+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Soma de 2 links ou mais (Mikrotik / Peplink)

    Olá Senhores

    Gostaria que me ajudassem ..

    Tenho um provedor aqui atendendo uma certa demanda de usuarios.

    Porém ja esta na hora de aumentar minha banda de acesso a internet

    e minha operadora , não se dispõe do aumento do mesmo..

    Li aqui mesmo no forum de que o MikroTik , consegue somar os links , porém desta forma , quando usuarios fazer isso , vai pra uma porta , quando baixar quilo vai por outra...

    porém mesmo assim continuarei com a mesma velocidade, pois a taxa de transferencia sera de um link só ou seja sera a mesma que tenho hoje..

    Aqui na empresa , o pessoal da operadora colocou um Load Balance da Cisco Serie 1900 , onde temos duas lps de 2mb (resultando em 4mb) , e a taxa de transferencia dobrou depois desta alteração , mesmo quando baixamos algo do mega upload , e até quando entramo no msn.. tudo ficou ultra mega rapido , a sensação é de que quando fazemos um acesso ele usa os dois links ao mesmo tempo...

    recentemente achei na Net um equipamento chamado PepLink , que me afirmaram que ele faz isso , e ainda por cima você consegue determinar qual é o Link "Dominante" , desse jeito não teria problema nenhum com o acesso a internet , além de domar até 13links adsl ao mesmo tempo tudo em ppoe ou em outros modos

    Gostaria de saber se realmente isso é verdade...

    e se não for , se algum modelo da mikrotik consegue fazer isso..

    Estou tendo muito problema com isto , e acho que se comprar um mikrotik só pra definir em qual link ele vai sair , não vai ajudar...

    Se for possivel tipo , quando acessamos um site, ou baixamos um filme ele usar os dois links para carregar a mesma pagina ou baixar um filme , no caso de mega upload , msn e usuarios que usam xbox/ps3 para jogar online , saiam por um link só ..

    Help Me please

    Garanto que essa é a duvida de muita gente

  2. #2

    Padrão Re: SOMA DE DOIS LINKS OU MAIS (MIKROTIK / PEPLINK)

    Cara talvez eu esteja errado, mais hardware não soma link de jeito nenhum. Pode da uma sensação de maior velocidade pois você vai ta melhor administrando a carga entre os links. Lembrando essa é a minha opnião que pode ta certa, ou errada. Eu uso loadbalance em uma rb450g, o PCC aqui funciona muito bem, sem problema algum.

  3. #3

    Padrão Re: SOMA DE DOIS LINKS OU MAIS (MIKROTIK / PEPLINK)

    ja usei o peplink balance 30 ,exelente e cheio de opçoes para configuração, quem quer algo pronto e não manja muito na minha opnião é o melhor do mercado junto com os da radware pra balanceamento ..... um amigo colocou aki um brazilfw e me surpreendeu, muito bom mesmo, com apenas 2 placas de rede vc coloca varios links e funciona que é uma beleza

  4. #4

    Padrão Re: SOMA DE DOIS LINKS OU MAIS (MIKROTIK / PEPLINK)

    Aqui eu uso um MK PCC que um amigo de Alagoas montou, funciona perfeitamente, tenho dois links de 4 Mbps quando inicio dois ou mais down a placa de saida do BALANCE bate os 8 Mbps, ou seja da uma sensação de que esteja somando o link. Eu digo sensação pois até hoje com as pesquisas que fiz não vi naa na tecnologia que permitisse essa soma.
    Agora referente ao BRAZIL FW ja a segunda pessoa que ouço dizer que é um bom balance.

  5. #5

    Padrão Re: SOMA DE DOIS LINKS OU MAIS (MIKROTIK / PEPLINK)

    Citação Postado originalmente por salvato Ver Post
    Aqui eu uso um MK PCC que um amigo de Alagoas montou, funciona perfeitamente, tenho dois links de 4 Mbps quando inicio dois ou mais down a placa de saida do BALANCE bate os 8 Mbps, ou seja da uma sensação de que esteja somando o link. Eu digo sensação pois até hoje com as pesquisas que fiz não vi naa na tecnologia que permitisse essa soma.
    Agora referente ao BRAZIL FW ja a segunda pessoa que ouço dizer que é um bom balance.


    Salvato - Qual é o Balance que você esta usando ?
    Quais são as suas conexões


    Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    ja usei o peplink balance 30 ,exelente e cheio de opçoes para configuração, quem quer algo pronto e não manja muito na minha opnião é o melhor do mercado junto com os da radware pra balanceamento ..... um amigo colocou aki um brazilfw e me surpreendeu, muito bom mesmo, com apenas 2 placas de rede vc coloca varios links e funciona que é uma beleza


    Carlinho - Qual você achou melhor o Brazil FW ou Peplink ?


    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Cara talvez eu esteja errado, mais hardware não soma link de jeito nenhum. Pode da uma sensação de maior velocidade pois você vai ta melhor administrando a carga entre os links. Lembrando essa é a minha opnião que pode ta certa, ou errada. Eu uso loadbalance em uma rb450g, o PCC aqui funciona muito bem, sem problema algum.
    MktGuaruja , Obrigado pela sua opnião e ajuda , mesmo que esteja certo ou errado , crei que vamos aprender muito com essas opniões..


    Bom pessoal , obrigado pela ajuda


    Montei um provedor de acesso apenas como teste a 4 meses , e pretendo adquirir aparelhos como esses para realizar minha conclusão...

    Por enquanto , ainda não sou uma empresa , vou estar abrindo em maio deste ano.

    Mas já tenho projetos em clientes e devido a isto ocorreu esta necessidade...

    Hoje meu provedor contém:

    1 - 1 xModem SpeedTouch com Link adsl
    2 - 1 x Roteador Linksys WRVS4400nbr conectado pela porta wan no modem fazendo ppoe
    3 - 1 x AProuter wr254 c/ antena omni de 17 dbi, conectado como ap no roteador WRVS4400nBR fazendo a distribuição Wlan

    Me corrijam se eu estiver errado ..

    Vou estar solicitando mais um link adsl
    onde o link recente e o novo link será encaixado no peplink ou no Mikrotik somando as velocidades

    onde o peplink ou mikrotik será conectado na porta wan do roteador , entregando o resultado somado dos links , onde o roteador repassara esse sinal para o APRouter e por ai vai..

    Toda Vez que o usuario fazer um download/upload o peplink ou Mikrotik deverá entregar o o resultado somado na porta wan do roteador

    Por exemplo se hoje tenho um link de 2mb , devo ficar com 4mb

    se hoje a minha taxa de transferencia é mais ou menos de 250 kb/s , ele deverá ficar mais ou menos nos 400 kb..

    1 - Tem como fazer isso??
    2 - Nesse tipo de situação , qual equipamento se comportaria melhor Mikrotik ou PepLink..?
    3 - O Mikrotik é facil de achar , mas o peplink é muito dificil , e muito mais caro, onde consigo acha-lo no Brasil..O mais barato esta R$ 1400,00 , como estou com grana guardada para a empresa , tenho receio de compra-lo e não atender aquilo que preciso

    4 - Terei problemas com msn devido o mesmo usar somente 1 ip?

    5 - Pro pessoal que ja usou PepLink , um representante de uma empresa , afirmou que o aparelho , dentro do peplink você consegue determinar um link que seja "Domitante" , desta forma quando entramos no msn ou fazemos download no megaupload ,não temos nenhum problema , já que ele vai usar o Ip de apenas um Link isto é verdade?


    Galera , mais uma vez agradeço pela ajuda que tenham me dado com seus conselhos e opniões
    Última edição por didism2; 11-02-2011 às 13:36.

  6. #6

    Padrão Re: SOMA DE DOIS LINKS OU MAIS (MIKROTIK / PEPLINK)

    amigo peplink é exelente se vc quer algo pronto, bfw ou pfsense voce instala até em placas com processador geode e tambem vai te atender muito bem ..

  7. #7

    Padrão Re: SOMA DE DOIS LINKS OU MAIS (MIKROTIK / PEPLINK)

    se eu estiver falando algo errado , me ciorrija por favor...

    Realmente , no quesito servidores , o servers são muito melhores do que esses equipamentos

    Mas por enquanto , não pretendo trabalhar com PC/Servidores na rede..para Links e Shared

    Somente dispositivos ativos

    Mesmo assim sei que FBSD é uma ótima opção.



    Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    amigo peplink é exelente se vc quer algo pronto, bfw ou pfsense voce instala até em placas com processador geode e tambem vai te atender muito bem ..
    Carlinho . me tire uma duvida por favor.

    ouvi falar muito bem desse BrazilFW , este item não é apenas um software (firmware) para um equipamento?

    O que ele poderia nos ajudar?

    Obrigado
    Última edição por osmano807; 03-03-2011 às 19:53.

  8. #8

    Padrão Re: SOMA DE DOIS LINKS OU MAIS (MIKROTIK / PEPLINK)

    Peplink uso profissional, e soma link sim ! é o unico, Mas tem um valor não acessivel a muitos. Se não fizesse o que o produto diz que faz, não seria usado pela google, nasa e outras grandes empresas. Agora tem que compra soluções que vão lhe atender plenamente, vá ao site da fabricante e veja qual lhe mais agrada.

    Uso peplink a mais de 6 anos e nunca tive problemas com conexões ou algo referente. indico.

    Muito simples de usar, sem nenhuma complicação e auxilio na configuração caso precise.

    Peplink - Dual-WAN, Multi-WAN Internet Link Load Balancing Routers

    Site do fornecedor oficial no Brasil:

    ThinNetworks (as outras empresas compram deles e revendem)

  9. #9

    Padrão Re: SOMA DE DOIS LINKS OU MAIS (MIKROTIK / PEPLINK)

    Citação Postado originalmente por Portinelli Ver Post
    Peplink uso profissional, e soma link sim ! é o unico, Mas tem um valor não acessivel a muitos. Se não fizesse o que o produto diz que faz, não seria usado pela google, nasa e outras grandes empresas. Agora tem que compra soluções que vão lhe atender plenamente, vá ao site da fabricante e veja qual lhe mais agrada.

    Uso peplink a mais de 6 anos e nunca tive problemas com conexões ou algo referente. indico.

    Muito simples de usar, sem nenhuma complicação e auxilio na configuração caso precise.

    Peplink - Dual-WAN, Multi-WAN Internet Link Load Balancing Routers

    Site do fornecedor oficial no Brasil:

    ThinNetworks (as outras empresas compram deles e revendem)
    Amigo, não sei se essa afirmativa foi pro meu post, peço que se não foi que me desculpe, mas se foi gostaria que me mostrasse ONDE eu lhe disse que o peplink NÃO SOMA link.

  10. #10

    Padrão Re: SOMA DE DOIS LINKS OU MAIS (MIKROTIK / PEPLINK)

    Para somar link, somente configuração de ponta a ponta (voce e a operadora).
    O resto só balanceia. Agora se vc tem um download accelerator e um server balanceando, logicamente vai parecer que está somando, já que nessa situação você está abrindo varias sessões.
    Se você colocar 10 adsls no peplink, no freebsd ou no mk, nenhum deles irá "somar".

    Saudações,

  11. #11

    Padrão Re: SOMA DE DOIS LINKS OU MAIS (MIKROTIK / PEPLINK)

    e que tem programas e gerenciadores de download, que quando vc tem mais de um link, ele procura rotas alternativas e sai pelos dosi link´s, dai parese somas, ms na verdade ele esta usando no seu caso 4mb de cada..

  12. #12

    Padrão Re: SOMA DE DOIS LINKS OU MAIS (MIKROTIK / PEPLINK)

    soma de link nao existe a nao ser que vc tenha acesso as duas pontas cliente e operadora, ai sim conseguira trabalhar de varias forma pra se ter por exemplo um link de 2mb entregue pela operadora num parks e outro de 2mb entregue do mesmo jeito, as operadoras usao muito o multilink pra isso pois obtem acesso a ambas as pontas, o resto é só impressão, com mikrotik se usando both ports tera essa impressão num down usando um acelerador de downloads, enquanto ao amigo disse que se faz usando freebsd etc etc com mikrotik se faz tudo tranquilamente.
    Última edição por osmano807; 03-03-2011 às 19:54.

  13. #13
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: SOMA DE DOIS LINKS OU MAIS (MIKROTIK / PEPLINK)

    Ola pessoa... que tal lermos mais ??? Tem muito material aqui no Under sobre soma !!! Nao existe soma

    Olha a experiencia q tive !!!
    https://under-linux.org/f227/o-milag...02/#post536655
    Última edição por osmano807; 03-03-2011 às 19:54.

  14. #14
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: SOMA DE DOIS LINKS OU MAIS (MIKROTIK / PEPLINK)

    Má ôe!
    Vamos ver...
    O que sabemos até agora? NADA!
    Estamos aqui nos matando, querendo um dizimar a opinião do outro, e até agora não temos nada que comprove que funciona ou que não funciona.
    Última edição por osmano807; 03-03-2011 às 19:57.

  15. #15
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: SOMA DE DOIS LINKS OU MAIS (MIKROTIK / PEPLINK)

    Load Balance, quer dizer balanceamento de carga, um pouco por cada link náo está dizendo soma de carga, Se existisse soma de link nós náo pagariamos carissimo um link full duplex dedicado, contratariamos 10 ads de 2 mb e teriamos 20 mb. Alias a soma de link é somente quando vamos pagar as faturas no banco, ais somasse todas e pagamos.
    Até hoje náo vi nenhum hardware que fa;a a soma, já usei um load balance da Dlink, ai manava abrir msn e you tube por um link menor e deixama outro link para up e down, hoje tenho dois links ful duplex, o que faço é mandar ums clientes por um link e outros por outro, esse controle eu fa;o no servidor que é em BSD.
    Abraços para todos e esqueçam a soma de link

  16. #16

    Padrão Re: SOMA DE DOIS LINKS OU MAIS (MIKROTIK / PEPLINK)

    Bom Galera , depois de muito tempo...

    Fiz uma conferencia com uma empresa , e vi o peplink funcionando..

    ele é muito pratico e tal , mas mesmo assim , não obtive o resultado que queria , esta marcado para o inicio do mês que vem , uma demonstração concreta e presencial do Peplink....

    Mas creio que todos vocês estão certo , a soma de Link não é possivel ....

    a menos que a outra operadora , faça o roteamento das portas na outra ponta , somente desta forma....

    Ou seja o que o PEPLINK faz , é o mesmo que a Cisco , Faz , e o mesmo que o MikroTik faz...

    Entre os três , embora , meu conhecimento de configuração sobre mikrotik é limitado , creio que vou optar primeiramente pelo Mikrotik , por ser mais barato e por ser mais "editavel" que o PEPLINK..

    Vou aguardar esta demonstração...

    Quem tiver mais sugestões , ou experiência sobre os produtos afirmados...

    postem ai galera...

    Muito Obrigado pela ajuda pessoal

  17. #17

    Padrão Re: SOMA DE DOIS LINKS OU MAIS (MIKROTIK / PEPLINK)

    amigo uma dica .... usa uma rb450g.......
    pc.... sao bons e tal..... mas as vezes da uma travadinha e tal , memoria suja......
    rb450g nao é tao cara .... e alen de tudo é MiKroTiK(muito material nos foruns )
    mas te digo nao subestime o robusto hardware da rb450g ela éh muito poderosa!acredite...

  18. #18

    Padrão Re: SOMA DE DOIS LINKS OU MAIS (MIKROTIK / PEPLINK)

    cara mais pratico que peplink impossivel, uso aki com 1 dedicado de 10mb, 1dedicado de 2mb e 1adsl de 8mb .. só passa balancear depois que estoura o link principal (opçao overflow se nao me angano) ai passa pro dedicado de 2mb e se estourar pro adsl, existe varios outros tipos de balanceamento 7 no total, outro que parece muito com ele é o balance xincom x16-r pra té 8 links ....

    Citação Postado originalmente por didism2 Ver Post
    Bom Galera , depois de muito tempo...

    Fiz uma conferencia com uma empresa , e vi o peplink funcionando..

    ele é muito pratico e tal , mas mesmo assim , não obtive o resultado que queria , esta marcado para o inicio do mês que vem , uma demonstração concreta e presencial do Peplink....

    Mas creio que todos vocês estão certo , a soma de Link não é possivel ....

    a menos que a outra operadora , faça o roteamento das portas na outra ponta , somente desta forma....

    Ou seja o que o PEPLINK faz , é o mesmo que a Cisco , Faz , e o mesmo que o MikroTik faz...

    Entre os três , embora , meu conhecimento de configuração sobre mikrotik é limitado , creio que vou optar primeiramente pelo Mikrotik , por ser mais barato e por ser mais "editavel" que o PEPLINK..

    Vou aguardar esta demonstração...

    Quem tiver mais sugestões , ou experiência sobre os produtos afirmados...

    postem ai galera...

    Muito Obrigado pela ajuda pessoal