Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Virtualização do Mikrotik

    Prezados

    Ha pouco, estavamos contando preços para mais 2 RB-1100 e Já possuimos 2 RBs = uma firewall e outra sendo o roteador de borta da rede uma RB1000

    Porém estava pensando em pegar uma dessas super máquinas de Hack da Dell com fonte redundante, 12G de RAM, HDs SAS 15000rpm...

    Pensei em virtualizar todas essas RBs e eliminar todas as RBs Físicas.

    A questão é saber se iria funcionar, e se existe boa estabilidade e Confiabilidade!

    Se alguém já trabalha com vários mikrotiks virtualizados e puder me esclarecer bem, assim como o software que usa para virtualizar, que tipos de problemas eu iria enfrentar e etc. (Quase não encontro muita informação acerca)

  2. #2

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    Tenho ele virtualizado aqui utilizando xenserver, mas esta apenas em testes. De qualquer forma, ate agora esta super tranquilo.
    A maquina que usarei quando por em produção sera:

    2 Xeon E5620 QUAD
    32GB RAM
    16 HDS 1TB SATA( em raid 6)
    Fontes redundantes.

  3. #3

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    XenServer (Free): 5.5 / Vmware ESXi 4
    RouterOS: 4.10
    Servidor: Dell R610 / 6 discos de 10000RPM/ NIC Broadcom 4x Portas

    No ano passado, cheguei a testar e colocar em produção, tentei utilizar para duas finalidades: PPPoE e Roteamento (mais o seu caso).

    No meu caso, foi MUITO mais fácil e prático deixar o PPPoE para as pontas, enfim não é a questão...

    Mas a questão do roteamento, tive problemas "alienígenas", que fui incapaz de descobrir a "real" razão.

    O RouterOS virtualizado não trafegava o que a interface física suportava, e estou falando de pouco tráfego, 40Mbits, já perdia pacotes icmp, conexões tcp resetavam (PuTTY por exemplo). No caso testei as mesmas coisas, com os dois virtualizadores.

    Não reclamei "muito" porque o RouterOS não tem suporte a virtualização, da mesma forma que os virtualizadores não o reconhecem, logo não há como instalar o "guest" e colher estatísticas da interface virtualizada.

    Agora, todos os 3 já tem versões mais recentes (XenServer, VMWare, RouterOS), inclusive a 5.0b do RouterOS.

    Eu acho que vale o teste (num hardware genérico) com os produtos atualizados, o que disse acima foi mais pela questão: "problemas que você poderia encontrar".

    Sugestão: se tiver condições de dar uma olhada, há projetos como o pfSense, que é um FreeBSD gerenciado via interface web MUITO amigável, e tem suporte a CARP (VRRP) e em ambiente virtualizado (vmware) tenho boas experiências.

    att.,

  4. #4

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    Stronks, qual seria a versão do XenServer que você esta utilizando?

    abraço

  5. #5

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    estou testando o RouterOS em debian aqui em um desktop basico e ate agora esta correndo tudo bem estou usando este tutorial

    [Tutorial] VM com VirtualBox em modo texto. - MK-AUTH

    mais gostaria de passar para Xen em modo texto, alguem tem algum tutorial para fazer isso?

  6. #6

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Stronks, qual seria a versão do XenServer que você esta utilizando?

    abraço

    5.6 atualmente, desculpa na demora.

  7. #7

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    5.6 atualmente, desculpa na demora.
    Ah bacana....achei um tutorial sobre Xen
    Guia Citrix Xen Server 5

    depois vou fazer um teste.
    vlw

  8. #8

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    Citação Postado originalmente por hugosantos Ver Post
    Prezados

    Ha pouco, estavamos contando preços para mais 2 RB-1100 e Já possuimos 2 RBs = uma firewall e outra sendo o roteador de borta da rede uma RB1000

    Porém estava pensando em pegar uma dessas super máquinas de Hack da Dell com fonte redundante, 12G de RAM, HDs SAS 15000rpm...

    Pensei em virtualizar todas essas RBs e eliminar todas as RBs Físicas.

    A questão é saber se iria funcionar, e se existe boa estabilidade e Confiabilidade!

    Se alguém já trabalha com vários mikrotiks virtualizados e puder me esclarecer bem, assim como o software que usa para virtualizar, que tipos de problemas eu iria enfrentar e etc. (Quase não encontro muita informação acerca)
    Olá amigo! Sem dúvidas virtualização e xen-sever (na minha humilde opinião). Pois quando usava virtualização eu fazia uma mer!@#%$#%, que era usar o ruwindows e wmware-server. Mais hoje não uso mais, pois não tenho ainda uma maquina que ira aguentar o que eu preciso.

    Mais um amigo meu aqui usa e tem o mikrotik, provebuntu e outro(s)(assim acho eu, pois não tenho certeza) e roda muito bem e fica fácil de resolver qualquer problema, fica centralizado o serviços.

    Pena só uma coisa, se der algum pepino na maquina morre tudo de uma vez só também.

    Faz uma analize nisso!

    Abraços e boa sorte!

  9. #9

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    Uma pena é que o mikrotik só roda "full virtualized", atualmente meus servers estão usando todos PVM inclusive o proxy a performance é excelente.

    Ah! o problema do server cair basta vc colocar um outro xenserver na rede e fazer um drbd entre os dois e criando um storage no seu pool, armazena suas vms nesse storage, assim o drbd sempre manterá o storage no ar enquanto uma maquina estiver ligada na rede.

    Mas se você tiver grana compra um MD3200i. rs!

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    Uso virtualizado com KVM. Sem problemas! Link de 60 Mbps.

  11. #11

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    Uso um Dude Server a mais de ano virtualizado com Virtualbox, nunca tive problema

  12. #12

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    Uso um Dude Server a mais de ano virtualizado com Virtualbox, nunca tive problema
    Vc quis dizer que usa o The Dude em um server virtualizado, é isso?

  13. #13

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Vc quis dizer que usa o The Dude em um server virtualizado, é isso?
    isso mesmo, tenho um mikrotik licenciado com o pacote dude instalado no mesmo, somente para ser meu servidor de monitoramento, ai todas as estacoes dude se conectam no ip dessa RouterOS e tem o dude sempre atualizado.

  14. #14

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    Bacana.......mais voce usa este mikrotik direto no virtual box em cima de qual plataforma, Windows ou linux?

  15. #15

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Bacana.......mais voce usa este mikrotik direto no virtual box em cima de qual plataforma, Windows ou linux?
    Esta como Other, simplesmente pegue uma ISO PC/AP da mikrotik, crie o disco virtual, e de o boot na imagem pressionando F12 na inicialização, e depois de instale a licenca,

    a não esqueca de deixar a ethernet no virtual box em Bridge, pois vem por padrão NAT

    voce pode fazer tudo que uma RB faz, atualizar, fazer o gerenciamento que quiser.

    Fica filé piazão.

    Veja bem, eu tinha 4 maquinas em cima de um nobreak, sempre que faltava luz por tempos prolongados qq acontecia? parava tudo,
    Comprei uma super maquinha com 16gm de Ram DDR3, placa mãe intel, I7, 2 hds de 1 TB que estão trabalhando espelhados, rodando Windows7 Terminal Server, em cima desse windows, tem virtualizado
    um servidor Elastrix, Servidor de DNS,mail,apache,mysql em Debian e mais esse Servidor do Dude.

    Unica coisa que não consegui tirar fou um servidor da Webmikrotik, pois não consegui dar o boot para instalar, tudo bem que nem tentei muito, estou meio sem tempo.

    o que posso dizer, que meus servidores faz tempo que esta UP! e faltou varias veses Energia Eletrica hehehe

  16. #16

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    Esta como Other, simplesmente pegue uma ISO PC/AP da mikrotik, crie o disco virtual, e de o boot na imagem pressionando F12 na inicialização, e depois de instale a licenca,

    a não esqueca de deixar a ethernet no virtual box em Bridge, pois vem por padrão NAT

    voce pode fazer tudo que uma RB faz, atualizar, fazer o gerenciamento que quiser.

    Fica filé piazão.

    Veja bem, eu tinha 4 maquinas em cima de um nobreak, sempre que faltava luz por tempos prolongados qq acontecia? parava tudo,
    Comprei uma super maquinha com 16gm de Ram DDR3, placa mãe intel, I7, 2 hds de 1 TB que estão trabalhando espelhados, rodando Windows7 Terminal Server, em cima desse windows, tem virtualizado
    um servidor Elastrix, Servidor de DNS,mail,apache,mysql em Debian e mais esse Servidor do Dude.

    Unica coisa que não consegui tirar fou um servidor da Webmikrotik, pois não consegui dar o boot para instalar, tudo bem que nem tentei muito, estou meio sem tempo.

    o que posso dizer, que meus servidores faz tempo que esta UP! e faltou varias veses Energia Eletrica hehehe
    Show...bom saber sobre esses cases de sucesso.....
    Pow ta rodando um Elastix ainda??? mais vc ta só usando contas SIP né? ou tem alguma FXO conectada também?

    No seu caso, você chegou a testar o Xen Server também? abraçãoo

  17. #17

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    Estou usando o The Dude em uma VMware X64 com Intel VT, instalei o Windows 7 x64 nele exclusivamente para rodar o servidor do Dude, e está funcionando sem problemas! Só no aguardo para sair algum upgrade estável para o Dude 4.

    Quanto ao mikrotik, estou pensando qual plataforma seria "melhor" para utiliza-lo, tenho uma certa experiência com a VMware, estou pensando em testalo dentro dela.

    Vou dar uma pesquisada no KVM como Sérgio menciou também!

    Assim que tiver maiores informações irei compartilhar com todos!

  18. #18

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Show...bom saber sobre esses cases de sucesso.....
    Pow ta rodando um Elastix ainda??? mais vc ta só usando contas SIP né? ou tem alguma FXO conectada também?

    No seu caso, você chegou a testar o Xen Server também? abraçãoo
    O grande lance do xen é este, vc diz que tal PCI sera usada por tal VM.

  19. #19

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    Boa..vou ver se brinco com ele...

  20. #20

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    Amigos alguém aqui ja esta usando a versão 5.4, ou qualquer uma 5.x virtualizando o outro mikrotik para ser entregue ao cliente?

    no Aguardo!

    Sérgio poderia responder se rola isso que perguntei acima?