+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Em qual Potencia devo trabalhar?

    Prezados,
    Em primeiro lugar quero agradecer a todos do forum pela prestação de serviço compartilhando informações que muitas vezes solucionam nossos problemas. É a primeira vez que posto, por isso desculpem se algo estiver errado...

    A questão é a seguinte. Estou com um problema de latencia na minha rede, e graças ao forum começo a chegar numa solução. Estou usando RB 433AH conectada a 3 setoriais de 17 no mesmo ponto atraves de 3 cartoes XR2. Estava até ontem usando a potencia defaut q o MK determina p/ esse cartão (28dB) com latencia chegando de 1000 a 2000 ms com 15 a 20 clientes simultaneos com sinal perfeito a no maximo 3 km de distancia conectados. Percebi q estava trabalhando na potencia errada graças a leitura do forum e baixei p/ 20 dB (100 mW), o que resolveu 80% do problema. Agora queria saber qual a potencia correta devo trabalhar no meu caso. Para nao interferir os concorrentes nem a mim mesmo...

  2. #2

    Padrão Re: Em qual Potencia devo trabalhar?

    Me Corrigam se eu estiver errado, mas acho que não tem uma potencia exata!vai variar de acordo da suas necessidades, a distancia do cliente, torres por perto entre outros, mais uma coisa eu sei potência não é tudo!

  3. #3

    Padrão Re: Em qual Potencia devo trabalhar?

    Amigo, é essa a dica mesmo, precisa testar até achar a ideal para você. Fiz isso e hoje uso 17dbm maravilhosamente bem.

    boa sorte!

    -nlima

  4. #4

    Padrão Re: Em qual Potencia devo trabalhar?

    Realmente o default do XR2 é um absurdo. O pior é que muita gente não sabe e larga assim, prejudicando a si mesmo e aos outros.

    Como já falaram acima, cada caso é um caso e vc precisa testar até encontrar o ideal. Sugiro que vc vá abaixando a potência até onde puder sem prejudicar a navegação. Acho que 17dbm tá de bom tamanho, mas vc tem que testar pra ver se fica bom pra vc.

  5. #5

    Padrão Re: Em qual Potencia devo trabalhar?

    Esta certo, o que deve ser observado esta em relação aos seus clientes mais longe, dair você vai observa a pontencia ideal, pois não adianta você estorar a pontencia, se você não esta usando isso, o sistema gerar uma baixa conexão nos clientes proximos, lembrando que quando você tem uma pontencia alta no cartãoes os clientes mais proximo o ping fica muito alto, havendo demora na abertura de paginas, air eu utilizo antenas de 12dbi para não rebater potencia, para distancia grande use as nano5 e uma boa solução para enviar e receber de clientes usando canal proprio.

  6. #6

    Padrão Re: Em qual Potencia devo trabalhar?

    Pessoal, muito obrigado pelo esclarecimento. Aqui tenho cerca de 100 clientes utilizando os 3 cartoes descritos acima. E a grande maioria está a menos de 1 km da torre. Outra coisa q estou tendo duvida é em relação as antenas. Eu omni direcional devo manter a potencia abaixo ou acima de uma setorial. Devo compensar o ganho da antena c/ potencia ?
    Última edição por pablozac; 15-02-2011 às 08:58.

  7. #7

    Padrão Re:

    32mw (15dbm). É o que eu uso no meu R52 e tá emitindo um sinal limpinho para todos os assinantes (no raio de distâncias que eu limitei, claro).

  8. #8

    Padrão Re: Em qual Potencia devo trabalhar?

    Boa noite amigos, como posso determinar olhando no meu servidor mk a potencia correta??? coloco no padrao e vou em conectados e vou baixando e vendo se o sinal está bom? ex: -60 ai baixo um pouco fica -64???

  9. #9

    Padrão Re: Em qual Potencia devo trabalhar?

    eu com 3 antenas... sendo 2 de 17dB e 1 de 12dB. tudo configurado para 12dB de pontência
    o cliente mais longe deve ter 2km. Minha rede eh toda wireless. Os radios cada um com usando um canal com menos ruido e é claro... eu n coloco assim: um radio canal 1 outro canal 2 e outro canal 3, pois radios com canais muito proximos geram ruidos, podendo diminuir o sinal de chegada no cliente. tive um caso aki, que um radio estava no canal 10, sendo que na minha area tm mt clandestino com potencia alta e mts radios, sinal no meu cliente tava variando de 30% a 50%, fiz um Survey, vi q o canal 10 tinham mts radios nele. troquei para o canal 4 com 12dB de potencia e o sinal aumentou para 60% e estável.
    e tbm antenas n podem ficar mt proximas, coloquei com pelos menos 1mt de distancia uma da outra.


    abraços
    espero ter ajudado.