+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Case UNIFI - Testando o equipamento a QUENTE!

    Senhores, boa tarde. Nao sou um membro muito ativo até pq aprendo mais do que tenho a ensinar, portando, quando aparecem as raras oportunidades de colaborar com os companheiros do forum, principalmente com relação a aplicação de novos equipamentos, faço questao de faze-la.

    Em primeiro lugar, vou explicar a solução:


    A algum tempo forneço um acesso compartilhado a um condominio de estudantes universitarios (ta.. podem chamar de gatonet... mas é mais pra laboratorio do que pra qualquer outra coisa...). Sao aproximadamente 30 havy users... mulecada de 17 a 20 e poucos anos, avida por conecção. Meu linkezinho é um GVT de 35Mb, localizado a 7km do local do condominio. Nao preciso nem explicar, que, chego até la através de um PTP Ubiquiti com NanoStation... isso é outra historia.. vamos falar dos UNIFI.

    Inicialmente a aplicação que utilizei para essa solução foi mesh, utilizando os equipamentos da GI-Link, antes mesmo da aplicação com cidade virtual que relatei no post "Peripecias de uma rede mesh Metropolitana". O fato é que os equipamentos da gi-link apresentavam baixo troughput e instabilidade de hardware, conforme ja relatei nesse post. Além das dificuldades de gestão e outras.... Ao participar da palestra em Foz, brilhantemente traduzida pelo nosso amigo Ze Alves, fiquei realmente curioso com o poder de fogo do UNIFI em aplicações indoor. Após toda a demora pra receber o equipamento e afins, quando finalmente ele estava disponivel, resolvi junto com o brinde, adquirir mais algumas peças, pois, sinceramente, acho que o equipamento sozinho, é apenas mais um AP indoor.
    O layout fisico do ambiente onde faço a distribuição é a seguinte:
    2 blocos, com 4 andares cada um (terreo + 3 pisos), aproximadamente 40mts de comprimento por 12 de largura. Para iniciar os testes, adquiri 7 equipamentos, com mais o brinde, sao 8. Montei a seguinte situação:

    ..........Aplicativo Unifi
    ..................|
    Internet>MK hotspot>Nanostatation ptp-Nanostation-PTP>Hub>Unifis
    ..................|
    ............ThunderCache
    (os pontinhos sao apenas para que as coisas fiquem no lugar...)

    Os unifi dentro do prédio foram distribuidos de forma a que tivessemos sempre um unifi em cada lado, ou seja, cada bloco tem 4 radios, no terreo esta do lado esquerdo, do 1 piso do lado direito, e assim sussessivamente... O usuario q esta do lado nao ha radio, tem um radio em cima e outro em baixo do seu ap...

    Vale lembrar que, ativamos essa solução na segunda feira... entao, seguem as primeiras impressões:

    - Ativação do unifi:
    Alguns bugs documentados no forum da UBNT se fizeram presentes, como demora para adoção do radio pelo sistema, necessidade de vários ressets até que o mesmo fosse adotado pela gestor.
    Uma coisa que percebi.. nao tente ativar um radio pela primeira vez de forma remota.... ele leva seculos para ser detectado, ser adotado, realizar provisionamento, etc, etc, etc.. na primeira vez que for ligar o radio, coloque ele diretamente no gerenciador... Isso pode ser proviniente dos problemas que a plataforma ainda tem com relação a camada 3... Segundo o forum da ubnt, isso sera corrigido nas proximas versoes... enfim.. nao sei...

    - Gerenciamento:
    A ferramenta de gestão é muito pratica.. permite que vc tenha um raio x do ap... seja em banda, seja em quem ta conectado, seja geral...

    - Estabilidade
    Fora alguns tombos estranhos de vez enquanto, aparentemente o equipamento é muito estavel... mantem bom nivel de sinal em todos os clientes, mesmo através de lajes e paredes, conseguindo um alcance real de aproximadamente 15mts dentro do predio.. através de paredes, lajes etc, etc, etc (obviamente esse é um paramentro subjetivo.. depende muito das condições reais do local)

    Basicamente senhores, com isso passo uma visão basica das primeiras impressões sobre o equipamento. Estou fazendo esse review apenas porque nao vi muitos comentarios sobre o equipamento ainda, e sinceramente achei que valia a pena, pois ele me parece ser uma solução viavel para ambientes corporativos, ou de hotspots indoor. Nao fiz comentarios sobre as opções de gestão interna dele, que nao sao tantas assim, nem tão praticas pra minha aplicação, pq achei elas realmente intuitivas... Qualquer um dos senhores com o conhecimento que tem, com certeza nao terao dificuldades para conhece-las.


    Apenas para nao varias.. meu post ficou quilometrico... me desculpem....

    Abraços
    Última edição por rfmedeiros; 09-02-2011 às 13:35. Razão: tabulação

  2. #2

    Padrão Re: Case UNIFI - Testando o equipamento a QUENTE!

    Comprei um e fiz funcionar porem nao quiz esperar a adoção do programa que nunca acontecia, acabei trocando o firmware dele pelo openwrt, mas isso nao quer dizer que ele nao tenha funcionado, so que eu queria ver o que mais o bixinho podia fazer.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         UniFi interno.jpg
Visualizações:	1605
Tamanho: 	98,2 KB
ID:      	19654
    com o openwrt consegui fazer ele como cliente, wds entre outros, é um bixinho muito poderoso.

  3. #3

    Padrão Re: Case UNIFI - Testando o equipamento a QUENTE!

    Geeek (Rodrigo) como vc fez para trocar o firmware dele

  4. #4

    Padrão Re: Case UNIFI - Testando o equipamento a QUENTE!

    Citação Postado originalmente por Geeek Ver Post
    Comprei um e fiz funcionar porem nao quiz esperar a adoção do programa que nunca acontecia, acabei trocando o firmware dele pelo openwrt, mas isso nao quer dizer que ele nao tenha funcionado, so que eu queria ver o que mais o bixinho podia fazer.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         UniFi interno.jpg
Visualizações:	1605
Tamanho: 	98,2 KB
ID:      	19654
    com o openwrt consegui fazer ele como cliente, wds entre outros, é um bixinho muito poderoso.
    Baum... Só essa duas antenas? srsrs
    Por ser redondo.. imaginei.... varias... pelo menos 4 antenas... srsrs
    é Bruto...
    Esta em estudo de efetuar aquisição..para corporativo (Hoteis - Empreiteiras - Praça de Alimentação)

    Baum... fica de olho no forum sobre relatos dos Bug....

    Valeu... memos pelo post...

  5. #5

    Padrão Re: Case UNIFI - Testando o equipamento a QUENTE!

    Boa noite!!

    Então, utilizando aqui domesticamente, percebi que ela está mais lento que meu linkgsys wag54gs (Principalmente pra carregar vídeos), você notou isso também?!

  6. #6

    Padrão Re: Case UNIFI - Testando o equipamento a QUENTE!