+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com 900MHz

    Senhores estou com a seguinte bucha para "enlaçar"
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace.jpg
Visualizações:	152
Tamanho: 	65,2 KB
ID:      	19892
    Fui ao local que ja possui uma torre de 20mt no lado mais baixo (B), porém em 5.8GHz não consegui fechar e nem localizar com "survey" o ponto A mesmo estando a 20mt de altura do chão. Minha curiosidade é saber se 900MHz poderia ajudar a fechar este enlace ou é perda de tempo adquirir os equipamentos apenas para avaliar o enlace.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com 900MHz

    Olá amigo, vou te passar uma análise de ptp feito com Rb 433 ah, XR9 e Hiperlink grade 15 db com 17 dbm de potencia em ambos cartões. São 18 Km sem visada um lado com torre de 3 metros e outro com 7 metros. Enlaçou perfeito, rodando há 7 meses, perfeito com sinal de -72. Sendo que chega na fazenda 5.7 mbps medido pelo speedtest tendo como saida (adsl de 8 mb na cidade). Anexo simulação ligowave
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos LINK 900 SERRA-.PDF  

  3. #3
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com 900MHz

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Senhores estou com a seguinte bucha para "enlaçar"
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace.jpg
Visualizações:	152
Tamanho: 	65,2 KB
ID:      	19892
    Fui ao local que ja possui uma torre de 20mt no lado mais baixo (B), porém em 5.8GHz não consegui fechar e nem localizar com "survey" o ponto A mesmo estando a 20mt de altura do chão. Minha curiosidade é saber se 900MHz poderia ajudar a fechar este enlace ou é perda de tempo adquirir os equipamentos apenas para avaliar o enlace.
    Everton, boa Noite.
    Trabalho e projeto redes wifi com e sem visada, portanto entendo um pouco sobre o assunto. Como trabalho muito com enlaces sem visada, posso te afirmar que nessa distância e com o desnível que tens conforme o gráfico, não tem como fechar um ptp de qualidade. 900mhz possui uma onda que atravessa ou contorna obstáculos sim, porém tem uma limitação. essa limitação se dá quando um obstáculo possui entre 40 a 45m de altura além da altura máxima ou abertura máxima da onda transmitida pela antena A.
    É simples, se tens 680M elevaçao lado A e 640 do lado B temos 40m de diferença entre os pontos , PORÉM o seu morro ae em questão chega aos 685m de elevação, bloqueando muito sua reflexão de onda. pode ser que feche?talvez..., pode ser, mas não recomendo investir em equipamentos 900mhz pra esse enlace. Vai por mim, investe em uma repetidora nesse ponto alto(morro) e usa 5.8ghz. sai mais barato que o seu projeto em 900mhz e vai passar muito mais banda.
    Abraço.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com 900MHz

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Everton, boa Noite.
    Trabalho e projeto redes wifi com e sem visada, portanto entendo um pouco sobre o assunto. Como trabalho muito com enlaces sem visada, posso te afirmar que nessa distância e com o desnível que tens conforme o gráfico, não tem como fechar um ptp de qualidade. 900mhz possui uma onda que atravessa ou contorna obstáculos sim, porém tem uma limitação. essa limitação se dá quando um obstáculo possui entre 40 a 45m de altura além da altura máxima ou abertura máxima da onda transmitida pela antena A.
    É simples, se tens 680M elevaçao lado A e 640 do lado B temos 40m de diferença entre os pontos , PORÉM o seu morro ae em questão chega aos 685m de elevação, bloqueando muito sua reflexão de onda. pode ser que feche?talvez..., pode ser, mas não recomendo investir em equipamentos 900mhz pra esse enlace. Vai por mim, investe em uma repetidora nesse ponto alto(morro) e usa 5.8ghz. sai mais barato que o seu projeto em 900mhz e vai passar muito mais banda.
    Abraço.
    Entendi, a proposito minha intensão era essa mesma, porem nesse morro que esta ai no enlace há um arrendamento de cana de açucar onde há queimada de 6 em 6 meses, segundo a usina que arrendou a fazenda e com isso impede a instalação da torre, precisaria levar pelo menos uns 2 mega Full para atender uma pequena cidade com retorno de no máximo uns 100 assinantes de 200k.

  5. #5
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Ajuda com 900MHz

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Senhores estou com a seguinte bucha para "enlaçar"
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace.jpg
Visualizações:	152
Tamanho: 	65,2 KB
ID:      	19892
    Fui ao local que ja possui uma torre de 20mt no lado mais baixo (B), porém em 5.8GHz não consegui fechar e nem localizar com "survey" o ponto A mesmo estando a 20mt de altura do chão. Minha curiosidade é saber se 900MHz poderia ajudar a fechar este enlace ou é perda de tempo adquirir os equipamentos apenas para avaliar o enlace.
    amigo para 2 mg, da pra fechar sim, eu tenho aqui funcionando nos teste passou 7,5mg full, ai eu travei com 4 mg, esta sendo usado para monitoramento de camera, esta otimo.

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com 900MHz

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Entendi, a proposito minha intensão era essa mesma, porem nesse morro que esta ai no enlace há um arrendamento de cana de açucar onde há queimada de 6 em 6 meses, segundo a usina que arrendou a fazenda e com isso impede a instalação da torre, precisaria levar pelo menos uns 2 mega Full para atender uma pequena cidade com retorno de no máximo uns 100 assinantes de 200k.
    Conforme a ERP e o nivel de sinal, talvez feche....mas não compensa.
    Tenta conseguir outro ponto(km 6,5) ALI seria ideal de colocar repetidora.. em que possas triangular o sinal, assim melhorando a frequencia e usando 2.4ghz ou 5.8ghz.
    Se precisar de ajuda entra em contato.
    Abraço.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com 900MHz

    Estarei visitando a cidade na area rural (PONTO B) para ver se consigo triangular em algum ponto que possibilite passar por cima do morro do Km 6,5. Assim que tiver novas cordenadas e um teste no LinkPlanner estarei postando as novidades.