Página 2 de 9 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. DUHbnu,
    Posso ligar o terra dos equipamentos, antenas no mesmo terra da torre?
    Não teria problema de danificar os equipamentos caso haja uma descarga na torre?
    Hoje todos os equipamentos, antenas, caixas e sistemas estão isolados da torre, e aterrado em um terra diferrente.
    Então posso só desviar este terra para o mesmo terra da torre?
    Sobre a hastes estou interligando elas com fio de cobre nú de 36mm, que é o padrão minimo.

2. 1929,

Sei que o pararaio é importante lá em cima da torre.
    Porém se colocar vai puxar todos os raios que cairem próximos a torre.
    Não coloquei o pararaio justamente por diversos relatos, que após retirarem o pararaio cessou de danificar equipamentos na torre.
    Pois a descarga desce pela massa da torre, que é até 8 vezes mais condutiva que o cabo de descida.
    Quanto a conexão da cordoalha da torre fiz do seguinte modo:
    - retirei toda a tinta;
    - fixei cada cordoalha(um de cada lado da torre) subindo e fixando em tres pontos;
    - passei bastante silicone daquele cinza, que se utiliza para proteger as ligações da cordoalha no alto dos prédios.
    Todas conexões fiz assim.
    Sei que o ideal é soldar com solda exotermica, porem como o local é remoto e isolado é complicado.
    Estou a procura de alguem que tenha um terrometro para medir a resistencia.
    Assim que realizar os testes com o terrometro, posto aqui.

3. Paulomassa,

Isolei todos os sistemas da torre: suportes, antenas, caixas, duto de aço, etc.
    Para isolar usei pedaços de pneus, não pode ser borracha fina, pois quando você dá o aperto o metal faz contato com a torre.
    Parti do principio que quando você está dentro de um carro e um raio cai no mesmo não acontece nada com que está dentro.
    é o mesmo sistema.

4. carlindanet,

você viu que no material que você postou comenta que, a massa da torre chega a ser 8 vezes mais condutiva que o cabo de descida, tornando desnecessário.

5. Muito apropriado este material, Carlindanet

Mas veja que no estudo que eles fizeram, o ideal para isso seria com tubo que teria uma condutividade maior.
    Já em cantoneiras o comportamento pode ser diferente.
    Gsoares, com o captor realmente fica mais "atrativo" , vamos dizer assim, para a descarga, pelo poder das pontas. Por outro lado, se os equipamentos estão bem próximos ao topo da torre, pode acontecer de o raio atingir o equipamento e não a torre.
    O KleberBrasil tem usado um simples cano fixado lá em cima, se sobressaindo à altura da torre. E é o que tenho visto também nas torres da OI. Me chamou a atenção haver de 4 a 6 canos lá em cima., e sempre terminando mais alto do que qualquer outra estrutura fixada na torre.
    No início pensei tratar-se de uma antena omini, mas depois raciocinei que eles não usam estas coisas. A conclusão é que é para funcionar como pararraios mesmo.

Quanto a soldar, vou ver se acho uma solução. Não sei se solda elétrica não é muito forte para o cabo de cobre. Talvêz oxigênio. Pois qualquer oxidação numa conexão destas pode inviabilizar o efeito que queremos.
    Última edição por 1929; 16-02-2011 às 09:24.

Tópicos Similares

1. Guia de aterramento prático
    Por Magal no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 03-12-2008, 09:32
  2. Mais sobre aterramento elétrico (iniciantes)
    Respostas: 0
    Último Post: 01-12-2008, 23:57
  3. A importância do aterramento
    Respostas: 0
    Último Post: 15-10-2008, 13:59
  4. Aterramento em clientes
    Por redewpf no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 12-08-2008, 12:30
  5. Aterramento