+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual faixa de freqüência posso usar em 5.8GHz?

    Bom dia.....

    Pessoal, trabalho com Rocket M5 e NanoBriget M5, como todos já sabem, são equipamento em 5.8, mas quando vou configurar tenho que cetar a faixa de freqüência
    5,180 5,200 5,220 e assim por diante.

    Gostaria de saber se eu posso usar a parti de 5ghz até 5.8GHz e se a freqüência dentro dessa faixa influencia o sinal?

    Tipo, se eu usar 5.18 ou 5.80 logicamente se essas freqüências não estiverem com interferências externas, elas vão ter a mesma qualidade de sinal?
    Valeu.....

  2. #2

    Padrão Re: Qual faixa de freqüência posso usar em 5.8GHz?

    talves isso possa te responder:

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    A faixa de 5Ghz se divide em três faixas, que costumamos denominar baixa, média e alta e as restrições e condições de uso variam dentro delas;

    **5150 a 5350 Mhz
    - O uso dessa faixa deve ficar confinado ao interior de edificações, ou seja, independentemente de potencias e antenas, etc, qualquer uso outdoor dessa faixa está irregular.
    - Mesmo internamente A potencia máxima EIRP (potencia do transmissor + ganho da antena) máxima permitida é de 200 mw (23 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 100 mw
    - para um pedaço dessa faixa (5250 a 5350) é necessário ainda que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequencia).

    **Faixa Média: 5470 a 5725 Mhz
    - Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm) - ou seja, R52H, SR5, XR5, etc sem redução de potencias estão irregulares.
    - Potencia máxima EIRP 1 Watt (30 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 250 mw
    - É necessário que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequência)


    **Faixa Alta: 5725 a 5850 Mhz:
    - Potencia máxima do transmissor de 1 Watt (30 dBm)
    - Eirp máxima de 36 dBm (4 Watts)
    - Para sistemas multi-ponto é possível utilizar antenas de qualquer ganho, desde que não se excedam os valores acima
    - Para sistemas ponto a ponto é possível utilizar antenas de qualquer ganho desde que o limite do transmissor seja respeitado

  3. #3

    Padrão Re: Qual faixa de freqüência posso usar em 5.8GHz?

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    talves isso possa te responder:
    Foi de grande ajuda....
    Valeuuu...

  4. #4

    Padrão Re: Qual faixa de freqüência posso usar em 5.8GHz?

    pelo que entendi
    1ª faixa: interna
    2ª faixa: são radios dos painel , pode ser usada para os clientes .
    3ª faixa: PtP

    se isso for correto e assim que estou usando, mais aqui a maioria dos gatos net usam os bullet na faixa alta em omni de 200 reais comprada no mercado livre , ae estar dando interferencia nos meus ptp e dos outros colegas que usam nano bridge o que posso fazer ? ja tentei trocar de canal melhora um pouco mais em alguns horarios os pings ficam muito alto fico no aguardo

  5. #5

    Padrão Re: Qual faixa de freqüência posso usar em 5.8GHz?

    Queria saber onde vocês aprendem essas coisas.
    Não existe isso de faixa baixa, media e alta.
    Existe faixa permitida para o serviço ou não.
    Mesmo que você consiga setar outras faixas você não pode usar as que considerar melhor pois tem que setar o domínio regulatório na antena, do contrário estará arriscando ser multado por uma eventual fiscalização ou acabar interferindo em outros serviços como satélite, radioamador ou radares.
    Nem vou entrar no mérito das faixas em sí, pois se você não setar o domínio regulatório nas antenas ja está errado...

    Depois que setar o domínio regulatório, que também já vai impedir essa bagunça de jogar potencia alta, é que você procura a frequência de trabalho da antena

    Caso tenha dúvidas sobre a faixa correta, entre no PDFF da anatel e leia a resolução que determina o uso e condição dessas faixas que citaram acima...

    PDFF:

    http://sistemas.anatel.gov.br/pdff/C...=23&intLivro=2

    A resolução eu encontrei ela aqui

    http://silviminas.com.br/wp-content/...slacao_442.pdf