+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Monitorar uso CPU e Memoria

    Existe alguma ferramenta que possa monitorar uso de CPU e Memoria de servidores Linux e Windows através de SNMP ou algo parecido?

  2. #2

    Padrão Re: Monitorar uso CPU e Memoria

    Cara tem vários tias como: Nagios, Cacti, MRTG dentre outros.

  3. #3

    Padrão Re: Monitorar uso CPU e Memoria

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Cara tem vários tias como: Nagios, Cacti, MRTG dentre outros.
    Eu usei NAgios3+Cacti+MRTG.. fiz um passo a passo se quiser eu te mando, vou procurar no meu email.

  4. #4

    Padrão Re: Monitorar uso CPU e Memoria

    Cara compartilha aqui com a gente.

    Citação Postado originalmente por GeovaneRoberto Ver Post
    Eu usei NAgios3+Cacti+MRTG.. fiz um passo a passo se quiser eu te mando, vou procurar no meu email.

  5. #5

    Padrão Re: Monitorar uso CPU e Memoria

    aguardando GeovaneRoberto postar o topico!!

  6. #6

    Padrão Re: Monitorar uso CPU e Memoria

    Pessoal , boa tarde!
    Eu não estou na minha residência e não tenho como acessar meu pc ele esta desligado , porem eu achei umas coisas no meu email, assim que e conseguir ir para casa ( estou viajando ) eu procuro e posto aqui no inicio eu apanhei um pouco do Nagios para entender os script mas com a ajuda de um amigo foi tranquilo depois, vou tentar postar os arquivos de cfg tb... por enquanto mando em anexo o que achei no meu email, espero que ajude!

    VOu tentar achar a documentação mas a principio eu instalei o nagios com o aptitude.
    Depois baixei o plugin check_cpu.pl (plugin de monitoramento do uso da CPU).

    Link de download.
    (http://www.nagiosexchange.org/Linux.55.0.html)

    Argumentos que usei com o plugin: ( eu achei umas parte no meu email);

    Valor_Warning Valor_Critico

    Depois instalei o NRPE para checagem do servidor remoto

    apt-get update
    apt-get install nagios-nrpe-server

    ALterei o arquivo de configuração do nrpe (nrpe.cfg)a porta em que o nrpe irá escutar os pedidos remotos de monitoramento na linha server_port do arquivo nrpe.cfg;
    as máquinas que poderão se conectar ao nrpe, na linha allowed_hosts do nrpe.cfg (nesta linha informe o ip do servidor do Nagios);
    Adicionar a linha de comando que irá realizar a checagem da carga de cpu, no seguinte formato:

    command[check_cpu_load]=/usr/lib/nagios/plugins/check_cpu.pl 60 80

    Substitui os valores 60 e 80 pelos valores mais adequados para você para os parâmetros de warning e critical.
    Depois é so Configurar o serviço no Nagios

    Eu sempre deixo no meu email estas coisas, mão o tutorial esta salvo no pc.

    T+

  7. #7

    Padrão Re: Monitorar uso CPU e Memoria

    Uso Cacti para gerar os gráficos e recomendo a todos, e para envio de alertas uso o Nagios, duas ferramentas essenciais para qualquer administrador de sistema na minha opinião.

    Abraços !!!

  8. #8

    Padrão Re: Monitorar uso CPU e Memoria

    Poderia posta um print screen do cacti em funcionamento ?

    Citação Postado originalmente por warlinux Ver Post
    Uso Cacti para gerar os gráficos e recomendo a todos, e para envio de alertas uso o Nagios, duas ferramentas essenciais para qualquer administrador de sistema na minha opinião.

    Abraços !!!

  9. #9

    Padrão Re: Monitorar uso CPU e Memoria

    Cara faz uma busca no google-imagens com os termos cacti linux, que você irá ver um monte de exemplo de gráficos que o Cacti é capaz de criar.

    Abraços !!