+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configuração nano 5 loco

    Boa noite amigos,

    acabei de comprar 2 nanos loco 5 para fazer um link ponto a ponto a uma distancia de 4 km. gostaria de saber se alguem pode me ajudar nessa configuração pois sou novo no ramo.
    Tentei fazer essas configurações, mas nao consegui encontrar um ao outro numa distancia de 2 metros.

    Obrigado amigos.

  2. #2
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Configuração nano 5 loco

    ola, 4km vai ser muito para ele, deverias ter pego o nanostationM5.

  3. #3

    Padrão Re: Configuração nano 5 loco

    Olá, concordo com o AltoValenet teria que ser 2 Nano Station de preferência as M5, com essas vc vai ter dificuldades, qualquer chuva ou virada de tempo cai a o seu link.

  4. #4

    Padrão Re: Configuração nano 5 loco

    Citação Postado originalmente por AltoValeNet Ver Post
    ola, 4km vai ser muito para ele, deverias ter pego o nanostationM5.
    sera?

    o nano loco m5 tem a mesmo ganho da antena do nano 5
    e com o nano 5 o pessoal conseguia fechar 4km.
    sera que o nano loco m5 tem uma menor senssibilidade?

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Configuração nano 5 loco

    cada coisa uma coisa nano loco tem antena de 13 dbi enquanto o nano m5 tem antena de 16 dbi o dobro de potencia isto influencia diretamente na distancia ,tambem acho o que os colegas ai disseram ate 2 km nano loco da conta ate uns 6 km 1 par de nano m5 da conta ,mas acima de 6 km eu não arisco vou de rocket m5 com antena rocket dish ,alias a ubiquiti esta de parabens com estes equipamentos são incriveis

  6. #6

    Padrão Re: Configuração nano 5 loco

    outra boa opção para isso com um baixo custo seria um par de airgrid M5 23dbi.. Nano e nanoloco são otimos para cliente não para ptp.... pois a o angulo de abertura deles e grande e sujeitos a captar interferencias...

  7. #7

    Padrão Re: Configuração nano 5 loco

    eu disse que.
    Se com nano 5 (14 dbi) o pessoal ja fechou enlace de 5km.
    pq o nano loco 5 (14 dbi) nao fecharia nao fecharia 4km?
    ambos tem o mesmo ganho de antena, sera que o nano loco m5 tem uma menor senssibilidade?

  8. #8

    Padrão Re: Configuração nano 5 loco

    rapaz olha só pra vocês que não sabem estou com um enlance de 6.8km com 2 nano loco 5.8 e esta passando de 12 a 18 megas e olha que esse ponto a ponto é sem visada rssrrs dá pra fazer tranquilo amigo vai fundo estuda um pouquinho configuração e dá uma analizada nos canais e nas potencias que você conseguirar fazer o enlance caso não consigua me dê essas nanos que eu faço maravilhas com elas!!!

    pra tudo há solução!!!

  9. #9

    Padrão Re: Configuração nano 5 loco

    Citação Postado originalmente por infoservwireless Ver Post
    outra boa opção para isso com um baixo custo seria um par de airgrid M5 23dbi.. Nano e nanoloco são otimos para cliente não para ptp.... pois a o angulo de abertura deles e grande e sujeitos a captar interferencias...
    Concordo totalmente. Nessa distância o nano vai abrir demais e vai captar (e causar) muita interferência. O ideal é NanoBridge ou AirGrid.

    Mas o que eu me bato sempre é o fato de gente sem qualquer noção estar fazendo enlaces em 5.8. Já não basta a terrível poluição existente em 2.4, agora vão ferrar também o 5.8.
    O pessoal sai instalando nano pq é barato, deixa na potência máxima, e ferra todo mundo e que se dane.
    Última edição por katraka; 14-02-2011 às 15:44.

  10. #10

    Padrão Re: Configuração nano 5 loco

    concordo com o katraka a essa distancia que ele ta querendo montar o ptp usar a potencia em 14Dbm ta bom demais chega tranquilo, 5.8 é uma frequencia otima e com varios canais, pra poluir é dificil a não ser que seja em regiões metropolitana!!!

  11. #11

    Padrão Re: Configuração nano 5 loco

    Citação Postado originalmente por teletanbs Ver Post
    concordo com o katraka a essa distancia que ele ta querendo montar o ptp usar a potencia em 14Dbm ta bom demais chega tranquilo, 5.8 é uma frequencia otima e com varios canais, pra poluir é dificil a não ser que seja em regiões metropolitana!!!
    Concordo que para chegar a poluir o 5.8 igual a como esta no 2.4
    vai ser mais dificil
    ate pq, sao 128 Mhz em 5.8 + 256 Mhz em 5.4 CONTRA 64 mhz em 2.4
    alem de que a faixa 5.x nao sofre interferencia de Baba eletronica, telefone sem fio, forno microondas, etc.
    em outras palavras, 384 Mhz Livre em 5.x contra 64 mhz (compartilhados) do 2.4

  12. #12

    Padrão Re: Configuração nano 5 loco

    Não esquecer que a faixa liberada é a de 5725 a 5825MHz

  13. #13

    Padrão Re: Configuração nano 5 loco

    Citação Postado originalmente por RobsonCostta Ver Post
    Não esquecer que a faixa liberada é a de 5725 a 5825MHz
    na realidade, a faixa liberada para uso em 5 Ghz vão além da 5725 a 5825MHz (5.8)

    mas temos que se atentar as exigências de cada faixa, senão poderão ter problemas serios:

    de 5150 a 5350 Mhz (5.2), é proibido seu uso outdoor... O uso dessa faixa deve ficar confinado ao interior de edificações.

    de 5470 a 5725 Mhz (faixa 5.4)
    - Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm)
    - Potencia máxima EIRP 1 Watt (soma do radio + antena tem que ser no maximo 30 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 250 mw
    - É necessário que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequência)

    de: 5725 a 5850 Mhz (faixa 5.8)
    - Potência máxima do transmissor de 1 Watt (30 dBm)
    - Eirp máxima de 36 dBm (4 Watts)
    - Para sistemas multi-ponto é possível utilizar antenas de qualquer ganho, desde que não se excedam os valores acima
    - Para sistemas ponto a ponto é possível utilizar antenas de qualquer ganho desde que o limite do transmissor seja respeitado.

    Verificando as exigências, vemos que a faixa de 5.8 é melhor aproveitada para ptp (ponto a ponto) e a faixa 5.4 (devido aos seus limites e.i.r.p inferiores) é melhor aproveitada para os clientes.
    em 5.4, com um painel de 17 dbi e a potência do radio em 13 db (o que soma 30 dbm), Vocês conseguiram facilmente atender um raio de 2-3km

  14. #14

    Padrão Re: Configuração nano 5 loco

    mascara obrigado pela sua contribuição você expos para nos usuarios wi-fi a resolução 506 da anatel!!! se todos trabalhassemos na potencia maxima de 35dbm no conjuto (tranmissor + antena) não teria tanta poluição no 2.4Ghz e outra que a anatel entra muito em contradição. pois ela diz que é proibido usar amplificadores em carater primario, mas é permitido em secundário se é proibido era pra ser em tudo não concorda??

    OUTRA: nosso colega Hevilo consegui configurar sua nano???

  15. #15

    Padrão Re: Configuração nano 5 loco

    Bom dia pessoal
    Não sei sei se é o topico certo, queria saber se consigo fazer um ponto a ponto com um nanobrid m5 2x2 com um nanoloco5

    Grato

  16. #16

    Padrão Re: Configuração nano 5 loco

    Ate dara certo mas dependera da distancia e da visada e outra perdera o mimo do nanobridge ele atuara como um radio normal 5.8..... não te aconselharia uasr esse nano loco ....

  17. #17

    Padrão Re: Configuração nano 5 loco

    rapaz usa bullet M5 com discos 5.8!!