+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com MPLSVPLS!!

    Amigos fiz aqui um MPLSVPLS na minha rede e nao vi diferenca nenhuma.
    A estrutura antes era:
    Servidor---ptpbridge----rb(AP)---cliente. Cliente pegava ip do servidor e autenticava.

    Hoje com mpls ficou assim.

    Sservidor---RB750g(mplsvpls)---ptpbridge---RB(AP-MPLSVPLS)-----cliente.
    E deu na mesma o cliente pegou o ip do servidor e autenticou. Qual o beneficio de se usar mpls entao?Entendo que daria para colocar kd tunnel em bridge com certa interface assim diminuindo o numero de redes. Mas daria para fazer isso com Vlan we. Continuo sem entender esse protocolo. Alguma luz?

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com MPLSVPLS!!

    Bom dia Tchê.
    Utilizo aqui esta estrutura, numa rede pequena você não vai notar grande diferenças.
    Vou te citar 3 itens que me fizeram mudar para este formato ai, sendo que eu utilizava anteriormente eoip, deve ter inumeras outras, mas que para mim estas 3 já valeram a mudança.

    >Processamento diminui.

    >Facilidade em segmentar a rede, isolando redes dentro de um mesmo pop pelas vpls

    >Permite criar vpls, para comercializar com clientes ( Matriz - Filial)

    Da minha parte é isso ai, outros colegas ai devem ter outras colocações.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com MPLSVPLS!!

    Ta mas como assim isolar redes dentro de um mesmo pop??Me da um exemplo por favor. Pegaria a RB(AP) Criaria por exemplo 3 tuneis vpls, colocaria em bridge juntamente com kd interface por exemplo ether 1 ether2 wlan0 ai na outra rb pegaria kd id de tunel e colocaria em bridge com alguma interface que teria redes diferentes?? Seria isso? Pq da para fazer com vlan lol!!

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com MPLSVPLS!!

    Sim, é isso ai.

    Seria uma alternativa a utilização de Vlans.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com MPLSVPLS!!

    Bem entao nao é rede roteada com alegam.Seria mais uma bridge mesmo, ja que nao salta de ponto para ponto. Mas ta bom, veremos o que da. Vlws!!

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Ajuda com MPLSVPLS!!

    Se mudar apenas de AP-WDS para MPLS não terá nenhuma vantagem e processamento, mesmo que baixo, desnecessário. No caso do cargnelutti, usava EoIP e ai sim a diferença é significativa, sem contar das facilidades de LanToLan como ele mencionou. Agora uma situação, onde mesmo que utilize apenas PtP em wds deverá obrigatoriamente usar o MPLS VPLS seria usando cartões N (MIMO) uma vez que o WDS, em função de vários detalhes do protocolo, não negocia bem agregação de frames.