Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    quando se referem a alguem como teco ,eu pessoalmente levo para o lado pessoal ninguem chega ao ramo de provedores como tecnicos que não sabem nada estamos aqui para resolver o mas o problema do rapaz 1929 que esta com uma duvida importante então parem com esta discussão inutil.
    dhcp funciona como requisitante e ofertante ponto final ,estatico e quando voce da 1 ip para a maquina que voce configurou previamente em sua rede e ponto final .
    se o mikrotik ou qualquer operacional esta ofertando ips automaticamente e por que foi configurado neste jeito no operacional a unica opção e mudar isto nele ou sera que estou ficando louco ......
    Discurção inutil ????

    AHNNN????

    Olá... terra para naldo, Você nem lê direito as postagens e depois vem ficar falando em discurções inuteis ? por acaso você é moderador? NÃO .. então please, dê sua opinião para a resolução do problema ... melhor do que criar entrigas!

  2. #22

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Caso não haja resposta do 1929 o topico poderia ser fechado então!

  3. #23

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Citação Postado originalmente por robertojacob Ver Post
    Caso não haja resposta do 1929 o topico poderia ser fechado então!
    Pessoal , vamos com calma. Estou achando o tópico altamente produtivo para mim.
    Eu postei ontem a última vêz às 18:19hs, post 13 e expliquei porque não estou deixando o mk dar ip automático para todos. Não estou abandonando o tópico não. O dia hoje foi tocado aqui.

    Queria sair disso. Deixar tudo com ip fixado. Foi o que me deu melhores resultados. Mas tem a questão dos notebooks.
    Citei ainda que gostei da sugestão do robertojacob de marcar a opção Scr. Mac.
    Isto foi algo totalmente novo para mim.
    Esta me parece ser mais prática, já que não preciso ir na casa de ninguém.
    Colocar tudo em dhcp nos rádios está fora de cogitação, pois como disse já usei. E não vou abrir mais de 100 radios para fazer isso.
    Eu tenho no cadastro de user, todos com ip , inclusive os que tem notebook.
    Tem a outra sugestão de criar duas faixas de ip. Esta também é viável e não precisa ir na casa do cliente.

    Se lerem o post numero 5 do Sérgio, ele concorda que criar dois pools é uma saida.
    Mas reconhece que de vêz em quando o mikrotik dá um ip que não deveria ser dado, pois já pertence a outro.
    Ele já reportou isso para a Mikrotik.
    E citou que não é bug mas uma característica.
    Mas se marcar a opção Src Mac resolve, já estou marcando todos. As sugestões foram bem vindas.
    Estou começando pela mais fácil, hehehe

  4. #24

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Aew meu fi, enfim um sinal de vida seu! kkkk
    \smigo, a grande vantagem do DHCP é a não necessidade de ir nos clientes, e quanto aos AP's, vc pode muito bem acessa-los de seu escritorio sem necessidade de ir na casa do cliente, aqui comigo funciona assim, mexo na rede toda sem ter que ir em um unico cliente, sendo que tenho AP, PLACA e note na minha rede.

    Mas tamo ai pra ajudar no que for possivel!

  5. #25

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Mas não fiquei tanto tempo sem dar uma resposta.
    Foram tantas as sugestões que tinha que filtrar e ver o que melhor se adequaria a minha situação
    Acho que foi porque entre a minha última participação e a de ontem , que se passaram 24hs, houve muitos que participaram. E como fiz o que voce sugeriu marcando o Scr Mac, estou agora monitorando. Por enquanto tudo normal.
    Sabe o que é: assim como eu , a maioria é autodidata em mikrotik. Então basta uma linha de um comentário para abrir a mente da gente

    Agradeço a todos que colaboraram de uma forma ou de outra. Este é o espirito do forum.

  6. #26

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Então clica na estrelinha! kkkkkkkkkkkkkk

  7. #27

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Agora eu te ganhei todas as fichas.

    Eu já havia clicado, hehehe!! foi a primeira coisa que fiz.

  8. #28

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Citação Postado originalmente por jhemes Ver Post
    vamos lá "1929" não seria melhor o Sr. se manifestar pra podermos tomar outro rumo .. ou aprofundarmos mais em alguma solução descrita acima ?
    Não abandonei o tópico não companheiro. Se voce reler vai ver que postei novamente no post 13 , dia 25 as 18.50 e me manifestei que iria testar a sugestão do robertojacob.
    Mas vou também testar a sugestão de fazer dois pools

  9. #29

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não abandonei o tópico não companheiro. Se voce reler vai ver que postei novamente no post 13 , dia 25 as 18.50 e me manifestei que iria testar a sugestão do robertojacob.
    Mas vou também testar a sugestão de fazer dois pools

    tenho nome ...

    ps: como moderador ... Feixe o tópico!

  10. #30

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Citação Postado originalmente por jhemes Ver Post
    tenho nome ...

    ps: como moderador ... Feixe o tópico!

    Companheiro, Jhemes, se não citei teu nome no post, não foi por mal intenção. simplesmente generalizei porque notei que estava havendo uma idéia de que eu não estava interessado no tópico e por isso estaria deixando de lado.
    E como voce foi um dos que sugeriu dois pools de ip para separar, coloquei agora lá um clic na sua estrelinha.
    Como eu disse antes , havia postado novamente dia 25 às 18:19, logo em seguida, às 21.19 voce postou um resumo da situação. Até aí tudo bem.

    Mas no dia 26 às 17:07 menos de 24hs depois voce já estava achando que eu tinha abandonado o tópico. Eu me orgulho de ter uma presença razoável no forum, mas nem sempre consigo ficar de hora em hora. Bem que queria. Mas de vêz em quando surgem empecilhos , fazer o que, né? Mas não dei muita importancia ao fato, pois poderia até mesmo ser um mal entendido.

    Mas não vejo motivos para fechar prematuramente o tópico. Pois preciso também de um tempo de monitoramento para ver se os resultados das sugestões irão resolver o problema.

    Lembre-se do post número 5 do Sérgio. Parece que o problema que enfrentei não é tão simples assim, pois já motivou o Sérgio a contatar a Mikrotik em outra ocasião para ver sobre problema parecido.

    E o Sérgio não é pouca coisa em MK, não. Ele é um dos reconhecidos pela MK para relatar problemas que o pessoal encontra e que não tem aparente solução (bugs).
    E a resposta da Mikrotik é que não é bug, mas uma característica . E como tal estamos aqui para ver se contornamos esta característica.

    Mas vamos tocar o barco em frente juntos. Quem ganha com isso é a comunidade do Under.

  11. #31

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Postei uma solução entre duas e três da madruga, editei para corrigir algo e saí. Minha surpresa no dia seguinte além de não ver meu post não estava inscrito no tópico. Mas deixa isso quito posso ter sonhado com isso, rsrsrs, eram mais de duas da madruga.


    É a primeira vez que vejo uma picuinha besta num tópico.
    Não podemos julgar o conhecimento e solução alheia prematuramente ou uma solução simples. Ocasionalmente alguém põe poucos detalhes ou põe todos mas quem lê deixa passar; o ser humano não se comunica eficaz nem eficientemente.

    Exigir um retorno da solução? Isso não nos pertence! O que ocorre aqui é colaboração não posso exigir uma resposta, embora possa insistir na pergunta e fazer um "up" no tópico para que mais pessoas o vejam, tão pouco um retorno. Seria ótimo se obtivéssemos o retorno de todas as soluções e o resumo do que funcionou, o histórico do fórum seria muito mais útil. No mais colaboremos.

  12. #32

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Companheiro, Jhemes, se não citei teu nome no post, não foi por mal intenção. simplesmente generalizei porque notei que estava havendo uma idéia de que eu não estava interessado no tópico e por isso estaria deixando de lado.
    E como voce foi um dos que sugeriu dois pools de ip para separar, coloquei agora lá um clic na sua estrelinha.
    Como eu disse antes , havia postado novamente dia 25 às 18:19, logo em seguida, às 21.19 voce postou um resumo da situação. Até aí tudo bem.

    Mas no dia 26 às 17:07 menos de 24hs depois voce já estava achando que eu tinha abandonado o tópico. Eu me orgulho de ter uma presença razoável no forum, mas nem sempre consigo ficar de hora em hora. Bem que queria. Mas de vêz em quando surgem empecilhos , fazer o que, né? Mas não dei muita importancia ao fato, pois poderia até mesmo ser um mal entendido.

    Mas não vejo motivos para fechar prematuramente o tópico. Pois preciso também de um tempo de monitoramento para ver se os resultados das sugestões irão resolver o problema.

    Lembre-se do post número 5 do Sérgio. Parece que o problema que enfrentei não é tão simples assim, pois já motivou o Sérgio a contatar a Mikrotik em outra ocasião para ver sobre problema parecido.

    E o Sérgio não é pouca coisa em MK, não. Ele é um dos reconhecidos pela MK para relatar problemas que o pessoal encontra e que não tem aparente solução (bugs).
    E a resposta da Mikrotik é que não é bug, mas uma característica . E como tal estamos aqui para ver se contornamos esta característica.

    Mas vamos tocar o barco em frente juntos. Quem ganha com isso é a comunidade do Under.


    Ok, em momento algum eu não demontrei com minhas palavras, e nem com as minhas argumentações . que o Sr. abandonou o topico.
    Até porquê,eu ja acompanhei alguns topicos seus e sei que você não é desse tipo.

    Eu só postei como um pedido, para você se manisfestar... e decidir,se vai optar por uma das soluções acima , para nós nos juntarmos e aprofundarmos mais no "custo-beneficio" e o procedimento melhor a ser executado .

    _ Eu, em hipótese alguma quiz e não queiro¨ subjulgar conhecimentos de ninguem.

    como não fiz nas minhas postagens ... deve ter ocorrido algum erro na sua interpretação

    Se tiver alguma Dúvida.. pode ler tudooo ..

    desculpe se fui grosseiro ..

    Estou me retirando Do tópico...

    Bõa sorte!

  13. #33

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Estranho
    tenho aqui criada 30 redes /28 (172.28.x.0/28)
    os clientes recebem ip alatorios via DHCP...
    ainda na mesma faixa, tenho clientes fixado no dhcp leases (IP, MAC, Cliente ID)

    o dhcp esta configurado para cadastrar o cliente na tabela arp automaticamente.
    no hotspot, o USER e Senha esta fixado com o MAC.

    e nao tenho esse problema do cliente receber ip de outro cliente...

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tenho o hotspot.
    Todos usuários estão com IP cadastrado no User e Mac idem.
    E fixados em leases.
    Nos clientes AP cliente com ip fixo.
    Porém tenho alguns clientes que usam notebook direto na rede.
    E como não fixamos um ip nestes note, eles entram como dinamico no dhcp server.

    A minha dúvida é: estes usuários não deveriam "ganhar" um ip a cada entrada na rede, que não estivesse já fixado no leases para outro usuário?
    Acontece que de vêz em quando algum destes note recebe um ip que pertence a um usuário com rádio.
    E daí quando este usuário chega na rede, não pega mais ip pois ele já está no notebook.
    Isso seria um erro de configuração que está conflitando?

    A solução parece que vai ser ir na casa do cliente e fixar um ip no note dele. E depois desativar o Dhcp server.
    Tem outra solução?

  14. #34

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Mascara, poste uma solução então meu querido, apenas dizer que sua rede está funcionando não resolve.

  15. #35

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Parei aqui para pensar e tentar descobrir o que poderia ser esse problema...
    de um cliente pegar IP de outro.

    E me lembrei de um problema parecido que tenho de vez e nunca.
    Vou tentar explicar.
    vamos supor que tenhamos 2 clientes, o joao pega o ip x.x.x.2 e a maria o ip x.x.x.3
    ao receber esse IP o mikrotik da inicio a contagem do lease time.
    se esses clientes nao desligarem os equipamentos, nao se reconectarem... entao a contagem nao vai ser renovar.
    o Tempo passa, e expira o tempo dos IPS.
    Por algum motivo, nao sei se é problema no mk ou nos Radios... a contagem nao se renova e eles nem mesmo recebem um novo IP.
    sendo assim, aquele ip que o joao estava usando (x.x.x.2) fica livre para outro usar.
    Nesse intervalo, se algum outro cliente se conectar podera pegar aquele ip.

    Isso ja aconteceu umas poucas vezes comigo, acho que umas 5 no maximo.
    resolvi fixando o IP do cliente no DHCP leases... assim aquele ip ja fica sempre guardado para ele.
    e nunca mais tive problema com os mesmos.

    Agora, como disse
    nunca tive problema do mk atribuir IP de um cliente (que esta fixado no DHCP Leases) para outro cliente.

  16. #36

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Agora, como disse
    nunca tive problema do mk atribuir IP de um cliente (que esta fixado no DHCP Leases) para outro cliente.
    Andrio, pois foi exatamente isso que estava acontecendo. Se estava no leases não poderia ir para outro.
    Voce leu o post 5 sobre o que o Sérgio escreveu?

    Com as sugestões de marcar Scr Mac e criar dois pools , até agora está beleza.

  17. #37

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Andrio, pois foi exatamente isso que estava acontecendo. Se estava no leases não poderia ir para outro.
    Voce leu o post 5 sobre o que o Sérgio escreveu?

    Com as sugestões de marcar Scr Mac e criar dois pools , até agora está beleza.
    Entao, nunca marquei esse Src Mac
    mas ao cadastrar, sempre coloquei o IP, MAC, ID

    Agora, o que achei estranho é que o mk nao permite que cadastremos 2 ips iguais.
    entao, como é que ele atribui o mesmo IP para 2 pessoas?

  18. #38

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Meus Povos e minhas Povas, se voces marcarem SRC MAC, o ip atrelado ao MAC sempre, digo e repito, sempre será o mesmo! Tenho clientes a mais de 2 anos com o MESMO Ip. Mas nem todo mundo usa essa opção, ou por não saber ou por preguiça mesmo!

  19. #39

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Ip, arp, Make static, amarre o ip ao mac do cliente que ele sempre vai pegar esse ip.

  20. #40

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    atribuir o mesmo ip para o mesmo cliente, pelo hostpot so se for em faixas de ip defirente.