+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual IP costumam deixar nos AP's dos clientes que estão em modo bridge utilizando hotspot

    Olá pessoal, tudo bem?
    Bom, eu tenho configurado e funcionando alguns hotspots com Mikrotik, a maioria dos meus clientes usam radio externo em modo Router (Cliente ISP ou Wireless ISP por exemplo), porém estou com alguns clientes que utilizam radios em modo bridge(transparente), minha dúvida é a seguinte: Qual IP os colégas costumam deixar nesses radios em modo bridge, algo padronizado pra não virar bagunça, pois se eu deixar como padrão (192.168.2.1 por exemplo) nesses clientes, onde tiver mais de um clientes vai dar conflito de IP, acredito eu, ou existe algum parametro que isola esse conflito de ip e eu posso deixar o padrão mesmo? por exemplo o default forward do cartão.
    Bem, espero ter conseguido explicar minha dúvida, qq ajuda agradeço

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual IP costumam deixar nos AP's dos clientes que estão em modo bridge utilizando hotspot

    eu uso desta maneira ip 192.168.1.1/24 servidor dhcp
    172.31.0.1/24 ip estatico no radio ,e faço uma tabela com todos os ips dos radios desde o 172.31.0.2 ate 172.31.0.254 ai nunca tenho conflito de ips

  3. #3

    Padrão Re: Qual IP costumam deixar nos AP's dos clientes que estão em modo bridge utilizando hotspot

    Entendi, porém deixa te perguntar uma coisa, se eu deixo o default forward desabilitado no cartão, um cliente não "enxerga" um o outro, será que, por exemplo, eu deixar em todos esses rádios o ip 15.15.15.100, vai dar conflito ou o default forward vai impedir isso?

  4. #4
    Avatar de weliton
    Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Montes Claros de Goiás, Brazil
    Posts
    73

    Padrão Re: Qual IP costumam deixar nos AP's dos clientes que estão em modo bridge utilizando hotspot

    eu acho que nao! e vc vai ter um problema se o mesmo nao resouver quando vc estiver na casa do cliente vc vai acesar radios de outros chando que e o dele dai sim vira uma bagunça.
    olhe eu fiz assim aki
    ex.
    meu ip para clientes. 192.168.1.1/24 ou seja 192.168.1.0-192.168.1.254...
    dai eu uso o seguintenos clientes
    192.168.1.10 clientes (joao) ex.
    192.168.2.10 radio cliente joao ex.
    dai toda vez que eu to na casa dele com meu not para fazer alguma coisa e tenho que entrar no radio nao presiso ficar casando o ip pois ja sei que o dele e o mesmo ip mas com faixa diferente.
    dai se vc nao repetir ip nao da conflito
    dai eu coloco todos os radios em bridg mas com a mascara assim tipo original da faixa e 255.255.255.0 dai eu ponho 255.255.0.0 pois coom meu outro ip que tiver na mesma faixa tipo 192.168.1.xx posso entrar nele com p ip 192.168.2.xx ou 192.168.254.xx entendeu dai fica muito organizado penso ne rsrsr aki e assim

  5. #5

    Padrão Re: Qual IP costumam deixar nos AP's dos clientes que estão em modo bridge utilizando hotspot

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    eu uso desta maneira ip 192.168.1.1/24 servidor dhcp
    172.31.0.1/24 ip estatico no radio ,e faço uma tabela com todos os ips dos radios desde o 172.31.0.2 ate 172.31.0.254 ai nunca tenho conflito de ips
    so não esquecer de desativar o dhcp nos radios.

  6. #6

    Padrão Re: Qual IP costumam deixar nos AP's dos clientes que estão em modo bridge utilizando hotspot

    Weliton, sua solução é bem legal, se não fosse por um detalhe, meus clientes são em DHCP, hehehehe. Aí ja era, eu não sei qual IP vai ser o do cliente. Acho que não vou ter como fugir da tabelinha de excell mesmo não....