+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Painel Solar - Inovação Tecnologica




    ---------- Mensagem encaminhada ----------
    De: paulo renato svierszcz <[email protected]>
    Data: 8 de fevereiro de 2011 22:51
    Assunto: Inovação Tecnologica
    Para: [email protected]


    Consegui concluir o projeto que irá revolucionar o planeta.

    A primeira célula solar com captação de 2 volts.

    Imagine que você está num transito de noite e chove sem parar, houve queda de poste de luz e a cidade toda parou.

    Mas o transito continua numa boa.

    Como numa boa?
    Resposta: os semáforos(sinais) e iluminação funcionando com este painel solar e as lâmpadas que desenvolvi!!!

    Outra utilidade desta célula é o fornecimento de energia elétrica para sua residência. Sem pagar luz alguma por mais de 20 anos.

    Só para concluir uma área de 200 hectares gerando energia eletrica para a cidade de Porto Alegre / São Paulo. Sem derrubar uma arvore ou inundar áreas coberta por florestas.

    Isto está perto de ser tornar realidade, basta apenas o teu apoio.


    Paulo Renato Svierszcz.
    Abraço a todos.

    Dados para doação:
    -----------------------------
    Banco: Caixa
    Agencia: 0844
    conta: 013 108172-2
    CPF: 487.768.820-04
    ------------------------------

  2. #2

    Padrão Re: Painel Solar - Inovação Tecnologica

    poxavida, nem sei o que dizer, to pazmo...
    se realmente for assim, acho que vai revolucionar o noso dia a dia mesmo, vou acompanhar..

  3. #3

    Padrão Re: Painel Solar - Inovação Tecnologica

    Serio isso mesmo?

    Nossa, parece bom demais pra ser verdade.

    Mas se for, ele não pode perder tempo, tem que registrar a patente.Sem duvida seria revolucionário.

  4. #4

    Padrão Re: Painel Solar - Inovação Tecnologica

    O que todo fabricante sempre resmungou quando inquirido sobre os altos custos dos paineis sempre foi os royalties, tecnologias patenteadas pela Shell e etc. Como realmente nenhum fabricante consegue baixo custo, suspeito que tenha algo além do custo de fabricação pesando no preço final.


    Sobre o vídeo... diz que o painel 'absolve' energia... já perdeu a credibilidade comigo. Depois, medir tensão em circuito aberto em celula fotovoltaica é muita ingenuidade, nessas condições todas as celulas são maravilhosas. Celula limitada a 0,5V (Ou 0,47V com carga) são as de silício, esse material é mais usado devido ao preço, tem os contras dessas baixa tensão e do baixo rendimento (Energia captada por metro quadrado), mas a diferença de preço geralmente é tamanha que compensa mais fazer 2 celulas de 0,47V cada e colocar em serie que fazer uma celula de qualquer-metal-com-galio de 0,7V.

    De maneira geral já tem muitos anos que esses produtos tipo iluminação ou semaforos poderiam usar celulas fotovoltaicas, o problema é que ao invez do custo energético ser mensal ele seria em 2 ou 3 parcelas, a primeira beeeem salgada, e outras 2 ou 3 nesses 20 anos pra troca de baterias.

    Alias... um dos motivos do alto custo dos paineis talvez seja a pouca demanda. Todo mundo podia usar em casa, iluminação pode ser PERFEITAMENTE feita com 12V, com leds de alto-brilho ficando cada vez mais baratos então nem se fala. Mas... estão todos esperando algum milagre como esse do vídeo... desse jeito nenhuma inovação sai do papel.

  5. #5

    Padrão Re: Painel Solar - Inovação Tecnologica

    Um dia desses, numa garimpagem na net encontrei uma notícia que os japoneses, ( ou chineses, já nem sei mais ), estavam testanto um novo material para as células fotovoltaicas.
    Procurei agora e não achei. Este é o mal da garimpagens. De repente procurando uma coisa surge outra, e se não anota, depois não acha.
    No lugar do silício usavam um outro material em forma de gel, que ao receber a luz muda de cor e gera uma diferença de potencial. Esta célula seria 8 vezes mais eficiente que as tradicionais. Mas não era silica gel.

    Só não falava num detalhe que me chamou a atenção: uma vêz mudada a cor, e gerando a energia, como ela se descarregaria e recarregaria, já que ela estaria continuamente sob a luz solar.
    Mas isso creio que eles devem ter resolvido. Só curiosidade minha mesmo.

    Outro projeto usava lentes convergentes para aumentar a eficiencia do feixo de luz diretamente sobre a fotocélula. E estas lentes iriam sendo realinhadas continuamente com o giro da terra. Só não comentava sobre o consumo destes servos motores para manter as lentes alinhadas.

    Acho que estamos na fronteira de grandes avanços nesta área. Os asiáticos estão bem acordados para isso.
    Não sei se é verdade, mas li que se toda a superfície do Lago de Itaipú fosse de painel solar, teríamos uma quantidade maior de energia produzida que a própria Itaipu. E sem agredir o meio-ambiente.

  6. #6

    Padrão Re: Painel Solar - Inovação Tecnologica

    Se a superificie do lago de Itaipu é de 1,3 mil Km², usando como base de calculo um custo medio de R$ 700 por m² de placa, mais o mesmo tanto em valor de terra, suportes, controladores de carga e baterias, ou minha conta está errada ou "isso" custaria quase 200 bilhões de reais. Usando paineis normais, de uns 120W por m², isso daria uma captação por dia de uns 8GW. Se não me engano a capacidade de Itaipu é de 14GW por HORA. E Itaipu consta que custo 12 bilhões. Versus os 200 bilhões da alternativas solar (Que inutulizaria a mesma area de terra abaixo dos paineis hipotéticos) é uma diferença muito grande.

    Aonda temos area exposta ao sol que se um painel cobrisse só ajudaria? Nas casas! Além de geração de energia diminuiria a incidencia de sol no telhado reduzindo a temperatura abaixo dele. Em paineis frios precisam é de mais sol, mas no brasil precisamos sombra de tanto calor, temos tudo pra usar paineis em casa e não usamos!
    Segundo o IBGE são mais de 35 milhões de casas no brasil. Descontando 70% que alegaria baixissima renda (Apesar de ter TV pra assistir novela e BBB), sobram mais de 10 milhões de potenciais compradores pra 1 misero painel e bateria. Com 10 milhões de compradores quero ver uma empresa tipo a Heliodinamica não conseguir tirar o pé da lama e modernizar linha de produção e etc pra baixar os custos.

    Bom, o custo futuro dos paineis aponta redução não só pelo aumento de demanda, mas porque a prática corrente de montar "paineis" está caindo em desuso. Imprimir a celula diretamente no suporte já é possivel em escala menor, questão de otimizar as linhas de montagem pra ter painel de 1m2, e uns 120W, por coisa tipo R$ 250 (1/3 ou 1/4 do preço atual). E isso usando silicio mesmo, só otimizando o modo de produção (Isso já ocorre, cada ano o custo cai e o rendimento aumenta um pouco, meu painel mais velho de 1994 custou os olhos da cara e rende pouco, sem levar em conta a inflação hoje comprariamos 6 paineis, e naquele espaço teriamos 50% mais energia captada. Imagine se eu soubesse fazer contas e colocasse a inflação no meio pra dizer quanto os paineis já baratearam).
    Mas posso afirmar mais uma coisa: Se cada um comprasse as celulas avulsas, e fizesse a manofatura no painel como um todo em casa, o custo cairia ainda mais. A mão-de-obra chinesa é barata mas colar e soldar as celulas num painel gasta tempo e espaço, importar o trambolho montado também é caro. E aqui no brasil temos vidro e aluminio por bom preço, podemos importar apenas as celulas que tudo já se resolve (Ou alguma iniciativa governamental subsidiar a moderninzação das empresas brasileiras do ramo, que hoje só manofaturam a montagem final mesmo, e precisam alguns bilhões pra produzir coisa atraente).

  7. #7

    Padrão Re: Painel Solar - Inovação Tecnologica

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Se a superificie do lago de Itaipu é de 1,3 mil Km², usando como base de calculo um custo medio de R$ 700 por m² de placa, mais o mesmo tanto em valor de terra, suportes, controladores de carga e baterias, ou minha conta está errada ou "isso" custaria quase 200 bilhões de reais. Usando paineis normais, de uns 120W por m², isso daria uma captação por dia de uns 8GW. Se não me engano a capacidade de Itaipu é de 14GW por HORA. E Itaipu consta que custo 12 bilhões. Versus os 200 bilhões da alternativas solar (Que inutulizaria a mesma area de terra abaixo dos paineis hipotéticos) é uma diferença muito grande.

    Aonda temos area exposta ao sol que se um painel cobrisse só ajudaria? Nas casas! Além de geração de energia diminuiria a incidencia de sol no telhado reduzindo a temperatura abaixo dele. Em paineis frios precisam é de mais sol, mas no brasil precisamos sombra de tanto calor, temos tudo pra usar paineis em casa e não usamos!
    Segundo o IBGE são mais de 35 milhões de casas no brasil. Descontando 70% que alegaria baixissima renda (Apesar de ter TV pra assistir novela e BBB), sobram mais de 10 milhões de potenciais compradores pra 1 misero painel e bateria. Com 10 milhões de compradores quero ver uma empresa tipo a Heliodinamica não conseguir tirar o pé da lama e modernizar linha de produção e etc pra baixar os custos.

    Bom, o custo futuro dos paineis aponta redução não só pelo aumento de demanda, mas porque a prática corrente de montar "paineis" está caindo em desuso. Imprimir a celula diretamente no suporte já é possivel em escala menor, questão de otimizar as linhas de montagem pra ter painel de 1m2, e uns 120W, por coisa tipo R$ 250 (1/3 ou 1/4 do preço atual). E isso usando silicio mesmo, só otimizando o modo de produção (Isso já ocorre, cada ano o custo cai e o rendimento aumenta um pouco, meu painel mais velho de 1994 custou os olhos da cara e rende pouco, sem levar em conta a inflação hoje comprariamos 6 paineis, e naquele espaço teriamos 50% mais energia captada. Imagine se eu soubesse fazer contas e colocasse a inflação no meio pra dizer quanto os paineis já baratearam).
    Mas posso afirmar mais uma coisa: Se cada um comprasse as celulas avulsas, e fizesse a manofatura no painel como um todo em casa, o custo cairia ainda mais. A mão-de-obra chinesa é barata mas colar e soldar as celulas num painel gasta tempo e espaço, importar o trambolho montado também é caro. E aqui no brasil temos vidro e aluminio por bom preço, podemos importar apenas as celulas que tudo já se resolve (Ou alguma iniciativa governamental subsidiar a moderninzação das empresas brasileiras do ramo, que hoje só manofaturam a montagem final mesmo, e precisam alguns bilhões pra produzir coisa atraente).

    Esses 700 reais por m² são valores reais?

    Se for, ta bem mais barato que eu imaginava...

  8. #8

    Padrão Re: Painel Solar - Inovação Tecnologica

    Preço de atacado pra 1300Km² seria ainda menor :-)

    Painel de 120W, que tem cerca de 1m² (Mas é retagular) comprando avulso, uma unidade, sem controlador de carga e etc, custa na verdade a partir de uns R$ 1.300 (Mas tem quem venda isso por até R$ 3.500... depende de quantos atravessadores teve no caminho, margens de lucro, impostos...). Já se comprar paineis de 250 ou 300W, importados, é facil conseguir até menos de R$ 700 por m², e nalguns casos até 150W por m², mas apenas em quantidade. Avulsos (Uma unidade) são mais baratos que os nacionais (Leia-se Heliodinamica) mas ainda ficam caros, de qualquer forma uns R$ 1000 por m².

    A Heliodinamica (Unica que fabrica isso no brasil) que eu saiba de grande só tem o painel de 70W, que tenho e não sai barato proporcionalmente, e o painel de 130W. Pela redução no custo do menor ao maior painel deles, se eles fizessem um modelo de 300W acho que custaria uns R$ 900 por m². Talvez com incentivo fiscal fique no preço que os paineis chineses chegam aqui em quantidade, esses R$ 700.

    Já fazer celula avulsa permite automatização quase total da linha de produção, o custo em celulas de 0,5V 6A, pra preencher um m² é de a partir de US$ 200, rendendo cerca de 110W nesse m² hipotético, aplicando a carga tributária e os custos típicos da importação é facil ficar abaixo dos R$ 600 de custo, se gastar mais uns R$ 100 na montagem do m² (Acredito que gaste metade disso numa escala mesmo pequena) ainda fica abaixo dos R$ 700 por m².
    Mas é aquele problema de sempre: O custo inicial é uma facada. Ficar 10 anos sem pagar conta de luz versus financiar uns paineis, baterias e inversores pra pagar parcelado em 5 anos...

    (Só pra "animar" quem se interessa: Lampada fluorescente com inversor 12V funciona muito bem, usando lampadas T5 de 100lm/W dá pra fazer maravilhas. Conversor DC-DC pra por exemplo notebook, impressora jato de tinta, modens, roteadores, switchs, funcionam muito bem também. O que não funciona bem (Gasta muito) é o que exige inversor, tipo geladeira e motores em geral. TV grande pelo alto consumo é complicado, mas só colocando lampadas fluorescentes com inversor 12V em casa, com um painel de 90W pra maioria das pessoas, o custo já se paga em 4 ou 5 anos, e não fica no escuro no blackouts nacionais...
    (Talvez seja esse o problema da pouca demanda: Poucas falhas no sistema eletrico nacional, se pegar o total anual de falta deve dar uma media de 7 ou 10 horas em cada casa por ano, isso não compensa o custo)

  9. #9

    Padrão Re: Painel Solar - Inovação Tecnologica

    Rubem, tu é bom de contas sim.
    Estas contas eu não havia feito.

    As células que voce se refere seriam estas?

    Celula Solar 0,5v/3.6a - Painel Solar - Energia - Sol - R$ 7.50 em MercadoLivre

  10. #10

    Padrão Re: Painel Solar - Inovação Tecnologica

    Essas celulas retangulares não conheço, 15x8 nunca olhei os detalhes.

    Na china encontramos celulas de 12,5 e de 15cm, quadradas, todas de 0,5V, algumas de 110W por m², até algumas de 180W por m² (De 12,5cm). O preço varia de US$ 3 a 5 (As menores e de rendimento maior são mais caras).
    Se procurar na china, eles não falam dados como tensão e corrente porque são padronizados pra 0,5V, e falam o rendimento: 10 a 19%. Ou seja, num ambiente com 1000W de radiação solar por m², a celula captará 10 a 19% disso, ou 100 a 190W por m². Se pegar as celulas de 15x15 a US$ 3, um m², com 44 celulas, ficaria em US$ 132. Bota aí 100% em importação e impostos, dolar a R$ 1,80...

    Essa celula aí do link tem rendimento de 147W por m², como seriam umas 82 delas por m² o custo ficaria em R$ 615. Digamos que é um ótimo preço comparado a importarmos legalmente da china (Provavelmente este vendedor importa em escala pequena, com carga tributária diferenciada ou sem ela).

    Pra suporte pode desde colar as celulas numa placa de vidro reforçando com madeira, fibra ou vidro em baixo, soldando os terminais no meio, até usar coisas caras tipo acrilico e aluminio. O custo muda muito conforme a escolha.

  11. #11

    Padrão Re: Painel Solar - Inovação Tecnologica

    Caros Colegas!
    Obrigados a todos pelo apoio que tenho recebido!

    Respondendo ao Rubem quanto ao erro de grafia " 'absolve' que perdi a sua credibilidade." Tenho a dizer
    o seguinte, o teu intelecto é inferior e de baixa capacidade para uma pessoa que se diz entender do assunto!!!!

    Este vídeo foi colocado no youtube, com o propósito de informar o avanço que cheguei!
    Não revisei e não perco o meu preciso tempo revisando ortografia.
    Por esse motivo peço desculpa a todos por este erro.

    Quero ressaltar o seguinte: o Sr. Rubem assim como outros jamais conseguirão atingir o avanço que este humilde servo conseguiu.

    Para Finalizar, quero dizer o seguinte sobre a célula solar:

    Ela atinge 2.0 volts em dia ensolarados e 1.3 em dias nublados, com a corrente que varia de 400 miliamperes até 1 amperes.
    Quanto a potência sr Rubem se realmente entendo do assunto aplica a lei ???
    E mais uma coisa se tu quiser comentar favor posta a sua invenção ou coisa parecida.

    Para os demais estou a disposição para maiores informações!!!!

  12. #12

    Padrão Re: Painel Solar - Inovação Tecnologica

    Outra coisa em relação a Itaipu, qualquer pessoa leiga no assunto entende que o problema de construir uma usina de energia solar não é o tamanho dos painéis a ser usados, mas sim a posição geográfico. Pois as células hoje comercializados, necessitam de um ângulo certo para conseguir melhor captação.
    E com certeza no local de ITAIPU seria um erro gravíssimo, pois suas horas de exposição solar não ultrapassam de 5 horas/dia.

    Vale lembrar que o método e processo desta célula que criei não existe no mercado!!!
    Então é o seguinte VAI FERRAR OUTRO!!!

  13. #13

    Padrão Re: Painel Solar - Inovação Tecnologica

    Citação Postado originalmente por svierszcz Ver Post
    Outra coisa em relação a Itaipu, qualquer pessoa leiga no assunto entende que o problema de construir uma usina de energia solar não é o tamanho dos painéis a ser usados, mas sim a posição geográfico. Pois as células hoje comercializados, necessitam de um ângulo certo para conseguir melhor captação.
    E com certeza no local de ITAIPU seria um erro gravíssimo, pois suas horas de exposição solar não ultrapassam de 5 horas/dia.

    Vale lembrar que o método e processo desta célula que criei não existe no mercado!!!
    Então é o seguinte VAI FERRAR OUTRO!!!
    Com certeza.
    A notícia que li era fazendo referencia a área igual a do lago de Itaipú., mas não propriamente o local em si.
    Já imaginou milhares de residencias com seus telhados forrados de painéis. quantas vezes mais de área seria coberta assim?
    A Alemanhã tem 145 dias de sol por ano e ainda assim num latitude desfavorável. Mas segundo ouvi num discurso no Senado, 4% da energia produzida já é alternativa, seja solar ou eolica.

  14. #14

    Padrão Re: Painel Solar - Inovação Tecnologica

    "Com certeza.
    A notícia que li era fazendo referencia a área igual a do lago de Itaipú., mas não propriamente o local em si.
    Já imaginou milhares de residencias com seus telhados forrados de painéis. quantas vezes mais de área seria coberta assim?
    A Alemanhã tem 145 dias de sol por ano e ainda assim num latitude desfavorável. Mas segundo ouvi num discurso no Senado, 4% da energia produzida já é alternativa, seja solar ou eolica."


    Portugal é o país mais desenvolvido em energia de fonte renovável(principalmente solar). Neste o governo compra a energia solar que não é utilizada pelos consumidores que tem painel solar(excedente). Paga-se se não me engano o mesmo preço que pagamos aqui no Brasil, ou seja, 0.60 centavos o Kw e da subsídio para o morador instalar o coletor solar.

    O setor que explora no Brasil é muito restrito e de difícil penetração, pois são multi-nacionais que tomam conta deste setor.

    O meu objetivo é montar um gerador auto-sustentável para cada residência.
    Espero que consigo até o final deste ano colocar no mercado!
    Última edição por svierszcz; 24-02-2011 às 02:12.

  15. #15

    Padrão Re: Painel Solar - Inovação Tecnologica

    Agora melhorou, falou na tensão e corrente na mesma linha, o vídeo dá a entender que essa tensão citada é com o circuito em aberto, isso muda muito a credibilidade de um vídeo... ainda mais se a intenção é angariar investimento.

    Sobre a 'absolção' mesma coisa, se a intenção é angariar fundos devia caprichar ainda mais no cumprimento das regras ortográficas.
    (Não capricho na ortografia aqui no forum porque não ganho nem nunca irei ganhar nada de alguem daqui, sou e pretendo continuar sendo somente um nome aqui, ainda assim evito ao maximo esconder informações relevantes ou grafar termos técnicos de forma errada pra induzir erros)

    E não espere que todos inventem algo pra mostrar, é uma briguinha muito boba essa de "Faz melhor então", cada um tem sua area de atuação, o seu forte visivelmente não é o detalhamento técnico em vídeos, a não ser que o publico alvo seja leigos. Sobre sua capacidade com o desenvolvimento do produto não posso afirmar nada, o vídeo só mostra superficialmente o produto.

    Vou esperar o produto a venda no mercado, porque pelo vídeo infelizmente não tem muito o que imaginar das caracteristicas do produto.


    =====================
    Edit:
    Ah, sobre as multinacionais no setor, boa parte (Não a metade mas quase) do que vejo a venda no brasil é de produtos importrabandeados da china, pequenas empresas ou importadores individuais conseguindo competir na base do preço com as multinacionais. A dificuldade de colocar esses produtos a venda está a meu ver na dificuldade de conta com milhares de empreendedores individuais que teriam o maior prazer em revender um produto nacional de custo similar ao chines. SE houvesse um mercado formal de distribuidores seria mais facil...
    Última edição por rubem; 24-02-2011 às 02:56.

  16. #16

    Padrão Re: Painel Solar - Inovação Tecnologica

    Obrigado pela sua Atenção Rubem!
    Desculpe-me, pois o que tenho recebido de proposta para comprar a célula superou as expectativas!!
    Mas, o meu objetivo, não é vender e sim constituir uma empresa brasileira com que irá disponibilizar para qualquer parte do mundo esta mercadoria.
    O que mais me revolta são pessoas que passam a vida toda, criticando e não criam nada.
    Ai é fácil.
    Por exemplo me dediquei 9 meses, 24 horas por dia neste trabalho, minha vida particular e profissional foi para o espaço.
    Já faz alguns anos que estudo a fotocélula, e não conseguia entender porque cientistas e pesquisadores que recebem apoio financeiro alto(milhões) não mudavam este conceito.
    Sempre o mesmo....
    Espero que este seja o meu legado para humanidade.
    E finalizando o referido vídeo foi postado pelo meu filho de 11 anos no youtube para me apoiar.
    Foi por este motivo que o vídeo saiu sem a sua correção de ortografia.
    E quanto a angariar fundos quem não precisa!!!

    Para aguçar a mente, vai o seguinte:
    * Imagine quanto o nosso país ganhará com este painel?
    * Auto-sustentável de matriz energética!
    * Em toda localidade de ponta-a-ponta do país terá a sua casa com energia elétrica!
    * Ninguém precisará mais pagar a fatura de energia!
    * Não haverá desmatamento ou alagamento de floresta!

    Existe outros subprodutos desta célula, que nem sequer posso divulgar!!!

    É isso!
    Obrigado.
    Última edição por svierszcz; 24-02-2011 às 10:22.

  17. #17

    Padrão Re: Painel Solar - Inovação Tecnologica

    Amigo, eu sou crédulo. Coloco fé em toda iniciativa até prova em contrário.

    E observei que voce quer levar a empreitada a altas esferas. Mas já disse que não tem como. Precisa de investidores. O que o Rubens citou é uma verdade. Quem tem dinheiro normalmente não arrisca a não ser com muita certeza . E normalmente os investidores não são idealistas como nós. Assim que para impressiona-los a coisa tem que ter uma superapresentação.
    Então chegamos num dilema. Você dorme com o produto embaixo do travesseiro, para que ninguém copie, ou então parte para o profissionalismo com a ajuda de alguém. O primeiro passo é a patente. E tem mais, patente a nivel internacional. E isto custa caro. E demora muito também.
    Vou contar uma historinha que vi numa reportagem. A Bolívia tem a maior reserva mundial de lítio. Mas precisa ser separado do sal num deserto imenso de sal. Os bolivianos , via Evo Morales resolveram que eles mesmos iriam fazer isso e recusam terminantemente ajuda estrangeira. Pelos cálculos dos especialistas eles vão levar cerca de 20 anos para dominar a tecnologia para isso. Atualmente está até sendo antieconômico separar o lítio.
    E daqui a 20 anos quem sabe o mundo não terá mais interesse no lítio pois outro produto poderá ocupar o mercado. Então a previsão é que eles vão ficar com o litio deles por muitos séculos e sem mercado.

    Tem um cara que pode te dar suporte para isso. www.inventores.com.br com Carlos Mazzei. Este cara tem dado entrevistas seguidamente na TV sobre novos inventos.
    Só uma dúvida: você não vai comercializar nada agora? Eu estava para comprar umas células para montar um painel para uma torre. Se você comercializar me avisa.

  18. #18
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Re: Painel Solar - Inovação Tecnologica

    Tópico trancado.

    Motivo: O vídeo que é o motivo do post, foi REMOVIDO pelo autor.
    Última edição por Magal; 22-03-2011 às 18:28.