+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão mas de 1 dhcp no servidor

    rapaz estou com uma duvida besta e ja rodei a net e não achei nada .
    tenho 1 servidor com 3 placas de rede .
    1 placa vai para o link de internet ip valido ok
    a outra tem 1 servidor dhcp faixa ip 192.168.1.1/24 ativo e dois ips estaticos sem dhcp ok
    a outra 1 ip 172.31.2.1/24 dhcp e ip 10.1.1.1/24 estatico

    como os ips são diferentes sera que eu corro o perigo de algun tipo de conflito lembrando que um dhcp esta ligado para clientes do provedor wireless e o outro e para um swtich de clientes cabeados todos caem em hotspot .
    seguindo esta logica eu poderia criar colocar mas uma placa de rede e configurar outro dhcp ou estou fazendo caquinha .... agradeço a opinião de todos

  2. #2

    Cool Re: mas de 1 dhcp no servidor

    Amigo,

    Vamos lá!

    Se você estiver utilizando a solução do hotspot do Mikrotik, exixtem uma função de auto alias para ips fixos em outros range.
    Por exemplo minha rede é 172.31.2.1/24, porém nesta rede se conecta um usuário com o IP 10.1.1.1, Mascara 255.255.255.0, Gateway 10.1.1.254 e DNS 10.1.1.254 o sistema faz automaticamente um aliás para um dos IP`s do servidor DHCP. ex. "172.32.2.10", desta forma isentando o usuário de mexer em suas configurações atuais.

    Bom não sei se ajudei mais estamos ai!

    Abraços
    Alessandro Amarante

  3. #3

    Cool Re: mas de 1 dhcp no servidor

    Se você estiver usando um servidor dhcpd em um sistema linux, você pode habilitar dhcp em quantas interfaces quiser. Basta apenas editar o dhcpd.conf em /etc com algumas alterações. Claro que devem ser redes diferentes.

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: mas de 1 dhcp no servidor

    ok estava com esta duvida muito obrigado