Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão bullet 2hp + omni ou 3 nanostation 2

    pessoal,

    estive pensando nessa combinação bullet 2hp + omni 15dbi ou simplesmente 3 nanostation 2 para cobrir uma area, hoje tenho 2 torres com rb433 + r52h + omni e preciso ampliar mais uma, qual a combinação ideal?

    clientes - 512kbps
    estimado 50 clientes para esse ponto

  2. #2

    Padrão Re: bullet 2hp + omni ou 3 nanostation 2

    ola amigo não sei bem direito mais seria os nanos porque o 1 bullet só não daria conta de conexões exigidas pelo seus clientes pelo que eu ja pesquisei no forum...bom seri 3 bullet com antenas..

  3. #3

    Padrão Re: bullet 2hp + omni ou 3 nanostation 2

    Amigo, 50 clientes simultâneos ou 50 clientes total?
    Se for total o bullet 2hp aguenta sim tranquilo...
    Agora se for 50 simultâneo desconheço um radio que aguente todos esses clientes simultâneos....O ideal ai seria 3 paineis setoriais com 3 bullets 2hp.

  4. #4

    Padrão Re: bullet 2hp + omni ou 3 nanostation 2

    boa pergunta também tinha essa duvida eu tenho uma Bullet M2 HP ligada a uma omni de 12 dbi então o ideal para melhorar era ligar em triangulo masi duas bullet e duas antenas omni iguais as que já tenho?
    onde adquirem essas antenas de 15 eu uso umas que mando vir da polonia da HORIZON

  5. #5

    Padrão Re: bullet 2hp + omni ou 3 nanostation 2

    o problema pra mim eh o custo, entao acho que vou com 3 nanostation 2 mesmo por enquanto.

    50 clientes no total.

    nao preciso cobrir 360o, apenas uns 180o mesmo.

  6. #6

    Padrão Re: bullet 2hp + omni ou 3 nanostation 2

    Na verdade a melhor solucao ainda é o MK+Cartao, pelo nivel de gerencia que vc tem, testei uma Bullet M2 e nao fui feliz, ela é extremamente sensivel a ruido.

  7. #7

    Padrão Re: bullet 2hp + omni ou 3 nanostation 2

    boas se pesquisares no google por nstower.jpg por imagem a primeira imagem ke te aparece da impresao ke é 6 nano station 2 ligadas em circulo isso ai seria a melhor solução tenho essa imagem aki guardada gosto dakela image ou seria ainda melhor meter em triangolo 3 omni ligadas a 3 bullet m2 hp?

  8. #8

    Padrão Re: bullet 2hp + omni ou 3 nanostation 2

    Citação Postado originalmente por UnderMike Ver Post
    boas se pesquisares no google por nstower.jpg por imagem a primeira imagem ke te aparece da impresao ke é 6 nano station 2 ligadas em circulo isso ai seria a melhor solução tenho essa imagem aki guardada gosto dakela image ou seria ainda melhor meter em triangolo 3 omni ligadas a 3 bullet m2 hp?
    Se vc ligar 3 omni em circulo uma vai matar a outra...JAMAIS ligue mais de uma OMNI na torre...pra fazer clusters de antenas só SETORIAIS e respeitando a distancia minima de 1,5mt de distancia uma da outra

  9. #9

    Padrão Re: bullet 2hp + omni ou 3 nanostation 2

    ja pensei nesse cluster de 6 nanostation2, acredito que tenha uma boa performance e um baixo custo, porem como ficaria os canais?

  10. #10

    Padrão Re:

    Quer gastar mas fazer uma coisa bem feita? Dois Bullets M2 com painel EMCTest de 15dbi e mais um Bullet M5 com painel Ideal de 11dbi. Pronto, resolvido.

    Explicando: pensa na escalabilidade, para o caso de querer vir a vender planos com banda maior. Já vai implementando uma rede 5.8 estável, mesmo que não tenha cobertura em todas as direções.

    Além do mais, não vai ter tantos problemas com relação a interferência dos próprios AP's 2.4 da tua torre (isso se pensa em ativar o AirMax, usar 40Mhz de largura de banda...).

    ------

    Uma pergunta para o PauloMassa, com a devida licença: Paulo, é realmente crítica essa questão do afastamento das antenas, no caso 1,5 metros? Pergunto porque vejo clusters com Canopy da Motorola e as CPE's estão 'grudadas' umas em cima das outras.

    Outra coisa que me faz pensar nisso é o caso dos cartões mini-pci. Faz diferença afastar as antenas se os cartões estão a menos de 5 mm um do outro, conectados na RB? Por melhor que seja aquela blindagem, acho meio impossível um não irradiar RF para o outro.

    Agradeço o interesse em responder, e obrigado desde já!

  11. #11

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Quer gastar mas fazer uma coisa bem feita? Dois Bullets M2 com painel EMCTest de 15dbi e mais um Bullet M5 com painel Ideal de 11dbi. Pronto, resolvido.

    Explicando: pensa na escalabilidade, para o caso de querer vir a vender planos com banda maior. Já vai implementando uma rede 5.8 estável, mesmo que não tenha cobertura em todas as direções.

    Além do mais, não vai ter tantos problemas com relação a interferência dos próprios AP's 2.4 da tua torre (isso se pensa em ativar o AirMax, usar 40Mhz de largura de banda...).

    ------

    Uma pergunta para o PauloMassa, com a devida licença: Paulo, é realmente crítica essa questão do afastamento das antenas, no caso 1,5 metros? Pergunto porque vejo clusters com Canopy da Motorola e as CPE's estão 'grudadas' umas em cima das outras.

    Outra coisa que me faz pensar nisso é o caso dos cartões mini-pci. Faz diferença afastar as antenas se os cartões estão a menos de 5 mm um do outro, conectados na RB? Por melhor que seja aquela blindagem, acho meio impossível um não irradiar RF para o outro.

    Agradeço o interesse em responder, e obrigado desde já!
    Você citou um ponto muito interessante!
    Foi exatamente essa pergunta que me fez sobre os cards do mk que me fez simplesmente "abandonar" transmissão com Rb's e cards.
    Hoje só uso RB em URGENCIA, senão é tudo bullet, rocket, ou nano...e com essa distância.
    Porém, respondendo a sua pergunta, se os cartões estiverem TODOS aterrados diminuirá consideravelmente a interferência entre eles...
    A respeito dos Canopys da Motorola realmente eles são instalados um perto do outro...Porém a arquitetura da antena do canopy é completamente oposta a de uma setorial ou omni concorda?
    Poderiamos comparar um elemento de irradiação do canopy com um nanobridge por ex. ele é bem direcionado mas, as instalações de canopy que vi por aqui todas tem a famigerada "marmitex" atras de cada radio...exatamente para não receberem interferência nas costas....

  12. #12

    Padrão Re:

    Olha Paulo, infelizmente não posso afirmar nada sobre a antena dos Canopy porque não as conheço. Vou ficar te devendo. Mesmo assim, obrigado pelo interesse na resposta. Estrelinha pra ti.

    Vou te contar o meu causo sobre cortar RB's e cartões. Eu decidi fazer isso depois de perder 2 cartões R52 ligados a uma Omni de 12dbi da Aquário (finada, ainda bem). Era só chover que eu tinha que trocar.

    O equipamento tinha aterramento, a 'malha' da omni aterrada, cheguei ao ponto de soldar o cabo terra na lata da blindagem de RF do cartão e nada adiantou. Dei duas chances, na terceira eu tive um 'acesso' de raiva e pisoteei por cima da RB411 (só se salvou a fonte de alimentação).

    Na falta de outra coisa pra transmitir, dei um voto de confiança para o Bullet. Bom, nem precisa dizer mais nada, está lá até agora. 32 clientes cadastrados, média de tráfego de 3 mega.

    Melhor que cartão: não tem pigtail, não tem encaixe, não tem problema com chuva, raio, calor, umidade... Enfim, não digo que dessa água não beberei novamente, mas RB pra mim só lá em baixo, no case e servindo como servidor.

  13. #13

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Olha Paulo, infelizmente não posso afirmar nada sobre a antena dos Canopy porque não as conheço. Vou ficar te devendo. Mesmo assim, obrigado pelo interesse na resposta. Estrelinha pra ti.

    Vou te contar o meu causo sobre cortar RB's e cartões. Eu decidi fazer isso depois de perder 2 cartões R52 ligados a uma Omni de 12dbi da Aquário (finada, ainda bem). Era só chover que eu tinha que trocar.

    O equipamento tinha aterramento, a 'malha' da omni aterrada, cheguei ao ponto de soldar o cabo terra na lata da blindagem de RF do cartão e nada adiantou. Dei duas chances, na terceira eu tive um 'acesso' de raiva e pisoteei por cima da RB411 (só se salvou a fonte de alimentação).

    Na falta de outra coisa pra transmitir, dei um voto de confiança para o Bullet. Bom, nem precisa dizer mais nada, está lá até agora. 32 clientes cadastrados, média de tráfego de 3 mega.

    Melhor que cartão: não tem pigtail, não tem encaixe, não tem problema com chuva, raio, calor, umidade... Enfim, não digo que dessa água não beberei novamente, mas RB pra mim só lá em baixo, no case e servindo como servidor.
    Hahahahaha...
    Eu não cheguei a esse ponto, mas não posso negar que vontade de pisotear as minhas também nao faltou...
    Mas meu problema era muito mais complexo
    Travamentos...latência muuuito grande em horário de pico...Cliente ligando toda hora reclamando...
    Qto ao bullet q tu usa ai hoje não sei qual é, mas eu uso o bullet2 comum, notei que ele aguenta o tranco porém não resiste muito tempo online com muito trafego (35 clientes simultâneos). Ai para resolver esse problema coloquei um Timer na minha torre para rebootar a energia todo dia as 5:15hs da manhã!
    Acabaram os problemas...Nunca mais cliente reclama...minha rede com bullet é um céu...

  14. #14

    Padrão Re:

    O Bullet que estou usando é o mesmo que tu usa, o de 100mw. Já comprei esse pra não cair na tentação de aumentar a potência em cada problema de sinal que acontecesse, rsss.

    Sobre travamentos, nunca tive. Ele tem uma tabela de 32 MAC's, e eu procurei respeitar esse limite. Então, são 32 cadastrados, média de 20, 22 simultâneos.

    O maior problema de travamento que eu tenho observado (e não só no Bullet, mas nas NanoStation também) é quando desliga a energia de súbito. Quando volta a energia, o aparelho não liga de forma correta. Simplesmente não conecta na rede wireless.

    Para resolver isso, ativei o WatchDog, 'pingando' no meu servidor. Até agora não tive mais problemas.

    Abração!

  15. #15

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    O Bullet que estou usando é o mesmo que tu usa, o de 100mw. Já comprei esse pra não cair na tentação de aumentar a potência em cada problema de sinal que acontecesse, rsss.

    Sobre travamentos, nunca tive. Ele tem uma tabela de 32 MAC's, e eu procurei respeitar esse limite. Então, são 32 cadastrados, média de 20, 22 simultâneos.

    O maior problema de travamento que eu tenho observado (e não só no Bullet, mas nas NanoStation também) é quando desliga a energia de súbito. Quando volta a energia, o aparelho não liga de forma correta. Simplesmente não conecta na rede wireless.

    Para resolver isso, ativei o WatchDog, 'pingando' no meu servidor. Até agora não tive mais problemas.

    Abração!
    hahahahaha...pensei igual a vc...hehehehe
    mas muita gente me criticou quando eu disse q tava usando o de 100mW também...
    Porém não vi o porquê de não usá-lo...Seria desperdicio...

  16. #16

    Padrão Re: bullet 2hp + omni ou 3 nanostation 2

    Citação Postado originalmente por pepoclv Ver Post
    Na verdade a melhor solucao ainda é o MK+Cartao, pelo nivel de gerencia que vc tem, testei uma Bullet M2 e nao fui feliz, ela é extremamente sensivel a ruido.

    Aí, tb testei uma bullet hp com omni e tive perda considerável de sinal, alguem tem a solução pra isso, ou não tem solução? a ideia era aumentar a potencia, a área de alcance

  17. #17

    Padrão Re: bullet 2hp + omni ou 3 nanostation 2

    Citação Postado originalmente por pepoclv Ver Post
    Na verdade a melhor solucao ainda é o MK+Cartao, pelo nivel de gerencia que vc tem, testei uma Bullet M2 e nao fui feliz, ela é extremamente sensivel a ruido.
    Tive a mesma infelicidade...
    Isso ocorre porquê o Bullet M2 mesmo com o AirMax desativado não deixa vc operar em modo B e vc tem que deixar em B+G
    Isso ocasiona um ruido TREMENDO..>MUITA INTERFERENCIA...
    Usei 2 m2 com airmax desativado e não consegui deixar 1mês na torre...precisei trocar por Bullet2 100mW

  18. #18

    Padrão Re: bullet 2hp + omni ou 3 nanostation 2

    Paulo, me tira uma dúvida, o que vc está usando é o hp de 800mw?

  19. #19

    Padrão Re: bullet 2hp + omni ou 3 nanostation 2

    Citação Postado originalmente por funset Ver Post
    Paulo, me tira uma dúvida, o que vc está usando é o hp de 800mw?
    Não...Como disse acima é o normal de 100mW.
    o HP de 800mW talvez não cause o mesmo problema do M2 pois creio que ele trabalhe em modo B.
    Porém não o testei ainda...Preferi ficar no bom e barato Bullet2 100mW.
    A unica coisa que precisei fazer é colocar um TIMER analógico no pé dele pra resetar todos os dias as 5:00da manhã pq senao ele trava com uns 3 dias seguidos trabalhando (com alto tráfego, em repetidoras que não passam de 10 simultâneos ele roda meses sem reboot na energia)

  20. #20

    Padrão Re: bullet 2hp + omni ou 3 nanostation 2

    Pois eu tentei usar um hp de 800mw, e não rodou bem, a intenção era sair de RB e aumentar a potencia, mas aconteceu o inverso, clientes que recebiam sinal fraco, deixaram de receber, aí tive que voltar para a RB. Não sei se é pq usei ele na potência máxima ou o q?