+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ROCKET M900 - Qual a maior distância alcanda em um enlace e seu Throughput? Duvidas!!

    Boa Noite!!!
    Gostaria de saber da Turma da Under, sobre esse Enlace...
    Analisando esse Print!!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         900_ou_5_8.jpg
Visualizações:	507
Tamanho: 	93,7 KB
ID:      	20013
    1° Qual a maior distancia alcançada pelas Rocket M900 pelos usuarios da Under quem me indicaria a melhor configurações de equipamentos em relação antenas?

    2° Preciso incial de 1M a 2M full (passa nessa distancia?)

    3° Varias Rotas em 5.8 rápido...

    Pensei de Montar em 900 Direto... Sem Muitos investimentos..

    Temos outra torre proximo.. Só que esse enlace vai passar pelo morro por Completo... conforme o print abaixo uma 900m distancia...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         900_ou_5_8_02.jpg
Visualizações:	358
Tamanho: 	76,1 KB
ID:      	20014

    Baum

    Caso nao de certo vou ter de fazer tudo em 5.8Ghz com Zona Fresnel Liberada, assim, posso passar mais banda e pegar outros Cliente Proximos (Fazendas)!!!

    Sucesso a todos!!

    Meus agradecimentos

  2. #2

    Padrão Re: ROCKET M900 - Qual a maior distância alcanda em um enlace e seu Throughput? Duvidas!!

    Olha, pra falar a verdade não consegui entender muito bem qual os dois ponto que pretende usar pra fechar em 900 Mhz

    Podia fazer assim: Posta uma imagem constando somente os dois pontos, com distancia e analise do relevo, pois fica bem mais fácil.

    Ou então posta as coordenadas dos dois pontos.

  3. #3
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ROCKET M900 - Qual a maior distância alcanda em um enlace e seu Throughput? Duvidas!!

    eu tambem não entendi ..
    não vi o final do enlace o ponto b..
    poste certinho que verificamos para voce ....

  4. #4

    Padrão Re: ROCKET M900 - Qual a maior distância alcanda em um enlace e seu Throughput? Duvidas!!

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Olha, pra falar a verdade não consegui entender muito bem qual os dois ponto que pretende usar pra fechar em 900 Mhz

    Podia fazer assim: Posta uma imagem constando somente os dois pontos, com distancia e analise do relevo, pois fica bem mais fácil.

    Ou então posta as coordenadas dos dois pontos.
    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Olha, pra falar a verdade não consegui entender muito bem qual os dois ponto que pretende usar pra fechar em 900 Mhz

    Podia fazer assim: Posta uma imagem constando somente os dois pontos, com distancia e analise do relevo, pois fica bem mais fácil.

    Ou então posta as coordenadas dos dois pontos.
    Obrigado por sua anteção
    Nunca utilizei equipamento 900
    Pontos
    Cidade
    : 7°11'42.93"S 48°11'59.51"O
    Cliente: 7°13'22.06"S 48°26'54.34"O

    Primeiro Gáfico
    (Principal - Direto da Cidade com Cliente)
    Perfil de Elevação em questão mostra por onde irá passar o enalce feito em 900
    Cidade é Parte maisbaixa em relação ponto do Cliente
    Local do Cliente(Pedreira) fica na lateral do morro

    Segundo Gráfico (Secundario - Direto da Vila com Cliente)
    Perfil de Elevação em questão mostra por onde irá passar o enalce feito em 900
    De uma Vila sendo mais baixo que o cliente
    Local do Cliente(Pedreira) fica de tráz do morro

    Marcador Torre_Morro_Vanderley

    Dá para eu fechar numa boa em 5.8 de quaquer lugar.. Cidade ou Vila direto para Morro Zona Livre

    Mas tem uma questão visando uma economia e também Pedir Autorização ao Dono da Fazenda para montar.. essa estrutura abaixo

    Equipamentos:

    Torre de 18m.(AutoPortante)
    Placa Solar
    Bateria 60A
    Radios + Antena(enlace)
    Radios Enlace (Torre com Cliente Predeiras)
    Para Raio
    Sistema de Iluminação

    Pretendo resumir em apenas
    02 Rocket M900
    e
    02 Antenas Celular 9000MHz 20dbi
    Descrição antenas
    Frequência: 890 a 960 MHz
    Ganho: 20 dBi
    Relação F/B: >20 dB
    VSWR: < 1.5:1
    Conector: N Fêmea
    Polarização: Linear vertical ou horizontal
    Rejeição de Polarização: > 25 dB
    Potência Máxima:100 W
    Impedância: 50 Ohms
    Largura de faixa: 100 MHz
    Resistência a ventos:100 km/h
    Ventos operacionais: 50 km/h
    Diâmetro de Mastro: 25 a 31 mm
    Material: Alumínio anodizado, latão cromado, polipropileno
    Acabamento: Pintura epóxi
    Peso: 2.210 g
    Dimensão: 2.840 mm
    Instalação: Externa
    Número de elementos: 30

    Espero ter tirado suas duvidas e de todos!!
    Sucesso a todos!!

  5. #5

    Padrão Re: ROCKET M900 - Qual a maior distância alcanda em um enlace e seu Throughput? Duvidas!!

    Não entrei na geografia. Achei meio complicado entender a distribuição proposta.
    Talvêz não seja mais prático fazer repetidora e utilizar 5.8?
    Eu pensaria duas vêzes em usar Rocketm900, pelo fato de não estar homologado.
    De uma hora para outra voce pode ficar sem sua rede.
    A não ser que já esteja todo o provedor sem documentação. Daí tanto faz se é homologado ou não. Numa fiscalização vai fechar igual.
    Mas se está pensando na legalidade existe uma outra solução em 900 mhz que é da MDBrasil que é homologado, mas é bem mais caro.

  6. #6

    Padrão Re: ROCKET M900 - Qual a maior distância alcanda em um enlace e seu Throughput? Duvidas!!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         LigowaveLinkAnalysis.pdf
Visualizações:	355
Tamanho: 	163,9 KB
ID:      	20052Fiz uma simulação com um equipamento com características parecidas com o Rocket 900 e obtive o resultado de que não é viável implementar o enlace.

    Vc pode observar no gráfico que toda a zona de fresnel fica obstruída.

    Todavia, isso não quer dizer que impossível, pois como disse trata-se de uma simulação. Recentemente eu consegui fechar um link utilizando dois Rocket M5, mesmo a simulação me mostrando que não era viável.

    Porém no meu caso o morro que obstruía a visada era bem distante dos dois pontos que eu estava ligando. Já no seu caso, o ponto de obstrução fica bem próximo ao cliente e acho que ficaria difícil.

    Minha sugestão para seu caso é a seguinte: compra um par de Rocket M5 com antena Rocket Dish de 30db e faz um teste, tenta fechar direto com Rocket M5 mesmo, não o de 900 Mhz. Ativa o Airmax, coloca ele na potência máxima, e diminui o canal para 5Mhz. Talvez consiga.

    Se não conseguir mesmo fechar direto, vc não perde nada de equipamento, pois pode montar ele numa repetidora nesse morro alto que tem perto do cliente (Morro Vanderley).

    Bom, espero que tenha conseguido ajudar.

  7. #7

    Padrão Re: ROCKET M900 - Qual a maior distância alcanda em um enlace e seu Throughput? Duvidas!!

    Só pra complementar, eu fiz uma nova simulação colocando uma torre de 40 metros no lado do cliente e aí deu uma visada muito boa.

    Aí vc tem que ver o que acha mais interessante, pois uma torre de 40 metros não é muito barata não.. ehehe

  8. #8

    Padrão Re: ROCKET M900 - Qual a maior distância alcanda em um enlace e seu Throughput? Duvidas!!

    Obrigrado.. por todas as dicas...

    Objetivo Principal: Levar acesso de internet e voip ao Cliente fora da Cidadeiente

    Objetivo Secundário: Levar acesso de internet a baixo custo de implementação

    Com ja foi explicados por todos.... RocketM9 não homologadas ainda.
    Vou agora pesquisa sobre o assunto

    Os graficos: Peço desculpas se não foram de facil interpetração pois objtivo era demonstra onde passaria o enlace. onde ele poderia chegar em caminhos alternativos um 900

    Simulações: Fiz todas possiveis utilizando os diversos softwares - Anatel - Airlink - PTP Esimator - Ligowave - LinkPlaner - Radio Mobile em 5.8

    Para esse caso tenho varias situações, todos Simulados e conferido no Campo(Visada) em 5.8 utilziando AirGrid - NanoBriged.


    1 Projeto: Saindo da Cidade Direto com Cliente, Torre no cliente seria de 70mt visada direta zona Fresnel liberada. Mais eu iria Subir Por etapa de teste
    1 Teste - Torre de 30mt - Executar o Enlace não fechou passar para proximo teste.
    2 Teste - Torre de 40mt - Executar o Enlace não fechou passar para proximo teste.
    3 Teste - Torre de 50mt -Executar o Enlace não fechou passar para proximo teste.
    4 Teste - Torre de 60mt -Executar o Enlace não fechou passar para proximo teste.
    5 Teste - Torre de 70mt -Executar o Enlace não fechou passar para proximo teste.
    Fazer a repetidora e solicita ao dono da FAzenda autorização para instalar a Torre AutoPortante
    Sendo possivel fechar o enlace num desse teste...

    2 Projeto: Saindo da Cidade para um Repetidora quem fica no morro media de 414 elevação e depois outro enlace com NanoM5 saindo dessa Rpetidora com Escritório do Cliente.

    A ornde de execução dos projeto e visando o mais simples e rápido de implementar

    Utilizando 900
    Pensei em economizar para o cliente... O Cliente tem Amigos que moran na parte alta da Cidade.. O enlace sairia de uma dessas casas via 900.. sem precisa de montar Torre Altas nas duas Pontas.

    Esse tópico seria para saber.. a Distancia maxima Alcançado por RockeM900, não simulados mais sim ja em produção...

    Desde ja agradeço atencção de todos..
    se alguém achar que devo fechar o tópico avisem...

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ROCKET M900 - Qual a maior distância alcanda em um enlace e seu Throughput? Duvidas!!

    Citação Postado originalmente por FANTOXY Ver Post
    Obrigrado.. por todas as dicas...

    Objetivo Principal: Levar acesso de internet e voip ao Cliente fora da Cidadeiente

    Objetivo Secundário: Levar acesso de internet a baixo custo de implementação

    Com ja foi explicados por todos.... RocketM9 não homologadas ainda.
    Vou agora pesquisa sobre o assunto

    Os graficos: Peço desculpas se não foram de facil interpetração pois objtivo era demonstra onde passaria o enlace. onde ele poderia chegar em caminhos alternativos um 900

    Simulações: Fiz todas possiveis utilizando os diversos softwares - Anatel - Airlink - PTP Esimator - Ligowave - LinkPlaner - Radio Mobile em 5.8

    Para esse caso tenho varias situações, todos Simulados e conferido no Campo(Visada) em 5.8 utilziando AirGrid - NanoBriged.


    1 Projeto: Saindo da Cidade Direto com Cliente, Torre no cliente seria de 70mt visada direta zona Fresnel liberada. Mais eu iria Subir Por etapa de teste
    1 Teste - Torre de 30mt - Executar o Enlace não fechou passar para proximo teste.
    2 Teste - Torre de 40mt - Executar o Enlace não fechou passar para proximo teste.
    3 Teste - Torre de 50mt -Executar o Enlace não fechou passar para proximo teste.
    4 Teste - Torre de 60mt -Executar o Enlace não fechou passar para proximo teste.
    5 Teste - Torre de 70mt -Executar o Enlace não fechou passar para proximo teste.
    Fazer a repetidora e solicita ao dono da FAzenda autorização para instalar a Torre AutoPortante
    Sendo possivel fechar o enlace num desse teste...

    2 Projeto: Saindo da Cidade para um Repetidora quem fica no morro media de 414 elevação e depois outro enlace com NanoM5 saindo dessa Rpetidora com Escritório do Cliente.

    A ornde de execução dos projeto e visando o mais simples e rápido de implementar

    Utilizando 900
    Pensei em economizar para o cliente... O Cliente tem Amigos que moran na parte alta da Cidade.. O enlace sairia de uma dessas casas via 900.. sem precisa de montar Torre Altas nas duas Pontas.

    Esse tópico seria para saber.. a Distancia maxima Alcançado por RockeM900, não simulados mais sim ja em produção...

    Desde ja agradeço atencção de todos..
    se alguém achar que devo fechar o tópico avisem...
    Amigo,
    Só utilize 900mhz onde não houver visada e onde 2.4ghz ou 5.8ghz não atenderem.
    900 mhz é coisa séria. Poucos técnicos sabem trabalhar com esse tipo de instalação.
    Já fechei enlaces com apenas 18dbm usando kits homologados e antenas de 15dbi (homologadas) onde antes havia um radio de 10watts não homologado e com uma conexão lastimável.
    Pra teres idéia, duas semanas de testes e alinhamento a laser, fizeram o link sair de meros 100kbs pra 3200kbps por canal.
    900 mhz é uma solução viável sim, se for implementado por uma empresa séria.
    Tem que respeitar limite de potência irradiada, pois senão, as operadoras de telefonia celular irão te achar onde quer que voce esteja!
    Se precisar de projeto , entra em contato que podemos conversar.
    Pro link de dados e voip eu usaria 5.8ghz , 900mhz somente pra algum cliente atrás de morro ou em algum vale. em 5.8ghz possibilita vc passar até 75mb reais por canal. em 900mhz não passa de 20mbps.
    Abraço e ótimo final de semana a todos.

  10. #10

    Padrão Re: ROCKET M900 - Qual a maior distância alcanda em um enlace e seu Throughput? Duvidas!!

    nao entedi nada do que falou