+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Gerênciamento de Redes Mikrotik

    Prezados

    Ha algum tempo venho utilizando o gerênciador de Redes "The Dude".
    No entanto, chegamos a um ponto onde o mesmo já não consegue nos atender.

    (Não sei se não estou sabendo fazer, ou se de fato o Dude não tem um sistema mais claro para monitoramento de redes wireless, como penso.)
    Mas hoje temos mais de 3000 clientes, imaginem um dude amarrotado de RB´s onde você tem que ficar entrando de 1 em 1 para ver niveis de sinais, monitorar troughtput, enfim... É IMPRATICAVEL.
    Já perdemos muitos clientes ultimamente maioria alegando problema de oscilações...

    Estamos instalando hoje o Cacti para apenas gerar gráficos de desempenho das torres dos clientes empresáriais (Ao menos essa é a ideia inicial). Não sei se o cacti teria capacidade para "substituir" o Dude em termo de topologia logica de visualização, monitoramento e alertas...

    Mas hoje encontro-me em uma situação onde não sei qual sistema de gerência utilizar.

    Preciso muito de ajuda para encontrar um sistema "definitivo" onde eu consiga tanto visualizar nossa topologia e monitorar, como ele mesmo monitorar o sinal dos cartões de todas as RB's assim como oscilações e enviar alertas para os tecnicos e gerentes.

    Acredito que existam membros por aqui que trabalham em redes grandes usando Mikrotik e Ubiquiti, Como fazem para monitorar tudo ? Se for no Dude, como devo fazer para que eu consiga obter disponibilidade, alertas de vários recursos principalmente NIVEIS DE SINAIS ?

    Desde já agradeço a todos e deixo em aberto para Análise.

  2. #2

    Padrão Re: Gerênciamento de Redes Mikrotik

    Utilizo o centreon aqui, ele é uma interface mais amigavel para o nagios.

    Nele você configura o alerta para caso de oscilação.

    Quase 8000 clientes genrenciados dessa forma.

  3. #3

    Padrão Re: Gerênciamento de Redes Mikrotik

    Todos os radios cliente estao roteados?
    Creio que usando o protocolo snmp, você nao fica somente a merce do the dude tem milhoes de outros programas.

  4. #4

    Padrão Re: Gerênciamento de Redes Mikrotik

    Este centreon Funciona Bem para monitorar os niveis de sinais de todas as minhas RBs e Ubiquitis ?
    Ele pode ser configurado para disparar alerta para os tecnicos do suporte, SMS, Email ?

    Quase não encontro muita ifnormação sobre ele na internet.

    É preciso pagar para usar a ferramenta ?

  5. #5

    Padrão Re: Gerênciamento de Redes Mikrotik

    Ja tentou usar solares?

  6. #6

    Padrão Re: Gerênciamento de Redes Mikrotik

    Lembrando que as configurações do centreon achei bem complicadooo, mais tem o http://www.networkslive.com.br/, o muito bom..

    Hugo vi no seu perfil que mora em Brasilia, trabalha com gerenciamento de redes aqui? tem provedor de internet?

  7. #7

    Padrão Re: Gerênciamento de Redes Mikrotik

    Citação Postado originalmente por felipenoogueira Ver Post
    Utilizo o centreon aqui, ele é uma interface mais amigavel para o nagios.

    Nele você configura o alerta para caso de oscilação.

    Quase 8000 clientes genrenciados dessa forma.
    Esse sistema e pago ou gratuito?

  8. #8

    Padrão Re: Gerênciamento de Redes Mikrotik

    Cara o provebuntu tem esse tipo de recurso de rede agora? eu entrei no site e vi somente tc e o ispmikrotik, agora utilitários de rede, tipo nagios, cacti, ou próprio dude não nada relacionado.

    Citação Postado originalmente por starnetprovider Ver Post
    Lembrando que as configurações do centreon achei bem complicadooo, mais tem o http://www.networkslive.com.br/, o muito bom..

    Hugo vi no seu perfil que mora em Brasilia, trabalha com gerenciamento de redes aqui? tem provedor de internet?

  9. #9

    Padrão Re: Gerênciamento de Redes Mikrotik

    Citação Postado originalmente por starnetprovider Ver Post
    Lembrando que as configurações do centreon achei bem complicadooo, mais tem o http://www.networkslive.com.br/, o muito bom..

    Hugo vi no seu perfil que mora em Brasilia, trabalha com gerenciamento de redes aqui? tem provedor de internet?
    Amigo, eu morava ai até o início de Janeiro...
    Porém me mudei para Recife - PE
    Onde atualmente gerêncio (Ou tento) a Rede de um provedor...

    Me aceite em Seu msn da assinatura que será um prazer conversarmos.

  10. #10
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Gerênciamento de Redes Mikrotik

    Citação Postado originalmente por starnetprovider Ver Post
    Lembrando que as configurações do centreon achei bem complicadooo, mais tem o Networks Solutions!, o muito bom..

    Hugo vi no seu perfil que mora em Brasilia, trabalha com gerenciamento de redes aqui? tem provedor de internet?
    nossa?. voce usar o provebuntu em seu provedor, e funciona?

  11. #11

    Padrão Re: Gerênciamento de Redes Mikrotik

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    nossa?. voce usar o provebuntu em seu provedor, e funciona?
    Sim funciona, não tenho nenhum problema, lembrando que eu nunca conseguir todos os recursos em 1 só software sempre tem que esta buscando um outro para acompanhar as evoluções ou os recursos no qual não preciso com urgência e não consigo achar...
    Tem um mais amplo que está para lançar agora LAN não sei se funciona pois ainda não vi em funcionamento mais se eles fizer todos os recursos sem nenhum tipo de erro, estarei mundandooo para esse...

    Lembrando a inauguração desse software e para 11 de fevereiro...

  12. #12

    Padrão Re: Gerênciamento de Redes Mikrotik

    Citação Postado originalmente por hugosantos Ver Post
    Amigo, eu morava ai até o início de Janeiro...
    Porém me mudei para Recife - PE
    Onde atualmente gerêncio (Ou tento) a Rede de um provedor...

    Me aceite em Seu msn da assinatura que será um prazer conversarmos.
    Meu msn segue abaixo air em minha assinatura add que eu aceitoo

    ok

  13. #13
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Gerênciamento de Redes Mikrotik

    Citação Postado originalmente por starnetprovider Ver Post
    Sim funciona, não tenho nenhum problema, lembrando que eu nunca conseguir todos os recursos em 1 só software sempre tem que esta buscando um outro para acompanhar as evoluções ou os recursos no qual não preciso com urgência e não consigo achar...
    Tem um mais amplo que está para lançar agora LAN não sei se funciona pois ainda não vi em funcionamento mais se eles fizer todos os recursos sem nenhum tipo de erro, estarei mundandooo para esse...

    Lembrando a inauguração desse software e para 11 de fevereiro...
    se o programa é bom porque vai mudar, eu nunca concegui usar ele aqui sempre tinha problemas e eu comunicava com o desenvolvedor e o mesmo não respondia, ou quando respondia não podia mudar no programa.

  14. #14

    Padrão Re: Gerênciamento de Redes Mikrotik

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    se o programa é bom porque vai mudar, eu nunca concegui usar ele aqui sempre tinha problemas e eu comunicava com o desenvolvedor e o mesmo não respondia, ou quando respondia não podia mudar no programa.
    Se eu for mudar será por motivo de recursos como falei anteriomente, eles não se preocupam em fornecer mais possibilidades de abragem e seu software, e não pelos seus problemas, já que nas funções no qual ele me possibilita está tudo ok..

  15. #15

    Padrão Re: Gerênciamento de Redes Mikrotik

    Hugo,

    se voce está dispoto a pagar, eu acho que o sistema ::[ MK SOLUTIONS ]:: tem o que voce precisa, ele envia SMS para os tecnicos de plantao ele mostra os niveis de sinais dos clientes, ACK e entre outras funções, eu nao posso falar muito do sistema pois eu acabei de contratar e lendo o manual tem tudo isso disponivel, eu contratei o mesmo por que o sistema atual que uso o VIGO, não tem isso e ja tou cansado de fazer esse trabalho em quanto poderia esta fazendo minha empresa crescer, entao pretendo treinar minha atende e em conjunto com os tecnico ela ja vai ver na tela do sistema todas essas informações e sem contar que eu achei muito pratico a funçao do plantonista onde ele envia sms para os gerentes informando q um pop ou link parou e etc...

    att,
    alex

  16. #16

    Padrão Re: Gerênciamento de Redes Mikrotik

    Amigo.

    Um programador desenvolveu um sistema para uso em celular, onde digito o 'login' do cliente ele busca os dados no POP e mostra o resultado no celular.
    Veja a foto!!!
    https://lh5.googleusercontent.com/_F...etros%20v2.png

  17. #17

    Padrão Re: Gerênciamento de Redes Mikrotik

    Muito legal este sistema de celular.

  18. #18

    Padrão Re: Gerênciamento de Redes Mikrotik

    Certo, Acabei optando por criar nossa própria ferramenta de gerência SNMP... Que contará apenas com o que realmente nos interessa, como PING, TRACERT, Niveis de Sinais e Troughtput.