+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Distribuir IP público para clientes PPPoE

    Bom dia a todos

    Gostaria de compartilhar uma experiencia com todos.
    Consegui a pouco tempo dois blocos de ip ipv4 /24, ai veio a necessidade de repassar estes ips pros clientes, como usava hotspot testei várias formas com regras de redir no firewall e etc bastante documentado aqui no forum, pois bem não fiquei satisfeito com a solução comecei a preparar uma estrutura em pppoe primeiramente com ips privados já até migrei clientes funciona bem, ai como eu estava tendo dificuldades e sabia que as configs estão ok, voltei minha atenção pro router cisco da operadora, como não tenho acesso pedi pra area tecnica apontar um dos blocs /24 pra um determinado ip publico da minha range /28, este ip alias é do server pppoe, pinba funcionou que é uma beleza de primeira repassa o ip pro cliente por pppoe com todas as portas liberadas e quando o cliente vai ver o ip em Meu ip - Qual tá lá o danado. he he he .
    Acabou-se as dores de cabeça tipo libera a porta tal , faz um redir da porta tal pra tal etc...só que alegria de pobre dura pouco o que aconteceu!
    Como estava testando este server pppoe separado da minha rede principal ou seja separado do outro server pppoe que repassa ips privados deu certo mas quando eu juntei os 2 server pppoe no mesmo swuite (pppoe ip publico e pppoe ip privado) deu pau, só consigo fechar conexão pelo pppoe privado o publico não vai de jeito nenhum, quando separo novamente eles funciona normalmente.
    Alguem teria uma ideia do por que disto ?
    Já tentei faze funcionar os dois na mesma cpu com mikrotik 4.6 e não consegui por isto testei separado em 2 mikrotiks mas quando junta os dois da pau.
    Se alguem tem uma luz de como configurar tudo junto ou mesmo separado agradecemos
    ps: fiz a segmentação das redes direitinho no masquerade, e no server pppoe publico fiz sem nat é claro.
    ps2: outro detalhe é que configurei os nomes de service diferentes pros 2 server pppoe

    obrigado a todos
    Última edição por jeanfrank; 12-02-2011 às 08:48.

  2. #2

    Padrão re: Distribuir IP público para clientes PPPoE

    bom dia, no falo muito bom portugues, pada dar publicos a traves de pppoe crea los pool con las publicas, crea los profile, y en la interface public donde tenes la entrada de internet en ARP ponele proxy-arp, y listo marca una cuenta que este con el profile de publicos y vas a tener ip publica en un pppoe.

  3. #3

    Padrão re: Distribuir IP público para clientes PPPoE

    opa bom dia alcon

    Tranquilo a forma de entregar os ips publicos está ok consigo entregar pro cliente tranquilo, a questão é que quando junto o server pppoe publico com o pppoe privado ou seja dois server pppoe na mesma rede o pppoe publico não permite o cliente autenticar somente o pppoe privado eu consigo, já revisei tudo nome de usuario, nome de serviçe, mtu, mru, padrão de profile, segmentei a rede pppoe privada isto pro mesmo server mas não funciona os dois server ao mesmo tempo na mesma rede que atende os clientes, quando separo o pppoe privado do resto da rede volta a conectar tranquilo por wireless, cabo, no ap etc.
    este é o problema fazer os dois server pppoe em maquinas diferentes funcionar ao mesmo tempo na mesma rede

    obrigado pela atenção

  4. #4

    Padrão re: Distribuir IP público para clientes PPPoE

    Como configurou essas duas maquinas? estao com conflitos de ip nao??

  5. #5

    Padrão re: Distribuir IP público para clientes PPPoE

    boa tarde thiagotg

    Não é conflito de ip um dos servidores entrega ips privados 10.5.60.0/24 e conecta tranquilo, alias esta rodando já com clientes nele, o problema acontece quando junto a esta rede um segundo servidor pppoe que entrega ips publicos 201.x.x.x/24 o usuario criado no pppoe publico não funciona da erro 691, pelo que andei pesquisando é referente a usuario e senha incorretos mas pode acreditar não é tanto que faço um teste simples separo este servidor do restante da rede e mando fazer a conexão e pronto já conecta de primeira e com ip publico sem nat como tem que ser, minha estrutura é simples um pc com hotspot e pppoe privado e uma rb com pppoe publico todos ligados por cabo em uma swuite, esta por sua vez repassa o sinal pra rbs das torres e assim por diante tudo em bridge(por enquanto).
    Fiz tudo que sei, alterar o nome dos serviçes, serviçe com nome me branco, segmentar a rede do pppoe privado, profiles com nomes diferentes etc, não entendo o problema.
    Obrigado pelo interesse.

    valeu
    Última edição por jeanfrank; 13-02-2011 às 17:04.