+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PPT- 17Km Transporte de link dedicado usando CANOPY OFDM 5.7GHZ BACKHAUL - PTP500 LITE - 52MBPS - ANTENA INTEGRADA

    Kofre Telecomunica

    Saudacoes

    Estou pensando em um par de rádios desses pra passar tipo 40M full, em 17km, visada perfeita. Pensei nesse produto pq estou buscando um link GVT em uma cidade relativamente poluida de RF (uma das pontas). Opiniões serao bem vindas, bem como indicacoes de fornecedor. Penso em motorola pois eu revendo link dedicado e o negócio tem que ser muuuuito estável.

    Grato

  2. #2

    Padrão Re: PPT- 17Km Transporte de link dedicado usando CANOPY OFDM 5.7GHZ BACKHAUL - PTP500 LITE - 52MBPS - ANTENA INTEGRADA

    Citação Postado originalmente por bilozani Ver Post
    Kofre Telecomunica

    Saudacoes

    Estou pensando em um par de rádios desses pra passar tipo 40M full, em 17km, visada perfeita. Pensei nesse produto pq estou buscando um link GVT em uma cidade relativamente poluida de RF (uma das pontas). Opiniões serao bem vindas, bem como indicacoes de fornecedor. Penso em motorola pois eu revendo link dedicado e o negócio tem que ser muuuuito estável.

    Grato
    Motorola PTP500 seria uma boa com licença diferenciada, pois não vende só 5.8! mais o preço é salgado né, isso depende muito também para a definição do transporte do link!

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PPT- 17Km Transporte de link dedicado usando CANOPY OFDM 5.7GHZ BACKHAUL - PTP500 LITE - 52MBPS - ANTENA INTEGRADA

    hoje em dia radio muito bom para ponto a ponto eo conjunto rocket m5 com antena rocket dish

  4. #4

    Padrão Re: PPT- 17Km Transporte de link dedicado usando CANOPY OFDM 5.7GHZ BACKHAUL - PTP500 LITE - 52MBPS - ANTENA INTEGRADA

    Mais eu ia de rocketM5 e Rocket Dish 34, (sei que não gasta tanto mais e como vc quer uma coisa certeira vc usa uma potencia bem baixinha e deixa a antena fazer seu papel, que não é, aumentar o ruido) vai ficar muito barato e alem disso (não sei seu conhecimento em wirelles), da pra contrata um consultor (uns dos mais conhecidos do under, leandrowifi, granlabor) pra te ajudar, então ficaria uma coisa super profissinal. Caso essa opnião não seja util simplismente ignore. O intuito desse forum e pra ajuda mutua, se bobagem, eu edito o que escrevi.. Sucesso....!!!

  5. #5

    Padrão Re: PPT- 17Km Transporte de link dedicado usando CANOPY OFDM 5.7GHZ BACKHAUL - PTP500 LITE - 52MBPS - ANTENA INTEGRADA

    Sei do poder dos rocket M5, porem gostaria de opiniões de alguem q ja tenha usado motorola PTP-500 e como se comporta o troughput, latencia, estabilidade de link, pacotes por segundo etc...
    RocketM5 quero deixar como link backup, pois esse ptp- q menciono de 17km é uma torre no meio do caminho ...moro a 85km dela e nao posso me estressar com correria.
    Resumindo...quem ja usou motorola...Vale a pena o investimento???????????
    Grato a todos

  6. #6

    Padrão Re: PPT- 17Km Transporte de link dedicado usando CANOPY OFDM 5.7GHZ BACKHAUL - PTP500 LITE - 52MBPS - ANTENA INTEGRADA

    Caro colega, através das experiências praticas de campo, alem das experiências trocadas com colegas, eu acho o seguinte: Todos os equipamentos de grandes fabricantes cumprem o que prometem sob as condições corretas. O que eu quero dizer com isso e que se vc comprar um par de Canopy para transportar seu enlace, tenha certeza de que, se eles estiverem bem configurados, devidamente apontados e com a infra estrutura correta você terá sucesso. Da mesma maneira que se você usarRocket + dish. Como já mencionado por vários colegas, o maior restritivo normalmente e a capacidade tecnica de quem esta executando o trabalho (por favor, não estou chamando você de incompetente).
    Se você tiver conhecimento do equipamento que ira implantar, alem das necessidades praticas de implantação, o equipamento correto ira funcionar perfeitamente. Ok. Agora após essas considerações gerais, minha opinião pessoal e de pratica de campo. Como já mencionei mais vezes, nos desativamos uma rede com mais de 70 pontos Canopy e substituimos toda por ubnt. Principais motivos: Altíssimo custo de manutenção, baixo troughput (isso seria resolvido fazendo upgrade das licenças se software do radio, mas o custo era proibitivo), e o maior problema era a qualidade das instalações realizadas...
    O que só endossa o que eu já disse: Não adianta comprar uma Ferrari se o piloto só sabe andar de bicicleta...
    Sobre seu link. Não sei qual a aplicação na ponta do enlace, mas 17km com visada limpa, usar rocket + dish 34 e exagero. Por mais que vc baixe potência vc ainda vai ter muito mais do que precisa e pode você mesmo começar a gerar sua interferência. Para essa curta distancia eu usaria um par de nanobridge. Se for um enlace de trafego muito alto, com alto processamento usaria no máximo rocket + dish 30, e ainda com potência muito baixa, testando dB por dB na ativação pra evitar overhead. Qualquer um dos dois equipamentos bem instalados iram passar seus 40mb com um pe nas costas. Ah, não esquece que, para ter banda, voce precisa verificar bem as alturas das Torres, para que vc não compromete parte do fresnel com ruído de solo. Por melhor que seja a visada, levante as antenas o máximo que puder, as nivele corretamente, aponte com transferidor, bússola e GPS e tenha certeza de um enlace perfeito.

    Olha o discurso de novo!!! Desculpe.. Um dia aprendo a escrever pouco....
    Última edição por rfmedeiros; 12-02-2011 às 08:46. Razão: arrumar correção automática do iPad...

  7. #7

    Padrão Re: PPT- 17Km Transporte de link dedicado usando CANOPY OFDM 5.7GHZ BACKHAUL - PTP500 LITE - 52MBPS - ANTENA INTEGRADA

    tenho um ptp similar a este que vc esta precisando, porem eu apenas fiz o teste de trafego e passou 45mbps full logo que instalei as antenas, antes mesmo de afinar o alinhamento e ajustar a potencia dos radios, isso a uma distancie de 10.6km. Usei o site Point-To-Point Estimator - Evaluate wireless technology | Overview para calcular a altura das torres, a ubiquiti também possui uma ferramenta parecida mas para mim os dados não bateram. Esse site conferiu com o radio mobile e desde então uso apenas ele. Usei rocket m5 + dish 30.
    Última edição por rjardim; 12-02-2011 às 11:05.

  8. #8

    Padrão Re: PPT- 17Km Transporte de link dedicado usando CANOPY OFDM 5.7GHZ BACKHAUL - PTP500 LITE - 52MBPS - ANTENA INTEGRADA

    A Proxim tem mais de 10 anos no mercado brasileiro e possui enlaces para backhaul configuraveis vias software o que facilita a vida quando esta presente com situacoes como a sua. Os precos sao bem mais em conta que outros equipamentos nesta faixa de aplicacoes. Checa o QB-8150-LNK-WD com 300 Mbps que opera na faixa de 5.4 ate 5.8GHz com antena incorporada a menos da metade do preco do seu concorrente mais proximo.
    A Proxim tem outros modelos de menor largura de banda muito simples e facil de configurar. A vantagem e que nao precisa de upgrades ja que o preco inclui tudo, inclusive encriptacao de dados, protecao contra surtos, o produto e feito para os requisitos das aplicacoes eletricas, fisicas e climaticas do Brasil.
    Esta homologado pela Anatel e tem pronta entrega em Sao Paulo.

  9. #9

    Padrão Re: PPT- 17Km Transporte de link dedicado usando CANOPY OFDM 5.7GHZ BACKHAUL - PTP500 LITE - 52MBPS - ANTENA INTEGRADA

    por favor marcom, informe os fornecedores conhecidos da proxim, modelos para esse enlace e se possivel uma estimativa de preços.

  10. #10

    Padrão Re: PPT- 17Km Transporte de link dedicado usando CANOPY OFDM 5.7GHZ BACKHAUL - PTP500 LITE - 52MBPS - ANTENA INTEGRADA

    Em atendiemto de canais pode contactar mpangos @proxim.com
    Ele esta sediado em Sao Paulo.
    Enquanto a distribuidores autorizados a Proxim tem os seguintes no Brazil:

    Proxim Wireless - Caribbean & Latin America Proxim Distributors

    Um abraco,

  11. #11

    Padrão Re: PPT- 17Km Transporte de link dedicado usando CANOPY OFDM 5.7GHZ BACKHAUL - PTP500 LITE - 52MBPS - ANTENA INTEGRADA

    Como você vai usar este link para revender então terá muitos clientes conectados a quantidade de PPS simultâneas será grande e rocket M 5 não vai dar conta inclusive tem relatos aqui mesmo no fórum ,fizemos um enlace com este radio(http://br.radwin.com/?id=103) a uns 10 dias 50 Mb e +- 700 clientes online e esta aquentando sem problemas ,usamos 2000 C com antenas rocket disc 30 dbi nunha distancia de 21 km rodando 100 % mas testamos neste enlace RB 800 com XR 5 em nstreme dual com antena rocket disc 30 dbi ou seja as mesmas ficou 100 % passando 60 MB só trocamos porque já havia comprado e estávamos curiosos com os testes,tem relatos no fórum de um protocolo nv2 mikrotik que roda melhor ainda.
    Última edição por tcftelecom; 12-02-2011 às 21:29.

  12. #12

    Padrão Re: PPT- 17Km Transporte de link dedicado usando CANOPY OFDM 5.7GHZ BACKHAUL - PTP500 LITE - 52MBPS - ANTENA INTEGRADA

    [QUOTE=tcftelecom;533109]Como você vai usar este link para revender então terá muitos clientes conectados a quantidade de PPS simultâneas será grande e rocket M 5 não vai dar conta inclusive tem relatos aqui mesmo no fórum

    Essa era realmente a minha preocupação...de que adianta fechar enlace, passar banda se na hora do vamo ver começar a dor de cabeça.
    Quanto ao RADWIN 2000, podes me passar mais detalhes de custoxbeneficio- fornecedores e tal?

    Grato.

  13. #13

    Padrão Re: PPT- 17Km Transporte de link dedicado usando CANOPY OFDM 5.7GHZ BACKHAUL - PTP500 LITE - 52MBPS - ANTENA INTEGRADA

    Fizemos orçamentos com dois fornecedores no Brasil:
    WDC:
    Fale com: [email protected]
    American Sat
    Fale com Marluce: [email protected]
    Ou via PY
    Flytec Computers
    Mas compensa comprar o Brasil com nota, homologação, garantia e através do BNDS.
    Custo de 12.000,00 par(poe) sem antenas,usamos rocket Disc 30 dbi então é bem mais viável custo beneficio do que os concorrentes.
    Última edição por tcftelecom; 13-02-2011 às 23:01.

  14. #14

    Padrão Re: PPT- 17Km Transporte de link dedicado usando CANOPY OFDM 5.7GHZ BACKHAUL - PTP500 LITE - 52MBPS - ANTENA INTEGRADA

    CONFIGUREI UM RB 433AH...POREN EU CADASTREI DOIS MAC...POREN QUANDO UM MAC ESTA CONECTADO O SEGUNDO MAC NAO CONECTA... ALGUEM PODE ME AJUDAR??
    MSN [email protected]

  15. #15

    Padrão Re: PPT- 17Km Transporte de link dedicado usando CANOPY OFDM 5.7GHZ BACKHAUL - PTP500 LITE - 52MBPS - ANTENA INTEGRADA

    Checa o QB-8150-LNK-WD com 300 Mbps que opera na faixa de 5.4 ate 5.8GHz com antena incorporada a menos da metade do preco do seu concorrente mais proximo.
    o amigo se refere a:
    PROXIM QB-8150-LNK-WD U$3380,00
    ouPROXIM QB-8150-LNK-5-WD u$750,00

    Obrigado!

  16. #16
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PPT- 17Km Transporte de link dedicado usando CANOPY OFDM 5.7GHZ BACKHAUL - PTP500 LITE - 52MBPS - ANTENA INTEGRADA

    Citação Postado originalmente por bilozani Ver Post
    Sei do poder dos rocket M5, porem gostaria de opiniões de alguem q ja tenha usado motorola PTP-500 e como se comporta o troughput, latencia, estabilidade de link, pacotes por segundo etc...
    RocketM5 quero deixar como link backup, pois esse ptp- q menciono de 17km é uma torre no meio do caminho ...moro a 85km dela e nao posso me estressar com correria.
    Resumindo...quem ja usou motorola...Vale a pena o investimento???????????
    Grato a todos
    Meu caro ,
    A pergunta correta seria: Estou disposto a pagar o dobro ou mais do valor , apenas pela "marca"?
    A outra respostas é: Sim, o ptp500 é ótimo! perfeito! agora....faz uma pequena pausa e compara os preços...é irreal. os provedores deveriam receber desconto, pois é impossível um provedor pagar R$40K 50K por um par de rádios "de grife" enquanto outros rádios , indicados por quem entende de wireless, fazem o mesmo ou melhor por 1/3 do preço desse famoso fabricante.
    Portanto se queres um link estável, forte e rentável, podes sim usar Ubnt , Rocket M5 + Rocket dish 34dbi para distancias entre 30 a 70km(tendo visada), ou antenas de 30dbi para enlaces menores.
    Te garanto que não irás te arrepender. não sou vendedor de nenhum fabricante, sou consultor, e indico sempre o melhor em custo benefício,ok.
    Se precisar de ajuda especializada, tem meu contato em minha assinatura.
    Grande Abraço .

  17. #17
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PPT- 17Km Transporte de link dedicado usando CANOPY OFDM 5.7GHZ BACKHAUL - PTP500 LITE - 52MBPS - ANTENA INTEGRADA

    [QUOTE=bilozani;533246]
    Citação Postado originalmente por tcftelecom Ver Post
    Como você vai usar este link para revender então terá muitos clientes conectados a quantidade de PPS simultâneas será grande e rocket M 5 não vai dar conta inclusive tem relatos aqui mesmo no fórum

    Essa era realmente a minha preocupação...de que adianta fechar enlace, passar banda se na hora do vamo ver começar a dor de cabeça.
    Quanto ao RADWIN 2000, podes me passar mais detalhes de custoxbeneficio- fornecedores e tal?

    Grato.
    Quanto a sua preocupação, faz "agregação" de link usando Mikrotik nas pontas (rb800), passa 200mbps ou mais em cada ptp usando dois radios e duas antenas rocket dish, ok.
    Mas podes pagar os 50mil tbm pro famoso fabricante ae M.... quem decide é voce amigo.

  18. #18

    Padrão Re: PPT- 17Km Transporte de link dedicado usando CANOPY OFDM 5.7GHZ BACKHAUL - PTP500 LITE - 52MBPS - ANTENA INTEGRADA

    pois eh leandro, ia escrever a mesma coisa mas vc foi mais rapido! rsrsrsrsrs


    tenho ótimos enlaces com rocket M mas com poucos pacotes trafegando.