+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Microtik - Contingência sem Loadbalance

    Bom dia!

    Pessoal, não sei se este é o local exato para este tópico, mas acredito que quem poste por aqui saberá me informar, rs

    Eu tenho uma RB que faz o link entre os predios aqui da empresa via wireless. O que eu queria é que houvesse uma contingência para este link, ou seja, assim que cair um, entrar o outro. No segundo link eu tenho um speedy que vou fechar uma VPN com o firewall via internet.

    Obs: O que nao quero é o loadbalance, pq o uso da VPN irá consumir recursos da RB e do Firewall durante a criptografia dos pacotes para a VPN, e não é necessário.

    Minha dúvida é: Como fazer o MK entender que o link caiu e que deverá passar a usar outro gateway?

    Agradeço as ajudas!

    Luiz Fernando

  2. #2

    Padrão Re: Microtik - Contingência sem Loadbalance

    simples.. coloque duas rotas default

    a primeira rota - principal - voce configura ela normalmente e o CHECK GATEWAY dela voce coloca PING ou ARP (ping ele fica monitorando por ping, arp ele monitora pela tabela arp).

    a segunda rota, voce altera o custo/distancia dela de 1 para 2 por ex...

    a segunda rota vai ficar azul .. quando o gateway da primeira rota parar de responder.. a segunda rota entra automaticamente..

  3. #3

    Padrão Re: Microtik - Contingência sem Loadbalance

    Bom dia!

    Eu tinha comido uma bola feia, porque tem um topico fixado de FailOver (Link de sombra) que utiliza o Netwatch para monitorar um IP especifico ao invés do gateway, o que pra mim é melhor, pois tenho 4 RB's no caminho até chegar no link e preciso que a rota seja alterada se qualquer uma delas cair e não se o gateway cair.

    Muito Obrigado pela ajuda.