteador e por outras questoes nem me arrisco a vender também.
    Mais é isso ae...abração

  6. #46

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Voces estão absolutamente certos pelo momento que vivemos.

    Mas se pensarmos no futuro, não sei como o mercado vai se comportar.
    O sujeito com um notebook na mão vai querer circular não só na sua casa mas pela cidade. Cidades grandes não vai ser fácil manter cobertura 100%. Felizmente estou numa pequena.
    Como conciliar isto com o crescimento do provedor?
    Não seria o caso de montar uma rede mesh?
    Mas isto já é assunto para outro tópico. hehehehe

    Vou abrir um tópico sobre isso

  7. #47
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Tópico Resolvido.