+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão R52, R52H, R52AH - Número de usuário pendurados

    Bom dia galera,

    Gostaria de saber quantos usuários posso pendurar nesses cartões sem perder qualidade. Li que o R52 e o R52H conseguem manter um bom desempenho até uma faixa de 25/30 clientes. É isso mesmo? O R52AH é o mesmo caso? Ou tem alguma vantagem?

    Vlw!

  2. #2

    Padrão Re: R52, R52H, R52AH - Número de usuário pendurados

    uso r52h e você pode pendurar até 50 clientes dependendo da velocidade liberada para eles. O meu em pico já largou 3,8 MBps. porém vai depender de suas configurações , aqui o plano básico é de 200K.

  3. #3

    Padrão Re: R52, R52H, R52AH - Número de usuário pendurados

    Opa, obrigado renatokamikaze.

    Então, hoje eu uso o R52 e o R52H, trabalho no esquema de pico células(com um raio de no máximo 250m), e com pouco mais de 25 clientes por POP. Comercializo até 1Mbps, e não tenho tido problemas nenhum, pelo contrário, está funcionando muito bem e o índice de satisfação dos clientes está muito bom.

    Estive pensando em aumentar o número de clientes por POP com um cartão um pouco melhor, por isso quero saber um pouco mais sobre o R52AH, procurei no site da Mikrotik sobre o mesmo e não achei muitas informações.

    Alguém tem experiência com o R52AH para me ajudar?

  4. #4

    Padrão Re: R52, R52H, R52AH - Número de usuário pendurados

    opa, elsonjjunior
    vc usa em 5,8 ou em 2,4 fica qts clientes simultaneo por catão?
    fala um pouco sobre oferecer planos de 1mbps

  5. #5

    Padrão Re: R52, R52H, R52AH - Número de usuário pendurados

    Cara seu cartão está setado em B ou G. Usar um modo MIX B+ G e no cliente setar manualmente B nos mais longe e G no mais perto eu teria alguma dificuldade ? Hoje todos ta em B só que o tráfego máximo que consigo é 4,9 mega não passa disso e modo G efetuei uns teste consegui 12 mega, em bancada.

    Citação Postado originalmente por elsonjjunior Ver Post
    Opa, obrigado renatokamikaze.

    Então, hoje eu uso o R52 e o R52H, trabalho no esquema de pico células(com um raio de no máximo 250m), e com pouco mais de 25 clientes por POP. Comercializo até 1Mbps, e não tenho tido problemas nenhum, pelo contrário, está funcionando muito bem e o índice de satisfação dos clientes está muito bom.

    Estive pensando em aumentar o número de clientes por POP com um cartão um pouco melhor, por isso quero saber um pouco mais sobre o R52AH, procurei no site da Mikrotik sobre o mesmo e não achei muitas informações.

    Alguém tem experiência com o R52AH para me ajudar?

  6. #6

    Padrão Re: R52, R52H, R52AH - Número de usuário pendurados

    Então senhores,

    Na minha RB eu utilizo 802.11(b/g) em 2.4GHz para distribuir para meus clientes.
    Nos rádios dos clientes estou sempre setando 802.11b, não tem necessidade de se usar G nesse caso.
    Como expliquei, o fato de conseguir transportar 1Mbps são as picocélulas.
    Começamos a atender para clientes residenciais a pouco menos de 1 ano, estamos com pouco mais de 800 clientes e não temos tido problemas(restringindo a no máximo 30 usuários simultâneos por célula).

    Estou fazendo testes com 5.8GHz para distribuir mais banda ainda, só que também reduzi o tamanho da célula(para um raio de menos de 100m), ou seja, não são todos clientes que terão acesso a mais velocidade. Os testes serão feitos com 2 e 4Mbps, para ver se teremos um rendimento satisfatório.

    A minha dúvida é com relação as cartões R52AH, preciso de informações sobre o rendimento desse cartão, se alguém puder ajudar, agradeço!

  7. #7

    Padrão Re: R52, R52H, R52AH - Número de usuário pendurados

    Tenho na minha rede apenas cartões R52h com RB433 e painéis hyperlink e oiw, configuração em b, fixado data rates em 5.5Mb/11Mb, ack fixado em 67, preamble mode em short, tx power em 17 dbi... em horarios de pico chega a 42 43 clientes com 200k na maioria.
    Antes usei cartões engenius com a mesma config e qdo chegava em 35 era o ápice, acime disso ficava muito ruim...
    Última edição por Luspmais; 02-02-2011 às 23:12.

  8. #8

    Padrão Re: R52, R52H, R52AH - Número de usuário pendurados

    Print da tela..Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem t�tulo.jpg
Visualizações:	196
Tamanho: 	94,8 KB
ID:      	19516

  9. #9

    Padrão Re: R52, R52H, R52AH - Número de usuário pendurados

    Cara legal, parabens ! sinal exemplar só o primeiro que ta matando hehehe

    a memoria ta no fim heim

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Print da tela..Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem t�tulo.jpg
Visualizações:	196
Tamanho: 	94,8 KB
ID:      	19516

  10. #10

    Padrão Re: R52, R52H, R52AH - Número de usuário pendurados

    Opa vlw, cara nesse exato momento estou aqui sentado pensando como melhorar essa estrutura...tenho nessa torre 2 rb433... 1º RB: com 3 cartões r52h 1ºcartão=>recebe o link 2ºcartão=> setorial de 90° 17db horizontal (H) "AP CENTRO" 3ºcartão=> setorial 90º 14db (H) virado pra traz atendendo chacaras (alias é por isso q ta ruim o primeiro, são chacaras cheio de arvores). 2º RB: com 2 cartões r52h 1ºcartão=> manda o link para a outra torre do escritorio 2ºcartão=> setorial 90º 17db (H)pra outro bairro. Exceto o cartão das chacaras que tem apenas 4 clientes o outros 2 estão da forma que postei no print. LOTADOS.
    Essa torre fica num lugar muito bom abrangendo grande area. Estou pensando em colocar um Ubiquiti Rocket com um painel de 120° pra vender velocidades maiores e no outro slot da rb q ainda sobra mais um painel mas na vertical pra não dar interferencia...acho que fica bom, o que vcs acham?
    Ohh eu pegando carona no post do amigo "elsonjjunior"...rsrsrsrsss desculpa aí ?!?!

  11. #11

    Padrão Re: R52, R52H, R52AH - Número de usuário pendurados

    Parabéns, ótima rede, todos os clientes com ótima qualidades. Valeu pela dica.


    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Print da tela..Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem t�tulo.jpg
Visualizações:	196
Tamanho: 	94,8 KB
ID:      	19516

  12. #12

    Padrão Re: R52, R52H, R52AH - Número de usuário pendurados

    opa, vlw galera.... isso mesmo, aqui buscamos sempre deixar os clientes com sinal muito bom, assim garatimos a qualidade do serviço...