+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Cadastro de Estações

    boa tarde.
    possuo licenca scm desde 2009, porem nunca efetuei o cadastro das estações.
    preciso fazer a declaração de fust para janeiro/11 pois sai do simples nesse mes
    posso ter algum problema em fazer a declaracao de fust e pagamento sem ter o cadastro das estacoes?
    inclusive nunca fiz a declaracao de isento por ser simples nacional...preciso fazer retroativo?
    obrigada pela ajuda.

  2. #2

    Padrão Re: Cadastro de Estações

    Olá Amigo, vou tentar dar um norte para você ok?

    Primeiramente, ter SCM sem licenciar a estação é +- como comprar um carro e deixar sem placas. Você gastou mas pode ter problemas. Se você receber a fiscalização da ANATEL será multado, sem dúvidas.

    Então, a primeira coisa é: vá logo e tire a licença da sua estação!

    Sobre o FUST: 1) Pode fazer a declaração retroativa, sem problemas. O sistema do FUST permite isso. A partir de Janeiro faça a declaração normalmente, tendo ou não a estação. Pois se você não tem estação e não tem declaração do FUST você comete dois erros. Pague o FUST para você ter apenas um erro e, ao mesmo tempo, corra para sanar isso.

    Você teve RECEITA em janeiro, portanto deve pagar o FUST.

    Espero ter ajudado!
    Fabrício

  3. #3

    Padrão Re: Cadastro de Estações

    Amigo, posso estar errado, porém até aonde eu sei após ter sua SCM você precisa Licenciar somente a sua estação principal que é aonde chega o seu Link de Internet, EX: Você tem 10 torres na sua cidade, porém todos os seus PTP saem da sua estação principal de onde chega o link internet, consequentemente não há mais necessidade de licenciar todas as suas torres, MAS caso você tenha um link em outra cidade que não recebe a internet da sua estação principal, ai sim é necessário o Licenciamento dessa outra estação. Pelo pouco que sei é dessa forma que está funcionando ultimamente, caso esteja errado por favor me corrijam.

  4. #4
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Cadastro de Estações

    Sobre licenciar as estações:
    Sobre o questionamento de milamay: Se no seu projeto básico e de instalação foi informado que teria X estações, estas estações deverão ser licenciadas e entrar em operação em até 18 (dezoito) meses após a assinatura e publicação do Termo de Autorização, prorrogável por mais 12 meses. Se não entrar em operação, a entidade pode sobre processo de caducidade (perda da Autorização) e demais sanções da ANATEL.
    Sobre quais estações devem ser licenciadas:
    · Toda estação tronco (estação onde chega o link e demais equipamentos concentradores e de controle).
    · Toda estação Acesso (onde tem clientes pendurados).
    · Toda Estação Tronco/acesso:
    Estações repetidoras, é um caso a parte. Algumas têm que ser licenciadas outras não precisam. Para melhor entender, acessem este site, onde tem uma planilha exemplificando:
    http://lh6.ggpht.com/_awgyUZsDLBw/TQ...to_scm.png.jpg
    abs

  5. #5
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Cadastro de Estações

    tenho uma apresentação da ANATEL sobre fiscalizaçao de estação SCM, quem quiser pode acessar : http://www.engenheiroalvaro.com.br/Fiscalizacao_SCM.pdf

  6. #6

    Padrão Re: Cadastro de Estações

    Alvaro muito obrigado pelo link se todos compartilhasse desse jeito esse site seria bem mais produtivo, mas as pessoas ficam mandando pedacinho!!!

    em relação a isso estou querendo cadastrar minha estação na 506 da anatel mas minha cidade tem mais de 500mil habitantes uso nanos2 e nano5 será que consigo me enquadrar nela??? OBS: pego link com a retentora de SCM que quero me cadastrar!!

  7. #7
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Cadastro de Estações

    Citação Postado originalmente por teletanbs Ver Post
    Alvaro muito obrigado pelo link se todos compartilhasse desse jeito esse site seria bem mais produtivo, mas as pessoas ficam mandando pedacinho!!!

    em relação a isso estou querendo cadastrar minha estação na 506 da anatel mas minha cidade tem mais de 500mil habitantes uso nanos2 e nano5 será que consigo me enquadrar nela??? OBS: pego link com a retentora de SCM que quero me cadastrar!!
    obrigado pela consideração.

    Referente ao cadastro, sugiro verficar com o seu engenheiro para ver o enquadramento a estação.

    Abs
    Última edição por EngenheiroAlvaro; 08-02-2011 às 15:04.

  8. #8
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Cadastro de Estações

    Bom dia a todos.

    Como havia muitas dúvidas sobre esta questão de licenciamento de estações de SCM, eu fis um questionamento sobre essa questão junta a área responsável.
    Me foi enviado um oficio e de uma vez por todas esclarece esta questão.
    Resumindo:

    1)Deverão ser licenciadas todas as estações de telecomunicações principais da que se interligam diretamente com outras operadas autorizadas pela ANATEL, independentemente de utilizarem ou não equipamentos de radiocomunicação de radiação restrita.

    2)Deverão ser licenciadas todas as estações de telecomunicações operando com equipamentos de radiação restrita que atendas a TODAS as exigências abaixo:
    - Utilizem a faixa de radiofrequência de 2.400 a .2483,5 MHz.
    - Com potência eirp superior a 400 mW.
    - Instadas em cidade com mais de 500 mil habitantes.

    A íntegra do Ofício está no meu site: quem quiser acessar: http://www.engenheiroalvaro.com.br/O...a_01042011.pdf
    Abs
    Última edição por EngenheiroAlvaro; 16-04-2011 às 17:34. Razão: correção do link

  9. #9

    Padrão Re: Cadastro de Estações

    Valeu pela dica!!!

    Ja baixei o Oficio e guardei comigo.

    Obrigado.

  10. #10

    Padrão Re: Cadastro de Estações

    ok mais queria saber como saber quais estações estão cadastrada como 506 no site da anatel!!