Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RocketM5 com Vlan

    Ola amigos, tenho um enlace de 9km com rocketM5 e antena rocket dish, funciona tudo mt bem, porem trabalho com vlans e como o rocketM5 nao tem como taggear ou seja não tem como eu criar uma vlan de gerencia para ter acesso ao mesmo, então eu so tenho acesso a ele se eu estiver diretamente conectado para isso eu preciso ir ate a torre com not book e me conectar via cabo para ter acesso as configurações, os dispositivos wireless da Ubiquit são só elogios, mas deixam mt a desejar no quistio Gerencia. Alguem sabe como resolver isso ?

  2. #2

    Padrão Re: RocketM5 com Vlan

    Eu não fiz isso, mas sei de alguém que fez...

    Parece que dá pra configurar VLAN pela interface SSH.

  3. #3

    Padrão Re: RocketM5 com Vlan

    acompanhando...

  4. #4

    Padrão Re: RocketM5 com Vlan

    Amigo, é possivel habilitar a VLAN no rocket sim....
    veja:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar.JPG
Visualizações:	308
Tamanho: 	17,9 KB
ID:      	19905

    Tanto WLAN como LAN.

    Atualize sua firmware para a mais recente.

  5. #5

    Padrão Re: RocketM5 com Vlan

    Que firmware é essa? isso muito me interessa....

    Eu tenho 5.2.1 e não tem essa opção.

  6. #6

    Padrão Re: RocketM5 com Vlan

    Firmware que uso aqui é o 5.1.2 e já teve 3 atulizações a ultima é a 5.3 ja baixei vou atualizar e habilitar a vlan de gerencia e posto o resultado assim que tiver testado. mt obrigado a todos vlw pela infomação gustavinho69

  7. #7

    Padrão Re: RocketM5 com Vlan

    Citação Postado originalmente por ueder Ver Post
    ... e posto o resultado assim que tiver testado. ...]
    agradeceria...

  8. #8

    Padrão Re: RocketM5 com Vlan

    a vlan dele nao eh para gerencia.. por ex..

    vc ativa vlan na porta LAN.. todo pacote que entrar pela WLAN e sair pela LAN vai ser "taggeado" com a vlan informada..

  9. #9

    Padrão Re: RocketM5 com Vlan

    Eh isso mesmo... Por isso que eu disse que por SSH você tem como fazer um daquelas interfaces virtuais de VLAN comuns de Linux e colocar um IP nela...

    Só que, obvio, pra isto vc tem que criar aquele rc.poststart (ou algo assim) e salvar, etc, etc, etc...

  10. #10

    Padrão Re: RocketM5 com Vlan

    a versao 5.5 esta prevista para ter multi-vlan e mult-ssid.. ai vai ficar "bala"

  11. #11

    Padrão Re: RocketM5 com Vlan

    Ola Galera,
    Demorei mas testei, Habilitei primeiro a vlan no radio cliente na porta Wlan
    em seguida habilitei no radio Ap na porta Lan, mas só tive acesso ao radio Ap. entao
    mudei a porta do radio Cliente para Lan tbem e passei a ter acesso a ambos, mas não
    tive acesso aos clientes que estão atraz do enlace e do Switch gerenciavel nem ao menos
    tive acesso ao Sw que tem na porta que recebe o link habilitado como port tag que conversa
    com o switch da minha base que tbem tem a porta Habilitado como tag. por fim tive que remover
    as vlans de ambos os RocketM5 para ter meu cliente funcionando novamente, e agora não sei ainda
    qual teste farei. Obrigado a todos, aguardo ajuda de voces!

  12. #12

    Padrão Re: RocketM5 com Vlan

    É o esperado...

    Como é um Linux, funcionaria como um Linux... Provavelmente ele cria uma interface virtual como, por exemplo, wlan1.1000 e você só consegue acessar por esta tag se colocar um IP nesta interface virtual...

    É assim com qualquer Linux ou algo baseado nele, como Mikrotik...

    Para funcionar alterando pacotes, removendo ou adicionando tags ao trafego que passa, é necessário funcionamento como switch, onde normalmente nada é assim...

    Algumas RBs mais recentes tem chip de switch e podem funcionar neste esquema, por exemplo...

  13. #13

    Padrão Re: RocketM5 com Vlan

    Ueder,

    pelo q entendi da sua primeira postagem aki nesse topico... vc keria acessar as suas dishs para gerenciar... se conseguiu acessa-las... entaum conseguiu seu intuito inicial... agora para vc acessar os clientes... q eu saiba soh em modo WDS... tanto AP como STATION


    Hello,

    When using AP/WDS to STA/WDS mode, all VLAN's will properly pass over our device.

    Thanks,

    Mike
    __________________

    Management VLAN on M5 Rockets - Ubiquiti Networks Forum

  14. #14

    Padrão Re: RocketM5 com Vlan

    Sim eu consegui acessar os dois rocketM5 mas porem o resto da rede ficou parado sem conexão, todo os meus clientes estao em WDS.

    Citação Postado originalmente por Pradela Ver Post
    Ueder,

    pelo q entendi da sua primeira postagem aki nesse topico... vc keria acessar as suas dishs para gerenciar... se conseguiu acessa-las... entaum conseguiu seu intuito inicial... agora para vc acessar os clientes... q eu saiba soh em modo WDS... tanto AP como STATION


    Hello,

    When using AP/WDS to STA/WDS mode, all VLAN's will properly pass over our device.

    Thanks,

    Mike
    __________________

    Management VLAN on M5 Rockets - Ubiquiti Networks Forum

  15. #15

    Padrão Re: RocketM5 com Vlan

    pelo q entendi soh criando uma vlan para gerenciamento das rockets e com um segundo switch pra vc fazer ambos

  16. #16

    Padrão Re: RocketM5 com Vlan

    Citação Postado originalmente por Pradela Ver Post
    pelo q entendi soh criando uma vlan para gerenciamento das rockets e com um segundo switch pra vc fazer ambos
    Sim mas isso já existe, a vlan já está criada no meu servidor e tbem no meu switch de vlans.

  17. #17

    Padrão Re: RocketM5 com Vlan

    Eu tenho esse cenario funcionando na minha rede só que ao invés de RocketM5 eu tenho tsunami.

  18. #18

    Padrão Re: RocketM5 com Vlan

    Citação Postado originalmente por mtrojahn Ver Post
    Eh isso mesmo... Por isso que eu disse que por SSH você tem como fazer um daquelas interfaces virtuais de VLAN comuns de Linux e colocar um IP nela...

    Só que, obvio, pra isto vc tem que criar aquele rc.poststart (ou algo assim) e salvar, etc, etc, etc...
    o Marcelus stah certo... soh com um script

    veja um ex
    3 VLAN 's on RocketM5 - Ubiquiti Networks Forum

  19. #19

    Padrão Re: RocketM5 com Vlan

    agora tem tb o recurso de blindagem... q dispensaria as vlans...
    ai sem scripts...

  20. #20

    Padrão Re: RocketM5 com Vlan

    Aproveitando o tópico, alguém ai usar OSPF com o AirOS e Mikrotik?