+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão USANDO MIKROTIK

    Olá Senhores

    Sou novo aqui no forum do Under Linux

    Recentemente montei um provedor de teste para ver como seria o processo de funcionamento de um provedor aqui na minha Região

    Tenho um ap router 253 /Lice:9.3/100MW/Antena ABT Plus 12dbi/trab modo ap
    Conectado por um cabo de rede
    Em um Roteador Linksys
    compartilhando a internet por um modem speedtouch

    Comprei mas ainda não chegou

    Um Mikrotik rb433 , 3 cartões Engenius 8603 , 3 antenas setorials hyperlink 17 dbi

    Minha duvida é simples , acho que até um pouco ignorante e estupida..

    Lendo em muitos tópicos aqui fiquei confuso sobre o uso do Mikrotik

    A questão é:

    Preciso de um Computador/Servidor Ligado para manter o Mikrotik funcionando?

    ou basta eu configurar ele uma vez e pronto , ja fica configurado pra sempre , basta usa-lo?

    Obs.:

    Vou substiruir o AP Router pelo Mikrotik

    Obrigado Senhores

    e desculpe pela minha ignorancia

  2. #2

    Padrão Re: USANDO MIKROTIK

    Citação Postado originalmente por didism2 Ver Post
    Olá Senhores

    Sou novo aqui no forum do Under Linux

    Recentemente montei um provedor de teste para ver como seria o processo de funcionamento de um provedor aqui na minha Região

    Tenho um ap router 253 /Lice:9.3/100MW/Antena ABT Plus 12dbi/trab modo ap
    Conectado por um cabo de rede
    Em um Roteador Linksys
    compartilhando a internet por um modem speedtouch

    Comprei mas ainda não chegou

    Um Mikrotik rb433 , 3 cartões Engenius 8603 , 3 antenas setorials hyperlink 17 dbi

    Minha duvida é simples , acho que até um pouco ignorante e estupida..

    Lendo em muitos tópicos aqui fiquei confuso sobre o uso do Mikrotik

    A questão é:

    Preciso de um Computador/Servidor Ligado para manter o Mikrotik funcionando?

    ou basta eu configurar ele uma vez e pronto , ja fica configurado pra sempre , basta usa-lo?

    Obs.:

    Vou substiruir o AP Router pelo Mikrotik

    Obrigado Senhores

    e desculpe pela minha ignorancia
    Ligado ele tem que estar né.
    agora quanto ao configurado vai depender que quem o faço, sugiro ao você contratar um profissional sério e ficar sussegado.

  3. #3

    Padrão Re: USANDO MIKROTIK

    Obrigado Rodrigo pela ajuda..

    Porém , mesmo que não seja facil , prefiro eu mesmo aprender com o wiki da mikrotik e varios tutoriais , videos e apostilas que tenho aqui e tentar montar, do que toda vez ficar contratando alguém para fazer alguma alteração no provedor.

    Mas mesmo assim , a minha unica duvida é..

    o Mikrotik só funciona com um servidor acompanhando ele??

    Não posso deixa-lo trabalhando como os outros equipamentos da rede, sem a necessidade de um servidor? ( exemplo o access point e roteador não precisa de um servidor ligado para realizar suas funções....)

    Hoje a minha Rede tem controle de Mac , DHCP , DNS ,Bridge , AP , QoS , firewall sem nenhum servidor ligado 24hrs

    e então é possivel?

  4. #4

    Padrão Re: USANDO MIKROTIK

    Citação Postado originalmente por didism2 Ver Post
    Obrigado Rodrigo pela ajuda..

    Porém , mesmo que não seja facil , prefiro eu mesmo aprender com o wiki da mikrotik e varios tutoriais , videos e apostilas que tenho aqui e tentar montar, do que toda vez ficar contratando alguém para fazer alguma alteração no provedor.

    Mas mesmo assim , a minha unica duvida é..

    o Mikrotik só funciona com um servidor acompanhando ele??

    Não posso deixa-lo trabalhando como os outros equipamentos da rede, sem a necessidade de um servidor? ( exemplo o access point e roteador não precisa de um servidor ligado para realizar suas funções....)

    Hoje a minha Rede tem controle de Mac , DHCP , DNS ,Bridge , AP , QoS , firewall sem nenhum servidor ligado 24hrs

    e então é possivel?
    Ele não precisa de nada complementar a não que seja um servidor de cache e contrele de cadastro de cliente e boletos, por que o resto ele faz tudo sozinho.

  5. #5

    Padrão Re: USANDO MIKROTIK

    Ok , Era o que eu imaginava...

    Como ainda não vou usar servidores , nem pra cache , proxy , squid ou algo do tipo..

    vou apenas usar a router board , para distribuição do sinal..

    Obrigado Rodrigo ..

    Se alguém mais tiver algo a citar estarei atento ao tópico..

    Obrigado Under-Linux

  6. #6

    Padrão Re: USANDO MIKROTIK

    Se vc quer começar com o pe direito acho melhor vc contratar um profissional. Aproveita o embalo e contrato o serviços do Geeek, vc não vai ter dor de cabeça, não vai ficar perdendo horas e horas, e ainda vai sobrar tempo pra sair com os amigos. Sucesso..

  7. #7

    Padrão Re: USANDO MIKROTIK

    oi,

    tambem sou novato e depois de quebrar muito a cabeça, consegui configurar usando esses videos:

    YouTube - bylltec's Channel

    abraço e boa sorte.

  8. #8

    Padrão Re: USANDO MIKROTIK

    RsRs

    MaxiBelo

    Valeu pela dica , mas pretendo eu mesmo quebrar a cabeça e perder noites de sono para aprender a fazer , do que contratar alguém neste momento...

    Vou fazer assim , vou tentar configurar eu mesmo o Mikrotik , se depois de algumas semanas , não tiver nenhuma luz , ai sim , penso em contratar alguém ..

    e até mesmo quem sabe nosso amigo Geek...

    mas devo dizer uma coisa..

    o link que nosso amigo ItaRodrigo mandou é 10 ....

    e pelo visto não tem nada de dificil ou de 547 Cabeças

    Geek , Valeu cara pela ajuda...

    anotei seus dados e se necessario te retornarei

    Gostei muito ItaRodrigo pelo material que você me recomendou....

    Quem tiver mais materiais como este ai , podem enviar ,sei que muitos buscam tutoriais como este..

    eu mesmo recomendo esse aqui:

    Mikrotik - Under-Linux.Org Wiki

    Obrigado !

  9. #9

    Padrão Re: USANDO MIKROTIK

    Então vai uma dica ai, eu tb uso esse cartão da engenius (procure a respeito desse cartão), eu não gosto muito dele, então comece a pensar na troca por um r52h, ou xr2, ou melhor compre um bullet2hp, e seja mais feliz e quanto ao video é bom pena que é a 2.9.27, no qual vc não vai trabalhar (mais funcionara). Sucesso..!!!

  10. #10

    Padrão Re: USANDO MIKROTIK

    Citação Postado originalmente por maxibelo Ver Post
    Então vai uma dica ai, eu tb uso esse cartão da engenius (procure a respeito desse cartão), eu não gosto muito dele, então comece a pensar na troca por um r52h, ou xr2, ou melhor compre um bullet2hp, e seja mais feliz e quanto ao video é bom pena que é a 2.9.27, no qual vc não vai trabalhar (mais funcionara). Sucesso..!!!
    Maxi , Você usa o mesmo cartão EMP-8603 /800mw ?

    Me diga , o que ele tem de ruim ???

    Realmente , antes eu queria o R52h , só que achei que 350mw , perto do 800mw da Engenius era pouco...

    O XR2 , ja esta na minha lista de compras...

    Vou comprar e testar ele..

    Sobre o Bullet2HP , ouvi falar muito bem dele...

    Pretendo usa-lo mais pra frente...

    Entre o XR2 , r52h , e o EMP8603 , qual me indicaria ?

    Obrigado !

  11. #11

    Padrão Re: USANDO MIKROTIK

    Potência não tudo.

  12. #12

    Padrão Re: USANDO MIKROTIK

    Citação Postado originalmente por Geeek Ver Post
    Potência não tudo.
    Realmente, sei que não é..

    Como nunca trabalhei com esses cartões , pouco seu dizer sobre eles..

    Me corrijam se estiver errado..

    Mas vi muitos casos do equipamentos travarem quando chegam no 400mw onde o mesmo é o seu limite , o motivo de pegar um cartão de 800mw , seria para no maximo trabalhar com ele a 400mw ou um pouquinho mais sem ter dor de cabeça e sem dormir , com medo de travarjá que não esquenta tanto .

    já tive a infeliz sorte de comprar equipamentos onde o seu limite era 400mw , e só quando colocava no 63mw ele não travava..

    Decepção !!

    Se Houver a necessidade , estarei adquirindo um R52H pra teste...

    irei compara-los , (Xr2,Emp-8603,r52H).

    E concerteza postarei aqui...

    quem tiver alguma sugestão poste aqui galera..

    Abraços

  13. #13

    Padrão Re: USANDO MIKROTIK

    Amigo vê ESSE VIDEO (agradeço ao GEEEK por organizar e sempre divulga os videos) e depois me fala o que vc acha. Tenho certeza que vai aprender mais. Depois de vê esse video vai ser um novo didism2 vai abrir sua mente sobre potencia e transmissão e outras coisas mais. E nao se esqueça lê e pesquisa faz parte do sucesso.. SucessoS..!!!

  14. #14

    Padrão Re: USANDO MIKROTIK

    Nossa Max ,

    Que aula hein ...

    Realmente , busco todos os dias sobre antenas , RB's , cabos e outros , mas nunca procurei nada que minimiza-se transferências , acho que não procurei , por que por enquanto ainda não tive problemas..

    Depois que assisti , adicionei alguns dos itens citados no video , em meu projeto...

    concerteza haverá mudanças..

    Vlw mesmo..

    Geek , se tiver mais videos como este aí , manda ai pra galera...

    Obrigado pessoal .

    Abraços

  15. #15

    Padrão Re: USANDO MIKROTIK

    Procura no TikTube dos MUM's de 2008, 2009 e 2009. (Fora os interanacionais, os caras dão um aulão)

  16. #16

    Padrão Re: USANDO MIKROTIK

    Citação Postado originalmente por Geeek Ver Post
    Procura no TikTube dos MUM's de 2008, 2009 e 2009. (Fora os interanacionais, os caras dão um aulão)
    Rsrs...

    Já baixei 5 Videos de lá..

    Realmente são Muito Bons...

    Vlw

  17. #17

    Padrão Re: USANDO MIKROTIK

    Galera , semana que vem vai chegar o Mikrotik aqui...

    se eu consegui , postarei os resultados e como consegui..

    Vlw galera , abraços