+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Quer gastar mas fazer uma coisa bem feita? Dois Bullets M2 com painel EMCTest de 15dbi e mais um Bullet M5 com painel Ideal de 11dbi. Pronto, resolvido.

Explicando: pensa na escalabilidade, para o caso de querer vir a vender planos com banda maior. Já vai implementando uma rede 5.8 estável, mesmo que não tenha cobertura em todas as direções.

Além do mais, não vai ter tantos problemas com relação a interferência dos próprios AP's 2.4 da tua torre (isso se pensa em ativar o AirMax, usar 40Mhz de largura de banda...).

------

Uma pergunta para o PauloMassa, com a devida licença: Paulo, é realmente crítica essa questão do afastamento das antenas, no caso 1,5 metros? Pergunto porque vejo clusters com Canopy da Motorola e as CPE's estão 'grudadas' umas em cima das outras.

Outra coisa que me faz pensar nisso é o caso dos cartões mini-pci. Faz diferença afastar as antenas se os cartões estão a menos de 5 mm um do outro, conectados na RB? Por melhor que seja aquela blindagem, acho meio impossível um não irradiar RF para o outro.

Agradeço o interesse em responder, e obrigado desde já!
    Você citou um ponto muito interessante!
    Foi exatamente essa pergunta que me fez sobre os cards do mk que me fez simplesmente "abandonar" transmissão com Rb's e cards.
    Hoje só uso RB em URGENCIA, senão é tudo bullet, rocket, ou nano...e com essa distância.
    Porém, respondendo a sua pergunta, se os cartões estiverem TODOS aterrados diminuirá consideravelmente a interferência entre eles...
    A respeito dos Canopys da Motorola realmente eles são instalados um perto do outro...Porém a arquitetura da antena do canopy é completamente oposta a de uma setorial ou omni concorda?
    Poderiamos comparar um elemento de irradiação do canopy com um nanobridge por ex. ele é bem direcionado mas, as instalações de canopy que vi por aqui todas tem a famigerada "marmitex" atras de cada radio...exatamente para não receberem interferência nas costas....

2. Olha Paulo, infelizmente não posso afirmar nada sobre a antena dos Canopy porque não as conheço. Vou ficar te devendo. Mesmo assim, obrigado pelo interesse na resposta. Estrelinha pra ti.

Vou te contar o meu causo sobre cortar RB's e cartões. Eu decidi fazer isso depois de perder 2 cartões R52 ligados a uma Omni de 12dbi da Aquário (finada, ainda bem). Era só chover que eu tinha que trocar.

O equipamento tinha aterramento, a 'malha' da omni aterrada, cheguei ao ponto de soldar o cabo terra na lata da blindagem de RF do cartão e nada adiantou. Dei duas chances, na terceira eu tive um 'acesso' de raiva e pisoteei por cima da RB411 (só se salvou a fonte de alimentação).

Na falta de outra coisa pra transmitir, dei um voto de confiança para o Bullet. Bom, nem precisa dizer mais nada, está lá até agora. 32 clientes cadastrados, média de tráfego de 3 mega.

Melhor que cartão: não tem pigtail, não tem encaixe, não tem problema com chuva, raio, calor, umidade... Enfim, não digo que dessa água não beberei novamente, mas RB pra mim só lá em baixo, no case e servindo como servidor.

3. Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Olha Paulo, infelizmente não posso afirmar nada sobre a antena dos Canopy porque não as conheço. Vou ficar te devendo. Mesmo assim, obrigado pelo interesse na resposta. Estrelinha pra ti.

Vou te contar o meu causo sobre cortar RB's e cartões. Eu decidi fazer isso depois de perder 2 cartões R52 ligados a uma Omni de 12dbi da Aquário (finada, ainda bem). Era só chover que eu tinha que trocar.

O equipamento tinha aterramento, a 'malha' da omni aterrada, cheguei ao ponto de soldar o cabo terra na lata da blindagem de RF do cartão e nada adiantou. Dei duas chances, na terceira eu tive um 'acesso' de raiva e pisoteei por cima da RB411 (só se salvou a fonte de alimentação).

Na falta de outra coisa pra transmitir, dei um voto de confiança para o Bullet. Bom, nem precisa dizer mais nada, está lá até agora. 32 clientes cadastrados, média de tráfego de 3 mega.

Melhor que cartão: não tem pigtail, não tem encaixe, não tem problema com chuva, raio, calor, umidade... Enfim, não digo que dessa água não beberei novamente, mas RB pra mim só lá em baixo, no case e servindo como servidor.
    Hahahahaha...
    Eu não cheguei a esse ponto, mas não posso negar que vontade de pisotear as minhas também nao faltou...
    Mas meu problema era muito mais complexo
    Travamentos...latência muuuito grande em horário de pico...Cliente ligando toda hora reclamando...
    Qto ao bullet q tu usa ai hoje não sei qual é, mas eu uso o bullet2 comum, notei que ele aguenta o tranco porém não resiste muito tempo online com muito trafego (35 clientes simultâneos). Ai para resolver esse problema coloquei um Timer na minha torre para rebootar a energia todo dia as 5:15hs da manhã!
    Acabaram os problemas...Nunca mais cliente reclama...minha rede com bullet é um céu...

4. O Bullet que estou usando é o mesmo que tu usa, o de 100mw. Já comprei esse pra não cair na tentação de aumentar a potência em cada problema de sinal que acontecesse, rsss.

Sobre travamentos, nunca tive. Ele tem uma tabela de 32 MAC's, e eu procurei respeitar esse limite. Então, são 32 cadastrados, média de 20, 22 simultâneos.

O maior problema de travamento que eu tenho observado (e não só no Bullet, mas nas NanoStation também) é quando desliga a energia de súbito. Quando volta a energia, o aparelho não liga de forma correta. Simplesmente não conecta na rede wireless.

Para resolver isso, ativei o WatchDog, 'pingando' no meu servidor. Até agora não tive mais problemas.

Abração!

5. Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    O Bullet que estou usando é o mesmo que tu usa, o de 100mw. Já comprei esse pra não cair na tentação de aumentar a potência em cada problema de sinal que acontecesse, rsss.

Sobre travamentos, nunca tive. Ele tem uma tabela de 32 MAC's, e eu procurei respeitar esse limite. Então, são 32 cadastrados, média de 20, 22 simultâneos.

O maior problema de travamento que eu tenho observado (e não só no Bullet, mas nas NanoStation também) é quando desliga a energia de súbito. Quando volta a energia, o aparelho não liga de forma correta. Simplesmente não conecta na rede wireless.

Para resolver isso, ativei o WatchDog, 'pingando' no meu servidor. Até agora não tive mais problemas.

Abração!
    hahahahaha...pensei igual a vc...hehehehe
    mas muita gente me criticou quando eu disse q tava usando o de 100mW também...
    Porém não vi o porquê de não usá-lo...Seria desperdicio...

Tópicos Similares

1. Respostas: 4
    Último Post: 19-03-2013, 20:19
  2. Wireless com bullet 2hp e antena omni de 12dbi
    Por r.junior no fórum UnderLinux
    Respostas: 4
    Último Post: 21-10-2012, 12:23
  3. Bullet M2 com antena omni ou Nanostation M2?
    Por Refused no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 09-07-2012, 17:57
  4. Respostas: 12
    Último Post: 05-09-2011, 08:33
  5. Respostas: 14
    Último Post: 01-08-2011, 14:02

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L